Autor Tópico: Mitos do Exercício  (Lida 4695 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Mitos do Exercício
« Online: Novembro 08, 2007, 14:47:03 »
A revista ISTO É  traz uma matéria assinada pela jornalista Cilene Pereira sobre Mitos do Exercício, e gostaria de colocar os três pontos elencados pela matéria em discussão. Se os nossos colegas médicos e/ou colegas professores estudiosos do tema puderem explanar um pouco sobre o assunto é importante já que trabalhamos com uma atividade física (karate), toda informação será sempre bem vinda.


1)Alimentar-se imediatamente depois, e não antes da atividade física.
Explica a matéria: isso ajuda na recuperação muscular e evita que os músculos busquem energia nas proteínas, importantes para sua formação.

2)Não fazer alongamento após o treino.
Explica a matéria: Há estudiosos que defendem que o músculo precisa de repouso para se recuperar. Mas existem outros que acreditam não haver evidências científicas suficientes para abolir o alongamento depois.

3)Ingerir vitaminas e minerais preventivamente.
Explica a matéria: Esses nutrientes reduzem a ação dos radicais livres, moléculas produzidas durante os exercícios que danifica os músculos.


Ari - Santos/SP

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #1 Online: Novembro 08, 2007, 19:09:37 »
Oss

Cada dia se aprende mais,

1--vou me alimentar após cada exercício,depois do seiken uma maça,depois do guyaco uma laranja,depois do mae gueri um pãozinho  ou seja já sou enorma para os lados desse jeito viro pipa andante ou rolante em dois dias,serão os musculos mais gordurosos do mundo  ;D ;D ;D ;D ;D.

2--já sou duro que nem pedra sem dar uma esticadiha e um banho relaxante não andarei mais ;D ;D ;D ;D.

3--vou me encher de todas as vitaminas possiveis para que meus radicais fiquem mais rebeldes e arrumem o governo com um gollpe de estado e deixem de ser livres e fiquem atrás das grades ;D ;D ;D >:( >:( >:(;......

Oss
alberto/Santos.

yama-Alberto S. Almeida

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #2 Online: Novembro 08, 2007, 21:37:11 »
Prezado Ari,

Não exerço, mas me formei em Educação Física na Gama Filho/RJ em 1982 e trabalhei por uns cinco anos dando aulas de musculação, karate etc à época, sendo certo que sempre me interessei muito em estudar fisiologia do exercício e treinamento desportivo, por isso dentro desse meu limitado universo já bem esquecido e desatualizado, mas ainda um pouco aquecido por interesse próprio, penso:

1 - há coerência na afirmativa, principalmente se forem coisas leves.  Lembro-me que no início da década de 80 dei umas saídas com uma bailarina do Teatro Municipal que me dizia que todo o corpo de bailarinas tinha na sacola maças, que hidratavam repondo os nutrientes necessários para continuarem a treinar após o descanso, evitando a fadiga, caimbras etc.

2 - todo treino, exceto o específico de flexibilidade de articulações e alongamento muscular, tende a aumentar a secção transversal do músculo, ainda que ligeiramente, dando-lhe o tônus máximo daquela fase e/ou momento.  Com esse aumento, há um natural encurtamento muscular, daí, penso, o alongamento muscular após o treino proporciona uma maior elasticidade muscular e, em conseqüência, uma melhor recuperação e prevenção contra distenções, contraturas, estiramentos etc.

3 - bom, sinceramente este tópico especificamente não sei, mas posso afirmar ser de suma importância a ingestão de minerais antes, durante e após a atividade, ou seja, líquidos que contenham potássio (evita caimbra), sódio etc, principalmente nos dias mais quentes e/ou secos, uma vez que efetivamente hidratam.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #3 Online: Novembro 09, 2007, 02:27:45 »
Oss

Agora falando sério,sempre há evoluções em todos os ramos do conhecimento,quem sabe este novo trabalho deva ser seguido  e esperemos pelos resultados.

Qto as caimbras Prof. Julio Mazzei na decadas de 60/70 defendia que a reposição de potássio por meio de bananas ajudava em muito com as perdas e a fadiga muscular,Prof. Barbanti qdo preparador físico da seleção de Basquebol brasileira junto de seus nutricionistas e fisiologistas da USP em 80/90 defendiam a mesma tese com enfase na sódio também,já esta semana em recente pesquisa que li no estadão estão dando mais valor ao iodo já que ficou cosntatado que sua debilidade levam a fadiga ainda maior,vamos ler mais e testar estas situações para saber dos resultados.

O tempo passa e há aperfeiçoamentos e evoluções em tudo.....

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #4 Online: Novembro 09, 2007, 13:52:43 »
Uma das alegações com relação a alimentação e que "as células buscam repor a energia gasta retirando-as das proteínas". Mas, tudo isso depende da atividade fisíca e do gasto de energia.

Sobre os alongamentos a reportagem fala que "o problema é que após o treino ele apresenta microtraumas e é como esticar um elástico cheio de pequenos rupturas". Resultado, pode romper. Normalmente após um trabalho intenso eu faço um relaxamento e não alongamento.

Com relação a alimentação sempre fiz uma alimentação natural e balanceada e não costumo usar esses complexos vitaminicos que tem por ai. Mas, não faço nenhum esporte de alto de rendimento.

Ontem (08/11) em Santos foi preso um prof. de Educação Fisica que estava vendendo anabolizantes importados na academia que dava aula. Segundo a reportagem os produtos eram de uso veterinário. a pena para esse caso varia de 10 a 15 anos de reclusão. Não entendo, com tanta divulgação do perigo desses anabolizantes tem  cabeça de bagre que compra mesmo sabendo que pode até morrer por causa desses produtos.

Ari - Santos/SP

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #5 Online: Novembro 09, 2007, 17:38:23 »
Sensei Ari, iria abir um tópico na seção sobre livros mas já deixo aqui a dica: o livro Nutrição Esportiva, da Artmed Editora. Mesmo pra quem não tem formação na área (Ed. Física, Nutrição, etc) o livro é bem interessante. Muito técnico, explica os diversos processos no organismo devido ao exercício. Éo livro "oficial" do COI sobre a matéria, e só reafirma o que o sr. e também o Pmax disse em outra oportunidade, que o uso de complementos além de caro é desnecessário. Lembrando que a obra é voltada ao alto rendimento. Quem tiver interesse eu recomendo.
Abraços,
Rodrigo

Neto110

  • Visitante
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #6 Online: Novembro 10, 2007, 07:49:10 »
A grande questão aqui é que as informações gerais descritas para repórteres podem naõ se aplicar às necessidades específicas do karate como o treinamos.

Seria necessário, como ocorre no JUDO, estudar especificamente nossa arte em suas peculiaridades para saber.

EU leio listas de discussões técnicas do centro esportivo virtual (recomendo para quem gosta, procurem no google e cadastrem-se) e vejo que lá se repete o padrão que ocorre historicamente com as verdades científicas de todo campo.

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Mitos do Exercício
« Resposta #7 Online: Novembro 16, 2007, 14:56:02 »
E sobre a alimentação antes ou após o exercício tanto no livro citado quanto em outras fontes o que se afirma é o seguinte: ambos são importantes. Comer antes de um treino é importante para que o corpo não busque energia onde não deve (nos músculos, por exemplo) e depois também. Recomenda-se alimentação em até 2h após o exercício e nos dois casos consumir principalmente carboidratos para o fornecimento e reposição de energia.
Abraços,
Rodrigo