Autor Tópico: Agradecimento Especial  (Lida 1859 vezes)

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Agradecimento Especial
« Online: Março 14, 2012, 16:52:49 »
Olá pessoal,

então, como alguns amigos do fórum sabiam me afastei em meados do ano passado do Karate, após mais de vinte anos praticando o estilo Wado. Estava recentemente cogitando a possibilidade de me filiar á Kudo Daido Juku, tornando-me instrutor dessa modalidade, após os devidos seminários e aperfeiçoamentos onde minha experiência com o Karate e Jiu Jitsu seriam bem aproveitadas.

Os motivos de meu afastamento foi o excesso de "esportização" da minha Associação, que não convém citar qual é, fazendo com que o estilo que tanto amo e admiro, o Wado, se tornar distorcido e "Shotokanizado". Nada contra o Karate Shotokan, muito pelo contrário, mas se pratico o estilo Wado, acredito que as técnicas, métodos e em especial a filosofia do estilo me deva ser passada integralmente. Após muito discutir com meu sensei - na condição de seu aluno mais graduado e vice presidente da associação eu tinha alçada para isso - decidi me afastar definitivamente da associação. Por julgar que em Florianópolis não tenha nenhum sensei cujos padrões de ética e apego ao verdadeiro espírito do Karate-do atendam as minhas necessidades (pelo menos não os professores que me são conhecidos), decidi após como eu disse mais de vinte anos abandonar assim o Karate.

Na época conversei via MP com o Pedro-sensei, que com seus quarenta e nove anos de Karate se tornou uma referência nessa arte. Na época, foi muito atencioso e solidário, mas ainda me faltava uma coisa: O estilo Wado.

Pois bem, após idas e vindas, sumiços do fórum, eis que ontem entro no fórum e me deparo com uma MP do Sensei Jose Lezon, praticante apaixonado do estilo Wado, e uma pessoa de grande renome e prestígio no nosso estilo. Tanto aqui no Brasil como na Europa (Dispensa comentários, vocês o conhecem melhor do que eu).

Após uma longa conversa com Sensei Lezon, reacendeu o desejo de seguir no Karate, não me dar por derrotado, recomeçar, nem que tenha que ser do zero. Para a minha surpresa descobri que meu problema, com meu sensei e minha antiga associação, é a realidade de muitos praticantes de Karate, inclusive foi um dos problemas enfrentados pelo Sensei Lezon quando ainda jovem no Karate... Isso despertou em mim o intuito de continuar a luta por um Karate sério, esportivo, tradicional, não importa... um Karate livre de picaretagem e que se enquadre na sua verdadeira filosofia.

Por esse motivo, gostaria de agradecer publicamente aqui, ao Sensei Jose Lezon, que me resgatou do isolamento, e em apenas um dia me colocou - ainda que apenas através de emails e MP - novamente praticando Karate! Isso mesmo, ontem ao chegar em casa depois do trabalho vesti meu Karate-gi, amarrei meu Obi e pratiquei todos os Kata básicos do estilo Wado, além do Chinto, um dos meus Kata preferidos.

Obrigado, Sensei Lezon, pela atenção e por estreitar esse relacionamento que, tenho certeza absoluta, será muito, mas muito bem apreciado por mim!

Hai!
Juliano Ferreira

PS: Dessa conversa, acabei acionando o GEM e marcando um treinão de Wado em Curitiba, o quanto antes.

PS2: Vou me estruturar para abrir meu Dojô, se tudo der certo na segunda metade do ano.

PS3: Karatecas de Florianópolis que enventualmente lerem isso e quiserem manter contato, só mandar MP ;)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.663
  • Votos: +0/-0
Re:Agradecimento Especial
« Resposta #1 Online: Março 14, 2012, 16:57:42 »
Caro Juliano, conte comigo no que me for possível.

Conforme nossa conversa por MP, estou tentando acertar as coisas por aqui com meu Sensei.

Em breve te mando notícias.

OSSU/HAI
Karate Wado Ryu

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Agradecimento Especial
« Resposta #2 Online: Março 14, 2012, 18:27:27 »
Bom Juliano, como você sabe estou residindo em Balneário Camboriú, bem perto. Ainda não marquei nosso treino por estar enfrentando uma série de problemas, que logo vão estar todos resolvidos.
Pode contar comigo para futuros treinos, inclusive não terei problemas em ir pra Floripa treinar com você frequentemente.
Estes problemas com karate vagabundo também vivenciei bem de perto, acho que os superei de maneira parecida à sua.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 897
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karate-wadokai.com
Re:Agradecimento Especial
« Resposta #3 Online: Março 14, 2012, 21:15:49 »
Caro Juliano,

Fiquei surpreendido com este seu agradecimento pessoal à minha pessoa, o qual me deixou de certa forma perpelexo, mas sinceramente muito feliz por fazer renascer dentro de si aquela vontade indómita para recomeçar com os treinos.

A forma como escreveu, não deixa dúvidas de que o seu Karate-gi jamais voltará para o armário. Saber que vai treinar com o Marco ( GEM ), já é uma excelente opção, pois é alguém que pratica o Wado e pelo que me foi dado observar em conversa que tivemos, trata-se de alguém responsavel.

Acredite sempre em si, lute contra possíveis adversidades com a determinação que acabou por demonstrar no agradecimento que fez, e seja preseverante, pois nada se consegue de ânimo leve. De mim pode contar sempre, nem que seja à distância. Quem sabe um dia possamos estar juntos num seminário aí em Floripa, Curitiba ou no Rio?

Mas agora não pense nisso, treine e tente abrir o seu espaço em Floripa. Como já lhe disse, eu ajudá-lo-ei no que puder, tal como ao nosso amigo Marco ( GEM), se ele também assim quiser.

Agora também lhe agradeço pelo facto de voltar a treinar o nosso maravilhoso estilo de Karate.

HAI!

Jose Lezon

     
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan