Prezados, a muito estou afastado do Karateca.net.
Entretanto, gosto muito daqui, e gostaria de compartilhar minha experiência no treino doméstico do karatê, onde tenho tido a oportunidade de ensinar meu filho a arte das mãos livres.
Sempre buscando parceiros de treino que possam agregar, e usando livros para entender a profundidade das técnicas, tenho tido ganhos consideráveis que gostaria de compartilhar com os amigos.
Gostaria de começar esta série de compartilhamentos, que tem também o objetivo de ler também comentários acerca dos temas, com a importância do uso correto do giro e encaixe dos quadris na mecânica dos movimentos do Karatê.
Durante meus treinamentos com meu filho, começamos um intensivo treinamento de fortalecimento dos músculos posteriores da coxa, glúteos e lombar, além também do mesmo desenvolvimento do abdômen.
Este fortalecimento, nos trouxe maior poder de arranque, firmeza no encaixe dos movimentos tornando-os mais firmes (evitando aquela oscilação no golpe aplicado). Entretanto, chegou um determinado momento em que parecia que não conseguirÃamos avançar mais. Foi quando começamos um trabalho técnico voltado para o giro do quadril.
Neste treinamento, baseado em vÃdeos, livros e orientação de professores mais experientes, começamos um trabalho de desenvolvimento do giro do quadril, que é sem dúvida nenhuma a base de toda a funcionalidade e eficiência do Karatê.
Esse trabalho consiste basicamente em:
1 - Alongamento da lombar,
2 - Alongamento dos músculos posteriores e laterais das pernas (interno e externos),
3 - Alongamento dos músculos abdominais,
4 - Fortalecimento e alongamento dos músculos laterais do abdômen e
5 - Alongamento dos músculos dorsais.
Os ganhos na execução das técnicas são notáveis.
Para você que está começando no karatê agora, sabe aquele cansaço extremo que sentes ao fazer o Heian Shodan em algumas repetições, busque este desenvolvimento e verás como o kata ficará sensivelmente mais leve. Continuará cansando, mas perceberá uma fluidez muito maior.
É claro que este efeito surte para todo o treinamento do karatê... kihon, kata, e até kumitê!
Dentre os principais ganhos do uso correto do quadril estão:
1 - Maior velocidade para avançar ou recuar com menor uso de esforço dos músculos das pernas,
2 - Maior potência nos golpes com otimização do esforço da musculatura,
3 - Menor risco de lesão nas articulações e também muscular,
4 - Maior equilÃbrio e
5 - Em combinado com uma respiração correta, diminui o cansaço e melhora o seu cárdio.
Sei que essas são observações básicas, mas espero que ajude os novos que estão começando nesta incrÃvel arte marcial a desenvolverem melhor o seu karatê, e que ajude a mais antigos a atentarem para romper com possÃveis vÃcios que está diminuindo seu tempo útil na modalidade.
Sei também que os amigos podem contribuir neste tópico.
Um abraço a todos e semanalmente vou colocar um tópico novo com uma outra abordagem de treinamento, seja técnico ou fÃsico.