Autor Tópico: Calejamento  (Lida 51839 vezes)

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Calejamento
« Resposta #120 Online: Novembro 05, 2012, 17:44:14 »

“Mantém a tua cabeça baixa (sê modesto)
Olhos altos (sê ambicioso)
Reservado na tua linguagem (cuidado com as palavras)
Bom no coração (trata os outros com respeito e cortesia)
Trata bem os outros, a lealdade familiar é o ponto de partida (apoiar sempre os teus pais e os mais idosos).”
Este é o Espírito de Masutatsu Oyama."

Gostei disso! Muito inspirador!

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Calejamento
« Resposta #121 Online: Novembro 06, 2012, 09:07:04 »
No que tange a questão "melhor estilo" eu concordo com o amigo Bodhi. Eu poderia lutar com todos os lutadores de outros estilos, e poderia ganhar de todos, e mesmo assim seria impossível afirmar que meu estilo de karatê é melhor que os outros... o máximo que poderia dizer, é que eu como lutador seria melhor que os outros.

No mais um abraço e fiquem com Deus!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Calejamento
« Resposta #122 Online: Novembro 06, 2012, 10:55:56 »
Eu acho extremamente infantil essa discussão de qual estilo é melhor! Qualquer pessoa com bom senso e um pouco de conhecimento em lutas sabe que isso nao existe! Oq faz a diferença é o lutador.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Calejamento
« Resposta #123 Online: Novembro 06, 2012, 12:29:40 »
Citação de: Alexander dos Santos
Já que estamos em uma conversa bastante produtiva, vou adicionar uma pergunta, já que no kyokushin os nocautes são mais comuns. Na verdade é uma dúvida antiga que tenho: se a resistência ao KO é possível de ser treinada, e/ou se quantos mais KO a pessoa tomar mais ela fica preparada? (algo como se o "queixo" reagisse como um músculo--estresse/compensação)

Tentando responder (favor corrigir se estiver errado): O KO pode ser obtido através de golpes no tronco (plexo solar de preferencia), coxas, base do pescoço e a cabeça. Se não levar em conta a cabeça as outras áreas podem ser treinadas para resistir ao KO. KOs podem deixar a pessoa mais preparada desde que isto a leve a melhorar seu sistema de defesa ou perda do medo de ser nocauteada - gente que não tem medo de lutar são extremamente eficientes no combate. Pancadas na cabeça geralmente é apagão ou tonteira na certa, que eu saiba não tem como calejar, por isso temos que manter a guarda alta.


Citação de: Tsuki
Eu acho extremamente infantil essa discussão de qual estilo é melhor! Qualquer pessoa com bom senso e um pouco de conhecimento em lutas sabe que isso nao existe! Oq faz a diferença é o lutador.

Com certeza.

OSS!

Garyu

  • Visitante
Re:Calejamento
« Resposta #124 Online: Novembro 07, 2012, 14:27:06 »

Se me disser que o Kyokushin não é o melhor, é a sua opinião pois você sempre ouviu que o seu estilo é o melhor, etc.


Garyu,

Mas uma vez grato pelas explicações. No entanto longe de mim querer ser dono de alguma verdade. Adicionalmente, onde circulo, ninguem fala de melhor estilo e sim de lutadores mais preparados, aliás acredito que essa seja a tônica atualmente. No meu caso, eu confio na minha prática porque me dedico a ela.

Vejo nos principios de luta do Kyokushin algumas qualidades que não estão presentes nos estilos que prático, assim como a reciproca é verdadeira. No entanto só podemos chegar a algumas conclusões com senso crítico e desprovidos de estarmos na defensiva.

A pergunta que fiz, e que não entendi bem se foi respondida, é o que se espera ganhar com partes daquele treinamento de calejamento. Mesmo em esportes onde não há contato, geralmente no nível amador, faz-se coisas apenas por que sempre foram feitas de determinado jeito, e quanto mais resistência psicologica exigir  (versus insalubridade) melhor  :o

Se o karateca quer competir ele tem muito mais razões para otimizar nos treinos do que o contrário. Se quiser competir por uma década, um treino de calejamento como o do vídeo feito sistemáticamente vai subtrair e não somar, do meu ponto de vista...

Já que estamos em uma conversa bastante produtiva, vou adicionar uma pergunta, já que no kyokushin os nocautes são mais comuns. Na verdade é uma dúvida antiga que tenho: se a resistência ao KO é possível de ser treinada, e/ou se quantos mais KO a pessoa tomar mais ela fica preparada? (algo como se o "queixo" reagisse como um músculo--estresse/compensação)

Osu!
Meu caro Bodhi,
Ora bem, na nossa escola temos alguns princípios muito básicos quanto à conexão das técnicas com os alvos no corpo:
Ao nível Jodan (socos, chutes altos com a tíbia ou abaixo, nas áreas ósseas usar cotovelos ou joelhos):
a)   Zona baixa da face
b)   Ponte do nariz
c)   Queixo
d)   Têmporas
e)   Garganta
f)   Parte traseira da cabeça
g)   Base do crânio
h)   Clavículas
 Ao nível Chudan (socos, chutes médios com o joelho ou abaixo)
a)   Coração
b)   Plexos solar, fígado
c)   Dorsais, costelas
d)   Abdómen
e)   Testículos
Ao nível Gedan (chutes baixos com a tíbia ou abaixo)
a)   Interior e exterior da coxa
b)   Joelho
c)   Interior e exterior da barriga da perna
d)   Tornozelo
Uma vez que a guarda do adversário esteja aberta pode usar-se qualquer técnica de punho ou perna em qualquer parte do corpo. As articulações são também um bom alvo.
Isto é o que se treina regularmente nos nossos dojos…é claro que com o hábito do choque o corpo vai ganhado resistência e resiliência às pancadas muito fortes em qualquer parte do corpo (com alguma exepção na cabeça...)
Depois uma parte importante do treino para os competidores em especial, é o condicionamento físico, que se faz de todo o tipo de maneira.
O segredo da resistência ao KO está em características fisiológicas de cada um, mas também se pode aperfeiçoar através do condicionamento e treinamento específico feito pelo técnico e especificamente adaptado para “cobrir” as fraquezas de um determinado atleta.   Ou seja, o técnico tem de testar cada atleta para “descobrir” onde precisa de trabalhar mais, quer reforçando as armas naturais, quer trabalhando mais intensamente as zonas mais prováveis (mais enfraquecidas fisicamente – biologia, ou mais descuradas defensivamente - técnica) de sofrer um KO, que podem variar e variam consoante as pessoas.
Outra parte extremamente importante em Kyokushin é a parte mental. O trabalho aqui é fundamental e vai-se adquirindo por meio de treino físico extenuante em que a pessoa tem de se ultrapassar para além de si mesmo em cada treino que faz, isto é o espirito de OSU!
Abraço,

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Calejamento
« Resposta #125 Online: Novembro 07, 2012, 20:03:54 »
Eu acho extremamente infantil essa discussão de qual estilo é melhor! Qualquer pessoa com bom senso e um pouco de conhecimento em lutas sabe que isso nao existe! Oq faz a diferença é o lutador.
No que tange a questão "melhor estilo" eu concordo com o amigo Bodhi. Eu poderia lutar com todos os lutadores de outros estilos, e poderia ganhar de todos, e mesmo assim seria impossível afirmar que meu estilo de karatê é melhor que os outros... o máximo que poderia dizer, é que eu como lutador seria melhor que os outros.


Concordo que quem faz a diferença é o lutador(princípio da individualidade), mas também temos que considerar que seja num combate real ou em uma determinada forma de competição com regras específicas, as formas de lutas que o treino mais se aproxima daquela performance leva vantagem(princípio da especificidade).

Outra, antes de falar de ESTILO, temos que ponderar sobre o seguinte:
Existem grandes diferenças entre Lutas x Artes Marciais x Esportes de combate.

Para uma forma de luta ser exaltada a categoria de arte marcial tem que agregar elementos históricos, culturais, filosóficos e ideológicos.
Ta cheio de "mestres" que inventam formas de lutas que são inquestionavelmente eficientes, mas será que aquilo faz parte da história de um povo( e não uma boa idéia)?tem aspectos culturais genuínos(e não mera imitação)? estão edificados sobre aspéctos ideológico-filosóficos que agregam valores(e não interesses capitalistas)?.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Calejamento
« Resposta #126 Online: Novembro 07, 2012, 20:50:29 »
Que rumo idiota e que propaganda negativa do kyokushin.

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Calejamento
« Resposta #127 Online: Novembro 07, 2012, 21:16:01 »
Osu, amigos!

O que eu percebo, alheio aos confrontos entre vantagesn e desvantagens desse ou daquele estilo, é que o Kyokushin apresenta características intrínsicas não passíveis de discussão.

Explico:
Parece-me (os amigos praticantes do estilo me corrijam, por favor) que se trata de uma vivência particular da filosofia da arte. Os impactos, a exposição a eles, a submissão aos treinos, tudo o mais, está fechado em um conceito filosófico que é tacitamente aceito pelo praticante que o escolhe.

Assim, quaisquer questionamentos por pessoas "de fora" do estilo não obterão a resposta que desejam, simplesmente, porque não possuímos a vivência filosófica do Kyokushin.
Será o mesmo do que discutir a cor amarela com o cego de nascença: não temos meios de compreender porque nos encontramos muito fora do conceito filosófico da arte. Percebemos o estilo com as interpretações "filtradas" pelos nossos conceitos de exposição aos impactos, aplicação de defesas, movimentação de luta.

Por tudo que vi aqui, reforço meu mais profundo respeito aos praticantes dessa arte marcial, capazes de uma entrega tão ampla de seus potenciais à vivência integral das exigências que a arte cobra.

Não acho válido passar algo tão subjetivo aos conceitos práticos de "certo" e "errado", quando tais conceitos não suportam o confronto com as minucias filosóficas do objeto.

Com isso não estou fazendo nenhum tipo de recriminação aos amigos que buscam a crítica com fins de aprendizado. Elas fazem o fórum crescer.
Apenas gostaria de expressar-me.

Osu.
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Garyu

  • Visitante
Re:Calejamento
« Resposta #128 Online: Novembro 08, 2012, 07:52:22 »
Osu, amigos!

O que eu percebo, alheio aos confrontos entre vantagesn e desvantagens desse ou daquele estilo, é que o Kyokushin apresenta características intrínsicas não passíveis de discussão.

Explico:
Parece-me (os amigos praticantes do estilo me corrijam, por favor) que se trata de uma vivência particular da filosofia da arte. Os impactos, a exposição a eles, a submissão aos treinos, tudo o mais, está fechado em um conceito filosófico que é tacitamente aceito pelo praticante que o escolhe.

Assim, quaisquer questionamentos por pessoas "de fora" do estilo não obterão a resposta que desejam, simplesmente, porque não possuímos a vivência filosófica do Kyokushin.
Será o mesmo do que discutir a cor amarela com o cego de nascença: não temos meios de compreender porque nos encontramos muito fora do conceito filosófico da arte. Percebemos o estilo com as interpretações "filtradas" pelos nossos conceitos de exposição aos impactos, aplicação de defesas, movimentação de luta.

Por tudo que vi aqui, reforço meu mais profundo respeito aos praticantes dessa arte marcial, capazes de uma entrega tão ampla de seus potenciais à vivência integral das exigências que a arte cobra.

Não acho válido passar algo tão subjetivo aos conceitos práticos de "certo" e "errado", quando tais conceitos não suportam o confronto com as minucias filosóficas do objeto.

Com isso não estou fazendo nenhum tipo de recriminação aos amigos que buscam a crítica com fins de aprendizado. Elas fazem o fórum crescer.
Apenas gostaria de expressar-me.

Osu.


Osu!
Subscrevo por inteiro!!!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Calejamento
« Resposta #129 Online: Novembro 08, 2012, 08:23:41 »
Olá!
Um Txto claro, educado e principalmente inteligente.
Assim é bem melhor.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Calejamento
« Resposta #130 Online: Novembro 08, 2012, 17:50:27 »
Sensei Eros é um "gentleman". :)
Karate Wado Ryu

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Calejamento
« Resposta #131 Online: Novembro 08, 2012, 20:29:03 »
Oss!
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Calejamento
« Resposta #132 Online: Novembro 08, 2012, 20:42:25 »
Osu!
Meu respeito por vocês também.

Mas... não é por isso que os questionamentos não devam continuar. Questionar é viver!  ;)
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Calejamento
« Resposta #133 Online: Novembro 09, 2012, 11:19:46 »
Olá!
 Concordo em questionar como também ter muito estudo,
fora e principalmente nos treinos,porem sem nunca esquecer
que o Karate deve ser"SILENCIOSO".
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Calejamento
« Resposta #134 Online: Novembro 09, 2012, 12:26:33 »
Karate Silencioso??
Como assim, nao tem mais KIAI?
E o barulhinho do Kimono?

ainda bem que lancamos o Kimono Pinak, para os praticates do Karate silencioso do pedrao...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna