Autor Tópico: Quanto tempo uma criança consegue treinar karate sem exaustão?  (Lida 10181 vezes)

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Gostaria de orientações da quantidade de horas que uma criança de 5 a 12 anos pode treinar sem sentir exaustão.
Tem um técnico maluco aqui fazendo os meninos treinarem 6 horas e meia...isso é correto?
Sempre noto que depois de 2 horas de teinos o rendimento das crianças começam a cair.
Ahh, existem 3 intervalos nestas 6 horas e meia, são intervalos de 10 minutos cada.

Offline Jose Fernando Pimentel

• Sr. Member
  • Votos: +5/-5
Re: Quanto tempo uma criança consegue treinar karate sem exaustão?
« Resposta #1 Online: Janeiro 16, 2009, 22:52:24 »
Isso é uma irresponsabilidade. Uma criança nessa faixa etária tem que estar vivendo o mundo da forma que lhe for mais rica e lhe auxiliar na sua formação e crescimento. Saturar ela com cargas horárias desse porte é uma loucura.

Quando assisto a competições de Ginástica Olimpica fico impressionado. A procura insana por resultados neste esporte faz com que crianças de 14 anos fiquem expostas a uma pressão psiciológica que muitos adultos não seguram. Vemos competidores em final de carreira aos 22 anos !

Meu professor tinha um princípio muito interessante. As vezes a aula dele acabava antes da hora, as vezes passava em muito. Para ele as aulas tinham que "render bem", independente do tempo. Enquanto a aula estivesse sendo proveitosa e não estivesse passando do ponto útil para um treino, estava bom. As vezes nos levava a exaustão física completa, mas depois explicava que a evolução do espírito e da disciplina havia sido boa. As vezes acabava a aula inesperadamente depois de um kata e nos mandava para casa mentalizando sobre aquela última execução de kata, pois havia sido muito boa.

O bom rendimento de um treino não é uma questão de tempo, mas de qualidade. É claro que atlétas profissionais necessitam de várias horas por dia para alcançar um bom resultado, mas aos 10 anos ? Acho um absurdo.

Oss.

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #2 Online: Janeiro 16, 2009, 23:36:07 »
deve ter algum prof. de educação fisica no forum que pode responder
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #3 Online: Janeiro 17, 2009, 02:08:33 »
Oss

vamos lá....

Zeiza Sensei os alunos que este gênio está treinando são da seleção local  ???

todos( pais e alunos ) concordaram com este tipo de treinamento de alto rendimento,se é esse o caso  ???

por acaso só é dado karate durante este mega periodo de treino só acoselhavel para atletas de alto rendimento com grande acompanhamento médico/nutricional/fisiológico  ???

devem haver outras perguntas mas como não temos dados suficientes ainda eu como Profº de Ed. Física não faria isto, por causar inumeros prejuízos`a saúde destas criaturas.

mas se tem alguém aprovando e os a """atletas """ estão ganhando, acham que isso vai mudar enquanto nenhum deles tiverem um treco por fadiga ou outro problema físico/psicólogico qquer  :o :o :o :o

tem doido pra tudo  :o e tem gente que acha certo  >:( >:( >:( >:(

eu tenho alguns alunos de 4 a 6 anos que fazem aulas de 30' min. com apenas 15 de karate os outros 15' min faço trabalho ludico com eles ....

aí qdo estão com sete anos ou mais seguem nas aulas normais com aquec. de 10 ' a 15' kihon/kata e kumite com almofadas/rebatedores/saco /2 a 2/não uso fitinha (de papel ) amarrada no pulso, mas as coloco nas faixas para que eles tirem com as mãos ou com os pés,correm, saltam, transportam,rolam lateral,cambalhotas e ukemis de frente de lado para trás,piruetas bastante alongamento e outros mais e é claro que não é tudo nos outros 45 ' min., é no ano todo aula a aula ........

só karate 6 horas com 10' de descanso isso é coisa de atleta adulto com um grande aparato técnico.....  >:( >:( >:( >:( >:(

O problema maior são os malditos resultados como disse Pimentel Sensei ..

eu procuro não formar atletas e sim homens e mulheres satisfeitos e que possam ter confiança de se dominar e dominar qdo for necessário e isso já é dificil pra cacete  :-[

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #4 Online: Janeiro 17, 2009, 06:33:50 »
Nesse caso inverto a ordem.

Começa prendendo os pais e depois o professor.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #5 Online: Janeiro 17, 2009, 08:46:24 »
Oss,

Maluco tem em todos os lugares...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #6 Online: Janeiro 17, 2009, 10:06:20 »
OLá!
Quando eu digo que não se pode misturar Karate com nenhuma dessas palhaçadas,
como esporte e competições, parece radical, mas a realidade é que o Karate exige
muito mais do corpo do que qualquer esporte, pelas formas e pela força mecânica sobre as articulações.
Por isso não pode ser treinado como qualquer esporte.
Quem pratica isso, que chamam de Karate de alto rendimento para comptições,
terá o corpo preparado por pouco tempo. E Karate é para toda vida.
Vc. terá que treiná-lo a vida toda com a mesma disposição na velhice que teve na juventude.E quanto mais treiná-lo mais sentirá que ainda precisa de mais treino,o que melhora é somente a experiência e a certeza que Vc. sempre será vencido por ele.
Para quem pratica Karate de verdade, para a vida, estará sendo vencido no dia a dia, até o fim de sua vida, mas para quem o pratica como esporte para venc competições, será vencido por ele antes de sua velhice,que é o momento em que mais precisamos do Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Troyman

• Hero Member
  • Votos: +5/-16
« Resposta #7 Online: Janeiro 17, 2009, 12:09:40 »
Pedro

Belas falas.  Nem parece que foi você que postou... (brincadeirinha).  Mas compartilho em gênero, número e grau de tudo o que foi dito.  Karate-Do é para a vida toda.  No dia que você achar que conhece tudo, você já estará completamente derrotado!  Mas a parte esportiva também acho válida (com algumas ressalvas, é claro) pelo que ensina em matéria de comportamento, aceitação da derrota e demonstração de humildade na vitória.

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #8 Online: Janeiro 17, 2009, 14:57:39 »
Obrigada pelas dicas de treinamento, tb concordo com vc, treino crianças já vai fazer 10 anos, sei que é pouco tempo...mas sempre faço assim como vc explicou, ahh gostei tb das dicas, pode ter certeza, vou aproveitá-las, da fitinha... hoje houve um debate sobre os horários e entramos em um consenso, os treinos serão de duas horas direto ou duas horas e intervalo de 15 minutos e mais uma hora hora ou apenas meia, ou seja, duas horas e meia no total, mas quando verificar que o rendimento não está bom, pára, como o Pedro falou.
Oss

vamos lá....

Zeiza Sensei os alunos que este gênio está treinando são da seleção local  ???

todos( pais e alunos ) concordaram com este tipo de treinamento de alto rendimento,se é esse o caso  ???

por acaso só é dado karate durante este mega periodo de treino só acoselhavel para atletas de alto rendimento com grande acompanhamento médico/nutricional/fisiológico  ???

devem haver outras perguntas mas como não temos dados suficientes ainda eu como Profº de Ed. Física não faria isto, por causar inumeros prejuízos`a saúde destas criaturas.

mas se tem alguém aprovando e os a """atletas """ estão ganhando, acham que isso vai mudar enquanto nenhum deles tiverem um treco por fadiga ou outro problema físico/psicólogico qquer  :o :o :o :o

tem doido pra tudo  :o e tem gente que acha certo  >:( >:( >:( >:(

eu tenho alguns alunos de 4 a 6 anos que fazem aulas de 30' min. com apenas 15 de karate os outros 15' min faço trabalho ludico com eles ....

aí qdo estão com sete anos ou mais seguem nas aulas normais com aquec. de 10 ' a 15' kihon/kata e kumite com almofadas/rebatedores/saco /2 a 2/não uso fitinha (de papel ) amarrada no pulso, mas as coloco nas faixas para que eles tirem com as mãos ou com os pés,correm, saltam, transportam,rolam lateral,cambalhotas e ukemis de frente de lado para trás,piruetas bastante alongamento e outros mais e é claro que não é tudo nos outros 45 ' min., é no ano todo aula a aula ........

só karate 6 horas com 10' de descanso isso é coisa de atleta adulto com um grande aparato técnico.....  >:( >:( >:( >:( >:(

O problema maior são os malditos resultados como disse Pimentel Sensei ..

eu procuro não formar atletas e sim homens e mulheres satisfeitos e que possam ter confiança de se dominar e dominar qdo for necessário e isso já é dificil pra cacete  :-[

Oss
alberto

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #9 Online: Janeiro 17, 2009, 15:00:09 »
ahh, tb faço como vc aulas para menos de 7 anos, somente 45 min no máximo.
Oss

Oss
alberto

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #10 Online: Janeiro 17, 2009, 15:05:37 »
Pedro,
vc está certo, não é radicalismo não, mas quem quer treinar karate, tem que ter em mente que é para a vida toda...o problema é que aqui...a seleção está sendo montada agora, então haja sacrifício...acho sacrificante colocar crianças treinando até a exaustão...outro dia mesmo tem um menino que começou a chorar desesperadamente pq errou uma parte do empi, não há de ver que ele mesmo todo vermelho, chorando, e a mãe lá fora vendo e chorando tb, pois ele enquanto não fez o kata novamente pra acertar o movimento não parou, mas enquanto isso, parecia que ele ia ter um troço...e o professor dele ali, forçando...foi uma coisa de louco....aí eu me pergunto: até que ponto isto ajuda a formar o cárater ou um campeão? vai saber? não é? então...eu sendo adulta entendo e faço, não desisto, mas e uma criança? é complicado!
OLá!
Quando eu digo que não se pode misturar Karate com nenhuma dessas palhaçadas,
como esporte e competições, parece radical, mas a realidade é que o Karate exige
muito mais do corpo do que qualquer esporte, pelas formas e pela força mecânica sobre as articulações.
Por isso não pode ser treinado como qualquer esporte.
Quem pratica isso, que chamam de Karate de alto rendimento para comptições,
terá o corpo preparado por pouco tempo. E Karate é para toda vida.
Vc. terá que treiná-lo a vida toda com a mesma disposição na velhice que teve na juventude.E quanto mais treiná-lo mais sentirá que ainda precisa de mais treino,o que melhora é somente a experiência e a certeza que Vc. sempre será vencido por ele.
Para quem pratica Karate de verdade, para a vida, estará sendo vencido no dia a dia, até o fim de sua vida, mas para quem o pratica como esporte para venc competições, será vencido por ele antes de sua velhice,que é o momento em que mais precisamos do Karate.
Oss
Pedro

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #11 Online: Janeiro 17, 2009, 15:08:39 »
Concordo com vc e com seu professor!

Meu professor tinha um princípio muito interessante. As vezes a aula dele acabava antes da hora, as vezes passava em muito. Para ele as aulas tinham que "render bem", independente do tempo. Enquanto a aula estivesse sendo proveitosa e não estivesse passando do ponto útil para um treino, estava bom. As vezes nos levava a exaustão física completa, mas depois explicava que a evolução do espírito e da disciplina havia sido boa. As vezes acabava a aula inesperadamente depois de um kata e nos mandava para casa mentalizando sobre aquela última execução de kata, pois havia sido muito boa.

O bom rendimento de um treino não é uma questão de tempo, mas de qualidade. É claro que atlétas profissionais necessitam de várias horas por dia para alcançar um bom resultado, mas aos 10 anos ? Acho um absurdo.

Oss.

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #12 Online: Janeiro 17, 2009, 18:00:35 »
Olá!
Zeiza San, Vc. falou que o menino chorou porque não acertou um movimento do Kata Empi?
Para mim isso é assustador! Desde quando um garoto de 10 ou 12 anos, por melhor que seja tem a capacidade (por tempo de treino ou mesmo por qualidade intelectual)
de entender um Kata como o Empi?
Esses meninos deveriam estar treinando e aprendendo o Heian shodan.
Por essas e outras tenho cada vez mais a certeza de que o Verdadeiro Karate está no fim.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #13 Online: Janeiro 17, 2009, 18:12:42 »
Pior que o Empi só a $%&! do Jion.

E por falar em kata $%&! como vão seu treino de Wankan, Pedrão?
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #14 Online: Janeiro 17, 2009, 22:23:46 »
Oss,

Infelizmente, Pedro, nem todos pensam assim: que Karatê-Dô pode ser levado para vida também; para além das portas do Dojô - como assim dizia o velho mestre Funakoshi, Gichin entre outros com mesma filosofia. 

-//-

As pessoas "leigas" se surpreendem quando eu digo que muitas coisas na vida eu aprendi praticando Karate-Do. Ficam admiradas e respeitam acima de tudo o caminho que escolhi. Dizem que gostariam de ter um pouco mais de disciplina para também entrar nessa "onda", mas como nós sabemos: numa boa escola, não são todos que ficam.

Infelizmente, quando eu digo a alguém "inteiramente leigo" dentro do meu Dojô - estas que pretensiosamente se auto-denominam conhecedores do Karate-Do (muitos com menos de 5 anos de treino) - que podemos levá-lo para nossas vidas particulares, elas simplesmente não acreditam e acham que você encara arte marcial de forma exagerada e até mesmo radical (como uma religião xiita).

-//-

Bem. Pedrão, posso estar falando $%&!, pois tem gente que nem acredita em filosofia! KkK... Pensa que a palavra se resume apenas às aulas chatas de Maquiavel no Ensino Médio! KkK...

Oss.
« Última modificação: Janeiro 17, 2009, 22:25:24 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.