Olá pessoal,
então, como alguns amigos do fórum sabiam me afastei em meados do ano passado do Karate, após mais de vinte anos praticando o estilo Wado. Estava recentemente cogitando a possibilidade de me filiar á Kudo Daido Juku, tornando-me instrutor dessa modalidade, após os devidos seminários e aperfeiçoamentos onde minha experiência com o Karate e Jiu Jitsu seriam bem aproveitadas.
Os motivos de meu afastamento foi o excesso de "esportização" da minha Associação, que não convém citar qual é, fazendo com que o estilo que tanto amo e admiro, o Wado, se tornar distorcido e "Shotokanizado". Nada contra o Karate Shotokan, muito pelo contrário, mas se pratico o estilo Wado, acredito que as técnicas, métodos e em especial a filosofia do estilo me deva ser passada integralmente. Após muito discutir com meu sensei - na condição de seu aluno mais graduado e vice presidente da associação eu tinha alçada para isso - decidi me afastar definitivamente da associação. Por julgar que em Florianópolis não tenha nenhum sensei cujos padrões de ética e apego ao verdadeiro espÃrito do Karate-do atendam as minhas necessidades (pelo menos não os professores que me são conhecidos), decidi após como eu disse mais de vinte anos abandonar assim o Karate.
Na época conversei via MP com o Pedro-sensei, que com seus quarenta e nove anos de Karate se tornou uma referência nessa arte. Na época, foi muito atencioso e solidário, mas ainda me faltava uma coisa: O estilo Wado.
Pois bem, após idas e vindas, sumiços do fórum, eis que ontem entro no fórum e me deparo com uma MP do Sensei Jose Lezon, praticante apaixonado do estilo Wado, e uma pessoa de grande renome e prestÃgio no nosso estilo. Tanto aqui no Brasil como na Europa (Dispensa comentários, vocês o conhecem melhor do que eu).
Após uma longa conversa com Sensei Lezon, reacendeu o desejo de seguir no Karate, não me dar por derrotado, recomeçar, nem que tenha que ser do zero. Para a minha surpresa descobri que meu problema, com meu sensei e minha antiga associação, é a realidade de muitos praticantes de Karate, inclusive foi um dos problemas enfrentados pelo Sensei Lezon quando ainda jovem no Karate... Isso despertou em mim o intuito de continuar a luta por um Karate sério, esportivo, tradicional, não importa... um Karate livre de picaretagem e que se enquadre na sua verdadeira filosofia.
Por esse motivo, gostaria de agradecer publicamente aqui, ao Sensei Jose Lezon, que me resgatou do isolamento, e em apenas um dia me colocou - ainda que apenas através de emails e MP - novamente praticando Karate! Isso mesmo, ontem ao chegar em casa depois do trabalho vesti meu Karate-gi, amarrei meu Obi e pratiquei todos os Kata básicos do estilo Wado, além do Chinto, um dos meus Kata preferidos.
Obrigado, Sensei Lezon, pela atenção e por estreitar esse relacionamento que, tenho certeza absoluta, será muito, mas muito bem apreciado por mim!
Hai!
Juliano Ferreira
PS: Dessa conversa, acabei acionando o GEM e marcando um treinão de Wado em Curitiba, o quanto antes.
PS2: Vou me estruturar para abrir meu Dojô, se tudo der certo na segunda metade do ano.
PS3: Karatecas de Florianópolis que enventualmente lerem isso e quiserem manter contato, só mandar MP