Autor Tópico: Rotina de treinamento de um campeão  (Lida 28723 vezes)

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #45 Online: Maio 20, 2008, 13:05:33 »
Rodrigo,

Vê se fala com um atleta. Não vale com dirigente!!!

Eu vou tentar repassar o e-mail que os capitães do masculino e do feminino repassaram para os demais atletas. Evidentemente, apagando o nome do destinatário para não ter represália.

Teremos que esperar um pouco. Pois só o encontrarei quando voltar da Venezuela. Já que nesses dias o atleta estará indo para a concentração anterior a viagem.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #46 Online: Maio 20, 2008, 14:48:50 »
Bom, lá vou eu ter que falar...

Primeiro, e no pressuposto da verdade de que o nosso amigo Tanaka falou, devo apresentar já aqui, o meu profundo protesto perante tamanha inbecibilidade praticada pelos dirigentes da CBK.

A entidade em si, Confederação, não pode ser acusada de nada, mas os bois têm que ser chamados pelos nomes...

É de facto preciso ter um desplante desses, pois valem-se da vontade férrea que os atletas têm de competir, e pior, da sua ingenuidade e ainda das boas vontades dos familiares e/ou amigos, que ajudam e levam o familiar e/ou amigo a participar nas provas.

É revoltante, é chocante isso mesmo, mas tudo isso é mais intolerável e revoltante mesmo, é permitir que estas coisas aconteçam. E aqui volto a repetir o que já disse em outras alturas, os maiores responsáveis por esta situação, não são eles os dirigentes da CBK. Com todos as letras e sem querer atingir ninguém em especial, e com as devidas ressalvas, digo:

       SÃO AQUELES QUE CRITICAM, MAS QUE NADA FAZEM!       

Já estou cansado de dizer mas vou ser sucinto: todas as pessoas que são contra o sistema, e /ou mesmo contra as pessoas que governam a CBK, nao se UNIREM e entrarem na casa CBK para por processos democráticos, força de votos, escorraçarem com essa gente, de nada adiantará e eles esgregam as mãos de contentes.

Mas, uma sugestão: porque razão os Atletas não se unem e dizam muito e simplesmente NÃO, se se mantiver a forma de actuação dos dirigentes da CBK?

Bom, fico por aqui sobre esta lamentável e inconcebível  questão...

Caro Borchio,

Aquilo que vc chama de Gyakuzukis "andantes" têm um nome interessante...são normalmente feitos em Yoriashi e/ou Ayumiashi que, se forem bem executados, especialmente os dois primeiros, serão potentíssimos. Claro que estou a falar se  eles forem bem executados e sem controlo.

Hai!   
   
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #47 Online: Maio 20, 2008, 15:00:58 »
Lezon,

Não estou aqui a defender a multiplicação das confederações. Também não estou a defender o contrário. Acho que cada um se enquandra onde se percebe melhor representado. Ao contrário de muitos aqui, sou a favor da da lei ZICO, que permite a liberdade de associação.

Mas o que me interessa, como havia perguntado antes, é saber se a realidade do Grego, é uma realidade geral na Europa. Quem patrocina?

"A principal contribuição que o vídeo de treinamento apresenta é mostrar o nível de profissionalismo que está a parte esportiva do karatê na Europa. Não sei se isso é uma regra geral para a maioria dos atletas/karatecas/competidores- talvez Lezon possa traçar um mapa disto - ou se apenas alguns poucos afortunados têm esse tipo de acompanhamento.

Parece-me que esta estrutura é semelhante a de outros esportes consagrados, como Judô, natação, atletismo e etc. Para tal, é necessário uma quantia significativa de grana, para pagar a equipe e o aluguel de estruturas de atletismos e natação, que podemos ver no vídeo. Gostaria de saber como se dá o retorno ao atleta, quem patrocina?
"

Abraço

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #48 Online: Maio 20, 2008, 15:18:17 »
Amigo Tanaka,

Desculpe não ter respondido às suas questões, mas fui levado pela minha indignação pelo procedimento da CBK.

Bom, ainda sobre o toque que deu sobre Confederações e a lei Zico, devo esclarecer o meu amigo que Portugal é um país democrático e não foi preciso nenhuma lei do género para haver o livre direito associativo.

Tal como aqui, lá juntam-se 3 amigos e constiuem uma associação e/ou federação.

Por isso, a chamada lei Zico não justifica tudo, os homens é que são os verdadeiros culpados.

Bom, agora quanto à questão dos apoios aos Atletas.

É evidente que existe um diferença monstra entre o que se passa na europa com o que se vive aqui. Por exemplo, não vou falar propriamente de Portugal porque ainda carece muito em comparação aos espanhóis e franceses, mas sempre é bem melhor que o que se passa no Brasil.

Embora os subsíduos sejam exíguos, a Federaçaõ Portuguesa paga tudo que é de pagar quando os atletas vão representar o país. Além disso, todos os atletas da selecção possuiem um ranking que lhes dá acesso a um estatuto de alta competição, e que vai beneficiar o atleta para entar nas universidades e noutras actividades da sociedade.

Bom, mas quando aos espanhóis e franceses, para não me alongar mais, digo apenas que são profissionais (subsidiados) e está tudo dito. Acho que não é necessário dizer mais nada.

Hai!
 

« Última modificação: Maio 20, 2008, 15:20:35 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #49 Online: Maio 20, 2008, 15:31:28 »
Não é uma marca, tipo adidas, mizuno etc, mas sim os governos, no caso dos países como França e Itália, que financia o karateca?

Por exemplo: No judô Brasileiro, a EMBRAER é a patrocinadora. É uma instituição pública. No basquete é a Eletrobrás. Na seleção Brasileira de Futebol (flamengo) é a Petrobrás. Mas no caso do Judô, além desta ajuda, os atletas são pagos pelos clubes - exemplo do clube Pinheiros - e por instituições privadas como A oi.
É o caso destes karatecas de ponta?


abraço

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #50 Online: Maio 20, 2008, 16:24:10 »
Sim, não só empresas de marca como a Adidas, mas muito especialmente empresas privadas.

Todavia, os melhores atletas têm uma bolsa atribuida pelo governo, em que é celebrado um contrato programa entre o Atleta e o Governo, que em Portugal é representado pelo IDP - Instituto do Desporto de Portugal.

Além disso a Federação custeia as despesas quando é preciso fazer estágios destinados à particiação em provas internacionais.

Mas a título de curiosidade, digo que aqueles atletas que conseguem o estatuto de alta competição, eles próprios também se preocupam em conseguir mais patrocinios e vão junto das empresas privadas que lhes interessam, apresentam o seu estatuto e conseguem normalmente bons apoios.

Esclarecido?

Antes de terminar, jamais esquecer aquela imbecibilidade dos dirigentes da CBK, isto provando o que foi dito...

Abraço

Hai!   
« Última modificação: Maio 20, 2008, 16:26:51 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #51 Online: Maio 20, 2008, 19:00:40 »
Acreditando na procedência das palavras do colega Tanaka, vejo que nada mudou, estando tudo como antes no castelo de abrantes.

Em 1994 quando fui competir na Argentina o Sulamericano e Mundial Aberto de Tiro Prático, a Confederação Brasileira de Tiro Prático também não bancou nada, no que me lembre, inclusive pediram para que devolvessemos os agasalhos oficiais que seriam utilizados oportunamente em outro evento....estão esperando até hoje que os atletas atendessem o pedido....

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline E.Nakau

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
  • Votos: +0/-0
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #52 Online: Maio 20, 2008, 20:08:04 »
Oss Pedro.



Olá Borchio,

Juro que não ví semelhança entre os dois.

Minha crítica não é quanto ao gyaku andante, talvez tenha usado erradamente essa expressão. Esse golpe está sendo aplicado com suporte da base e tem sua eficácia, repare que apesar de estar usando o peso do corpo, jogando seu centro de gravidade à frente, o Vitor usa uma forte tração com os pés a cada golpe aplicado.

O problema é com o "gyaku voador". Neste golpe o aplicante se joga, como se fosse dar um salto em distância, fazendo com que percorra um espaço maior e em menos tempo do que caminhando, apenas para poder aplicar o ponto e minimizar o tempo de reação de um deai do adversário. Como Lezon falou, deve ser por causa da regra. Permite esses golpes e o cara aplica mesmo o objetivo ali é marcar o ponto e ganhar.
Não acredito na eficiência desse golpe e muito menos entendo porque tanta gente nessa HL cai sentado de bunda no chão ou segura a cabeça como se tivesse sido acertado com um machado.
Deve ser coisa do "Top Gun do karate helénico" como ele se intitula.
Alias por falar nisso, o cara só não é mais fanfarrão por falta de tamanho.
Continuo a disser, para mim 100% esporte e 0% karate.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #53 Online: Maio 20, 2008, 20:48:54 »
Respeito todas as opiniões, como é evidente.

Mas, já alguém levou com um golpe dedsses? Eu não e nem queria levar...mas saibam que os visionei bem perto quer como Juiz, quer como árbitro central. E acreditem que fazem muitas vezes mossa...

Mas, vou dizer uma coisa que provavelmente vai chocar muita gente...atenção que não me vou referir ao Karateca grego e/outro qualquer. Vou tão somente contestar aqilo que parece impossível e que a grande maioria não acredita e vão contestar.

Mas eu não contesto porque sei que é verdade o que vou dizer, isto digo como se estivesse aí desse lado...Sabem que desferir um Urakuzi ou um Tatesuki utilizando o a rotação do corpo em simultâneo com o quadril e levantamente do calcanhar, tem o dobro da potência  do que se o mesmo golpe for aplicado com abase assente no  chão?

Pois é, se não acreditam, no próximo seminário Karateca net irei demonstar isso mesmo.

Hai!

Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #54 Online: Maio 20, 2008, 20:53:35 »
Oss Pedro.



Olá Borchio,

Juro que não ví semelhança entre os dois.

Minha crítica não é quanto ao gyaku andante, talvez tenha usado erradamente essa expressão. Esse golpe está sendo aplicado com suporte da base e tem sua eficácia, repare que apesar de estar usando o peso do corpo, jogando seu centro de gravidade à frente, o Vitor usa uma forte tração com os pés a cada golpe aplicado.

O problema é com o "gyaku voador". Neste golpe o aplicante se joga, como se fosse dar um salto em distância, fazendo com que percorra um espaço maior e em menos tempo do que caminhando, apenas para poder aplicar o ponto e minimizar o tempo de reação de um deai do adversário. Como Lezon falou, deve ser por causa da regra. Permite esses golpes e o cara aplica mesmo o objetivo ali é marcar o ponto e ganhar.
Não acredito na eficiência desse golpe e muito menos entendo porque tanta gente nessa HL cai sentado de bunda no chão ou segura a cabeça como se tivesse sido acertado com um machado.
Deve ser coisa do "Top Gun do karate helénico" como ele se intitula.
Alias por falar nisso, o cara só não é mais fanfarrão por falta de tamanho.
Continuo a disser, para mim 100% esporte e 0% karate.
Oss entendo seu ponto de vista... mas dai eu ja acho q é culpa dos juizes, eles so deviam dar ponto se tivesse a traçao q vc citou, como os juizes dao ponto pra qlq coisa, fica essa coisa bizarra ae... outro dia vi umas fotos de um regional em brasilia, cara tinha é muita gente socando gyaku AJOELHADO! e nao é ajoelhado de quando vc escorrega nao, os caras ajoelham pra atacar msm...a culpa é de quem?
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #55 Online: Maio 20, 2008, 23:44:40 »
Já que a discussão veio pra este lado,eu acho muito bom. Vejo que algumas federações e associações fazem regras que nem sempre encontram amparo na realidade. Por exemplo: na tradicional, segundo sei, golpe sem ambos os pés plantados não é ippon. Ou seja, eu enfio uma porrada, arranco a cabeça do adversário e, mesmo assim, os árbitros dão wazari(ou nem isso) porque um dos pés não  tava plantado no chão. Tem cabimento? Pra mim, não. A mesma questão é do soco ajoelhado. É errado? Não sei. Deixa eu ver alguém tomar uma porrada dessas (ou eu mesmo) que depois te digo. Na teoria eu concordo, mas e se na prática o cara socar dessa maneira e puser o adversário fora de combate? Digo que o golpe foi fraco?
Abraços,
Rodrigo

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #56 Online: Maio 21, 2008, 00:59:46 »
Rodrigo,
Tem toda a razão e por essa questão do questionar se o golpe for forte.
Posso adiantar-lhe desde já que se ele for devidamente executado, garanto-lhe que é bem forte.
Sobre a questão de executar um Tsuki ajoelhado, devo dizer que é perfeitamente aceite, pelo que é pontuável desde que tenha a forma correcta.
Penso ter esclarecido.
Hai!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #57 Online: Maio 21, 2008, 01:10:41 »
http://www.karatedebrasilia.org.br/galeria/amistoso/masc1/index.htm

ta bom olhem ae, se isso ai fizer dano pra vcs... sei la na minha visao de um reles kohai é que  nao tem como isso fazer muito estrago...

se eu nao me engano é a setima foto
« Última modificação: Maio 21, 2008, 01:20:14 por Borchio »
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #58 Online: Maio 21, 2008, 01:29:19 »
Amigo Borchio,

Não se esqueça que estamos em competição, que é o mesmo que dizer "controlo".Isto explica tudo meu caro! Tem regras e PONTO FINAL.

Se fosse para partir, partia mesmo.

Sobre as fotos que eu visionei, salvo um Gyakuzuki esquerdo de um Atleta (AO), todos os outros não tinham qualquer forma correcta para serem pontuados.

Hai!

Nota: Aproveito para informar os amigos que vou estar 5 dias ausente aqui do fórum. Um abraço a todos.
« Última modificação: Maio 21, 2008, 01:31:18 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Rotina de treinamento de um campeão
« Resposta #59 Online: Maio 21, 2008, 10:26:07 »
Por exemplo: No judô Brasileiro, a EMBRAER é a patrocinadora. É uma instituição pública. No basquete é a Eletrobrás. Na seleção Brasileira de Futebol (flamengo) é a Petrobrás.
abraço

A seleçao brasileira saiu da libertadores em pleno maracana perdendo de 3 pra um time mexicano?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."