Autor Tópico: Shotokai no Brasil  (Lida 63172 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Shotokai no Brasil
« Resposta #120 Online: Abril 08, 2007, 14:16:05 »
Sempai,

 Excelente colocacoes.
Gostaria apenas de acrescentar que o quwe Nakayama Sensei pesquisou esta totalmente embasado na ciencia dos movimentos, por isso digo que tecnicamente o Karate da JKA evoluiu.
Um maegeri na epoca de Funakoshi era um, depois de Nakayama era completamente diferente, principalmente quanto ao deslocamento do centro de gravidade.
Isso somente evoluiu apos o treinamento para o SAC(Comando estrategico aereo Norte Americano) , que tambem teve o apoio de Obata Sensei e Kamata, junto ao Nkayama e NIshiyama Sensei.
O fato do Karate ter iniciado com competicoes foi a maneira mais rapida de divulgar a arte no mesmo nivel do Judo e Kendo do japao.
Esse foi o objetivo final de Nakayama.
O problema é que com isso apareceram pessoas que valorozaram por demais esse aspecto, só isso.
]Quanto critiquei o livro do Egami Sensei, o fiz porque fica evidente que ele atacou a maneira que Nakayama Sensei ensina como fechar o punho, dizendo que  na epoca de Funakoshi Todos usavam esse novo metodo mostrado por ele.....
Sobre Harada...bem, deixa pra lá......prefiro nao comentar.
Ja descrevi um episodio em que eu, e Carlos Rocha fomos intimados a suportar um soco do Shotokai em nossa barriga por um aluno Japones dele(harada) na Africa do Sul. Depois que ele viu que nao surtiu nenhum efeito em nós, disse que demoraria alguns anos para comecarmos a sentir alguma coisa. Ja se foram 7 anos e até agora nada....
Quando pdimos para revidar e mostrar nosso Kime ele nao aceitou..porque sera???
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #121 Online: Abril 08, 2007, 15:16:26 »
Citar
Zkorpione

Devemos estar atentos quanto a conceitos ocidentais e abrangentes sobre o homem. Por vêzes nos ajudam a esclarecer o entendimento, por vêzes não, em virtude de aspectos culturais que devem ser levados em conta, modificando suas definições sociológicas


Hai, meu objetivo, porém foi só o de enfatizar o comentário de Katsumoto, pois havia lido sobre esse assunto (Competição e Conflito) recentemente.

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #122 Online: Abril 08, 2007, 16:53:00 »
Hai!

Pois é Katsumoto. Como tudo na vida temos bons exemplos e maus exemplos a serem seguidos. O rapaz da África do Sul não procedeu de forma correta e deveria passar por uma verdadeira reciclagem. Ele errou em sua proposta e deve ser visto como simples imaturidade da parte dele.

A verdadeira arena para avaliação não reside nestes tipos de demonstrações, colocando-se duas escolas diferentes para medirem capacidades. Reside na realidade no domínio da técnica do outro. Explico. Se alguém chegar até nós e falar me mostre a sua eficiência vou lhe dizer para entrar no Dojo, treinar anos conosco, dominar a técnica e ver por ele mesmo aplicada. Se ele não a achar boa, volta ao seu antigo ensino e talvez saia dizendo que não presta. Se ele achar boa, pode querer ficar por desejos de superioridade. Na realidade em ambos os casos não houve domínio da técnica, pois pecam por não a terem unificado com o verdeiro espírito do Karatê-do, esforçando-se para a formação do caráter. Mais precisamente o próprio caráter.

No tocante a Mestre Egami, não vejo por onde ele tenha querido atacar a qualquer pessoa. Reli seus escritos neste tocante e ele apenas afirma que após estudar a técnica do Tsuki adotou uma forma de Seiken diferente que considerou mais poderosa e eficáz. Na realidade ali está cabalmente dito de que esta forma de Seiken não era praticado. Ele o desenvolveu e então foi incorporado ao Shotokai.

Sei que Nakayama pesquisou a ciência dos movimentos. Aqui também foi feito. Agora dentro de qualquer equação uma entidade que você adiciona ou que retira, os resultados são alterados, o corpo é muito maleável. Se eu fosse aluno de Nakayama Sensei, confiaria mais nos seus instintos como praticante, do que em modelagens matemáticas que são absurdamente variáveis. Na realidade estas estão sujeitas a leis rígidas que dependendo do input dado o resultado irá variar e muito. Ademais existe algo que não pode ser reproduzido pela ciência corporal e que identifica o lado vivo da arte do Karatê: O espírito.

No momento que este entra em ação, temos aqui possibilidades inponderáveis e a técnica já não é mais a mesma. Transmuta-se de praticante para praticante, de uma arte para outra arte. Mas isto é uma outra área muito acima de meu nível atual, é para Mestres especialistas. Sou apenas um aprendiz como qualquer outro dentro do Karatê-do.

Zkorpione

Suas participações são sempre bem-vindas e apenas citei por haver particularidades nas culturas que nos são difíceis de assimilar.

Ha muitos, muitos anos atras li um livro de nome O Fator Melquisedeque em que o autor havia convivido em meio a tribos indígenas em que tudo transcorria normal até o momento em que nascesse a amizade. Qualquer espécie de amizade, mesmo entre índios, iniciava-se uma perseguição entre eles que redundava em ser morto por aquele que olhou para você com amizade.

A cultura japonêsa e em especial o Budo tem suas peculiaridades que para muitos é estranho se vistos fora de sua contextualização. É apenas isto e não desmerecendo a sua contribuição que veio a somar e não diminuir.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #123 Online: Abril 10, 2007, 16:12:50 »
OSS, Senpai sensei.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #124 Online: Abril 11, 2007, 13:07:12 »
Hai!

Estimados amigos desta comunidade,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer profundamente a maneira respeitosa pela qual tenho sido tratado.

De igual maneira, peço indistintamente a todos minhas desculpas, no que tange a muitas coisas que ficam no ar. O processo de implantação do Shotokai, não é fácil de se fazer, nem ocorre do dia para a noite. São muitas as etapas a serem transpostas.

Hoje fui formalmente autorizado a divulgar nossa união com a

AKSER International -
Associação de Karatê-do Shotokai Egamiryu Internacional


A AKSER é presidida por William S. Schneider Sensei, 5th Dan Shotokai. Ele estudou diretamente com Mestre Egami, recebendo na época, das mãos de Mestre Egami, o 2nd Dan para a implantação a partir da Europa.

A organização tem representações pela Europa, África, EUA e Japão e é sem dúvida a maior organização e talvêz única em termos do ensino do Shotokai de Mestre Egami. Esta distinção é importante, uma vêz que existem esferas Shotokai mais ortodoxas que ainda não incorporaram seus ensinamentos por completo.

O site na Internet
http://www.akser.org/

está em um período de atualizações.

No youtube, existem alguns filmes pertencentes a Escola:








O site brasileiro recebe nomeação autorizada:

AKSER Brasil – Shotokai Karate-do Egamiryu Brasil


Por fim, poucos são os Mestres vivos que foram tutelados por O´Sensei e/ou Mestre Egami. Temos para o Brasil então uma raridade preciosa nos orientando. O Brasil foi a primeira terra que O´Sensei olhou com esperança.

Que todos que tenham a mesma esperança se alegrem!

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #125 Online: Abril 11, 2007, 14:52:05 »
Pô Avi,

Os franceses usaram até grua!
Vc não vai deixar barato, nê?
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #126 Online: Abril 11, 2007, 16:07:09 »
Juan de fato os videos são bem feitos, bem legais.

Mas não vou deixar barato, vou conversar com sensei pedro e analisar a possibilidade de novas empreitadas. Independente de qualquer coisas existem algumas surpresas vindo aí. Aguardem, até ficção pode rolar, alem de algum documentario.

oss

p.s. : Pressionem sensei pedro, o cache dele subiu de forma exorbitante após a primeira trilogia.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #127 Online: Abril 11, 2007, 16:26:29 »
Avi tenho uns contatos com a Pyxar, se vc se interessar? :D  :D














PS: brincaderinha viu!!
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #128 Online: Abril 11, 2007, 16:47:55 »
Vídeos bem feitos.
Minha opinião (ninguém pediu, mas vou opinar mesmo assim :lol: ) vi técnicas de karate + aikido. Só não gostei das bases, nada pessoal, só me sinto mais firme com as que uso, por causa do meu biótipo.
Senpai se puder me responder algumas dúvidas eu agradeceria, então ai vão:
1. Egamiryu? Funakoshi não era expressamente contra essas designações de "ryu"? Ainda puseram sinal de Registrado...
2. Eles são uma organização independente da Nihon Karate Shotokai? Se não, por que eles possuem uma filial no Japão, sendo que o Japão é sede da NKS?
3. Pelo que o senhor falou existem grupos que não aderiram tanto às mudanças de Egami, quer dizer que existe cisão dentro da própria Shotokai? Poderia explicar melhor isso?

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #129 Online: Abril 11, 2007, 18:10:29 »
Hai!

Excelente perguntas.

Citar
1. Egamiryu? Funakoshi não era expressamente contra essas designações de "ryu"? Ainda puseram sinal de Registrado...

O´Sensei não se colocava oposto quanto designação de escolas, mas no esfacelamento do Karatê-do em estilos. Os nomes Shotokan e Shotokai são igualmente Copyright. Egamiryu o é também, enfatizando dentro da escola Shotokai os ensinos de Mestre Egami.

Citar
2. Eles são uma organização independente da Nihon Karate Shotokai? Se não, por que eles possuem uma filial no Japão, sendo que o Japão é sede da NKS?


Todos os Sensei Shotokai de 5th Dan estão autorizados a fundarem e dirigirem suas próprias organizações, estando filiados ou não à NKS.
Quando o Karatê-do veio ao Brasil, O´Sensei não permitiu sua filiação ao Japão e cresceu com independência. O Hombu Dojo Shotokan pertence a NKS. A KDS de Mestre Harada apenas recentemente assumiu representação junto a NKS. Contudo todas as organizações são independentes.

Citar
3. Pelo que o senhor falou existem grupos que não aderiram tanto às mudanças de Egami, quer dizer que existe cisão dentro da própria Shotokai? Poderia explicar melhor isso?

Não se trata de cisões mas apenas de desenvolvimentos. Todos são Shotokai ainda que apresentem diferenças. Se colocarmos como aproximações ao desenvolvimento de Mestre Egami, teremos a KDS (Mestre Harada) numa ponta, a NKS (Mestre Takagi) ao centro e AKSER (Mestre Schneider) como mais perto.

Todos são considerados Shotokai pois seus dirigentes tiveram instruções diretas e tem papel histórico no desenvolvimento e sedimentação por diversos locais, países.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline guichinoyama

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 30
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #130 Online: Abril 11, 2007, 22:29:27 »
esses caras certamente compraram minhas apostilas, só assim pra explicar.
oss. meda. oss
axima inteligência e mínima força - sempre

Offline guichinoyama

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 30
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #131 Online: Abril 11, 2007, 23:12:35 »
sr opasto. eles usaram até grua!!!!!!!!!pena que não usaram karate!
eles tem que estudar mais minhas apostilas.
oss
axima inteligência e mínima força - sempre

Offline Kadosaki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Votos: +0/-0
    • http://
Shotokai no Brasil
« Resposta #132 Online: Abril 11, 2007, 23:26:57 »
Hai,

agora que eu entendi porque o Pedro disse que estava com saudades do Kime.

Hai.

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #133 Online: Abril 12, 2007, 08:26:40 »
Citação de: "guichinoyama"
sr opasto. eles usaram até grua!!!!!!!!!pena que não usaram karate!
eles tem que estudar mais minhas apostilas.
oss


 :lol:  :lol:  :lol:

Caro mestre, não fique ciumento. Minha análise foi exclusivamente sobre à qualidade de produção do vídeo.

Alias, aproveito a oportunidade para me redimir e solicitar ao mestre uma cópia de suas disputadas apostilas de carate definitivo.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline maurotak

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 61
  • Votos: +1/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #134 Online: Abril 12, 2007, 09:11:02 »
Senpai,

Não é um tanto antagônico tentar unir duas artes marciais com intenções totalmente distintas? Temos o Karatê com sua intenção marcial desde que foi criado, como a de dominar ou finalizar o oponente com apenas um golpe. E temos o Aikido com sua intenção de tornar-se uno com o seu "oponente", de unir a sua energia com a do outro e construir um caminho único. Unindo as duas, teremos um Karatê sem Kime (não irá cumprir a meta para que foi criado), na tentativa de se tornar uno com o seu oponente e ao mesmo tempo, teremos um Aikido com propósitos de "finalizar" o oponente com um golpe, também não cumprindo a sua meta de criação de tornar-se uno com seu oponente. Temos um Aikidô sem o Aiki e temos o Karatê sem Kime, logo temos uma terceira Arte tentando transitar nas duas esferas, descaracterizando ambas.
Qual a sua posição sobre isso?