Autor Tópico: Karate marcial x karate desportivo  (Lida 13649 vezes)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #30 Online: Abril 29, 2011, 11:15:36 »
Olá!
Ainda bem que a discussão não acabou em ofensas e palhaçadas.
Mas mesmo assim vão se $%&! com essas bobagens de Karate real e outra coisa idiota que intitulam de espostivo.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #31 Online: Abril 29, 2011, 11:19:38 »
Depois do meu primeiro post eu fiquei contando quantos posts levariam pra vc mandar todo mundo se $%&! hahahahahah Até que demorou!

Sobre a discussão, as vezes parece que sou meio ácido, e coloco mal as palavras. Não quero ninguém chateado não, é meu jeito apenas. :)

Mas agora vou dar uma provocadinha básica... Pra mim vcs que ficam aí reclamando dos esportistas são todos uns tiozões com barriga desenvolvida que ficam de mimimi pq a molecada tá modificando aquilo que vcs eram, décadas atrás soberanos.

Cuidado hein, as vezes parece isso mesmo :P

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #32 Online: Abril 29, 2011, 11:34:04 »
Oss.
O que o Alexander escreveu, faz muito sentido para mim.
Eu tenho absoluta convicção de que o Karate é uma arte poderosa, mas tb tenho convicção de que a maioria de nós (karatekas) olha o mundo de cima, achando que somos os melhores e tal e coisa... O que acontece é que quando chega um ilustre desconhecido e te vence, o "baque" é grande.

Quanto ao tema do tópico, eu tenho uma idéia do que PARA MIM, seria um campeonato ideal:
Uma luta marcada por pontos "corridos", ou seja, sem paralização para marcar o ponto, onde valeria usar técnica de solo. Valendo Knock out, porém, usando proteções para garantir a integridade física do participante, como no Daido Juku.
Ao final de um tempo determinado para a luta (acredito que 5 minutos seria o ideal), se não houver KO ou finalização, faz-se a contagem dos pontos e daí, tira-se o vencedor. Logicamente, teriam que ser usadas técnicas de Karate, para que não se torne mais um campeonato de Vale Tudo...
Pra mim, isso seria uma maneira legal de fazer uma competição de Karate-Do.

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #33 Online: Abril 29, 2011, 11:35:23 »
Concordo contigo Bruno.
Perfeito, não desmereceu ninguém, e deu uma idéia interessante.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #34 Online: Abril 29, 2011, 15:19:45 »
Mas agora vou dar uma provocadinha básica... Pra mim vcs que ficam aí reclamando dos esportistas são todos uns tiozões com barriga desenvolvida que ficam de mimimi pq a molecada tá modificando aquilo que vcs eram, décadas atrás soberanos.
Cuidado hein, as vezes parece isso mesmo :P
Putz Juliano, agora vc pegou meio pesado. Pior que eu tô mais pra tiozão, pois já faz algum tempo que passei dos 40... rsrsrs; :P
Pelo menos tento me manter atualizado e de "cabeça aberta" :D, ainda mais que tenho um filho de 18 anos, que treina comigo e participa das competições do karate "pula-pula" e se não tomar cuidado, acabo apanhando do moleque, que ainda é faixa verde...rsrsrsr ;D
Karate Wado Ryu

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #35 Online: Abril 29, 2011, 15:37:37 »
OSS...


Jamais deveria se fazer comparações entre lutadores profissionais com Artistas Marciais.
Para um Artistas Marcial se tornar um lutador profissional basta ele escolher seguir esse caminho e dedicar a sua vida exclusivamente para o combate.
Citar nomes de lutadores de MMA e K1 como se fossem insondáveis, isso não passa de uma projeção negativa.
Quando é que o indivíduo irá parar de julgar todas as outras pessoas tendo como referência a si mesmo?!

Ora, tornar-se um lutador profissional não é um “KARMA” reservado a uns poucos extraordinários.
É apenas uma profissão como outra qualquer, aonde quem escolheu segui-la, caso queira se sobressair aos demais terá que se dedicar, estudar e praticar mais intensamente.

O que há de extraordinário nisso?!
Acaso existe uma “profecia” que determina quais os escolhidos para seguir esse caminho?
Ou por acaso existe uma seletiva aonde morrem 99 lutadores para sair 01 escolhido?

É fundamental ser um excelente lutador para participar de eventos lucrativos de MMA, no entanto se você que quer galgar esse caminho, se não estiver “vinculado” ($) a uma Academia de Renome tipo “CHUTE BOXE”, você vai é participar de eventos de MMA sanguessuga.
...........................................

Lembrem-se:
“A experiência jamais vencerá a prática”

Em outras palavras, adquira “experiência prática” treinando luta de contato nas regras do MMA, K1 e principalmente no Jyu-Kumite.
Isso não vai “denegrir” o seu Karatê, tampouco desvirtuá-lo do caminho Marcial.
Lembrem-se, adversário não se escolhe muito menos como ele deve lutar!

Quem ignora a “luta de contato” (Strike) jamais poderá compreender a extensão da capacidade dos demais Artistas Marciais, porque as suas referências de grande lutador não advêm dele mesmo, mas de lutadores de renome internacional que devido o seu status e fama parecem inalcançáveis aos meros mortais.

Desse jeito todas as vezes que começa uma discussão, lá vem àquela famosa pergunta:
Você se garante lutando contra o lutador de MMA “X” “Y” ou “Z” ?
Essa é uma pergunta que nenhum lutador de Artes Marciais que se preza deveria fazer, pois isso só diminui a si mesmo, porque o outro pode dizer que sim ou que não, no entanto quem pergunta já disse que “não”!


OSS...

julianoferreira

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #36 Online: Abril 29, 2011, 15:56:44 »
Oss Higino,

com todo respeito, mas eu acho que tem um certo romantismo na sua visão.
Não estou me diminuindo dizendo que eu não venceria o Brock Lesnar, estou sendo realista.
E outra, não tem como você mandar um cara que trabalha com algo que não seja o Karate a praticar uma luta de contato total, sem regras, e esperar que o cara vá trabalhar no dia seguinte com o olho roxo. É exatamente isso, os lutadores que citei são profissionais e são ATLETAS. E assim, eu não citei somente lutadores de MMA, citei, por exemplo, Alex Biamonti, se não me engano oito vezes campeão mundial, e um dos lutadores (esportivos ou não), mais brilhantes que já vi lutar.

Brilhante sim, pq é (ou foi) inovador, pela sua velocidade, precisão em seus golpes e pq não a sua dedicação.

Ser um lutador profissional não é Karma não, reservado a poucos magicamente escolhidos, é fruto de muito trabalho como atleta. Exatamente por esse motivo que não devemos desmerecer o Karateca que dedica sua vida a isso. Meu conterrâneo Douglas Brose, recentemente foi campeão mundial, o rapaz é um fenômeno, lembro dele lutando quando tinha 12 anos de idade... você vai me dizer que ele não sabe nada de Karate? Que se preciso ele não tem poder de nocaute?

"Quem ignora a “luta de contato” (Strike) jamais poderá compreender a extensão da capacidade dos demais Artistas Marciais, porque as suas referências de grande lutador não advêm dele mesmo, mas de lutadores de renome internacional que devido o seu status e fama parecem inalcançáveis aos meros mortais."

Devo discordar no sentido de que, em nenhum momento nós estamos debatendo praticar ou não uma luta de contato. Muito menos sobre endeusar esses caras que citei. Foram exemplos, meramente ilustrativos, e como você mesmo disse esses caras dedicam suas vidas a isso. Então não é devido ao seu status e fama que eles são inalcançáveis, e sim ao fato de que eles treinam o dia todo, eu trabalho o dia todo. Simples. Lógico que o treinamento e a visão marcial não pode ser deixada de lado, mas você acha que não tiraria nenhum benefício de um treinamento voltado para a esportividade?

Me desculpe novamente a sinceridade, mas em uma situação oposta, você não acharia isso arrogância?

Oss!

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #37 Online: Abril 29, 2011, 16:04:16 »
Prezado Sensei Higino,

Todos sabem o quanto admiro suas postagens, mas com todo o respeito que lhe devo, permita eu discordar do amigo.

Em nenhum momento afirmei que devemos nos mirar nos lutadores de MMA como modelo, apenas afirmei que não podemos falar como se fossemos capazes de nos comparar com eles e nem para desafiar um, afinal não conseguimos nem mesmo acompanhar o preparo de outros lutadores amadores como nós que dão muito mais atenção ao preparo atlético do que nós (compreende a diferença?).

O que eu defendo aqui, é que o karateca (como o senhor mesmo colocou em sua postagem) deveria abrir seu campo de visão como lutador (artista marcial), fazendo um trabalho mais abrangente, inclusive com o trabalho atlético.

Outra coisa que defendi, é que nos fechamos em nossa impáfia e não evoluímos... não sou competidor e não gosto do modelo de competição de hoje, mas acho que encontrei o meio termo entre o marcial e o esportivo, onde eu consigo aperfeiçoar meus fundamentos técnicos no treino marcial, mas conquistando ganhos físicos e até mesmo técnicos dentro do esportivo.

Outro tema que defendi neste tópico, é que sempre que temos esse tipo de papo, alguém vem e diz que conhece alguém, que falou com alguém que contou que alguém, em algum lugar, desafiou um outro alguém que .... poxa... custa assumir que temos um problema e que a solução pode estar mais no nosso nariz que meleca?

Não é julgar por mim, é o que eu vejo, karateca num modo geral é descuidado com a forma física, o que acaba prejudicando inclusive na parte técnica...

Eu acho engraçado as vezes, quando vejo aquele faixa preta 500 dans que diz assim, "sou tradicional, karatê se luta assim", aí senta numa zenkutsu ou numa kibadatchi com cara de mal e bota o braço duro feito uma tora de madeira, mas que na hora de fazer o deslocamento, vc percebe que o cara tá carregando um conteiner de 10 toneladas. Agora vou falar de mim! Sou karateca tradicional, não gosto de competição pois o modelo atual é vexatório, mas aprendi que vc pode ser tradicional sem ser arrogante e aprender com o outro lado que também tem para ensinar...

Obs.: Sensei Higino, todas as palavras é em forma de generalização, não estou falando nem do senhor e nem de nenhum karateca em especial (salvo sobre mim).  Não interprete como resposta direcionada.

Um abraço e fique com Deus!!!

Offline Thiago Mineiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #38 Online: Abril 29, 2011, 17:16:59 »
Eu acho engraçado as vezes, quando vejo aquele faixa preta 500 dans que diz assim, "sou tradicional, karatê se luta assim", aí senta numa zenkutsu ou numa kibadatchi com cara de mal e bota o braço duro feito uma tora de madeira, mas que na hora de fazer o deslocamento, vc percebe que o cara tá carregando um conteiner de 10 toneladas. Agora vou falar de mim! Sou karateca tradicional, não gosto de competição pois o modelo atual é vexatório, mas aprendi que vc pode ser tradicional sem ser arrogante e aprender com o outro lado que também tem para ensinar...

Oss.
Concordo plenamente com voce Alexandre.

Acho tambem que abuns os tipos de treino podem andar juntos, um complementado o outro é desta forma que EU treino hoje.
Oss
Thiago P. Vasconcelos
- Educador Físico -
壱九 - 松涛館空手道
"Não comece nunca a parar, não pare nunca de começar"

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #39 Online: Abril 29, 2011, 18:47:06 »
Oss

Caro Alexander dos Santos, sem querer ofender, se voce esta puxando tanto o saco do bjj em cima das outras lutas / artes marciais por que esta perdendo tempo no Karate (ainda mais dizendo que qualquer luta é melhor do que o mesmo)?

Condição física somos nos que fazemos...

A historia é veridica, não cito nomes porque o Sensei em questão por respeito ao Karate (não ao imbecil que o peitou) não permitiu nem mesmo que a historia fosse contada, mas como quem viu tudo tava muito puto com o marrento e pelo fato do Sensei permitir que o mesmo saisse com o rabo entre as pernas, ao menos contou o milagre mas não contou o santo...
Sobre os videos digo e repito são fakes...

PS. Com o tempo voce vai perceber que nem todos que se dizem Senseis são serios e respeitaveis (alguns são um monte de lixo mesmo...)

PS2. Sim, eu pratico a arte marcial Karate Do, não estou nem aí para a esportivização ou coisa parecida... Só postei aqui pelo fato de perceber que voce perdeu tempo procurando e assistindo videos fakes na internet e ainda por cima tomando-os como verdade absoluta...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #40 Online: Abril 29, 2011, 21:11:55 »
Oss

Caro Alexander dos Santos, sem querer ofender, se voce esta puxando tanto o saco do bjj em cima das outras lutas / artes marciais por que esta perdendo tempo no Karate (ainda mais dizendo que qualquer luta é melhor do que o mesmo)?

Condição física somos nos que fazemos...

A historia é veridica, não cito nomes porque o Sensei em questão por respeito ao Karate (não ao imbecil que o peitou) não permitiu nem mesmo que a historia fosse contada, mas como quem viu tudo tava muito puto com o marrento e pelo fato do Sensei permitir que o mesmo saisse com o rabo entre as pernas, ao menos contou o milagre mas não contou o santo...
Sobre os videos digo e repito são fakes...

PS. Com o tempo voce vai perceber que nem todos que se dizem Senseis são serios e respeitaveis (alguns são um monte de lixo mesmo...)

PS2. Sim, eu pratico a arte marcial Karate Do, não estou nem aí para a esportivização ou coisa parecida... Só postei aqui pelo fato de perceber que voce perdeu tempo procurando e assistindo videos fakes na internet e ainda por cima tomando-os como verdade absoluta...

Oss

Ilson,

Se essa história aconteceu aqui no RJ também posso confirma-la (senão já serão 2 casos, rsrs).

Não interessa a mim também citar nomes, até pq tem muito tempo.

A percepção que fiquei dessa historia foi que para fazer show tem um monte gente, mas para lutar "vida ou morte" não. O Karate com suas suas influências shinto budistas (ainda mais depois que se enraizou no Japão) ensina isso, assim por exemplo como o Kendo: vida ou morte é a mesma coisa. Essa é umas das diferenças do Karate para outros "esportes de luta".

Não estou dizendo que um karateca tradicional esta pronto para morrer (como saber?), mas treinamos para estar pronto, isso fica nas "entrelinhas" do treinamento assim como  na prática de outras DO (japão) ou TAO (China).

Termino com um conto Zen:
"o aluno perguntou para o mestre:
 - Sensei se não tem diferença entre viver e morrer, então porque o sr não morre?"
e o sensei respondeu:
 - Porque não tem diferença !! "
 
Oss e gasshô (reverencia Zen em respeito a todos, especialmente a opinão de todos nesse fórum, que sempre nos fazem refletir)
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

kanizawa

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #41 Online: Abril 29, 2011, 23:42:22 »
Treinei Karatê entre as décadas de 80 e 90 no interior de SP, devido ter mudado para uma cidade que não existia Karatê me afastei e algum tempo depois comecei praticar Kung Fu Shaolin do Norte, "treinamento linha dura", hoje sou Instrutor (equivalente a faixa marron do Karatê). Há pouco tempo postei um tópico nesse Fórum falando da minha vontade de voltar a praticar o Karatê e falei numa certa "decepção" que vejo nos praticantes aqui de Goiânia, onde resido atualmente.
Digo com toda certeza, que embora afastado, o Karatê é muito forte e poderoso! Porém realmente há sim que haver uma séria reflexão dos Senseis e praticantes sobre a forma de treinamento, que realmente o Karatê seja Karatê, ou seja, arte-marcial! Forte e poderosa, preparada para lutar contra qualquer outro praticante de qualquer outra arte (o que as técnicas do Karatê permite sim!!!), mas não é isso que acontece.
Fui em várias academias em Goiânia, vi kumite entre faixas pretas e vou dizer francamente, o combate tá muito longe de ser Karatê na minha opinião. Sem falar no condicionamento físico dos praticantes (repito, faixas pretas).
Já presencei um karateca faixa preta tomar uma sufoco de um faixa vermelha de Tae Kwon Do, que realmente fiquei com vergonha por já ter treinado. O praticante de Tae com a limitação que existe na técnica superior o karateca que pelo menos teoricamente há mais "armas" a disposição.
Sou um grande fã dos Machida! Confesso uma das razões em voltar a praticar Karatê foram eles, outro fato é por eu ter descendência japonesa! Mas realmente é complicado.
O Muay Thai depois de muita insistência de um amigo de faculdade entrei na academia e vi o diferencial deles! Não é a técnica por si só, mesmo porque a técnica deles é muito mais limitada do que de um karateca, o diferencial deles é o condicionamento físico e o modo de combate! Realmente a arte-marcial Karatê é superior, mas o diferencial tem sido os praticantes.
Cheguei participar de Pan-Americano Aberto de Artes Marciais, foi disputado entre Kung Fu, Karatê, Muay Thai, Tae Kwon Do, Kick Boxing, Jiu Jitsu, Hapkido, etc. E fiquei impressionado do olhar de superioridade que os karatecas tinha sobre os demais competidores. Realmente fiquei decepcionado com a postura deles. E o desempenho no combate não era tão superior assim.
O Karatê é sim uma poderosíssima arte marcial, porém na minha opinião há sim que ter uma séria e profunda reflexão e obviamente ação das Confederações, Federações e dos nossos mestres sobre o Karatê hoje! Não há o que dizer o que o Karatê ganhou e fez há alguns anos atrás, mas não podem viver de passado.
Podem começar a xingar, mas Fórum creio que seja pra isso mesmo. Para debater, embora alguns assim não fazem.

Sou um grande admirador do Karatê, porém realmente há sim que se rever, pois hoje em dia na maioria das academias a presença forte é de crianças, não se vê mais tantos adultos e os que tentam treinar desanimam por uma séria de fatores (alguns que expus nesse post).

Fiquem com Deus!
Abraço

kanizawa

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #42 Online: Abril 30, 2011, 00:15:38 »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #43 Online: Abril 30, 2011, 00:21:07 »
OSS...

Já que os Camaradas estão buscando vídeos na internet com lutadores de Karatê-Dô no MMA, deixo aqui alguns vídeos muito bons.

















Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Karate marcial x karate desportivo
« Resposta #44 Online: Abril 30, 2011, 11:04:41 »
Infelizmente este tópico está desvirtuando para o assunto karate x outras artes marciais, quando a discussão em questão deveria ser a dos benefícios do treinamento do karate desportivo para o marcial e vice-versa. :(

OSS
Karate Wado Ryu