Autor Tópico: AQUECIMENTO X ALONGAMENTO  (Lida 3678 vezes)

Offline bruno_leite

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AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Online: Junho 15, 2011, 11:39:31 »
Oss.

Bem, pessoal, resolvi criar este tópico (não achei outro com a mesma temática) para sanar uma dúvida minha e, acredito eu, de muitos outros tambem.
Qual é a "medida" ideal de aquecimento e alongamento?
Eu, pessoalmente, dou muita ênfase ao alongamento, pois quando treino mal alongado, me sinto "preso", porem, vejo que boa parte dos "puxadores de treino" não o vêem com tanta importância. Vou apenas citar um caso que volta e meia, acontece comigo.

É comum no Dojo onde treino fazermos o cumprimento e, enquanto o Sensei resolve algumas questões burocráticas, o mais graduado puxa o treino inicial (aquecimento e alongamento).
O problema é que percebo que estes que puxam os treinos, acham que nós temos que ser "durões" e puxam uma parte de aquecimento muuuito extensa, incluindo corrida (uns 5min - correndo normal, depois lateralmente, depois elevando os joelhos, depois tocando o calcanhar nas nádegas), saltitos variando direção (100) e polichinelos (100). Quando terminamos esse aquecimento, estamos todos cansados, daí, vamos fazer o alongamento - que eu acho super importante. Só que na hora do alongamento, que era para fazermos com calma, fica super corrido, alongando cada região, quando muito, 10 segundos. No final das contas, eu ( e todos, com certeza) fico mal alongado...
Isso acentece lá no Dojo há certo tempo, então, decidí não acompanhar esses "puxadores de treino" e fazer o meu individualmente, num cantinho do dojo: Faço um aquecimento bem rapidinho, com saltitos e polichinelos (tudo dura no máximo 5min.) e depois começo a alongar com calma, pelo menos 30 segundos por região. Dessa maneira, me sinto super bem! Estou fazendo corretamente?
Achei muitos artigos na internet sobre esse assunto (aquecimento x alongamento), mas termina por um "disdizer" o outro, entendem?
Como temos profissionais da E.F. aqui, gostaria de saber qual é a "dosagem" ideal para o aquecimento (que tipos de movimentos fazer e tempo de cada um) e do alongamento.
Desde já, agradeço a quem puder ajudar. ;)

Oss. 
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline PSekiMG

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #1 Online: Junho 15, 2011, 13:50:29 »
Oss,

Olha só,
alongamento, como o próprio nome diz,
requer pressão corporal para que os músculos,
ligamentos e etc. fiquem preparados para que a atividade física a ser realizada seja, de fato, desenvolvida com o máximo de rendimento.

Tem pessoas que acham que alongar é apenas estirar!

Isso está errado!

É possível notar que,
quem alonga corretamente,
transpira - e muito,
pois exerce força.

Um bom alongamento já traduz um bom aquecimento!

Um bom meio de alongar, por exemplo, as pernas,
é fazer de modo que a pressão exercida sobre estas gere maior desenvoltura,
ou seja, que se force até o limite, sempre!

Óbvio,
se o limite é x,
tente realizar x,1 para quando se sentir confortável em x,1,
forçar um pouco mais até x,2...

... e assim por diante.

Não tente atingir 100% de uma vez só,
ao menor que você já saiba que seu limite foi alcançado!

O interessante no alongamento é fazer mais de uma vez por região.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Lourival Silva

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #2 Online: Junho 15, 2011, 14:15:08 »
Oi bruno_leite, bacana este seu tema.

Este assunto é bastante vasto e pode até se tornar complexo. Tem pessoas aqui no forum que acredito ter competencia pra falar sobre isto com bastante propriedade. Mas mesmo assim vou falar sobre minha opinião.

Para determinar a estratégia tem que levar em conta alguns fatores: idade, tipo físico e os objetivos. Se o objetivo for um alongamento (perceba que existem vários tipos) intensivo de longa duração acredito que tenha que fazer um bom aquecimento antes. Saiba que ao chutar vacê ja estará fazendo alongamento (dinâmico) aliás indicado para ser executado antes dos outros tipos de alongamento, o estatico por exemplo.

Por causa da minha idade (46) tambem passo pela mesma situação que vc, fiz algumas experiencias e conclui que levo mais tempo para ficar alongado a ponto de executar os exercicios (golpes) com melhor desenvoltura. Uma pessoa que tem por volta de 20 anos ao fazer o aquecimento praticamente já está alongado, basta umas esticadinhas e está pronto pra voar.

Karate, principalmente o de maior contato, requer bastante condicionamento; então fica dificil sacrificar a parte do "aquecimento".

Existem academias que a duração da aula é de apenas 1 hora (meu caso); é uma duração muito curta, não da tempo de fazer um bom aquecimento e um bom alongamento. Para tentar contornar um pouco o problema eu faço duas aulas seguidas, a parte do condicionamento ficou blz mas o alongamento ainda esta meia boca, porque não existe uma atenção maior a isto. A segunda aula é um repeteco da primeira  :-[.

OSS!

Offline Farkatt

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #3 Online: Junho 15, 2011, 14:52:00 »

Offline GUICOMES

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #4 Online: Junho 15, 2011, 18:11:35 »
Alguns dizem que o correto, ou menos errado, é aquecer antes, e alongar depois do treino, o que é até meio óbvio.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline bruno_leite

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #5 Online: Junho 16, 2011, 09:31:55 »
Oss.

Muito bom o novo podcast do Pinto San! Foi bem explicativo a respeito dessa temática.
Além de tudo, fala exatamente o que eu pensava: Não adianta um aquecimento monstruoso, pra na hora de treinar técnica está todo mundo morto.

Obs. A trilha sonora é show!


Oss.
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julianoferreira

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #6 Online: Junho 16, 2011, 11:16:56 »
Bruno e pessoal,

Então, vou falar como fazemos na academia que treino.
Nosso treino tem uma hora e meia de duração, e, dependendo do dia reservamos de meia hora a 45 minutos para condicionamento físico (aquecimento e alongamento).

Começamos com uma corrida leve, aumentando o ritmo gradativamente. Durante a corrida, ao meu sinal, ou ao sinal do meu sensei, invertemos o sentido da corrida, ou saltamos, ou fazemos uma série de 10 apoios sobre o solo, ou ainda 20 abdominais. Ao final, realizamos 3 séries de 10 apoios, e 3 séries de 20 abdominais.

No alongamento, começamos alongando e aquecendo pequenas articulações, punhos, pescoço, mandíbula, dedos... Aí passamos pra ciático, virilha, e músculos maiores. Normalmente esse trabalho dura meia hora, porém, nas sextas ou em semanas que antecedem competições, fazemos um trabalho mais intenso, com ginástica funcional, aí varia de 45 minutos, podendo chegar até a uma hora.

Depois disso que começamos o treino técnico, dependendo do dia, variando entre Kihon, Kata e Kumite, como de praxe.

OSS

Offline bcabrera

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #7 Online: Junho 16, 2011, 11:44:31 »
Temos que ter uma atenção redobrada com as flexões de braço antes do treino...
Qual o objetivo daquela aula?..Se for um treino técnico ou de repetição, ao fazer flexões de braço nós estamos fadigando desnecessariamente a musculatura que será trabalhada. Ou seja, ao final do treino o braço ja fadigado começará a executar os movimentos de forma errada...E o que menos queremos é repetição de um gesto motor errado.

Se o objetivo for resistência a fadiga..aí vale sim..flexão..carregar o companheiro nas costas..tudo para levar ao máximo a frequência e o esforço...respeitando sempre o tempo recuperativo adequado.


Grande abraço

OSS
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Offline jvcdcarlos

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #8 Online: Julho 09, 2011, 16:41:52 »
Boa tarde, tenho seguido este forum em busca de algumas respostas e tambem um pouco por toda a net, e resolvi colocar esta mensagem no sentido de solicitar a ajuda de alguem entendido no assunto.

E o seguinte sempre gostei muito dos exercicios de espargata , ou seja abertura de pernas, por motivos profissionais e outros pessoais nunca consegui treinar mesmo artes marciais, mas a abertura de pernas sempre foi um gesto artistico que me fascina, assim e ha pouco tempo com base numas pesquisas online comecei em casa mesmo a praticar alongamentos.

apos um mes e meio ja tenho bons resultados, sendo que a espargata frontal , ou seja sentado no chao com uma perna para a frente e outra para tras ja a faco quase na totalidade faltando apenas meio palmo para o chao.

Acontece porem que apesar de ja ter esta abertura toda, se tentar levantar o pe a altura da cabeca sinto dores na barriga da perna e a perna nao estica, mas no chao estica sem problemas..... 

alguem me podera esclarecer porque isto acontece?

os exercicios que faco sao os seguintes:

em pe colocar as maos no chao e tentar chegar com a cabeca aos joelhos, mantenho assim 2/3minutos.

sentado com as pernas juntas segurar as pontas dos pes e tocar a cabeca nos joelhos, mantenho 2/3 minutos

deitado de costas dobrar o joelho ate ao peito mantenho 1/2 minutos

Forcar a espargata frontal; abro ate sentir dor, fecho um pouco ate deixar de sentir a dor e mantenho assim o maximo que aguentar, de seguida descanso 8 segundos e volto a abrir ate nao poder mais e mesmo com dor tento segurar 30 segundos.

depois faco alguns exercicios simples de relaxamento.

estara aqui algo de errado?

desde ja agradeco a quem se dispuser a ajudar.

cumprimentos

Offline Lourival Silva

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #9 Online: Julho 09, 2011, 19:45:42 »
Oi jvcdcarlos,

Não sou um entendido no assunto, porem, igual a vc tambem sou mais um enteressado em melhorar a flexibilidade do corpo.
Vou dizer minha opinião com base no que aprendi até o momento.

Primeiro parabéns pelo esforço. Tente não forçar as posições até sentir dor, e sim sentir apenas o desconforto resultante do alongamento. Isto porque se vc lesionar um musculo terá que parar com os exercicios por um tempo. Outro ponto é que o que vc esta fazendo chama-se alongamento estatico e ao movimentar a perna para cima vc esta executando o alongamento dinamico (pesquise na net as diferenças), um pode ser complemento do outro porem separadamente podem não te levar a atingir os objetivos. Portanto para deslocar as pernas até a altura da cabeça ou mais alto de forma correta e tranquila envolve varios outros exercicios alem do alongamento estatico. Existem exercicios para partes especificas do corpo como a panturrilha, musculos internos e externos, glutios (homem tambem tem que fazer rsrsrs) costas, laterais do tronco e quadril. Isto sem falar nos exercicios de força, isto mesmo, não basta ter bastante flexibilidade é necessario ter força em alguns musculos para que vc poça elevar sua perna perfeitamente. Outro detalhe importante é o equilibrio, se não treinar um pouco o equilibrio mesmo tendo flexibilidade as elevações não serão satisfatórias, poderão sair até meio desajeitadas...feias de se ver.

Trabalhos relacionados a flexibilidade normalmente demoram um pouco dar um bom retorno, é preciso ter paciência e ser persistente.

Espero ter ajudado.

OSS!

Offline jvcdcarlos

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Re:AQUECIMENTO X ALONGAMENTO
« Resposta #10 Online: Julho 10, 2011, 07:53:41 »
ola lourival, obrigado pela ajuda de facto ja deu para esclarecer muita coisa, vou tentar mudar os exercicios estaticos para nao ser sempre o mesmo e fazer um pouco de dinamicos tambem.

cumprimentos e bons treinos  :D