Autor Tópico: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)  (Lida 6080 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Online: Maio 04, 2009, 14:08:32 »
Oss,

Pessoal, eu tenho uma dúvida: Por que no kihon e até mesmo nos kata, por exemplo caminhando Oi-Tzuki, mantemos o braço esticado, porém numa luta, kumite, efetuamos o movimento e puxamos o braço de volta (hikite)?

Tá.. assim, porque puxamos o braço de volta numa luta eu sei... mas por que no kihon, que é a base, não executamos o movimento da mesma maneira?

Não sei se consegui expressar minha dúvida corretamente.. se sim, por favor, respondam-me!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #1 Online: Maio 04, 2009, 14:41:50 »
Oss,

22,

Entendi sua pergunta.

Creio eu que a resposta esteja na preservação do Kime, na consciência do alvo,  na exclusão de movimentos desnecessários e na definição da postura. Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.

Oss.
« Última modificação: Maio 04, 2009, 14:49:24 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #2 Online: Maio 04, 2009, 14:47:53 »
 ???
Foi o 22 que perguntou!
 ::) :P :o :D

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #3 Online: Maio 04, 2009, 14:50:41 »
Oss,

KkK!
Estava com o Ctrl+C com teu nick pra responder a um outro tópico!

Falha técnica...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #4 Online: Maio 04, 2009, 15:11:27 »
Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.

Obrigado PsekiMG!

Porém, o que dificulta muitas das vezes o meu aprendizado, é que eu não consigo dissociar o karate como vocês.
Essa parte aqui "luta é outra questão", eu tenho dificuldade em compreender. Talvez por isso eu não melhore meu karate como gostaria de melhorar, e consequentemente não consiga me tornar melhor karateca)

Como pode ver continuo carente de resposta, mas agradeço muito sua participação! Obrigado cara!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
'
« Resposta #5 Online: Maio 04, 2009, 15:18:10 »
Oss,

22,

Qual a tua graduação?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #6 Online: Maio 04, 2009, 15:20:13 »
1o dan
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #7 Online: Maio 04, 2009, 17:32:57 »
Oss,

Estava esperando alguém mais participar do debate...

... enfim. Algo que lembrei, e que pode ajudar a entender a locomoção com o braço esticado (Oi-tsuki), é o fato de algumas pessoas excederem o golpe, jogando os ombros para frente tentando atingir mais distância aos invés de utilizarem a rotação do quadril e firmar o soco com os ombros no mesmo alinhamento frontal, conseguindo assim o impacto...

... assim como também existem pessoas que se esquecem de puxar de volta braço que fica em retaguarda quando se dispara um soco...

... existem "n" maneiras de se compreender o fato do Oi-Tsuki permanecer (ao invés de usar o Hikite) nos exercícios de fundamentos.

Oss.
« Última modificação: Maio 04, 2009, 17:35:02 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #8 Online: Maio 04, 2009, 18:13:06 »
Oss,

22,

Entendi sua pergunta.

Creio eu que a resposta esteja na preservação do Kime, na consciência do alvo,  na exclusão de movimentos desnecessários e na definição da postura. Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.

Oss.

Prezado PSekiMG 
Acredito que possa complementar sua resposta. O movimento só fica "limpo" após ser  repetido por milhares de vezes durante o Kihon e somente terá potência no momento em que houver envolvimento do corpo, como um todo, pensando que o Oi-zuki inicia-se na primeira metade do passo, onde o equilíbrio dinâmico e a velocidade determinarão a eficiência do golpe (tudo obtido exclusivamente no Kihon).
Não existe crítica no que vou dizer, apenas uma observação ao constatar por inúmeras vezes que há intensas discussões sobre impacto do golpe, estudos e suas fórmulas, mas não vi até agora ninguém nem ao menos falar sobre deslocamento. Convém lembrar que não haverá golpe potente, se ele não vier com velocidade  "carregando", criando sinergia entre os segmentos, todo o corpo.
"Estamos construindo um telhado sem ter o alicerce".
Oss
Ricardo

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #9 Online: Maio 04, 2009, 19:52:13 »
Oss,

Sensei DElia,

Citar
Convém lembrar que não haverá golpe potente, se ele não vier com velocidade  "carregando", criando sinergia entre os segmentos, todo o corpo.

Deixa eu ver só se compreendi: neste caso o senhor se refere ao golpe aplicado com todo o apoio do corpo? Aquela velha história do "empurra o soco com o abdômen"? Não consegui entender direito...

... desculpe minha ignorância!  :( :'( :'(

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #10 Online: Maio 04, 2009, 21:28:16 »
Oss,

22,

Entendi sua pergunta.

Creio eu que a resposta esteja na preservação do Kime, na consciência do alvo,  na exclusão de movimentos desnecessários e na definição da postura. Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.

Oss.

Prezado PSekiMG 
Acredito que possa complementar sua resposta. O movimento só fica "limpo" após ser  repetido por milhares de vezes durante o Kihon e somente terá potência no momento em que houver envolvimento do corpo, como um todo, pensando que o Oi-zuki inicia-se na primeira metade do passo, onde o equilíbrio dinâmico e a velocidade determinarão a eficiência do golpe (tudo obtido exclusivamente no Kihon).
Não existe crítica no que vou dizer, apenas uma observação ao constatar por inúmeras vezes que há intensas discussões sobre impacto do golpe, estudos e suas fórmulas, mas não vi até agora ninguém nem ao menos falar sobre deslocamento. Convém lembrar que não haverá golpe potente, se ele não vier com velocidade  "carregando", criando sinergia entre os segmentos, todo o corpo.
"Estamos construindo um telhado sem ter o alicerce".
Oss

Peço desculpas pela intromissão.

Posso até estar equivocado, no que o Sensei D'Elia me corrija, mas o que parece querer dizer, PSekiMG, é que a eficiência do Oi-zuki se inicia na passagem da perna que vai à frente pela a de apoio, onde o equilíbrio dinâmico e a velocidade dessa passagem irão determinar a potência e eficiência do golpe final, digo mais, na minha limitada visão, penso que, talvez, esse conjunto que se desloca e termina o seu percurso quando os nós dos dedos da mão tocam o seu objetivo, se inicia no pé da perna de trás, mas se apura, com vital importância, da sua metade para frente, ou seja, se entendi o exposto acima, na primeira metade do passo como acima exposto.

Num paralelo, explico o acima: Um projétil de uma arma de fogo faz um movimento helicoidal no interior do cano que for raiado (dotado de raiamento = estrias), indiferente ser for destrógeno ou sinestrógeno, durante o seu percurso, sendo que quanto maior o cano, mas apurado fica esse movimento de forma a possibilitar uma maior precisão, por isso que as armas de cano longo viabilizam tiros mais precisos que as de cano curto, uma vez que o projétil antes de sair da boca do cano tem o seu movimento apurado.

Mudando o que se deve mudar, se vc aplica um Oi-zuki sem todo o trabalho do corpo (deslocamento) que se inicia no impulso do pé traseiro e se apura na primeira metade do passo para frente para finalizar nos nós dos dedos da mão (cano longo), vc certamente não estará efetuando um golpe com toda a sua eficiência e precisão possível.

Desculpe-me se confundi e não me fiz entender, ou até mesmo se viajei, mas é o que penso.

Oss !!!
« Última modificação: Maio 04, 2009, 21:35:27 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #11 Online: Maio 05, 2009, 11:42:34 »
Pêcego,
obrigado pela contribuição, vc entendeu e destrinchou meu comentário.
Só mais uma observação, quem comanda e determina a eficácia desta "primeira metade" é a perna da frente,que exerce quase que total predominância ou grande parte, na ação que determina o arranque, o equílibrio e a direção do golpe, de qualquer posição que se parta, parado ou em movimento.
Na minha condição de leigo no assunto armas de fogo, comparando o golpe com maior nível contundência é como um único projétil que sai de um cano com alma raiada, e o golpe com menor precisão de direção e menor impacto são os projéteis de um cartucho que saem de um cano de alma lisa (por favor, me corrija como quiser).
Oss

Ricardo

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #12 Online: Maio 05, 2009, 13:09:54 »
sensei fala pra gente, "agarra o chão com o pé da frente, e puxa na hora de avançar".
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #13 Online: Maio 05, 2009, 13:32:11 »
sensei fala pra gente, "agarra o chão com o pé da frente, e puxa na hora de avançar".

Felipe,
se a pergunta foi para mim, posso dizer que vc resumiu e foi objetivo, é isso aí, nada mais nada menos. Falou tudo e fácil!
Obrigado pela colaboração.
Oss
Ricardo

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Dúvida: Kihon (kata) e Hikite (kumite)
« Resposta #14 Online: Maio 05, 2009, 14:43:30 »
Pêcego,
obrigado pela contribuição, vc entendeu e destrinchou meu comentário.
Só mais uma observação, quem comanda e determina a eficácia desta "primeira metade" é a perna da frente,que exerce quase que total predominância ou grande parte, na ação que determina o arranque, o equílibrio e a direção do golpe, de qualquer posição que se parta, parado ou em movimento.
Na minha condição de leigo no assunto armas de fogo, comparando o golpe com maior nível contundência é como um único projétil que sai de um cano com alma raiada, e o golpe com menor precisão de direção e menor impacto são os projéteis de um cartucho que saem de um cano de alma lisa (por favor, me corrija como quiser).
Oss



Perfeito !!! Por isso os canos de alma raiada expelem múltiplos projéteis ovais por meio de cartuchos, em que a precisão irá decorrer da distância do alvo e do choke (constituição interna do cano próxima a saída) que irá permitir que os diversos bagos de chumbo permaneçam ou não concentrados por maior ou menor distância, aumentando ou diminuindo, respectivamente, a precisão e eficiência do disparo.

Felipe, esse treino de deslocamento, o Sensei D'Elia nos passou naquele treinão de Ribeirão Preto.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu