Autor Tópico: A ISKF - International Shotokan Karatê Federation  (Lida 3299 vezes)

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
A ISKF - International Shotokan Karatê Federation
« Online: Novembro 20, 2012, 14:49:55 »
Estou divulgando este tópico com o sentido de divulgar o intenso trabalho da ISKF em divulgar o Karatê Shotokan no mundo, além do trabalho da ISKF aqui no Brasil.

SEGUE:


HISTÓRIA DA ISKF

O Início

A International Shotokan Karate Federation (ISKF) é uma organização sem fins lucrativos que busca a promulgar o karatê do tradicional japonês em todo o mundo. A ISKF foi fundada em setembro de 1977. Shihan Teruyuki Okazaki, 10 º dan, Presidente e pelo Instrutor Chefe do ISKF o Shihan Yutaka Yaguchi, 9 º dan, Vice-Presidente e Instrutor Chefe Vice, foram dois dos fundadores originais. Hoje, a ISKF é composta de mais de 28 países Pan-americanos, e mais de 32 países da Europa, Ásia, Oriente Médio e África. A ISKF ainda está crescendo e constantemente acrescenta novos dojos e países a seus membros, e, atualmente tem mais de 75.000 membros individuais em todo o mundo.

A visão dos fundadores da ISKF era promover karate-do shotokan tradicional , como descrito nos ensinamentos do Dojo Kun e Niju Kun . Mestre Gichin Funakoshi, o fundador do  Karate Shotokan moderno, escreveram os Kuns Dojo e Niju não apenas como um guia para praticar karate, mas também como um guia para a vida diária. Ele viu o karate como um veículo para espalhar a paz e a harmonia no mundo. Mestre Nakayama também foi um forte defensor em difundir o karate para o mundo e deixar cada cultura adotar e difundir o karate em sua terra natal. Ele queria apresentar o karate-do no contexto da cultura de cada país e de uma forma democrática. Ele acreditava que esta abordagem contribui para difundir o karate-do em todo o mundo. Esta visão lançou as bases para a estrutura e orientação da Shotokan Karate Federation Internacional.

O nome da organização encapsula o propósito, história e futuro da ISKF. A escolha do nome foi uma decisão consciente dos fundadores de reconhecer o crescimento do karate ao redor do mundo e para mostrar respeito a cada país membro. Porque karatê foi se tornando uma arte marcial em todo o mundo, os fundadores sentiram que era mais correto agir como uma entidade internacional. Karate, apesar de uma arte marcial tradicional japonesa, era agora internacional, portanto, eles tiraram o "Japão" do título, assim como o judô, kendô, aikidô e organizações fizeram. "Shotokan" mostra respeito e homenagem ao mestre Funakoshi para o desenvolvimento da forma que nós agora praticamos.

Formação da Região Pan Americana

Em 1981, a ISKF tinha aumentado, para incluir outros países na América do Norte e do Sul e Caribe. Ao longo da década de 1980, a organização continua crescendo e agregando outros países membros. Esse grupo de países foi mais tarde reconhecida como a região Pan-Americana dentro da Japan Karate Association (JKA). Em 1987, o ISKF sediou o primeiro torneio Pan-americano em Trinidad com um grande número de países. Em 1989, o torneio foi realizado na Guiana e mais de 20 países foram convidados e participaram. Torneios subseqüentes foram realizadas em todo o Caribe, Canadá, México, Venezuela e Estados Unidos.

Torneios Pan-Americanos

1986        
Trinidad, Tobago
1987             EUA-Philadelphia
1989            Guiana
1991            Venezuela
1993            Canadá-Toronto
1995             Jamaica-Kingston
1997            México-Cidade do México
1999             Barbados, nas Antilhas
2001             EUA-Philadelphia
2004            Panamá
2007            Cancelado
2010                   Guiana
2014            México
2018                   Venezuela

Programa de Formação de Instrutores

Durante este tempo, os entusiastas de karatê aumentam. A ISKF viveu uma grande expansão tanto nos EUA, como em outros países. Na década de 1970, apenas alguns instrutores tiveram treinamento formal, seja através do programa de Formação de Instrutor JKA, ou um programa na Costa Leste modelado após o programa JKA. Shihan Okazaki viu a necessidade de incentivar mais estudantes a se desenvolver como instrutores e continuar espalhando tradicional karate-do. Em 1981, o Conselho Nacional de Administração ISKF reunidos em Sioux Falls, SD, Shihan Okazaki propôs a criação de um programa de Formação de Instrutores oficial adotada a partir do programa JKA para desenvolver ainda mais a organização. O Instituto de Treinamento de Instrutores foi criado com cinco locais: Philadelphia, PA, Nova Orleans, LA; Denver, CO, Phoenix, AZ, e Ft. Lauderdale, FL, cada um dirigido por um instrutor certificado.

Todos os programas de treinamento ISKF perpetuam os ensinamentos dos mestres Funakoshi e Nakayama. O objetivo é continuar a transferência de conhecimentos e manter a continuidade dos aspectos físicos, mentais e espirituais do verdadeiro Karate Shotokan. Hoje Shihan Okazaki e Yaguchi junto com ISKF conduzem a comissão técnica do Programa de Formação de Instrutores ISKF .

Início da World Karate Federation

Em 1994, os países membros da Japan Karate Association (JKA) concordaram em formar uma organização internacional de karatê para trazer a visão do Mestre Nakayama de frutificar. A World Karate Federation, ou WKF, foi estabelecido e anunciado na Copa do Mundo de 1994 (Shoto), realizada em Filadélfia, PA. Sr. Nakahara, o Presidente da JKA anunciou a nova organização e sua estrutura. O escritório principal seria em Tóquio, o Sr. Nakahara seria o Presidente, e o escritório administrativo seria nos Estados Unidos.

Shihan Okazaki foi nomeado presidente, e foi solicitado a configurar o escritório administrativo da WKF, na Filadélfia, bem como elaborar os estatutos. Como não haviam tantos países a considerar, o grupo optou por utilizar o Inglês como língua oficial, assim como a maioria das empresas fazem. Depois de completar os estatutos, Shihan Okazaki foi pedido para parar as operações no próximo ano. Neste momento a ISKF deixou de fazer parte da WKF. Até recentemente a ISKF manteve uma relação próxima de lealdade à JKA, haja vista a visão dos Mestres Funakoshi e Nakayama de espalhar o Karatê Do pelo mundo.

Master Camp - O Acampamento dos Mestres

Todo verão a ISKF promove em um acampamento uma semana internacional de karatê, conhecida como "Master Camp". O acampamento convida mestres de karate de todo o mundo. Tradicionalmente, os melhores instrutores dos Estados Unidos, Europa, Japão, África e Canadá são convidados. Mestre Nakayama era um dos favoritos e participou de todos os "Marster Camp" até sua morte em 1987. O instrutores convidados incluem Senseis Kanazawa, Mikami, Enoeda, Yaguchi, Asai, Ochi, Ueki, Miura, Osaka, Tanaka, Koyama, Takashina, e Schmidt, entre outros. Estes instrutores foram assistidos por instrutores de top da região Pan-americano, como Greer Golden, Frank Woon-A-Tai, James Field, Maynard Miner, Robin Rielly, Najib Amin, Cathy Cline, Dexter Shim, Garry Turnbull, Hiroyoshi Okazaki, Gary Swain, David Jones, e Larry Loreth.

Em Junho de 2004 foi o 40 º Aniversário do Master Camp. O tema foi "Shoshin ni Kaeru" ou "Volta ao Início", e cada participante recebeu um certificado e outras recordações para celebrar a ocasião. Todos os anos, o número de participantes tem crescido e nos últimos anos, o campo tem sido totalmente preenchido. O Master Camp é um dos mais antigos campos de karatê internacional da atualidade.

A independência da ISKF

Em agosto de 2006, no Shoto World Cup a JKA pediu à ISKF  para fazer mudanças operacionais e uma mudança no nome. Estes pedidos afetariam todos os países Pan-americanos afiliados à ISKF e, em alguns casos, seus nomes também. No mês seguinte, no torneio nacional dos Unidos Estados, o Conselho de Administração reuniu e discutiu essas solicitações. Os países Pan-americanos foram convidados a dar as suas opiniões também. Representantes de cada país membro reuniram-se no Master Camp de 2007 e decidiu-se que era melhor para os interesses da ISKF tornar-se independente e uma carta de separação da JKA foi assinado.

O ISKF aceita a adesão de países de todo o mundo. No passado, os países fora da região Pan-Americana foram apenas uma filial ou um membro associado com o ISKF de acordo com as regras da JKA. Agora, todo o país é capaz de tornar-se membro de pleno direito e participar de todos os eventos ISKF.

Nosso objetivo continua sendo a promulgação do verdadeiro shotokan Karate-do japonês como exposto pelos Mestres Funakoshi  e Nakayama. Nós nos dedicamos a defender os princípios do mestre Funakoshi: Esforçar-se para formação do caráter, Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, Criar o intuito de esforço, Respeito acima de tudo, Conter o espírito de agressão.

Cronograma de datas importantes

1977  

Fundada em setembro, em Filadélfia, PA

1981    

Estabelecido o Programa de Formação de Instrutores ISKF

1987      
Passagem de Mestre Masatoshi Nakayama

1989    

25 º Aniversário do Master Camp

1994  

ISKF hospeda quinta Mundial Shoto Cup
 

ISKF nomeado Escritório Administrativo da JKA / WKF

 
30 º Aniversário do Acampamento de Mestre

2004    

40 º Aniversário do Acampamento de Mestre

2007  

ISKF separa-se da JKA

2008   1º ISKF Mundial Shoto Cup, realizada em Toronto, Canadá
2012   2º ISKF Mundial Shoto Cup  realizado nas Filipinas
2016       3º ISKF Mundial Shoto Cup será realizada na África do Sul


Nakayama, Funakoshi e Okazaki


Nakayama e Okazaki
« Última modificação: Novembro 20, 2012, 16:15:28 por Mestre Luciano »
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:A ISKF - International Shotokan Karatê Federation
« Resposta #1 Online: Novembro 20, 2012, 15:03:37 »
A ISKF Brasil

A ISKF Brasil iniciou-se com o saudoso Mestre Juichi Sagara, grande amigo do Mestre Okazaki, hoje a ISKF Brasil é presidida pelo sensei Stanislau R. Paolucci, faixa preta 6º Dan e atualmente, após a passagem do Mestre Juichi Sagara, tem como referência de treinamento o Mestre Teruyuki Okazaki, Presidente da ISKF Mundial que foi aluno direto do Mestre Gichin Funakoshi.

Naturalmente, Sensei Stanislau é o sucessor direto do Mestre Juichi Sagara atuando na Presidência da ISKF Brasil, o qual tem a aprovação formal do Mestre Teruyuki Okazaki e treinando e apoiando constantemente a continuidade da filosofia do Karate Do e do Karate Tridimensional.

Sensei Nakama é um dos mais altamente respeitados instrutores de Karate do Brasil. Ele vem treinando há mais de 40 anos tendo como mentor o Mestre Juichi Sagara e vem continuamente dissiminando a arte do Karate Do pelo Brasil e outros países.

Atualmente Nakama é instrutor e examinador oficial no Brasil designado pela ISKF Matriz diretamente com o Mestre Teruyuki Okazaki.

Nakama participou de competições regionais, nacionais e mundiais por muitos anos atingindo por várias vezes títulos de primeiro lugar e numerosos prêmios e melhor competidor. Sensei Nakama também é instrutor da Associação Seidokan em São Paulo e viaja globalmente para realizar clínicas e exames.

Todos os centros de treinamento afiliados à ISKF Brasil realizam mensalmente um treino aberto, denominado de ENCONTRO TÉCNICO, com o intuito de realizar um intercâmbio técnico, assim como disseminar a arte do karatê do.

REPRESENTANTES REGIONAIS

Caso queira afiliar-se individualmente ou seu Dojo à ISKF, entre em contato com os representantes regionais.

São Paulo
Edson Fujinori Nakama
edson@iskf.com.br

Espírito Santo
Rio de Janeiro

Alessandro Barboza
alessandro@iskf.com.br

Goiás
Irineu de Assis
irineu@iskf.com.br

Paraná
Ruben de Oliveira Cauduro
ruben@iskf.com.br

Alagoas
Enio Alves da Silva
enio@iskf.com.br

Santa Catarina
André Laskoski
andre@iskf.com.br

Brasília/DF
Lindomar Matos
lindomar@iskf.com.br


Mato Grosso do Sul
Helio Arakaki
arakaki@iskf.com.br

Rio Grande do Sul
Joaquim Fagundes Barce
llos
joaquim@iskf.com.br

Contato: iskf@iskf.com.br

Se seu estado não tem representante, entre em contato pelo e-mail iskf@iskf.com.br.
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:A ISKF - International Shotokan Karatê Federation
« Resposta #2 Online: Novembro 20, 2012, 15:24:40 »
Muito interessante Luciano!

Vc sabe dizer se o Mestre Okazaki tem alguma biografia publicada?

Oss!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:A ISKF - International Shotokan Karatê Federation
« Resposta #3 Online: Novembro 20, 2012, 15:33:16 »
Muito interessante Luciano!

Vc sabe dizer se o Mestre Okazaki tem alguma biografia publicada?

Oss!

Biografia eu acho que não. Ele tem um livro chamado THE TEXTBOOK OF MODERN KARATE.

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS