Gakusei,
Como alguns já sabem, a minha primeira faculdade em que me formei foi em Educação Física (Gama Filho em 1982), época de Manoel Tubino, e sempre fui vidrado em treinamento desportivo, tanto que à época fiz um curso de extensão universitária na Áustria sobre metodologia desportiva.
O que nos interessa na verdade, é obtermos um melhor condicionamento físico para a prática do karate.
Dentro dessa ótica, não há como não diferenciarmos o treinamento do karateca atleta que participa de competições, daquele que apenas pratica karate.
O assunto é extenso que não dá para nesse limitado espaço aprofundar, mas basicamente afirmo que podemos e devemos desenvolver o condicionamento físico geral e o específico.
O geral, em regra, se dá no início do ano, porque é a base daquele ano, depois apenas se mantém, enquanto encrementamos mais o específico, com apuração das técnicas e táticas, mas tudo tem que ser programado em ciclos que podem ser mensais, semestrais ou anuais.
Basicamente, temos que ter resistência que os exercícios aeróbicos irão proporcionar (conforme a pretensão a idade e problemas pessoais - caminhada, corrida, natação, bicicleta).
Trabalhada a base acima, fazemos a sua manutenção e iniciamos ou continuamos com a específica que é a anaeróbica (velocidade, explosão) que se pode realizar com ajuda de aparelhos artificiais ou não.
Terminado o ano, ou um ciclo, devemos continuar a realizar atividades físicas, mas diversas como entretedimento, mantendo-se o condicionamento obtido que fica estabilizado, mas quando reiniciamos um novo ciclo anual, voltamos mais bem condicionados que no anterior, do contrário, se ficarmos parados, voltamos a estaca zero e todo aquele trabalho anterior é jogado fora e efetivamente não há progressão no condicionamento físico.
Dá para sentir a complexidade do tema, principalmente se formos dividir o condicionamento físico do karateca em face do seu objetivo e idade, bem como ciclos que podem ser mensais, semestrais e/ou anuais.
Enfim, parabéns pela iniciativa que são esses assuntos e outros sobre karate que realmente interessam colocar em debate neste seleto grupo.
Oss !!!