Autor Tópico: E se ele não aprende nada??  (Lida 9670 vezes)

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #30 Online: Maro 20, 2012, 14:25:03 »
Citar
O rei, após ler os treze capítulos, chamou Sun Tzu e elogiou seu trabalho. Perguntou se era possível utilizá-lo com suas tropas. Sun Tzu respondeu com alegria que sim. Depois perguntou o rei, em tom de zombaria, se poderia aplicá-lo às mulheres. O general, ressentido, disse sim.
O rei imediatamente mandou reunir suas 180 concubinas no pátio do palácio e lhes deu armas. Sun Tzu dividiu-as em dois grupos, liderados pelas duas favoritas do rei, que a tudo assistia do púlpito. E então perguntou:
- Vocês conhecem as posições "frente", "esquerda", "direita" e "retaguarda"?
- Sim. Responderam as moças, que estavam dispersas e riam da situação.
- Ótimo, pois quando eu disser "frente" olhem para frente. Quando eu disser "esquerda", "direita" e "retaguarda" olhem nessas direções. Façam o que eu mandar. Está claro?
Mas uma vez, as moças responderam que sim por entre os risinhos.
Sun Tzu sinalizou para a guarda e falou:
- Estejam prontos para punir quem me desobedecer. - Os guardas prontamente desembainharam suas espadas.
O general levantou sua bandeira e sinalizou, gritando a plenos pulmões:
- Frente!. - As concubinas desataram a rir, displicentes. Sun Tzu refletiu:
- A incapacidade de dar ordens claras é uma falha do comandante. Explicarei novamente. Quando eu disser "frente", "esquerda", "direita" e "retaguarda", olhem nessas direções.
Levantou novamente sua bandeira e apontando para o lado gritou:
- Esquerda!
As moças desataram a gargalhar.
Sun Tzu falou:
- A incapacidade de dar ordens claras é uma falha do comandante. Mas quando elas são claras, a culpa é dos soldados.
Assim, ordenou aos guardas:
- Matem quem me desobedeceu! Poupem as moças, mas não suas líderes!
As moças, acuadas, pediram piedade ao rei, que interveio:
- Sei agora que você é um bom comandante, mas não gostaria de perder minhas concubinas favoritas. Deixe-as ir, não as mate. - Pediu o rei, animado com a cena.
- Não. - Retrucou Sun Tzu - Como comandante, não posso aceitar interferências no comando das tropas.
Virou-se para os guardas e ordenou:
- Executem-nas em público! - E os soldados, sem o menor traço de piedade, obedeceram. O rei e as concubinas assistiram ao espetáculo aflitos.
Sun Tzu escolheu mais duas moças para liderar as tropas e orientou-as novamente. Desta vez nenhuma moça ousou rir e todas elas marcharam de acordo com o rufar dos tambores.
O general dirigiu-se ao rei e exortou:
- Elas agoras estão treinadas e prontas para a inspeção, majestade. Podereis usá-las como bem entender, estão prontas para realizar a tarefa mais difícil em vosso nome.

FONTE: http://jornalista.tripod.com/teoriapolitica/1.htm

Sun Tzu, o general; possuía uma didática peculiar no ensino marcial, mesmo quem não participava da aula aprendia...mesmo sendo um rei rsrsrsr.

OSS!

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #31 Online: Maro 21, 2012, 03:14:43 »
Gostei da didática de Sun Tzu.

A necessidade é o melhor professor. No meu primeiro dia de aula, já falei sobre isso aqui, quem nos ensinava eram Rony e Gustavo, alunos de Takeuchi Sensei. Calhou de no meu primeiro dia o Sensei ia puxar o treino.

Ajoelhei sem nem ter comprado o do-gi e comecei a olhar pros lados pra fazer igual a todos. PÁFF! Tapa na orelha! "Que você tá olhando pro lado? Olha pra frente! Não tem respeito???" Nem tinha dado um soco sequer e já tinha levado uma pranchada aos 12 anos!

O treino começou e, cada vez que ele passava na frente de um de nós, mandava fazer direito e dava um tapa. Se a base tava errada, tomava um deashi-barai e era chutado até que estivesse novamente de pé. "Faz direito! Seu Méda!" Se o golpe ou defesa estava errado, porrada! "Faz direito! Seu Méda!"

Ele chegava até o fim da quadra onde treinávamos e voltava. Eu nunca tinha ficado tão tenso na vida e sabia que, quando chegasse em mim, se ainda tivesse errado, eu ia apanhar de novo. Dito e feito! PÁFF! "Tá errado! Faz direito! Seu Méda!"

O treino de 2 horas seguia e ele nunca explicava o que estava errado. Só pranchava, dizia pra fazer direito e seguia em frente. Comecei a olhar (discretamente) em volta pra tentar corrigir minha postura. Ele passou na frente de um colega que não apanhou. Pensei: esse deve tá fazendo certo! Imitei o cara e, finalmente, quando ele voltou, olhou minha postura, fez cara de mau, mas não bateu, nem xingou. Seguiu em frente e o treino continuou.

A cada nova técnica, que repetíamos numa quantidade insana, eu fazia errado e era corrigido "adequadamente" até que descobria alguém que estava fazendo certo e, por isso, não apanhou e tentava copiar. Funcionou! E eu nem me preocupei com a exaustão!

Consegui fazer direito e ele nem teve que me explicar!!!! Isso é ensinar de forma eficiente!

Nunca ouvi um elogio. Se VC faz perfeito, não é mais que sua obrigação. Se VC faz quase perfeito, és um "méda"! Não há meio termo!

Pode não ser o prêmio Nobel da Didática e Pedagogia, mas funciona! Ah, funciona!

Na adversidade, buscamos a auto-superação. Quando desesperados, nos esforçamos com mais afinco.

Podem perguntar porque, raios, eu voltei. Bem, tinham outros 22 alunos na classe, 20 brancas, um vermelha e um verde. O mais novo tinha 9 anos e o mais velho, 23. Se eles conseguiam estar ali, eu também conseguia... voltei e não me arrependo! Ele foi embora pro Japão, fiquei 30 anos sem ver, sabendo notícias dele daqui e dali e, quando soube que tinha morrido fiquei muito triste...

Li noutro dia que um faixa preta é um faixa branca que não desiste!

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #32 Online: Maro 21, 2012, 06:03:47 »
Marquinho,

Esse relato foi demais....to morrendo de rir até agora. O Takeuchi Sensei era maluco mesmo..bem que o kanazawa disse isso pra gente, no porcão anos atras.Quando Gustavo perguntou sobre ele, ele deu uma risada e disse que o Takeuchi era malucão mesmo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #33 Online: Maro 21, 2012, 09:04:58 »
Assim, sei que posso ser achincalhado...

Mas se eu botar o meu filho num dojo, e um marmanjo (só porque tem nome, e se acha o dono da verdade) dá um tapa no meu filho, ele vai ter é um $%&! problema comigo...

Desculpa Marquinhos, mas esse tipo de tratamento não é didático, não é respeitoso e não me faz ter o menor respeito por ele.

Para mim, o "méda" é ele!!!

O professor tem obrigação de ensinar, se o cara não tem vontade, beleza, deixa ele morrer sozinho no treinamento, agora se o cara tem vontade e se esforça mas mesmo assim não aprende... o professor tem a obrigação de ensiná-lo... se vira e acha um jeito, mas que esse jeito não desrespeitoso...
Me desculpa, mas esse método descrito pelo amigo Marquinhos, pra mim é desrespeito!

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #34 Online: Maro 21, 2012, 09:22:55 »
   Acho do relato do Marquinhos é absolutamente realista pelo seguinte fato: eu me transportei pra pele dele...

   Eu não cheguei a rir. Mas compreendi perfeitamente. Eu, hoje, com a minha idade, se fosse pra aprender karatê com um mestre assim. Não iria me incomodar. Já fui militar e também lá sobrevivi e me dei bem. Eu nasci em 1968.

   E professores assim, líderes assim, em nosso mundo atual, são alvo de verdadeiros Reality Shows. Um exemplo típico é o Hell´s Kitchen ou Kitchen NightMares. Ambos mostram um líder/chefe de uma situação duro, com palavras ásperas e que causa este choque nas pessoas.

   Acabou. No mundo ocidental não existe mais isto. Dá até entraves e problemas legais com quem lida com a situação nestes termos.

   Tá lidando com pessoas com data de nascimento acima de 1985, é bom ter mais paciência, pois grande parte deste povo é mais suscetível a estes choques. Não é demérito. É só uma observação que tenho comprovado a cada dia.

[]´s
BigBoy

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #35 Online: Maro 21, 2012, 09:52:25 »
Eu acho que isso envolve muito a questão cultural.
O brasileiro é muito cheio de "não me rele não me toque". Muito melindroso.
Comentei aqui que um dia cheguei pra um colega de trabalho e chamei ele de burro, após ele ter por 3 vezes cometido o mesmo erro.

Hoje eu sei que isso pode causar um processo por assédio moral e tal.

Na europa e eua por exemplo, já é mais comum você levar uma dura dessas do seu chefe. E lá ninguém fica cheio de nhem nhem nhem.

Lembro que num emprego meu, quando fui apresentar um trabalho pra meu chefe e pedi a opinião dele. A resposta foi bem direta: "Tá uma $%&!!".
Saí de lá mau pra caramba. Depois, conversando com ele, ele explicou o "jeitão" dele e que era assim mesmo e que a opinião dele era referente a um trabalho e não à minha pessoa.

Portanto, eu sou a favor de um professor que pega mais pesado mesmo. Afinal, está sendo forjado um karateca ali.

E a vida é assim. Se não aprende por amor, aprende pela dor.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #36 Online: Maro 21, 2012, 10:28:42 »
Assim, sei que posso ser achincalhado...

Mas se eu botar o meu filho num dojo, e um marmanjo (só porque tem nome, e se acha o dono da verdade) dá um tapa no meu filho, ele vai ter é um $%&! problema comigo...

Desculpa Marquinhos, mas esse tipo de tratamento não é didático, não é respeitoso e não me faz ter o menor respeito por ele.

Para mim, o "méda" é ele!!!

O professor tem obrigação de ensinar, se o cara não tem vontade, beleza, deixa ele morrer sozinho no treinamento, agora se o cara tem vontade e se esforça mas mesmo assim não aprende... o professor tem a obrigação de ensiná-lo... se vira e acha um jeito, mas que esse jeito não desrespeitoso...
Me desculpa, mas esse método descrito pelo amigo Marquinhos, pra mim é desrespeito!

Desrespeito? No Brasil isto é crime.
Se for com meu filho, o pau come!

"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #37 Online: Maro 21, 2012, 10:38:05 »
Olá!
No Brasil, criança pode se drogar,
criança pode matar,
criança pode roubar,
criança pode estuprar,
criança pode desrespeitar.
Só não pode trabalhar e apanhar!
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #38 Online: Maro 21, 2012, 10:47:20 »
Assim, sei que posso ser achincalhado...

Mas se eu botar o meu filho num dojo, e um marmanjo (só porque tem nome, e se acha o dono da verdade) dá um tapa no meu filho, ele vai ter é um $%&! problema comigo...

Desculpa Marquinhos, mas esse tipo de tratamento não é didático, não é respeitoso e não me faz ter o menor respeito por ele.

Para mim, o "méda" é ele!!!

O professor tem obrigação de ensinar, se o cara não tem vontade, beleza, deixa ele morrer sozinho no treinamento, agora se o cara tem vontade e se esforça mas mesmo assim não aprende... o professor tem a obrigação de ensiná-lo... se vira e acha um jeito, mas que esse jeito não desrespeitoso...
Me desculpa, mas esse método descrito pelo amigo Marquinhos, pra mim é desrespeito!

Desrespeito? No Brasil isto é crime.
Se for com meu filho, o pau come!



O buraco é mais embaixo.

No japão, até hoje é comum crianças tomarem tapas na cara dos professores, e na frente dos pais. Para eles, essa é a forma adequada de educação... é uma questão cultural. Além do que, o fato citado passou-se há anos, já que o Marquinhos não é mais nenhum menino, não é?

Aqui no Brasil, isso não é permitido, hoje em dia, em hipótese alguma. Contudo, outrora usava-se a palmatória e, acreditava-se que era a forma ideal de educação. Não sou a favor de violência, mas levando em consideração que no Japão, até hoje a noção de respeito aos mais velhos é valorizadíssima, e que aqui no Brasil, a cada dia, nossas crianças estão nos respeitando menos, será que não se faz necessário uma reflexão a respeito da relação Educação/respeito X Castigos/Punições?

Apesar de não ser "das antigas" (tenho 27 anos), lembro-me que quando eu era criança, morria de medo nos caras do ginasial, pois sabia que eles eram maiores e mais fortes do que eu. Hoje em dia, tem muleque de 6 ou 7 anos querendo "peitar" você... Na minha opinião, todo excesso estraga... inclusive excesso de proteção. Hoje em dia, tudo é assédio moral, bullying, etc. Tem que ver isso aí...

Oss.
« ltima modificao: Maro 21, 2012, 10:55:19 por bruno_leite »
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #39 Online: Maro 21, 2012, 11:14:23 »
Amigo Roberto,

Aluno que não aprende mas que se esforça, há que respeitar seu esforço. No entanto, que se vai fazer? Correr com ele do Dojo? Se é um aluno correto, sempre é válido o esforço que faz. No fundo, alguma coisa ele assimilar, quanto mais não seja, o aprefeiçoamento  do seu carácter.

Hai!  Oss!
Lezon
 
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #40 Online: Maro 21, 2012, 11:28:04 »
Eu sei que pode ser lance cultural no Japão, mas eu não sou japonês e não sou obrigado a tomar tapa na cara de ninguém... Meu pai me dava surra, e nem por isso me batia na cara, porque ele sempre me disse que em homem não se bate no rosto.

Sensei Pedro,

Sou contra um monte de coisas liberais na criação de crianças hoje em dia. Eu crio meu filho na rédia curta, bato quando acho que tenho que bater, e se tiver que botar ele pra trabalhar na adolescência, eu vou botar, hoje graças a Deus não preciso. Mas daí um cara chegar e dar na cara do meu filho... o cara vai encontrar problema...

No mais amigos, acho que é por aí...

Offline sato.

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #41 Online: Maro 21, 2012, 12:02:29 »
Gostei da didática de Sun Tzu.

A necessidade é o melhor professor. No meu primeiro dia de aula, já falei sobre isso aqui, quem nos ensinava eram Rony e Gustavo, alunos de Takeuchi Sensei. Calhou de no meu primeiro dia o Sensei ia puxar o treino.

Ajoelhei sem nem ter comprado o do-gi e comecei a olhar pros lados pra fazer igual a todos. PÁFF! Tapa na orelha! "Que você tá olhando pro lado? Olha pra frente! Não tem respeito???" Nem tinha dado um soco sequer e já tinha levado uma pranchada aos 12 anos!

O treino começou e, cada vez que ele passava na frente de um de nós, mandava fazer direito e dava um tapa. Se a base tava errada, tomava um deashi-barai e era chutado até que estivesse novamente de pé. "Faz direito! Seu Méda!" Se o golpe ou defesa estava errado, porrada! "Faz direito! Seu Méda!"

Ele chegava até o fim da quadra onde treinávamos e voltava. Eu nunca tinha ficado tão tenso na vida e sabia que, quando chegasse em mim, se ainda tivesse errado, eu ia apanhar de novo. Dito e feito! PÁFF! "Tá errado! Faz direito! Seu Méda!"

O treino de 2 horas seguia e ele nunca explicava o que estava errado. Só pranchava, dizia pra fazer direito e seguia em frente. Comecei a olhar (discretamente) em volta pra tentar corrigir minha postura. Ele passou na frente de um colega que não apanhou. Pensei: esse deve tá fazendo certo! Imitei o cara e, finalmente, quando ele voltou, olhou minha postura, fez cara de mau, mas não bateu, nem xingou. Seguiu em frente e o treino continuou.

A cada nova técnica, que repetíamos numa quantidade insana, eu fazia errado e era corrigido "adequadamente" até que descobria alguém que estava fazendo certo e, por isso, não apanhou e tentava copiar. Funcionou! E eu nem me preocupei com a exaustão!

Consegui fazer direito e ele nem teve que me explicar!!!! Isso é ensinar de forma eficiente!

Nunca ouvi um elogio. Se VC faz perfeito, não é mais que sua obrigação. Se VC faz quase perfeito, és um "méda"! Não há meio termo!

Pode não ser o prêmio Nobel da Didática e Pedagogia, mas funciona! Ah, funciona!

Na adversidade, buscamos a auto-superação. Quando desesperados, nos esforçamos com mais afinco.

Podem perguntar porque, raios, eu voltei. Bem, tinham outros 22 alunos na classe, 20 brancas, um vermelha e um verde. O mais novo tinha 9 anos e o mais velho, 23. Se eles conseguiam estar ali, eu também conseguia... voltei e não me arrependo! Ele foi embora pro Japão, fiquei 30 anos sem ver, sabendo notícias dele daqui e dali e, quando soube que tinha morrido fiquei muito triste...

Li noutro dia que um faixa preta é um faixa branca que não desiste!

OSS!


Muito legal o seu relato Marquinhos. Onde encontro um sensei desses atualmente ??

Offline Nelson Junior

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Votos: +0/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #42 Online: Maro 21, 2012, 12:22:14 »
este ai parecia meu primeiro sensei. ele quem me fez ter respeito pela arte e diciplina. e como eu ja era louco por karate, fiquei mais apaixonado ainda. tinha 2 horas de aula todo dia. e não faltava uma.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #43 Online: Maro 21, 2012, 13:15:16 »
Muito legal o seu relato Marquinhos. Onde encontro um sensei desses atualmente ??

No Japão tem um monte....hehehehehe ;D
Karate Wado Ryu

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:E se ele não aprende nada??
« Resposta #44 Online: Maro 21, 2012, 13:19:46 »
A cultura japonesa tem seus encantos, mas esse negócio de querer imitar os caras é fogo.
Na cultura do Brasil onde fui criado, tapa na cara ficou para quem tem vocação de ser "mulher de malandro".
O trunfo lá em casa era cinturão, meus filhos quando necessário entra na peia também, já levei pisa de ficar todo marcado e agradeço a minha família por tudo, só que meus pais nunca encostaram um dedo no meu rosto e nem me imagino dando tapa na cara do filho.
Agora porque no JAPÃO é assim vai bater no filho dos outros?  pode ter 1000 dans, vai pro cacete na hora.
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.