Eu sei como é isso. Teve uma época aqui no dojo que haviam muitos adolescentes, e a medida que foram se graduando, começaram a achar que já eram experts no assunto. Como eu sou calmo, eles começaram a me encher. Quando o negócio estava ficando chato, eu conversei com o sensei, que tratou de falar pra eles com firmeza: "Se você não é yudansha, não corrija ninguém!"Não sei se é porque sou filho de militar, mas pra mim disciplina é indispensável num treino. Se um aluno que seja falta com disciplina, ele deve ser corrigido.
Olá pessoal do karateca.net, sou novato por aqui.Entrei no mundo do karate por volta de 1 ano atrás, pois eu praticava/pratico musculação numa academia que também tem treinos de karate e eu sempre me interessei por conhecer um pouco mais sobre o karate...Enfim, devido a esses e outros problemas já estou de saco bem cheio e muito afim de procurar outro dojo pra treinar. E vocês ? Vocês já sofreram com algo parecido ?
Alod,Acredito que várias pessoas já passaram por situações parecidas. Na realidade, é normal, nos dias de hoje, considerando o tamanho da nossa população, que passemos por "desconfortos sociais" de vez em quando.É importante entender que o Dojo não é, nem deveria ser, um território estrangeiro só porque lá se praticam artes criadas em outros paÃses.Digo isso porque o que você sente é só um reflexo da vivência em grupo num paÃs que cresceu demais e sempre teve uma cultura meio "desleixada", "frouxa".Eu já pratiquei artes-marciais em ambientes que nem de longe lembram o ideal, ainda mais quando comparado ao ideal de disciplina e concentração japonês.Entretanto, nosso paÃs é assim e um professor só poderia tentar mudar a situação diante dos seus olhos se tivesse poder para isso. E, infelizmente, como muitos desses professores sobrevivem das mensalidades pagas por seus alunos (ou os pais em caso de crianças), bater de frente a todo minuto com seus "clientes" pode ser contraproducente.E você verá isso em várias atividades, não só no karatê. Eu mesmo fiz faculdades em que era o mais velho e, para piorar, por ser da Marinha, talvez o mais "disciplinado" (e olha que nem de longe sou exemplo de disciplina) e ficava de saco cheio da zona feita pelos "aborrescentes)....Com relação aos pitacos, acho que o Lourival já disse tudo. Eu mesmo sempre gostei de ajudar os outros, dando pitacos sobre o que vejo de errado, etc. É um "defeito" de alguns que desejam ajudar... Se te incomodar, eu sou da filosofia de que vale a pena conversar SEMPRE! Não só com o sensei mas com os colegas mais próximos. Agora, não pense que é fácil achar um ambiente de ensino/treinamento com padrão "japonês antigo" não... Antigamente os japoneses ensinavam os discÃpulos escolhidos, num ambiente totalmente diferente do nosso atual. Alguns, inclusive, renegavam alguns parentes na hora do ensino (se não me engano, os Mabuni tiveram uns problemas com isso).... algo impensável na cultura latina (Itália, Portugal, Espanha e América Latina)!Na dúvida, se tudo de errado, mude de Dojo. Oss!
OSSHerweg, esse dojo é bem perto do metrô ? Ou precisa pegar onibus pra chegar ? Se der pra ir andando do metrô, me passa o endereço e o nome por favor.Você conhece o horário de funcionamento da Mushinkan ? Só fica aberta no horário dos treinos ?Alguém sabe me informar em quais horários a academia Mushinkan se encontrar aberta para que eu possa ir la me informar ?OSS