Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Fevereiro 10, 2012, 11:38:46
Home
Ajuda
Fórum
Pesquisa
Login
Registrar
Submarino.com.br
Tweet
Compartilhar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
>
Karate
>
Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) > Tópico:
Karate-do: Por que Treinar ?
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Karate-do: Por que Treinar ? (Lida 1105 vezes)
yama
Hero Member
Online
Mensagens: 4.066
Karate-do: Por que Treinar ?
«
:
Dezembro 27, 2009, 15:19:48 »
Oss
KARATE-DÔ : POR QUE TREINAR ?
“”””“ Certa noite,num treino de karate,apareceu José,um faixa marrom,de físico forte,1,80m de altura e 90 kg de peso.Ele impressionava muito aos colegas por seus golpes,sempre muito velozes,revelando grande vitalidade e agressividade.Na prática de luta,José enfrentou Pedro,um faixa preta,e lhe desferiu um soco,que atingiu em cheio ao rosto de José.
Depois disso,veio o pior:__os dois trocaram insultos e se descontrolaram completamente,Começou logo uma verdadeira pancadaria.
Assim que o professor percebeu a confusão,foi separa-los.
O treino continuou e Pedro,muito orgulhoso e inconformado com o golpe que havia levado,acabou acertando o rosto de outro faixa preta,o Carlos ,com quem estava treinando.
Carlos resolveu dar o troco e revidou a altura.A pancadaria com certeza teria recomeçado se Pedro não tivesse conseguido se controlar.Com o rosto bastante inchado,ele não avançou;ao contrário,pediu desculpas a Carlos e depois fez o mesmo com José.
Dessa forma o treino prosseguiu!
Que fim teria a história se o professor não tivesse separado os briguentos? Qual é o melhor fim? Quais são,afinal,os reais objetivos de um treinamento de Karate?
Fatos como este são comuns em academias de karate.O aluno principiante é humilde e dedicado,mas após alguns anos de treinamento,vai adquirindo excessiva confiança em si,podendo tornar-se vaidoso e agressivo.Em situação de descontrole,poder bater em qquer colega que venha a ferir seu orgulho.Desequilibrado.pode machucar seus companheiros de treino,sem mesmo ter essa intenção.
Essa é a razão pela qual se faz necessário dar aos iniciantes um correto acompanhamento filosófico,orientando-os e auxiliando-os para a compreensão da verdadeira natureza do treinamento.
Como cada participante tem objetivos diferentes ao optar pela prática de karate,esses devem ser respeitados.Cada pessoa deverá ter oportunidade de atingir suas metas,sejam elas tornar-se forte e saudável,obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal.
Integridade,humildade e autocontrole resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos e dos instintos primários existentes em todos os indivíduos.
Para isso,é muito importante ler,praticar e refletir sobre os ensinamentos que os grandes lutadores deixaram escritos.Aprender com as experiências anteriores,satisfazendo curiosidades e vontades pessoais ou mesmo transformando determinadas intenções em outras,é de fundamental importância para um praticante de karate.Esses conhecimentos,que chegam até nós nos livros deixados pelos grandes Mestres,através de tempo,podem ser uma riqueza cultural à disposição de todos.
”””””
_________________________________________________________________________
Texto extraído do livro “O Caminho Educativo” de Yasuyki Sasaki Sensei – 1991 pags 14-15-16.
Entregue na Clínica no CEPEUSP em 1991.
Oss
alberto
Registrado
yama-Alberto S. Almeida
Gustavo-RJ
Hero Member
Offline
Mensagens: 1.821
Re: Karate-do: Por que Treinar ?
«
Responder #1 :
Dezembro 27, 2009, 18:33:30 »
Yama,
Respeitosamente achei essa estoria totalmente inverossimil. Sem falar que pra nós dois, 1,80m e 90 kgs não diz nada hehehe.
Fiquei imaginando a carnificina que ocorreria se isso tivesse acontecido na JKA Japão. Com certeza eles estão falando de outro karate.
Talvez no shotokai fosse possivel. Senta ai e vem meditar tb.
Registrado
"I don’t care about your dan grade, only your ability"
Gustavo-RJ
yama
Hero Member
Online
Mensagens: 4.066
Re: Karate-do: Por que Treinar ?
«
Responder #2 :
Dezembro 27, 2009, 18:47:02 »
Oss Gustavo Sensei
eu sabia que o balde ia ser chutado logo de cara
meditando sobre a história o que o Sensei disse,pelo menos para mim,é que com um pouco de conhecimento além,dá para separar o joio.
tu perdeu o maior treinão de D'Elia Sensei e Carlão Sensei,cara,foi divertido pra cacete
nestas horas eu até esqueço que tô com um pé no buraco
Oss
alberto
Registrado
yama-Alberto S. Almeida
Vinteedois
Hero Member
Offline
Mensagens: 1.445
I don't see dead people!
Re: Karate-do: Por que Treinar ?
«
Responder #3 :
Dezembro 28, 2009, 07:35:34 »
é....
Registrado
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.seqvme.zip.net
- O blog da família toda!
(
"às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida"
- autor desconhecido)
KATASHOTOKAN
Hero Member
Offline
Mensagens: 837
"Karate-Do, só quem treina sabe a força que tem"
Re: Karate-do: Por que Treinar ?
«
Responder #4 :
Dezembro 28, 2009, 15:09:21 »
Registrado
O Karate-Do é, uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade e a honra de seus seguidores, a expressão do Mestre Gichin Funakoshi “Karate Ni Sente Nashi” explica claramente o objetivo do Karate-Do, que é conter sempre o espírito de agressão.
Páginas: [
1
]
Imprimir
Karateca.net - O nosso dojo virtual
>
Karate
>
Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) > Tópico:
Karate-do: Por que Treinar ?
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Karateca.net
-----------------------------
=> Entrevistas
=> Sou Novato no Karateca.net!
=> Notícias do Fórum
=> Encontros Karateca.net e Eventos de karate
=> Classificados
=> Off-topic
-----------------------------
Karate
-----------------------------
=> Kihon
=> Kata
=> Kumite
=> Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
=> Métodos de treinamento, Dojos ou Academias
=> Pessoas e história do karate
=> Mídia sobre o Karate
=> Geral
Tweet
Compartilhar
Carregando...