Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.
Oss,22,Entendi sua pergunta.Creio eu que a resposta esteja na preservação do Kime, na consciência do alvo, na exclusão de movimentos desnecessários e na definição da postura. Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.Oss.
Convém lembrar que não haverá golpe potente, se ele não vier com velocidade "carregando", criando sinergia entre os segmentos, todo o corpo.
Citação de: PSekiMG em Maio 04, 2009, 14:41:50Oss,22,Entendi sua pergunta.Creio eu que a resposta esteja na preservação do Kime, na consciência do alvo, na exclusão de movimentos desnecessários e na definição da postura. Como estamos nos referindo aos fundamentos, vale ressaltar que tal está inserido no conjunto do aprendizado do Karatê-Dô como ele é de fato, a luta é outra questão.Oss.Prezado PSekiMG Acredito que possa complementar sua resposta. O movimento só fica "limpo" após ser repetido por milhares de vezes durante o Kihon e somente terá potência no momento em que houver envolvimento do corpo, como um todo, pensando que o Oi-zuki inicia-se na primeira metade do passo, onde o equilÃbrio dinâmico e a velocidade determinarão a eficiência do golpe (tudo obtido exclusivamente no Kihon).Não existe crÃtica no que vou dizer, apenas uma observação ao constatar por inúmeras vezes que há intensas discussões sobre impacto do golpe, estudos e suas fórmulas, mas não vi até agora ninguém nem ao menos falar sobre deslocamento. Convém lembrar que não haverá golpe potente, se ele não vier com velocidade "carregando", criando sinergia entre os segmentos, todo o corpo."Estamos construindo um telhado sem ter o alicerce".Oss
sensei fala pra gente, "agarra o chão com o pé da frente, e puxa na hora de avançar".
Pêcego,obrigado pela contribuição, vc entendeu e destrinchou meu comentário.Só mais uma observação, quem comanda e determina a eficácia desta "primeira metade" é a perna da frente,que exerce quase que total predominância ou grande parte, na ação que determina o arranque, o equÃlibrio e a direção do golpe, de qualquer posição que se parta, parado ou em movimento.Na minha condição de leigo no assunto armas de fogo, comparando o golpe com maior nÃvel contundência é como um único projétil que sai de um cano com alma raiada, e o golpe com menor precisão de direção e menor impacto são os projéteis de um cartucho que saem de um cano de alma lisa (por favor, me corrija como quiser).Oss