Autor Tópico: Amenizar as dores  (Lida 19300 vezes)

thoryu

  • Visitante
Re: Kumite/Demonstração de Uechi Ryu
« Resposta #30 Online: Setembro 26, 2007, 21:04:36 »
Carai,

1 - Foi a primeira vez que vi um yoko tobi geri kekomi sendo usado num kumite. Claro que já assisti muitos em exibições e em demonstrações, muitos em alguns videos históricos da JKA.

2 - Se Uechi Ryu é Karate de contato, . . . No vídeo HISTÓRICO postado pelo Pablo Vinícius Smanioto,

Que segundo o youtube trata de; "Kumite being practiced to decide on rules and methods for first Uechi-Ryu Championship",... um mawashi tchudan entra.

Aqui começo a discórdia, talvez inútil, talvez politicamente incorreta,,, Mas um Mawashi nas costelas aplicado por um Karateca do Karate Tradicional, aplicado com Kime, buscando o contato total[/b],... SE ENTRAR...

Sinto muito mas seria UTI, ou CTI como dizem hoje.

De duas uma;.. ou não é contato total, ou não existe Kimê, ou é somente uma demonstração, ou não sei o que dizer.

Não estou julgando nada, nem ninguém, Pode ser somente o Marketing e a Midia q que às vezes somente prejudicam nosso entendimento. Pode ser também talvez minha interpretação dos fatos.

Prefiro retirar meu post sobre gostar ou não do Uechi Ryu. Só acho estranho certas colocações, de certos Sites.

Admiro suas postagens. Peço que continue.
« Última modificação: Setembro 26, 2007, 21:19:23 por thoryu »

thoryu

  • Visitante
Re: Amenizar as dores
« Resposta #31 Online: Setembro 26, 2007, 21:13:37 »
Pablo,

Eu nunca morri antes, isto não significa que eu seja imortal.

Dá uma pesquisada na Net, verás que no uso de medicamentos à base de ervas, nestas condições, basta um erro de dosagem no manipulador, ou um equívoco do paciente ao tomar a medicação, ou a predisposição do indivíduo que pode estar feito a m...

Eu não sou médico, posso estar falando $%&!.

Mas um réles chá de camomila destes de supermercado pode matar alguém, se ingerido após um medicamento para diminuição de pressão.

Oss. Hai. Vamos voltar ao tópico. Desculpem o desvio.
« Última modificação: Setembro 26, 2007, 21:21:23 por thoryu »

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Amenizar as dores
« Resposta #32 Online: Setembro 26, 2007, 21:44:33 »
Thoryu:

Um bom mawashi geri, com kime e com toda a força disponível acertando o oponente em uma área frágil é UTI na certa.

Mas para contrabalançar isso, devemos entender que não são todos os golpes que são desferidos com toda o kime, toda a explosão, muitas vezes isso não acontece. Contrabalance ainda contra isso tudo a resistência física e psicológica do oponente.

O que nós podemos fazer então? Sentar na calçada e chorar?


NÃO! Devemos continuar socando e chutando até que o golpe definitivo apareça, essa história de "ikken hissatsu" ou "um golpe, uma morte" é algo que particularmente eu não levo muito a sério e também não superlativizo como eu vejo acontecer, todos ficam imaginando uma situação ideal, onde haverá o golpe ideal, e o oponente será derrubado de maneira ideal.

Mas a realidade é que vemos que nada disso acontece, ter o "ikken hissatsu spirit" (palavras de Sensei Abe) é para mim mais uma manifestação de uma intenção de finalizar a luta o mais rápido possível do que realmente uma realidade tangível e prática.

Quem discordar, por favor apresente os argumentos.

Oss!!

Offline Luis Pacheco

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
Re: Amenizar as dores
« Resposta #33 Online: Setembro 26, 2007, 22:33:46 »
Hai!

Sobre os animais, eu não tenho muito conhecimento nisso, sei que as tecnicas são baeadas neles, mas não sei explicar o fundamento disso.

Sobre o vídeo, eu já tinha visto, e a luta é muito estranha, única vez que vejo algo do tipo.

Uechi-Ryu é karate de contato, como disse em muitos lugares alunos de Uechi treinam em campeonatos de shiai kumite, eu mesmo treinei muito isso, só depois de grandinho comecei a treinar contato, mas isso se deve ao meu Sensei que ficou um tempo sem dar esse tipo de treino.

Sobre o "golpe definitivo", vejo isso que nem você Thoryu, pra mim é mais uma intensão de acabar a luta no próximo golpe, a pouco tempo que assimilei isso com o meu Sensei, e faz muita diferença, é melhor um golpe com força total e precisão do que varios golpes com força e precisão medias.

Hai!

vladwoguer

  • Visitante
Re: Amenizar as dores
« Resposta #34 Online: Setembro 26, 2007, 23:07:24 »
Se avaliarmos direito essa situaçao chegaremos a essa conclusão mesmo afinal o karate foi criado pra definir rapidamnete as lutas com um só golpe.

A antiga expressão ikken hisatsu "matar com um golpe " que foi substituida por kime mostra isso para nós , esse é um dos aspectos fundamentais do karate que diferencia ele das outras artes marciais .

Cono o taekwondo por exemplo que parace muito com o karate em alguns golpes mas sao aplicados de maneira diferente.


oss

thoryu

  • Visitante
Re: Amenizar as dores
« Resposta #35 Online: Setembro 27, 2007, 19:44:52 »
Amigo Pablo

Como já foi postado neste e em outros tópicos neste Fórum, há karatecas que iniciaram e continuam no treino de Karate APENAS para PERDER A BARRIGA.
Já os que levam o Karate a sério, treinam levando em conta entre outras coisas, a Defesa... Pessoal e de outros. Neste caso é que aparece o "Um Golpe, Um Morto".
Eu peço à DEUS que eu NUNCA precise usar o Karate neste extremo.

M A S . . .

Se eu treinar nestes moldes, posso usar ou não quando e se a situação surgir.

Se eu não treinar nestes moldes... Posso até ser um campeão de alguma coisa... MAS...


Posso estar sendo um filho da $%&! pretencioso, mas acredito que;

Um Karateca que treine para defender a sua vida e de outros, pode até chegar a vencer a $%&! de um campeonato, torneio, ou seja o que for.

Já um Karateca que treine para vencer estas coisas, de competições, para tirar pontos, ,,,
Não sei não, se conseguiria fazer algo numa situação limite para defender a própria vida ou a de quem ele preze.

Isso é discussão velha, desgastada. Mas é impossível não responder.

Oss, Hai.

Offline Luis Pacheco

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
Re: Amenizar as dores
« Resposta #36 Online: Outubro 04, 2007, 21:57:46 »
Pra esclarecer o Dan Kumite, são um conjunto de 10 entradas e saídas, primeiro tem o Kyu Kumite (não sei se a escria ta certa) que são 5 e depois o Dan que são mais 10, esse é o kyu kumite :



Tem alguns detalhes diferentes de como eu treino, mas é isso.
O dan kumite eu só treinei uma vez, se aprende no 2º Dan.

Offline Lucass

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re: Amenizar as dores
« Resposta #37 Online: Outubro 29, 2008, 08:48:13 »
Bom, acabei de passar pelo forum pois estava pesquisando sobre o karate e vi aqui comentarios sobre o Uechi Ryu. Eu pratico o Uechi Ryu desde os 9 anos, embora eu tenha apenas 18 creio que sei o bastante para esclarecer algumas coisas. Em primeiro lugar o calejamento está longe de ser algo sem fundamento, é um treinamento que visa o fortalecimento do corpo o que é totalmente viável devido a presença do ácido lático.Em segundo lugar foi falado aqui:
Citar
Se Uechi Ryu é Karate de contato, . . . No vídeo HISTÓRICO postado pelo Pablo Vinícius Smanioto,

Que segundo o youtube trata de; "Kumite being practiced to decide on rules and methods for first Uechi-Ryu Championship",... um mawashi tchudan entra.

Aqui começo a discórdia, talvez inútil, talvez politicamente incorreta,,, Mas um Mawashi nas costelas aplicado por um Karateca do Karate Tradicional, aplicado com Kime, buscando o contato total,... SE ENTRAR...

Sinto muito mas seria UTI, ou CTI como dizem hoje.

De duas uma;.. ou não é contato total, ou não existe Kimê, ou é somente uma demonstração, ou não sei o que dizer.

O Treinamento do Uech Ryu, tanto em Kote Kitai, quanto em kumite é feito de acordo com o que cada um aguenta, em nenhum momento visa "machucar" o companheiro de treino, apenas fortalece-lo para que em campeonatos, ai sim possa usar uma força maior para nocautear o adversário.E para finalizar, como dito o uso de arnica, pelo menos pra mim é fundamental, aplico o gel nas regiões doloridas depois dos treinos e sempre traz resultado

Hai!

Offline Meio mole meio duro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re: Amenizar as dores
« Resposta #38 Online: Dezembro 14, 2010, 15:23:40 »
Hai!

Acabei de me registrar aqui no fórum pois sou um praticante de Uechi-Ryu. Mesmo praticando a pouco tempo, nesse aspecto histórico/teórico acho que posso ajudar um pouco. Desculpem-me ressucitar um post tão antigo, mas prefiro fazê-lo ao poluir o fórum com um novo post.

É provável que muitas das informações que vá postar aqui sejam já de conhecimento de vocês, mas como o intuito do post é tentar dividir o pouco que sei sobre o estilo, prefiro pecar pelo excesso. Claro que além de praticar a pouco tempo, também sou humano: sou bem capaz de falar besteiras. Não se acanhem em me corrigir, estou aqui também para aprender.

Embora Kanbun Uechi seja considerado o criador do estilo, o nome "Uechi-Ryu" só veio a existir com sua morte - seu filho rebatizou seus ensinamentos assim, além de certas alterações que Uechi provavelmente não aprovaria. Kanbun não chamava o estilo de karate, mas simplesmente de Pangainoon, chinês para "meio mole, meio duro" (em relação as técnicas presentes no estilo), o nome que lhe foi ensinado durante sua viagem à China. Nesse sentido, o Uechi-Ryu é parente muito próximo do Goju-Ryu (Goju, se não me engano - e é bem capaz de estar enganado -, é japonês para "meio mole, meio duro").

O Pangainoon sumiu desde então - não se sabe de ninguém que tenha mantido o conhecimento tradicional. Entretanto, alguns grupos tentam recriar o estilo chinês a partir do que se tem acesso no Uechi-Ryu. Outros ainda, tais quais o Sensei Shinyu Gushi, preferem usar outros nomes para se referir ao estilo Uechi em grande parte por causa da própria família Uechi por vezes achar a nomenclatura problemática. Logo, muitas vezes (inclusive nos vídeos do Sensei Gushi) os termos "Pangainoon Karate", "Uechi-Ryu Karate" ou "Ryokokaku Karate" são intercambiavéis. Mas, mesmo assim, outros estilos de kung-fu da região sul da china apresentam grande semelhança com o estilo, como o Fujian White Crane.

Acho que em termos de fundamentos, as coisas que mais diferenciam o Uechi-Ryu de outros estilos são duas: a pedra fundamental na no kata Sanchin , importado diretamente do Pangainoon. Outros estilos também tem suas próprias versões do Sanchin, embora a do Uechi-Ryu seja bastante diferente. Veja esse vídeo do Sensei Gushi:



O kata Sanchin é enganadoramente simples em seus movimentos, mas o grande segredo está no controle sobre os músculos: a idéia é que a base, guarda e respiração sejam impenetráveis. Para tanto, os joelhos são dobrados de forma a impedir chutes no saco, seja pela frente ou por trás. O quadril ligeiramente encaixado para frente impede ataques no cóccix. A guarda adiciona equilibrio e dá boas chances de proteção, proteje os cotovelos etc. E claro, a retenção de músculos e a respiração são fundamentais para terminar a armadura. Gushi Sensei chega a dizer em uma entrevista até que o Sanchin é tudo que se precisa saber para saber Pangainoon. Para tanto, obviamente entra o calejamento tanto discutido aqui no tópico.

Ao menos onde treino, o calejamento é completamente racional. É feito de forma gradual e é dada ênfase no seguinte ponto: se você se machucar, o calejamento simplesmente não é eficiente. Porque na próxima sessão de calejamento você se encontrará ferido e não poderá continuar o condicionamento: deve ser algo feito regularmente na intensidade correta e nunca algo feito às pressas com intensidade máxima. Gradualmente, o aluno conseguirá levar golpes mais fortes - e o precisará fazer, se quiser continuar progredindo - sem precisar se machucar. O calejamento também é feito em duplas, como alguém no tópico citou. Não utilizamos makewara, nem chutamos poste nem nada do tipo. Trocamos chutes nas costelas/rins, coxas por dentro e por fora, canelas e socos na barriga - tudo feito de acordo com a capacidade do colega de treino, claro! Como disse, não adianta machucar. Não tem nada a ver com aquela imagem clichê do cara do muay thai partindo coqueiros com a canela. É provavél que o iniciante sinta-se um pouco dolorido no começo, mas é normal para quem não está acostumado, mas isso passa depois de pouco tempo. Não ocorre destruição de tecido nervoso, apenas se melhora a técnica de absorção e ocorre um calejamento de fato também - um guitarrista não precisa destruir o tecido nervoso de seus dedos para parar de sentir dores ao apertar as cordas de seu instrumento. Também é possível que um entusiasta exagere no calejamento e isso sim pode se tornar um problema.

Em Okinawa, em alguns lugares, pode-se sim encontrar o uso de makewara e calejamentos que aparentam ser mais brutais, mas hoje são mais exceção do que regra.

Essa ênfase no calajemento pode ser o motivo da aparência de chutes fracos para o colega thoryu: o cara tá acostumado a receber chutes em vários locais com uma intensidade considerável. Isso e o fato de que, num sparring, você está treinando com colegas e não quer machucá-los, claro.

Aqui tem a aplicação de um teste de Sanchin num dojo americano:



A outra diferença fundamental é uma curiosa predileção por qualquer coisa que não seja o Seiken (punho fechado). Nos katas, é muito mais comum encontrar Nukite ("mão de faca", como no Sanchin), Hiraken (noz dos quatro dedos), Shoken (noz do indicador), Boshiken (noz do dedão) etc. Da mesma forma, além do Maegeri tradicional de planta do pé se encontra uma ênfase no Shomengeri, que utiliza-se do dedão do pé para concentrar toda a força num ponto só, aumentando a pressão.

Como essas são técnicas feitas nessa filosofia de acabar a luta com o golpe (ou segui-las para o golpe final), onde eu treino ao menos evita-se usá-las em sparring. No bunkai dos katas, entretanto, são muito mais utilizadas do que o Seiken, sendo o exemplo clássico o Shoken na garganta, ou Nukite no tamago.

A questão dos animais acredito que tenha a ver com a relação mais próxima com a origem chinesa do estilo. Os animais são A Garça, o Tigre e o Dragão. Geralmente se associa o Tigre a técnicas que permitem ao usuário aproveitar-se da força natural (hiraken, por exemplo), a Garça a golpes de precisão (nukite) e o Dragão a golpes chicoteados e mais gentis (koi-no shippo uchi tate uchi, por exemplo). Entretanto, muitos dos praticantes no ocidente ignoram esse aspecto ou não dão tanta ênfase a eles - é comum ouvir alguém dizer que "Karatê não é zoológico!" quando perguntado sobre isso. Essa simbologia provavelmente era inerente ao Pangainoon. Os três animais também se encontram presente na simbologia do Sanchin - que pode-se traduzir como Os Três Conflitos. Muitos interpretam como conflitos entre Mente, Corpo e Espírito. Outros como coisas mais literais, outros enxergam uma relação com os três animais.


UFA QUANTO TEXTO! hehe. Acho que não tenho muito mais o que falar. Sei que não deve estar exatamente claro também mas fiquem a vontade pra perguntar. Vou só deixar alguns links que acho interessantes:

Entrevista com Shinyu Gushi Sensei (em inglês).

Vídeo comparativo com Sanchins de dois estilos de Kung Fu do sul da china, Sanchin do Uechi-Ryu e o que eu suponho que seja o Sanchin do Goju-Ryu (perdoem minha ignorância caso não seja)


EDIT: Oh sim. O Kyukumite e o Dan Kumite não são sparrings em si, no sentido comumente encontrado de kumite, mas sim sparrings ensaiados. Algo como a aplicação de um kata, mas sequências mais curtas. Também existem alguns (embora eu só saiba de um) kumites ensaiados para aplicações de kata, como esse que segue:

« Última modificação: Dezembro 14, 2010, 15:26:45 por Meio mole meio duro »