Autor Tópico: Explicação do Dojo Kun - Karate Kyokushin  (Lida 1703 vezes)

Garyu

  • Visitante
Explicação do Dojo Kun - Karate Kyokushin
« Online: Novembro 08, 2012, 08:18:49 »
1 - Todos aqueles que desejam aperfeiçoar as técnicas e disciplina do Karate Kyokushin, devem dedicar-se ao máximo, tornando-se fortes tanto física como espiritualmente. À medida que se gradua e se obtém mais conhecimentos da arte, deve também empenhar-se no aperfeiçoamento espiritual, pois todas as técnicas aprendidas nos treinos de Karate Kyokushin podem letais.

2 - É através dos ensinamentos correctos e da verdadeira direcção dos treinos de Karate Kyokushin, que se consegue chegar a um estádio avançado em termos físicos, técnicos e espirituais. Os sentidos da visão e da audição, bem como a percepção do mundo em redor, são fundamentais para a tranquilidade do espírito e paz interior. A filosofia do Karate Kyokushin preza a mente, pois é ela que faz dominar e vencer os oponentes.

3 - Para aqueles que desejam progredir no sistema Kyokushin, é necessário dedicar-se de corpo e alma aos treinos. A rejeição é tudo aquilo que pode trazer em prejuízo para o seu auto desenvolvimento, tanto técnico, como físico e mental.

4 - No Karate Kyokushin a disciplina e o respeito são fundamentais, tanto no decorrer das aulas, como na nossa vida diária. Sem esta disciplina rígida não seria possível comportar-se como um verdadeiro Karateka, pois é isto o que chamamos de Budo (Busca do caminho espiritual através da prática das artes marciais). Através dos conhecimentos transmitidos pelos nossos superiores hierárquicos, pois são eles quem possui mais experiência e vivências dentro do Karate Kyokushin, é que se pode realmente conhecer e dominar a arte. A violência é fruto daqueles que não possuem uma boa formação filosófica e mental, pois os princípios do Karate Kyokushin ensinam a desafiar e vencer-se a si próprio, tendo como objectivo final o auto conhecimento.

5 - Cada pessoa tem uma crença religiosa e cada religião ensina os verdadeiros caminhos da paz interior e vivência espiritual. Ela também nos ensina a ser humildes, pois sem humildade as pessoas tornar-se-ão arrogantes e pretensiosas.

6 - No Karate Kyokushin não se treina somente a força bruta mas sobretudo a atitude mental. Nessa atitude mental, para além da meditação e da filosofia, deve-se também cultivar a sabedoria, pois é dela que provém todo o sistema do Karate Kyokushin. Com o passar do tempo, o corpo vai enfraquecendo (envelhecimento), tal como as atitudes, mas a sabedoria pelo contrário, vai aumentando e ficando cada vez mais forte. Por isso, muitas vezes os jovens não conseguem entender as atitudes dos seus pais ou das pessoas mais idosas e com o passar dos tempos verificam que tal pessoa tinha realmente razão. A sabedoria adquire-se com muita leitura, informações, atitudes e experiências. Com o passar dos anos, tudo isto se vai transformando num modo de vida e é destas experiências e vivências, que os alunos precisam para prosseguir no verdadeiro caminho do Karate Kyokushin.

7 - O Karate Kyokushin através de sua árdua disciplina técnica, física e espiritual, dá a confiança que protege seus praticantes no dia a dia e faz com que desenvolvam uma óptima atitude mental, com pensamentos e reflexos rápidos.