Autor Tópico: Elasticidade das articulações  (Lida 11859 vezes)

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Elasticidade das articulações
« Online: Julho 04, 2008, 09:44:25 »
Oss!
Eu tenho uma grande dificuldade em desenvolver a elasticidade das articulações do quadril, e assim uma certa dificuldade em executar chutes.
Então, gostaria da ajuda dos mais experientes deste fórum, principalmente aqueles que sejam professores de educação física, de como eu poderia estar fazendo exercícios que desenvolvam esta amplitude nas articulações do quadril.

Que tipo de exercícios ajudaria a desenvoler esta potencialidade?
De preferência que possam ser feitos sozinhos, pois sempre chego meia hora antes do treino e gostaria de aproveitar este tempo para exercitar. 
Outra questão também é desenvolver a força do músculo adutor da coxa (se é que pesquisei direito), como poderia estar fazendo isto?

A saber, tenho 26 anos de idade, 1,79m de altura, 85 kg.
Oss! Grato desde já!

Offline Kihoken

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 249
  • Votos: +4/-0
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #1 Online: Julho 04, 2008, 13:44:31 »
Oi Emanuel, no link abaixo, tem uma excelente matéria com o Sensei Asai que era um mestre no uso das articulações. A matéria esta dividida em cinco partes. Na parte 3,  tem um método de treinamento para suavizar ligamentos. A explicação não e muito profunda mais tem algumas fotos que ilustram as idéias.

http://www.kyokai.com.br/materiaasai.htm

Oss!
Kohai Gabriel Bertazzoli.

Antoine

  • Visitante
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #2 Online: Julho 04, 2008, 17:19:44 »
Já que este tópico não envolve controvérsias, vou postar minha opinião no intúito de ser útil.

Quando a gente pisa em um buraco no chão, inconsientemente e por reflexo os músculos desde os quadril até os do tornozelo, chegando aos dos dedos dos pés, - e por vezes incluem movimentos dos braços - se contraem  corrigindo a anomalia, restaurando o equilíbrio e evitando uma agressão ao conjunto muscular- articular, evitando lesão ao conjunto.

Esse reflexo que se chama proprioceptivo e é o mesmo que impede a abertura das pernas em ângulo de 180 graus quando de forma voluntária.

Se o Karateca em pé consegue abrir uma perna 90 graus com um pé de cada vez em cima do encosto de uma cadeira, nada o impediria de abrir as duas ao mesmo tempo sentado no chão, visto que nada fisiologicamente exceto pele liga um conjunto (quadril -perna) ao do outro lado . . .

É esse o reflexo proprioceptivo.

Existe técnicas para conseguir transmitir a ele segurança e permitir maior alongamento. Técnicas como contrair os músculos no sentido inverso ao da abertura requerida por um um certo período (uns 30s) e em seguida relaxar e tentar abrir mais o ângulo da articulação.

Não aconselho a ninguém fazer isso de cara sem pesquisar mais na internet ou se consultar com um fisioterapeuta, ou um ortopedista mas que essas técnicas têm fundamento científico e prático têm. Oss.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #3 Online: Julho 05, 2008, 07:44:02 »
Oss

Excelentes exercícios de Asai Sensei,deve segui-los.

Acrescentar se possível:

   deitado costas com as pernas na parede em grande afastamento deixar a gravidade agir, se puder e tiver facíl use peso nas canelas.

   sentado mesma posição segurando os pés com inclinação à frente do tronco.

   todas as variantes possíveis.

   exercícios de insistência que usamos para aquecer dos dois lados e etc....

  tem tanta coisa para ser feita,é só pesquisar mais um pouco e de preferência estar com um profissional  de Ed. Física ao lado.

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #4 Online: Julho 07, 2008, 08:44:24 »
Oss!
Muito obrigado ao Kihoken, e segurei os alongamentos propostos no link. Obrigado ao Antoine, ótima explicação fisiológica o alongamento. Obrigado ao Yama, a prática encostado na parede é nova para mim e muito criativa.

Gostaria que alguém postasse o programa de alongamentos que segue, e que tenha observado bons resultados, com enfoque na amplitude das pernas, e se possível com fotos ou figuras ;) .

Algo do tipo: 1º faço este tipo de alongamento, 2º este outro tipo, 3º este outro, e assim por diante.... 

Estou pedindo conselhos dos mais experientes sobre alongamentos no Karatê, pois não quero correr o risco de me sobrecarregar nestes exercicios e assim machucar.

Grato desde já!

Oss!! 

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #5 Online: Julho 07, 2008, 11:25:19 »
Oss Emanuel

Voce só vai sobrecarregar se exagerar,se doer para e pronto,flexibilidade e alongamento cada um tem o seu e o seu limite próprio,se não me engano no livro de Nakayama Sensei tem uma série de exercícios com ilustrações,tem alguns livros de yoga básica que tem séries excelentes é só seguir e deixar as articulações e músculos falarem qdo deve parar :D

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #6 Online: Julho 07, 2008, 11:54:43 »
Oss Yama, Domo Arigato! 

Eu gostaria de "copiar" as séries de alongamento de alguém que se dispusesse a posta-la por aqui. Esta questão do Yoga, já me falaram que é ótimo para este fim, mas eu fico meio receoso em fazê-los por livros, porque sempre surgem as dúvidas: quanto tempo devo ficar na mesma posição, qual o limite etc.

Mas hoje mesmo estarei pondo em prática suas dicas de alongamento na meia hora que tenho antes da aula de karatê, pretendo utilizar este tempo para melhorar esta condição.

Oss!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #7 Online: Julho 08, 2008, 01:02:30 »
Oss Emanuel

como falei antes no livro The Best de Nayama Sensei tem uma série com fotos excelentes que podem dar "n" variações,mas vou ver se consigo fazer uma relação de exercícos de alongamento  individual e depois posto,o Márcio da Mushin é especialista nisto,eu só sei alguns e não prático com muita enfase pois tenho muitas dificuldades,caso de DNA :D :D :D :D :D :D.

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #8 Online: Julho 08, 2008, 09:05:16 »
Oss Yama!

Eu vou tentar comprar pela internet este livro, na verdade eu vou tentar comprar a coleção inteira, assim que tiver R$  :D

Eu fico muito grato por sua atenção em procurar e postar um rotina de alongamentos com o auxílio do extpert neste assunto Márcio da Mushin. E quanto a esta questão de DNA que você citou, acho que estou prestes a confirmar que também a possuo, pois é justamente por achar isto que estou pedindo a ajuda de vocês aqui do fórum.

Mas eu sou muito teimoso e assim que tiver esta rotina vou tentar melhorar minha condição de alongamento.

Oss!

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #9 Online: Julho 08, 2008, 16:25:02 »
Oss Emanuel!

Yoga ajuda sim, quando comecei não conseguia sentar de pernas cruzadas sem cair para trais.
Mas a evolução é lenta e continuada, demora consideravelmente para se conseguir resultados interessantes (mesmo porque, esse não é o objetivo).

Por que vc não tenta capoeira? Pela minha experiência, é mais no caminho que vc está querendo. Mas já te avisa que vai te dar um nó nos neurônios no começo.
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: Elasticidade das articulações
« Resposta #10 Online: Julho 09, 2008, 09:21:36 »
Oss DoghQuch!
Muito obrigado pela atenção.

Eu não tento fazer capoeira justamente para não perder o foco do Karatê. E também porque eu quero desenvolver o alongamento até um ponto que me permita aplicar golpes de pernas de maneira mais confortável e estável.
Por exemplo, quando estou treinando kihon e aplico yoko geri chudan ou mawashi geri jodan, percebo que perco o equilíbrio justamente pela falta de elasticidade, é como se a perna que aplica o golpe puxasse a que fica no chão, sem falar do desconforto (dor) na região do quadril. Por isso que eu percebo que deveria estar desenvolvendo mais a elasticidade.

Então, eu poderia fazer alguma atividade complementar de alongamento, mas que não me tirasse o foco do Karatê, entende?

Oss! Domo arigato!