Osu,
Platão,
Se tua pergunta se relaciona com o ângulo frontal da base Kokutsu, ou seja, como se você estivesse se olhando de frente para o espelho, a resposta será DEPENDE!
O que é "totalmente lateral"?
Faça o seguinte teste: fique em Kiba Dachi de tal forma que o espelho fique à sua direita e você tenha que girar a cabeça para se olhar. Seu umbigo estará apontando na direção dos pés, neste momento posicionados em paralelo. Agora gire o seu pé direito na direção do espelho (que deve estar na sua lateral direita), assumindo a base Kokutsu e perceba se o seu umbigo continuará para frente, como se ainda estivesse em Kiba Dachi.
Se você fez essa transição corretamente, ou seja, mudando de Kiba Dachi para Kokutsu Dachi jogando o peso do corpo na perna de trás (conforme o exemplo, a esquerda), seu umbigo deu uma leve girada para direita, num ângulo não superior a 10 graus, enquanto seu quadril se inclinou em direção ao pé que girou (no caso, o direito).
PoderÃamos dizer que seu corpo está "totalmente lateral"? Ainda não, pois seu umbigo mudou de posição ao realizar essa transição entre bases. O que você deve fazer, a partir de então, é se esforçar para que seu umbigo não dê essa inclinação ao passar de Kiba Dachi para Kokutsu Dachi. Contudo, veja por onde não mexer o joelho da perna da frente. No caso do exemplo mencionado acima, o joelho da perna direita, ao assumir a base Kokutso, não poderá mexer! Se mexer, é porque você não colocou o peso necessário na perna de sustentação (a esquerda)!
Observe estes dois exemplos de M. Kagawa Sensei:
É possÃvel perceber que aquele DEPENDE que eu informei logo no começo desta resposta faz sentido ao visualizar o M. Kagawa Sensei realizando um "bloqueio com mão em faca". Veja que seu tronco não consegue ficar perpendicular ao seu pé de apoio, ou seja, não assume um ângulo de 90 graus, pois ele fica levemente inclinado, numa "diagonal".
Qual a "forma correta"? Pelo ponto de vista anatômico, a forma correta é aquela mais natural possÃvel. Neste caso, para se manter uma base Kokutsu fixa no canto correto, com o peso na perna de trás, este mÃnimo giro do quadril em direção à perna da frente é o normal, não forçoso. Se você tentar colocar sua cintura "totalmente lateral", perceberá que o joelho da perna avançada se moverá ou o quadril tenderá a ficar paralelo em relação ao chão (veja pela linha da faixa).
Se eu encontrar explicações mais didáticas, menos geométricas, posto futuramente aqui no fórum, mas espero que os colegas consigam destrinchar ainda mais estas explicações.
Osu.