Autor Tópico: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?  (Lida 6305 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Online: Março 11, 2009, 12:11:55 »
Oss Pessoal!

TEnho uma dúvida: O gyaku tzuki muda de escola para escola?
Não digo quanto a forma (talvez até quanto a forma) mas sim quanto a execução. (exemplo: guiaku tzuki sempre será um soco com o braço oposto a perna que está a frente.)

A questão da minha pergunta é: por exemplo entre o karate shotokan esportivo e o tradicional. Tem diferença?
Por exemplo: No karate esportivo tem aquela coisa de "bate e puxa" (hiki-te). No Marcial o braço fica mais tempo? (não sei se estou conseguindo externar minha dúvida)

BOm, minha dúvida é que no esportivo há uma cobrança tão grande pra puxar o braço de volta, que quase não dá nem pra atingir o oponente. De tão rápido qeu tem que voltar a mão.  Se o braço fica lá um pouquinho que seja, tu já não consegue o ponto.

E eu às vezes quero é bater no meu oponente (tá.. vamos falar a verdade! às vezes tem oponentes que dá vontade mesmo de dar umas porradinhas.. sabe como é. não sejamos hipócritas.) então penso: "dane-se a $%&! do ponto. Eu quero é pegar esse cara! ele pode até ganhar a luta, mas eu é que vou pra casa satisfeito e ele com uma lembrancinha minha..." 

(me despertou essa dúvida, durante o relato do amigo Cuca, no tópico "karate com prazo de validade")

Oss!

(Moderador, se esse tópico for demais, estiver poluindo, pode deletar, sem problemas! Oss!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #1 Online: Março 11, 2009, 12:45:37 »
Olá!
Caro 22,
Guiako tsuki é um só,o que existem são socos eficiêntes e socos ineficiêntes.
Quando vc. aplica um guiako Vc. deverá estar preparado,como se aprende no kihon, a seguir o controle total do corpo e não somente o do braço.
Hikite na verdade não é simlesmente a puxada do braço,como fazem em competição,hikite é mais do que uma simples puxada de braço, é a cintura que acionada,faz com que o braço recue em balanço ritimado.
E quando aplicado qualquer golpe de braço ou perna,Vc. deverá vislumbrar como objetivo o que está atraz do alvo e nunca o alvo em si.
É mais ou menos isso,treine que com o tempo,Vc. deverá sentir esse ritimo de equilibrio.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #2 Online: Março 11, 2009, 12:51:13 »
Eu nunca entendi esse negocio de puxar o braço.

Eu só puxo um braço pra meter a mão com o outro. Eu lá vou puxar o braço e deixar meus cornos desguarnecido?!?!?!?!

Só vai um pra tras se o outro for pra frente (parece coisa de Santista).

Ou seja, quando meto a mão ela fica por lá mesmo durante um tempo. Sei lá se ta certo mas é assim que faço. Nem sei se foi assim que aprendi.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #3 Online: Março 11, 2009, 12:55:04 »
Oss,

Assino embaixo do que o Pedro Sensei disse e, além disto, aconselho a leitura dos livros de M. Nakayama Sensei para auxiliar na descoberta... Mas treine mais do que leia!  ;D :D ;)

Um Sensei certa vez falou: "Karatê não é pra tirar ponto, é para dar ponto".

Eitá filosofia arretada!
Fica ela aí para ser filosofada...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #4 Online: Março 11, 2009, 13:21:27 »
É o chamado " chicote " que o 22 ta falando...
É como se o alvo te desse um choque de 1.000.000 de volts ou watts, lá sei eu a unidade correta. No karate esporte eles ensinam a puxar de volta o braço que golpeia de forma tão rapida quanto o movimento inicial.
O Pedro e Gustavo falaram como deve ser.
E Gustavo, depois que "atravessa" o alvo, tem de ficar lá mesmo...
Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #5 Online: Março 11, 2009, 13:32:40 »
Oss!

Vou me arriscar aqui, mas que eu me lembre, essa diferença no tempo de recuperação é devido à importância que se da ao kime.

Seria o tensionamento de todos os másculos no momento exato do impacto antes de terminar a rotação do punho.

Até a faixa Roxa, no tradicional, tende-se a perder muito tempo nesse "instante" do movimento. Mas os mais hábeis e experientes conseguem ter um kime poderosíssimo com um mínimo de atraso.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #6 Online: Março 11, 2009, 13:52:30 »
Oss,

O Kime deve estar contido no conjunto da ação.

Tomemos a exemplo o Gyako-Zuki: em base Zenkutsu, aplica-se inicialmente a força, que se origina desde os calcanhares, com o movimento de quadris e, ates do disparo ao alvo com a mão que está presa a "catapulta" (o quadril), a mão que se encontra na frente ou em bloqueio Gedan deve ser puxada violentamente para perto do corpo. Com isso, os dois punhos devem chegar em seu ponto de destino na mesma exatidão (estamos tratando de uma base parada). UTILIZANDO o Hiki-Te, tal mão que atingiu o alvo deve retornar ao ponto de origem mais rápido do que em sua ida.

Só cuidado para não confundir treinamento de fundamento com socos em Makiwara ou em... Campeonatos...

-//-

"Golpear com precisão não é o mesmo que acertar um golpe. Seja qual for o tipo de ataque, a pessoa deve antes determinar como será o golpe e depois executá-lo exatamente como planejou. Por outro lado, acertar um golpe não é nada mais do que isso, mesmo que ele seja forte o bastante para matar o adversário. Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado".

Miyamoto Musashi, Gorin no Sho.


Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Andrews AL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 36
  • Votos: +0/-0
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #7 Online: Março 11, 2009, 14:18:42 »
Citar
"Karatê não é pra tirar ponto, é para dar ponto".

Sabia filosofia

Oss.
O que é o Mal? È Deus que adormece na consciência Humana.

Andrews-AL

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #8 Online: Março 11, 2009, 19:02:13 »
Oss

Oss,

Um Sensei certa vez falou: "Karatê não é pra tirar ponto, é para dar ponto".

Oss.

Eu também ouvi isto da boca de um samurai brasileiro, e vi com meus  :o na prática. como dizemos por aqui: Eita cabra arretado!
Oss

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #9 Online: Março 11, 2009, 23:27:04 »
Olá!
Caro 22,
Guiako tsuki é um só,o que existem são socos eficiêntes e socos ineficiêntes.
Quando vc. aplica um guiako Vc. deverá estar preparado,como se aprende no kihon, a seguir o controle total do corpo e não somente o do braço.
Hikite na verdade não é simlesmente a puxada do braço,como fazem em competição,hikite é mais do que uma simples puxada de braço, é a cintura que acionada,faz com que o braço recue em balanço ritimado.
E quando aplicado qualquer golpe de braço ou perna,Vc. deverá vislumbrar como objetivo o que está atraz do alvo e nunca o alvo em si.
É mais ou menos isso,treine que com o tempo,Vc. deverá sentir esse ritimo de equilibrio.
Oss
Pedro

O Pedro explicou de forma clara, indo além ao entrar, a meu sentir, na seara do kime.  Concordo plenamente.  Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #10 Online: Março 12, 2009, 00:49:53 »
Oss

esse negócio de ir para trás e para frente mas de ré total é ciosa de carioca  :D :D não de santista  :D :D :D :D :D conheci alguns mágicos cariocas que escondiam no retorno e só andavam para trás  :D :D :D :D :D

Pedro Sensei foi perfeito tem dois tipos mesmo o que acerta e o que não acerta ....

Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #11 Online: Março 12, 2009, 10:04:07 »
Olá!
Caro Yama,existe também o que acerta e não derruba.
Karate sem Makiwara e sem saco de pancadas,não é Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Lú Lobato

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
  • Votos: +0/-0
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #12 Online: Setembro 24, 2009, 12:58:17 »
hikite é mais do que uma simples puxada de braço, é a cintura que acionada, faz com que o braço recue em balanço ritimado.


Belíssima descrição sensei Pedro!

Lú Lobato - ALK

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #13 Online: Setembro 24, 2009, 13:50:10 »
Pedrao,

O que é Balanço ritmado?
O meu hikite não balança nada..vai direto pra cintura.
Acho que o porradão que vc tomou do Ennio tirou alguns parafusos seus....ou então colocou-os no lugar hehehehe.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline icefusion

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
  • Leões Karatê - Rolandia / PR
Re: Há diferença nos gyakus tzuki, de escola para escola?
« Resposta #14 Online: Setembro 24, 2009, 14:35:53 »
essa puxada q ele comentou, o meu sensei (e eu tb analisei) é muito importante...mas é claro q tudo tem que ser trabalhado..todo o conjunto....creio que gyaku tzuki não seja soh a ida para cima do adversário...creio que seja tb o retorno....assim como creio q o gyaku tzuki não seja apenas um soco e sim a força toda de seu corpo. Como meu sensei explicou, funciona como um chicote, esta "relaxado", chega ao seu ápice de tensão (a hora do estalo do chicote), depois retorna "relaxado"....

como meu sensei disse, temos que sair da "boca do leão" antes q o mesmo feche....

bater com eficiencia, se esquivar com eficiencia....
Karatê...
Para treinar a mente e o corpo...
Para ambos estarem em sintonia...
Atingir o Equilíbrio e aplica-la em seu dia a dia....