Autor Tópico: E se ele não aprende nada??  (Lida 9660 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #15 Online: Março 19, 2012, 09:11:06 »
Eu acho que tem hora de falar alto, de falar com carinho, de mostrar de forma mais ríspida, de mandar repetir insessantemente, mas a todo o momento o professor (não só de karatê) tem que ter a sensibilidade de perceber quando uma pessoa tem uma dificuldade que pode estar além de seu intelecto.

Hoje sabemos da existência de inúmeros tipos, de inúmeros níveis de deficit de atenção. Isso não significa que uma pessoa seja burra ou incapaz... Albert Einsten era dislexo, e nem por isso deixou de ser um gênio.

Acho que o professor pode e deve lançar mão de todos os meios e métodos para que este aluno aprenda, mas nunca desistir dele.

É como eu penso... um abraço a todos!!!

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #16 Online: Março 19, 2012, 14:29:26 »
Eu sou a favor de colocar uns eletrodos que dão choques elétricos. O cara fez errado toma um choque!
Vai chegar uma hora que ele aprende (ou fica torrado)! rssss

Agora falando sério....
Tem gente que não tem capacidade. Não adianta ficar teimando.

Teve um caso num treino que fiz exatamente o que o BigBoy sugeriu. Um faixa marrom estava entrando e defendendo tudo errado na esquiva. Aí entrei um pouco mais pesado para ele ver que a defesa dele estava ineficaz. Foi um oizuki jodan e teve um contato no rosto dele. Com total controle. Só contato na pele.
O caro colega se ofendeu e ainda depois do treino quiz ter uma "DR" comigo. Expliquei que a entrada não acertou, que não foi na maldade e que foi para mostrar que a defesa dele não estava correta, assim como já havia explicado no treino. Na hora o colega agradeceu e pediu para continuar o incentivo e as correções.

Sempre que treinava com ele (ou com qualquer outro kohai) sempre parava para corrigir algum movimento que errado ou puxava um pouco mais para a pessoa sentir a pressão.

Sabem o que aconteceu? Ele parou de treinar. Acredito que não por minha causa diretamente. Infelizmente tinha gente que não conseguia ter o mesmo controle com ele.

Outro ponto:
Existem pessoas que não aceitam (ou não querem) melhorar. Está ali só por estar.
Outro dia escutei de um faixa preta que só treina por treinar. Pra suar um pouco.
Depois dessa, fazer o que?
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #17 Online: Março 19, 2012, 14:55:11 »
Concordo que algumas pessoas estão a passeio no dojo, mas vejam...

Nós tinhamos um colega que era bem ruim de jogo... cintura dura, pouca mobilidade, braços lentos, e técnica sofrível... mas era um cara esforçado... era o primeiro a chegar na academia, todas as sextas tinha mais uma hora de treino para os graduados acima da faixa verde, e ele como amarela não podia participar (diga-se de passagem foi um parto para ele chegar a amarela) mas ficava lá até o fim olhando e vendo como fazer, e várias vezes viamos esse treinando o que via sozinho... o cara queria ser karateca de qualquer jeito...

O sensei, então deslocava um preta todas as sextas, para que sob sua supervisão ensinasse a ele por mais uma hora. Nos dias de treino que tinha kumite, o sensei separava ele, pegava os pretas do dojo, e fazia um rodízio para fazerem um treino com ele onde o objetivo era tocar o corpo do outro com as mãos no tórax e cabeça (como se tivesse empurrando)...

Em resumo, lançou mão de várias formas para fazê-lo aprender, e ele aprendeu... a última vez que soube, já era faixa marrom, e não era um Agayev da vida, ou um outro grande karateca, mas aprendeu.

Por isso eu digo, ensinar é muito mais que passar o que sabe... é saber como passar, é ter dom pra isso...

No mais, um abraço a todos!!!

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #18 Online: Março 19, 2012, 18:13:38 »
Quem nasce lagartixa não vira jacaré.
Cada aluno tem um nível a alcançar, é o princípio da individualidade biológica, podemos trabalhar para que ele chegue no seu limite, mas é uma meta que não depende somente do professor, exige dedicação do aluno.
O professor só tem que entender se é isso que ele quer mesmo, se não deixe-o a vontade para seguir com seus erros, só não pode é aceitar é indisciplina e desmotivação, por que essas doenças ai contamina o grupo inteiro.

Eu lembro de um policial que só queria saber de se graduar, eu ficava bravo com a falta de vontade de aprender karate, o cara só treinava perto do exame. Eu era moleque e na mesma graduação, aproveitava da ruindade dele e descia o cacete só de raiva, o sensei era malvado só fazia rir.
Assim pode!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKK
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #19 Online: Março 19, 2012, 21:15:41 »
Às vezes a única saída é ter uma conversa franca com a pessoa e dizer que ela realmente não leva jeito para a coisa. Se mesmo assim ela quiser continuar, pelo menos já foi avisada e aí, é ir aumentando o grau de exigência gradualmente, para ver no que dá. :P
Karate Wado Ryu

Offline sato.

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #20 Online: Março 19, 2012, 21:20:29 »
Concordo com o Gem. Tem gente que é desajeitada mesmo, e pra aprender tem que trabalhar 3x mais que os outros.
Karate não é fácil de aprender que nem boxe ou muay thai, nesses estilos dá pra tapear na pedreiragem, mas karate é pura técnica.

O problema é que do jeito que está atualmente se vc forçar um pouco mais o aluno se sente magoado (ui ui) para de treinar e até pensa em processo. Em arte marcial não deveria nem ter espaço pra um aluno pensar em fazer isso, tem quer ser tipo exército.

Parabéns ao Katsumoto por não graduar o aluno medíocre. Se quer uma faixa nova que vá na loja esquina e compre uma.

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #21 Online: Março 20, 2012, 00:27:03 »
Alexander,
Esse caso é de um cara que tem vontade. Quando a pessoa tem vontade, é outra coisa! Você pode pressionar, pressionar que o cara vai continuar. É disso que ele precisa.

GEM,
O chamar pra uma conversa franca nem sempre pode ser uma saída. E pior, pode fazer perder o aluno. E lembre-se, bem ou mau uma academia precisa de alunos para viver.
Imagine o caso que o katsumoto citou. Fala 1, 2, 10x. Você chega pro aluno e fala o que?
Eu como sou muito direto já mando um "Por acaso você é burro?" (é... por incrível que parece eu já fiz isso. Não no karate mas pra um colega de trabalho que após explicar pela milésima vez não entrava na cabeça do cara. Só para constar, hoje eu sei que não é uma abordagem correta. rs)
Mas que dá vontade dá.

sato.,
Tem casos que nem explicando 1000x. Aí você percebe que não tem jeito e vai levando. É uma coisa que tem que aprender a conviver.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #22 Online: Março 20, 2012, 09:08:03 »
Prezado Biancuzzi,

Só para deixar clara minha opinião, eu acredito realmente que só vale a pena insistir em quem tem vontade...

Poxa, imagina só... o cara se esforça, mas por mais que se esforce não consegue desenvolver... mas mesmo assim ele não desiste, aí o professor tem a obrigação moral e o dever de buscar formas de ajudar esse cara... agora se o cara não quer amigo, é ruim e preguiçoso, aí não...

No mais, um abraço e fique com Deus!!!

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #23 Online: Março 20, 2012, 09:33:53 »
Ola pessoas..estava com saudade de voces!! To na área novamente!

Em primeiro lugar excelente post do BigBoy..parabéns excelente classificação e categorização.

Eu conheci 2 irmãos...um adorava futebol o outro era horrivel, um adorava leitura o outro não curtia muito..os pais logo disseram " esse é dos esportes , o outro é dos livros"!Colocaram ambos nas artes marciais...o dos esportes logo se sobressaiu o outro gostava, mas era bastante limitado. Na adolescência, o dos esportes ( vamos chama-lo A)  brilhando em campeonatos de ginastica acrobática e o outro ( vamos chamar de B) praticando artes marciais de maneira simples, sem muita genialidade, o gosto pelo conhecimento ia aumentando. Entretanto A se mostrava um aluno ++ e B se mostrava um aluno +-. Logo os pais disseram " A, um diplomata B um terrorista!". O mais engraçado de viver são as ironias da vida. Após alguns anos B foi se destacando nas artes marciais e conseguindo algumas coisas fantasticas, A abandonou os esportes e se dedicou a vida acadêmica.

Hoje A é oficial do exército tem 3 faculdades, mestrado e pos graduação
        B não formou em nenhuma faculdade, é empresário de sucesso no ramo de esporte e lazer, ganhou títulos internacionais de Karate  é reconhecido entre os grandes nomes do MMA e chama-se Bruno Cabrera...

Sempre fui tipo +- na escola , entretanto era -++ nos treinos, se meu professor tivesse desistido de mim...não sei o q seria. Costumo falar que eu sou a pessoa mais descoordenada que eu conheço. Tenho muita dificuldade em aprender novas técnicas, porém sempre me dedico com afinco! Esse é meu testemunho pessoal e espero que o Sensei Katsumoto não desista..se não pode formar um bom atleta , forme um bom ser humano!!!


"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito." Martin Luther King Jr.

grande abraço a todos

OSS
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #24 Online: Março 20, 2012, 09:47:01 »
Acho complicado afirmar que uma pessoa não leva jeito para a coisa, sendo nós (como professores) responsáveis por ensiná-lo e fazer ele levar. Se fosse assim pessoas com síndrome de down não fariam Karate, cadeirantes tb não. E não me venham com aquela conversa piegas de que o que eles fazem não é Karate... Que Karate tem que ter porrada no Dojo etc e tal...

Não acredito que seja o caso do Sensei Roberto, mas da pouca experiência na área que tenho, as vezes é preciso mudar um pouco a abordagem. Eu mesmo, em muitos Kata que meu sensei me ensinou não tinha jeito de eu aprender, era preciso ele me fazer ficar depois do horário, onde as coisas aconteciam no meu ritmo. Como foi dito, o aluno é esforçado, ou pelo menos engana bem, então não acho que ele seja um caso perdido.

Também não acredito que a pessoa simplesmente não leve jeito, defendo que qualquer um que tenha vontade é capaz de aprender... eu conseguia, ou pelo menos tentava, acompanhar os treinos mesmo na pior fase da minha vida, que foi quando pesei 160kg tendo apenas 1,79m de altura... Sensei Roberto, acho que seu aluno está mais para DDA do que para incapaz...

Hai!

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #25 Online: Março 20, 2012, 10:29:00 »
julianoferreira,

Não digo pessoas que não levam jeito. Principalmente quem está começando.
Não podemos julgar quem está começando pois o processo de aprendizado do karate é longo. E até pelo menos 1 ano, acho que não podemos dizer se uma pessoa serve ou não para isso.

Estou falando de pessoas muitas vezes já graduadas, mas com preguiça mental. Falta de atenção/ comprometimento.

Eu já particiei de aulas assim. O sensei corrige e na outra aula o cara (faixa preta) tá fazendo errado novamente . Corrige de novo e 5 min. depois faz errado!
Deu vontade em mim e chegar e falar: "PQP! Tú é burro mano!"
A pessoa tá lá de corpo presente apenas. A cabeça tá lá no churrasco de sábado, na festinha depois do treino...

Eu sou da seguinte opinião: errar 1 vez é humano. 2 é compreensível. 3 é burrice.

É o que falei antes...
Nesses casos desencana.
Um porque se você ficar corrigindo sempre o mesmo cara (que geralmente tem um ego do tamanho de um bonde), vai se sentir perseguido.
Dois porque vai acabar perdendo o aluno.
E uma academia não vive sem alunos.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #26 Online: Março 20, 2012, 11:10:19 »
   O katsumoto parou de postar.
  
   Mas tomara que ele leia isso: no "Último Samurai", apesar de eu ter uma repulsa visceral pelo tal de Tom Cruise, há uma cena, perto do final, em que ele e o katsumoto, posicionam seu grupamento para enfrentar os japoneses que se venderam para os yankees numa batalha final, em que estes usavam metralhadora, a nova invenção armamentista.

   Enquanto eles avançavam com os cavalos as balas iam rasgando as armaduras, eles continuavam avançando, feito guerreiros dispostos a tudo.

   A minha filha grita em casa que eu vou chorar toda a vez que eu passo em um canal e está passando esta cena, com o katsumoto avançando contra as balas.

   Na batalha de Guadalcanal, no pacífico, os japoneses ficaram sem munição e partiram com o sabre dos fuzis contra os lança-chamas e metralhadoras dos americanos, morrendo todos.

   Não há arte marcial que ofereça essa mentalização e esse conjunto de valores que podem ser passados nos ensinamentos do karatê. Essa... vontade de lutar, defender, não importando  a potência de seu inimigo, mas sim sua honra.

   Eu acredito piamente que seja impossível você forjar um guerreiro com esse espírito desmerecendo-o, diminuindo-o.

   Não importa o pangaré que esteja na sua frente. Se o cidadão está ali, não é um bolsista (tem aulas de graça ou com grande desconto) , não é atleta, mas somente mais uma pessoa que ser alguém melhor através do karatê, que se dê a ele o que estiver ao alcance.

   Fazia tempo que o BC não postava. pqp... o que ele escreveu é de emocionar, rapaziada. A graça está em você transformar uma pessoa através do karatê.

[]´s
BigBoy

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #27 Online: Março 20, 2012, 11:32:01 »
Estou tentando engrenar no trabalho aqui, mas com os comentários do BigBoy e do Bruno fica dificil não postar  :D :D :D :D :D

Os comentários não podiam ser melhores!

Domo!

Osu!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #28 Online: Março 20, 2012, 11:38:27 »
 
   Fazia tempo que o BC não postava. pqp... o que ele escreveu é de emocionar, rapaziada. A graça está em você transformar uma pessoa através do karatê.

[]´s
BigBoy
Pois é , meu amigo tava  meio sumido...obrigado só quis contribuir pro post!

Acredito que sensei Katsumoto postou como um desabafo e que algumas pessoas estão interpretando mal ou polemizando sem necessidade...(isso nunca aconteceu aqui..rs)
 
Se o Sensei Pedro me permitir... " VAMOS PARAR DE VIADAGEM!!" hahahaha

grande abraço

OSS
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

Offline sato.

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #29 Online: Março 20, 2012, 12:48:28 »
julianoferreira,

Não digo pessoas que não levam jeito. Principalmente quem está começando.
Não podemos julgar quem está começando pois o processo de aprendizado do karate é longo. E até pelo menos 1 ano, acho que não podemos dizer se uma pessoa serve ou não para isso.

Estou falando de pessoas muitas vezes já graduadas, mas com preguiça mental. Falta de atenção/ comprometimento.

Eu já particiei de aulas assim. O sensei corrige e na outra aula o cara (faixa preta) tá fazendo errado novamente . Corrige de novo e 5 min. depois faz errado!
Deu vontade em mim e chegar e falar: "PQP! Tú é burro mano!"
A pessoa tá lá de corpo presente apenas. A cabeça tá lá no churrasco de sábado, na festinha depois do treino...

Eu sou da seguinte opinião: errar 1 vez é humano. 2 é compreensível. 3 é burrice.

É o que falei antes...
Nesses casos desencana.
Um porque se você ficar corrigindo sempre o mesmo cara (que geralmente tem um ego do tamanho de um bonde), vai se sentir perseguido.
Dois porque vai acabar perdendo o aluno.
E uma academia não vive sem alunos.


Concordo 100%. No meu dojo tinha um rapaz que era muito descordenado, durão mesmo.  Em um ano inteiro nunca conseguiu aprender mawashi, saia um bicudo sempre. Nem preciso dizer que era no máximo gedan.  Sempre errava o heian shodan tanto que o pessoal até escondia a risada.
Esses alunos sem nenhum talento existem, não vamos negar. Aí nesse caso eles que sabem, mas se não treinarem o dobro não evoluem.

E lembro ao BigBoy, na cultura japonesa a força para aguentar atrocidades calado é muito apreciada.
Com esses treinamentos desumanos(estilo kenshusei ou kamikases) eles desenvolvem uma fibra e força mental fora do comum que forma esses guerreiros, claro em detrimento de outras qualidades humanas.
« Última modificação: Março 20, 2012, 12:52:32 por sato. »