Se está bom para desrespeitar senpai, está bom pra guentar treino forte.
o professor se mostra quando o aluno esta pronto.
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)â€
Osu, amigos!Vejo a questão proposta como de inteira responsabilidade do Sensei.É ele quem dá o “colorido†de seu Dôjô, ou de sua academia. Ele pode focar somente a competição; ele pode incentivar a violência; ele pode construir e amparar jovens desassistidos com os conceitos de cunho moral do Dôjô-kun. Ele pode também não conhecer nada disso...Vai depender da vivência marcial desse Sensei, seus valores, suas construções intelectuais e morais.Os bons atributos da personalidade tem origem nos princÃpios da formação do caráter. Qualquer eiva psÃquica se manifestará em sua “expressão marcialâ€, em sua didática. Suas frustrações, suas delinquências, sua truculência, sua covardia, sua arrogância, será transmitida junto à sua filosofia enferma.O Sensei que melhor desempenho tiver, deverá saber desnudar-se para si mesmo, em um processo de autoconhecimento desgastante e por vezes doloroso. Isso porque todos nós somos eivados em nossa formação mais primitiva, impedindo-nos de sermos “lúcidos†enquanto estivermos revestidos por máscaras de “faixas-pretasâ€. Esse autoconhecimento é o caminho mais profundo do Dô.Um Dôjô de Karate-dô caracteriza-se pela vivência do Budô em todas as suas expressões: respeito (ao local, ao mestre, ao professor, aos mais antigos, a si mesmo), conhecimento teórico e filosófico, conhecimento técnico, treino fÃsico.Todas essas manifestações são de responsabilidade do Sensei (mas, nem sempre executadas por ele, cabendo distribuir tarefas aos Senpai).No item “respeitoâ€, a prática rigorosa do Reigi, a reflexão acerca do Dôjô-kun e Nijû-kun são fundamentais. O Sensei tem que ter conhecimento teórico e filosófico sobre esses pensamentos da cultura japonesa. E antes disso, tem que possuir um intelecto capacitado (não significando formação acadêmica).Nos demais itens o conceito de Shingi-tai é o melhor suporte para o Sensei, desde que ele possa dominar os aspectos encerrados nesse contexto filosófico.Infelizmente uma formação, tão somente, não é sinônimo de um bom Sensei, embora ajude muito no aperfeiçoamento daqueles já propensos em sua formação moral.Osu.
Acho que a citação do Mestre G. Funakoshi usada na assinatura do Sensei Eros é o mais importante alerta para esta temática, quão sábio escrever algo tão significativo e atual:Citar"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)â€A maioria dos que iniciam no karate são crianças trazidas pelos seus pais, que ainda acreditam na disciplina e na filosofia do karate e do judo, mas a imagem que o UFC, os “pitboys†vai propagando na mÃdia, somado à s reportagens sobre maus professores agredindo seus alunos e o esportivismo desacerbado é o que vai estragando esta referência positiva que sempre tivemos. Acredito que a busca pela filosofia não seja o principal motivo que atrai adultos e jovens para o karate, mas o aluno pode aprender a valorizar e a respeitar estes princÃpios, só depende do Sensei.Oss!
Concordo, na verdade Funakoshi criticava aqueles que utilizavam o karate pare enaltecer seu ego, se exibiam e queriam mostrar que eram bons. (acho que isso atira para todos os lados!)Funakoshi pregava um karate puro, calmo, humilde e sem prepotencia.