Autor Tópico: Makiwara (Dúvidas)  (Lida 9616 vezes)

Lezon

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #15 Online: Novembro 28, 2007, 16:19:49 »
Amigo Samurai,

Ao visionar o vídeo, quase me imaginei na real recordando os vizinhos do lado que vinham bater à porta do Dojo perguntando e reclamando quem é que estava a derrubar o prédio....

Sim, estavam no Dojo 10 Makiwaras e todas elas a uma distância da parede 30 cm, mas todas elas encostavam à parede com a meiguice com que eram tratadas...e daí surgirem as constantes reclamações dos vizinhos.

Já lá vão mais de 25 anos e que se o tempo voltasse para trás e se eu soubesse o que sei hoje, garanto-lhe que não voltava a fazer que fiz. Mas pronto, cada um deve fazer o que achar
melhor para si.
 
Hai!! Oss!!
« Última modificação: Novembro 29, 2007, 14:06:01 por Jose Lezon »

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #16 Online: Novembro 29, 2007, 06:57:04 »
Lezon

Não tenho 20 anos completo de Karate ainda mais vejo que treino forte, uso de makiwara e ate Senseis mais energicos estão sumindo dos Dojos.
A turma de hoje acha que treinar é igual jogar street fighter no video game, onde a qualquer momento o cara lança uma magia e vence a luta e esquecem que a unica magia do Karate é Treino e mais Treino.


OSS

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #17 Online: Novembro 29, 2007, 10:49:14 »
Oss

Além do video ser bom,o cineasta é excelente,a música é instigante e excitante,a sala é perfeita e o sem comentários,pois é difícil de falar de uma pedra rara.

          Oss Pedro Sensei

Eu sempre me rendo aos melhores.

Oss Samuca San voce alegrou o meu dia :D

Sobre o makiwara eu também dou uns cascudos nele,não com essa perfeição,mas como já to todo ferrado mesmo uma dor a mais ou menos não tá fazendo tanta diferença. ::) ::)

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #18 Online: Novembro 29, 2007, 18:39:24 »
Lezon

Não tenho 20 anos completo de Karate ainda mais vejo que treino forte, uso de makiwara e ate Senseis mais energicos estão sumindo dos Dojos.
A turma de hoje acha que treinar é igual jogar street fighter no video game, onde a qualquer momento o cara lança uma magia e vence a luta e esquecem que a unica magia do Karate é Treino e mais Treino.


OSS
Concordo plenamente consigo, mas lembre-se que há quem treine no duro e não é necessário fazer makiwara. Saiba também que esta juventude agora não está para suar muito...
Hai!! Oss!!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #19 Online: Novembro 30, 2007, 06:59:20 »
Lezon

Ate conheço, meu Sensei é um que deixou o treino de makiwara apenas para os alunos, conheço outros que deixaram katas de lado e assim vai da opção de cada um devido ao tempo de treino e o que buscam da arte.
O dificil é ver pessoas que mal começaram a treinar Karate não se interessar em praticar algo por causa da opinião de outros.

OSS

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #20 Online: Novembro 30, 2007, 09:38:54 »
Há de se ressaltar que à 150 anos o  treinamento do Karatê nada tinha a ver com ¨atividades esportivas¨, era uma arte marcial no sentido próprio do termo, destinada a matar ou pelo menos a ferir gravemente seu oponente, sem enfeites inúteis.

O treinamento baseava-se única e exclusivamente no uso de Makiwara e nos Kata, repetidos sem descanso inúmeras vezes, numa disciplina perfeita a que se acrescentava o Bunkai, isto é, a aplicação das técnica codificadas nesses Kata com o auxílio de um parceiro. O Makiwara é um poste de madeira onde na sua extremidade é colocado um revestimento de palha é utilizado para o fortalecimento dos membros superiores e inferiores e ao aperfeiçoamento do Kime.

fonte: http://www.btc.com.br/esportes/karate/historia.php

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Makiwara (Dúvidas)
« Resposta #21 Online: Novembro 30, 2007, 13:04:01 »
Oss.

Acho que o Makiwara é uma parte importante do treinamento e estou a bater sempre que posso. Mas concordo com o Sensei Lezon, há outras formas de fortalecimento.

Acho também que o Makiwara trata de outras coisas, além do calejamento, tais como: distância, foco, concentração, superação, calejamento, tempo, respiração, etc.

Tenho como opinião formada (mas não imutável) de que o Makiwara deve existir no Dojo como treinamento extra. Deve ser incentivado, mas nunca obrigatório. Àquele que concordar que o uso do Makiwara traz benefícios, que o faça, quem achar o contrário, poderá lançar mão de outros artifícios para chegar ao resultado esperado.

Por enquanto, vou treinando com o Makiwara. Talvez venha a me arrepender, assim como me arrependerei de muitas coisas que faço em treinos hoje e dia, mas há de valer a pena, pelo menos como experiência.

Mas, vai aqui uma dica: Só deve bater Makiwara aquele que tiver completado sua formação óssea. Não acho saudável crianças e adolescentes, mesmo que graduados, fazerem uso deste.

Oss.