Autor Tópico: Kiokushin....Karate????  (Lida 39662 vezes)

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Kiokushin....Karate????
« Resposta #135 Online: Setembro 01, 2011, 20:11:06 »
Gente, Kyokushin é Karate e, sim, parece Karate. Só não parece Shotokan. O Koyokushin evoluiu em direção ao Naha-Te, apesar de Oyama Sensei ter sido aluno de Gigo Funakoshi. Talvez até por isso...

Os estilos derivados de Naha têm suas raízes no Chuan Fa sem as alterações impressas por Matsumura e Cia. Esses estilos, por se originarem em templos como Shaolin (norte e sul), têm como prerrogativa as implicações cármicas que os monges teriam se, ao enfrentar um atacante, inflingissem um dano grave sem dar a oportunidade de desistirem.

Usavam movimentos circulares, ao invés do Karate linear desenvolvido em Shuri, muitas torções e chaves, arremessos e ataques curtos em pontos de acupressura para, aos poucos, irem minando a resistência de seus oponentes até que, sem condições, desistissem do combate. Claro que até que vencessem, levavam muitos golpes e, por isso, treinavam seus corpos para aguentar o castigo. Repetiam vários kata como Sanchin ad nauseam e praticavam hojo undo ávidamente.

O Karate linear que tão fundamentalmente defendemos é, na verdade, uma invençao dos anos 1820, na minha opinião, do grande Bushi Matsumura. O Karate tradicional de Okinawa é, muito mais parecido com o Kyokushin. Claro que, se pudessem acertar o rosto nos torneios, as distâncias e o ritmo seriam diferentes. Deixemos o preconceito causado pela desinformação de lado e reconheçamos que há mais sobre Karate do que nossa bolha Shotokan.

Devemos lembrar que o próprio Funakoshi não reconhecia estilos. Recusava a alcunha de criador de um estilo e, quando perguntado, dizia que treinava e ensinava Karate. Nada mais. Treinava com vários Mestres, sempre que podia, além de praticar outros tipos de combate. Fazia, desde pequeno, tipos de luta-livre e sumô típicos de Okinawa, além da famosa amizade e parceria com o grande Gigoro Kano. Ele, como bom educador, sabia que o intercâmbio só traz benefícios.

Encontraremos Karate de qualidade e sem ela em qualquer estilo. Separar o joio do trigo é diferente de, sem embasamento, decretarmos o que é Karate e o que não é. Respeitemos a diversidade e apreciemos a qualidade, de onde quer que venha.



OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Kiokushin....Karate????
« Resposta #136 Online: Setembro 02, 2011, 03:56:20 »
Samurai, TODO o golpe é ineficiente se aplicado quando o adversário está atento!
Se simplesmente saber executar o golpe fosse tudo o que precisa pra funcionar a vida seria muito mais fácil. O divertido, claro, é burlar a atenção do cara, né? Nessa hora é que a porca torce o rabo.


Segundo eles é ineficiente se aplicado quando o adversario esta atento pois apenas um passo para tras ou para o lado é suficiente para esquivar se do golpe.

OSS
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Wesley Pinto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Votos: +0/-0
Re:Kiokushin....Karate????
« Resposta #137 Online: Setembro 05, 2011, 01:07:44 »
Certa vez fui a uma palestra em que uma mulher falava sobre quando ela estava grávida e como antes ela nunca notava quantas gravidas existiam e hoje ela enxerga q quantidade que temos por ai. Em outras palavras é que nem quando queremos comprar um carro e buscamos um modelo pois gostamos muito e pouco vemos e quando compramos parece que a cada esquina tem dois. Isso tudo se deve ao fato de que agora vivemos esse universo e então podemos percebe-lo melhor.

Alongando um pouco mais essa mera reflexão, gostaria de fazer um comparativo com as bonecas russas ou ao mito das caixas, quem esta na menor não percebe que tem outra que a envolve e isso reflete nosso conhecimento quem está uma caixa acima observa de fora quem está uma caixa abaixo, mas a real é que o peixe só percebe que existe a água quando o tiramos dela e assim sempre achamos que tudo conhecemos sem perceber que sempre existira uma caixa acima.

Comecei praticando shotokan, sou um simples faixa laranja que quicou em diversos dojo e hoje com muita felicidade tenho ótimos e competentes parceiros e instrutores, o fato é que durante essa caminhada passei 8 meses pelo Seiwakai, tendo ja treinado Shotokan o que vi foi é muito do shotokan, usava o shotokan, mas estava treinando Seiwakai e em nenhum momento me disseram que eu estava fazendo algo de errado, me corrigiam, mas nunca fizeram comparações. Porém naquela época a minha caixa era o Shotokan e então treinei seiwakai, contudo voltei ao shotokan e quiquei novamente e nessas passagens o mais inacreditável aconteceu, agora eu via no shotokan também o Seiwakai.

Atualmente não quero largar mais o Karate que iniciou minha trajetória, independente da nomenclatura em todos conheci pessoas, escutei um pouco de suas vidas e carrego um pouco comigo e sei que só me trouxe experiências positivas seja um roxo, um calejado, uma critica ou um aperto de mão, uma história.

Como disse um amigo acima, me encontrei no shotokan, ou melhor me encontrei no Karate. E se um dia por algum motivo não puder encontrar dojo sério como o que hoje frequento podem esperar que baterei na porta do karate-do que for, novamente indepedente da nomenclatura o que quero é apenas qualidade e seriedade.

Oss