Autor Tópico: Rotina de treinamento de um campeão  (Lida 28720 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #30 Online: Maio 18, 2008, 18:26:16 »
Ola Prof. Lezon,

Respeito sua opinião sobre arbitragem da JKA, mas não concordo com ela.
5 arbitros podem ver melhor do que um só. O problema da arbitragem hoje em dia é que os novos arbitros, por medo ou qualquer outro motivo, não foram lutadores, por isso nao tem o mesmo reflexo que um arbitro ex-atleta tem.
Acho, sinceramente que deveriam usar um Video Tape Instantaneo para sanar as duvidas quando elas aparecerem. Seria mais honesto e evitaria erros.
A Arbitragem da JKA esta de acordo com o pensamento da organização e do fundador do estilo. Recentemente vi uma materia de Okazaki Sensei, onde ele afirma que estava presente na reuniao com Funakoshi e Nakayama quando aceitou o regulamento recem criado para as competiçoes desde que mantivessem a ideia original de Karate Budo intacta.
Aproveito a oportunidade de cumprimenta-lo. Espero ve-lo breve....um abraço
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #31 Online: Maio 18, 2008, 21:35:56 »
Olá Prof.Roberto (Katsumoto)

Também eu aproveito para o cumprimentar e desejar que nos possamos ver breve.

Não vou questionar nem opinar sobre o que disse relativamente à ideia original para manutenção do Karate Budo. Acho que este assunto daria para outra conversa...

O que vou contestar sim, mas sempre com o devido respeito que as pessoas merecem, e neste caso o especial amigo Roberto, é que talvez o meu amigo se tivesse esquecido de que, a WKF, utiliza igualmente o sistema de arbitragem de 3 árbitros (Juizes) e 1 árbitro central, os quais ficam situados em locais estratégicamente  estudados e que dificilmente ocorrerá uma acção que não seja visionada por todos.

Concordo consigo que 4 ou 5 é melhor que um, mas devo dizer que esse 1 já não existe sequer...

Relativamente aos novos árbitros, se não são lutadores e/ou nunca o foram, aqui no Brasil não faço ideia como funciona, mas digo-lhe que em Portugal a grande maioria o foram, sendo que os poucos existem que não competiram, são todos prof.de Karate.

Todavia, tudo isso é muito subjectivo, pois a competência na arbitragem não depende de ser ou não ser competidor. Um campeão de Karate não significa que seja o homem indicado para fazer outros campeões. Normalmente são outros a fabricá-los...

Olhe, o José Mourinho, que é português e que eu até não gosto dele por causa da sua arrogância e vaidade, foi e é considerado o melhor treinador de futebol do mundo. Sabe uma coisa? Ele nunca jogou futebol, a não ser nos casados contra solteiros...

Se isso fosse matriz e a chave do êxito, então o Pelé, Eusébio, Di Stefano, etc,etc, nem digo mais nada..

Um forte abraço

 
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline bushi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 84
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #32 Online: Maio 19, 2008, 16:27:04 »

O que mais me impressionou nesse treinamento foi a sua metodologia moderna, parecida em muitos aspectos com o treino de profissionais de Boxe e MMA. O cara é realmente um animal.

Offline E.Nakau

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
  • Votos: +0/-0
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #33 Online: Maio 19, 2008, 17:53:53 »
Olá pessoal,

Vi os videos e fiquei impressionado com o alto nível de treinamento que este karateca utiliza.
Coisa de profissional.

Reparem que no Youtube nos links tem outros vídeos dele. 2 HL e um que mostra seu dojo, onde parece fazer bastante sucesso.

Nos HL ví ele vencer inclusive o Biamonti, ícone da WKF.

Analisando seus HL vc percebe que ele utiliza em quase todos os pontos um "gyaku andante". Ele se lança com muita velocidade, com uma explossão muscular impressionante, decorrente do seu treino "a la Ivan Grako" (Rocky IV). Me dá a impressão que ele assistiu o vídeo de gyaku/kumite de Junior Lefreve, pois ele executa com a mesma maestria.

Agora minha opinião pessoal, isso não é karate e esse tipo de golpe não deveria sequer ser pontuado. Pode ser que esses adversários acostumados ao "não me toques" dos campeonatos se joguem, cambaleiem ou até sangrem, mas isso não derruba ninguem...


Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #34 Online: Maio 19, 2008, 18:16:49 »
Caro E.Nakau,

Concordo com quase tudo o que disse, mas no que diz respeito à observação de que tais golpes não deveriam ser pontuados, discordo totalmente e sabe porquê?

Porque o amigo esqueceu-se que se trata de uma competição que tem Regras para serem cumpridas. Portanto, meu caro, ele e outros como ele que andam pela WKF limitam-se a cumprir religiosamente essas regras, senão não ganhavam nada.

Mas já agora, deixe que lhe diga que, se eles quisessem, derrubariam sim qualquer um, desde que para aí estivessem virados, ou duvida?

Olhe que já ando nisto há muitos anos e já vi muita coisa...Quando se vê Shiai Kumite WKF, temos sempre que tomar em consideração que todos os Karatecas estão condicionados às regras, pelo que é desnecessário fazer-se tais observações.

Repare que mesmo condicionados à regras, de vez enquando acontecem acidentes graves, e olha que eu já assisti a alvuns ocorridos no meu tatami, comigo a arbitrar.

Não tome a mal este meu repáro, mas eu tinha que dizer isto.

Hai!!!
« Última modificação: Maio 19, 2008, 18:18:21 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline E.Nakau

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
  • Votos: +0/-0
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #35 Online: Maio 19, 2008, 19:19:29 »
Lezon,

De maneira nenhuma levo a mal sua opinião, muito pelo contrário. A intenção e cada um expor sua opinião e não somos obrigados a chegar a nenhum consenso.

Concordo com vc que essa maneira de lutar seja fruto das regras, mas na minha opinião isso não é karate. Para mim é um invento que não deveria sequer levar esse nome.
As regras dos campeonatos, tanto no kumite quanto no kata, transformaram o karate em algo que me entristece muito. É extremamente complicado criar um esporte baseado em uma arte marcial, mas já que vai fazer deve se preservar ao máximo sua essência.

Quanto ao golpe, prefiro tomar 10 desses "flying gyaku" do que um gyaku na base.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #36 Online: Maio 19, 2008, 20:21:18 »
Meu caro Nakau,

Não sei se tem seguido tudo o que eu tenho vindo a comentar neste fórum. Mas vou voltar a repetir algo que já disse algumas vezes, porque é uma verdade indesmentível.

No Karate, como em todos os desportos e em tudo na vida, há gente péssima, medíocre, suficiente, boa, óptima e por aí fora...

No Karate Tradicional, prefiro chamar assim do que marcial, pois este termo foi atribuido pelos ocidentais, existe bons e maus competidores, tal como bons e maus Karatecas. Na competição WKF é precisamente igual. Mas, creia que existem muitos competidores que são grandes Karatecas, e eu conheço alguns.

Por isso meu amigo, será muito mais cordato e pacífico não criticarmos ninguém, a fim de que não se fique também exposto a  críticas. Eu já disse e volto a repetir que no Karate Tradicional nem tudo é bom...

Mas para que o amigo sossegue, eu sou Tradicionalista, aliás, até me consideram um perfeccionista, por isso estou à vontade para falar sobre o assunto. Podemos sim nunca chegar a um consenso, mas quero que saiba que estou conhecedor do que é bom e mau no Karate desportivo, como igualmente sou conhecedor do bom e mau do Tradicional.

Na realidade, ambos pertencem ao mesmo tronco, pelo que  o melhor é pacificarmos a questão para bem de todos.

Hai!       
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #37 Online: Maio 19, 2008, 22:03:06 »
Olá!
Caro E.Nakau,nem bem Vc. começou a postar e eu já sou seu fã.
Embora eu ache que o atleta em questão seja um $%&! atleta,tbm. acho que esse tipo de
competição que se faz e diz-se Karate deveria levar outro nome.
Não ligue para o Lezon que quando ele começa a falar disso que eles chamam de Karate,fala defendendo e depois diz que é tradicionalista e não explica como uma Arte Marcial pode ser exibida em competição,indo assim contra os principios do Karate.
Não ponho fé no soco de atletas,só ponho fé em soco de quem bate makiwara  e saco diariamente.
Mas antes que o Lezon poste me enchendo o saco(rsrsrsrsr),quero saber que estilo Vc. treina, aonde e com quem.
Abraços
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #38 Online: Maio 19, 2008, 22:39:50 »
Tinha que ser....já estava a demorar...
Oh Pedrão, antes que me mande para aquela parte...eu sou mesmo um tradicionalista e um prefeccionista. Agora o que o meu amigo sabe é que eu não deixo de dizer o que devo.
Por isso, vou dizer ao meu amigo que o tradicional é tão mau, tão mau...tão mau..que nem consegue arrastar um vazo de plantas...
Já sei, vou-me f.... ;)
Hai!   
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline E.Nakau

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
  • Votos: +0/-0
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #39 Online: Maio 20, 2008, 08:22:25 »
Lezon,

Acompanho sim seus post, sou leitor deste fórum há muito tempo e, por tanto, conheço e também respeito seu posicionamento.
Porém não poderia deixar de dar minha opinião sobre esse assunto que levantei (o gyaku voador) que muito me incomoda.


Pedro,

Tenho que confessar que também sou fã de seus posts e de seus vídeos que estão no youtube. Treino Shotokan em um respeitável dojo paulista, mas prefiro não dar muitos detalhes para não tomar uns cascudos do meu Sensei.
;D ;D ;D

Abraço aos dois!!!

OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #40 Online: Maio 20, 2008, 10:14:38 »
 Caro Lezon,tinha que ser...já estava a demorar.
rsrsrsrsrs
Como é bom encher o saco dos Amigos sem que eles se enfureçam.
Mas Karate é Karate,o resto é Ballet.
Caro E.Nakau,porque o seu Sensei vai puxar suas orelhas se Vc. está participando de um site que só agrega e divulga o Karate,além de fazer Amigos?
Mas sendo assim,eu até posso imaginar quem seja o seu Sensei,mande a ele um abraço,e diga para ele deixar de ser chato.
E apareça em nossos encontros e treinos (com ou sem autorização), pois o que fazemos não é politica,é Karate.
   ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #41 Online: Maio 20, 2008, 11:03:09 »
Safei-me neste post não ter ido me .....

Caro Nakau,

Acho que faz muito bem não deixar nunca de dar a sua opinião, sempre que ela seja realmente sentida, mesmo que errada. Atenção que não quero dizer que a opinião que deu vá nesse sentido. 

Pedrão,

Uma coisa é encher o saco e outra  é treinar Karate. Por isso, se o próximo encontro Karateca net for aqui no Rio, quem vai com o vazo eu sei bem quem é...

Abraços aos dois.

Hai! 
 
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #42 Online: Maio 20, 2008, 12:32:50 »
Minha opinião:

A principal contribuição que o vídeo de treinamento apresenta é mostrar o nível de profissionalismo que está a parte esportiva do karatê na Europa. Não sei se isso é uma regra geral para a maioria dos atletas/karatecas/competidores- talvez Lezon possa traçar um mapa disto - ou se apenas alguns poucos afortunados têm esse tipo de acompanhamento.

Parece-me que esta estrutura é semelhante a de outros esportes consagrados, como Judô, natação, atletismo e etc. Para tal, é necessário uma quantia significativa de grana, para pagar a equipe e o aluguel de estruturas de atletismos e natação, que podemos ver no vídeo. Gostaria de saber como se dá o retorno ao atleta, quem patrocina?

Fica claro que o nosso "c"aratê esportivo, representado pela CBK, ainda está séculos luz disso que vemos na Europa. Para quem se propõe representar o karatê nacional, o que se vê, até agora, é uma falta de capacidade de valorizar seus representados. Tal como acontece na grande maioria das confederações de esporte nacional, o dinheiro que se recebe, quase nunca chega aos atletas. Mesmo aqueles que são considerados de ponta e representam  o país fora.

Patrocinam-se viagens de dirigentes à Europa, paga-se advogados para defender as diretorias contra processos de corrupção e os atletas não são, nunca, beneficiados.
Há algumas semanas a CBK, que gosta de dizer que é Oficial, convocou, após, seletiva os atletas que representarão o país no Panamericano, na Venezuela. Pois bem, os atletas terão que pagar viagem, hospedagem, comida e, o que realmente é um ABSURDO, o agasalho.

Existem federações nacionais de Karatê, que são pobres, pequenas em termos de quantidade de participantes em relação à CBK. Elas são pequenas, e não são megalomaníacas. Já a CBK é megalomaníaca. Já que ela é a oficial, a mais isso e mais aquilo, deveria, ao menos, ceder os agasalhos para os 14 atletas que representaram o Brasil. São só 14 atletas e a CBK não pagará nada e ainda cobrará o agasalho. Isso, para mim, é um absurdo. Fora de propósito. Principalmente quando se sabe que o dinheiro é gasto para pagar viagem de dirigentes.

E se alguém da CBK falar o contrário aqui, eu serei obrigado a chamá-lo de mentiroso, pois eu próprio ajudei financeiramente um dos karatecas. Caso contrário, ele não teria como participar do Panamericano.

Sobre a capacidade do Grego, eu postei um vídeo dele lutando. Achei o cara bom, rápido e não é mariquinha.

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #43 Online: Maio 20, 2008, 12:45:02 »
Se a CBK realmente está cobrando o agasalho para os atletas brasileiros representarem o país a coisa está bem pior do que imaginava. Vou me informar melhor sobre o assunto (sem desmerecer o R. Tanaka) e caso se confirme acho que vou seguir ad eternum com meus débitos para com a Confederação.

É o fim dos tempos mesmo, agora só falta a chuva de enxofre e a nuvem de gafanhotos.
Abraços,
Rodrigo

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #44 Online: Maio 20, 2008, 13:03:59 »
Nakau eu tinha a msm opniao q vc ate ver isso
olha 1 min, isso ai pra mim sao os msm gyakus andantes, so q sem controle... e se vc reparar tem o lyoto que tbem bate os deai dele com gyaku andante, so q ele prefere concentrar em 1 so e mandar pro chao dpois(ao inves de continuar socando)
« Última modificação: Maio 20, 2008, 13:05:41 por Borchio »
Experience is what you get when you don't get what you want