Páginas: [1] 2 3 ... 15
  Imprimir  
Autor Tópico: Shotokan x Kyokushin  (Lida 67172 vezes)
marcelo_21
Newbie
*
Offline Offline

Mensagens: 15



« : Maio 02, 2007, 02:06:25 »

Eu sei que parece mais um tópico daqueles que todo mundo já tá cansado de ler, do tipo qual é o melhor karatê e tal, mas esse tem um diferencial: é o questionamento de um leigo (eu) sobre o tipo de treinamento de ambos os estilos. É que tenho visto tanta gente aqui falando mal do Kyokushin (especialmente o Katsumoto) que resolvi assistir uma aula completa de Kyokushin para tirar as minhas dúvidas e comparar com o Shotokan que assisti na Mushinkan.

Então vejamos:

No Shotokan a aula dura uma hora. Tem uns vinte minutos de aquecimento, um pouco de treino de técnicas, um pouco de kihon e uns minutos de kata, e acabou a aula. Não teve combate.

No Kyokushin a aula dura uma hora e meia. Tem aquecimento, treino de técnica (achei mais pesado que no Shotokan), kihon com proteção (o pessoal pode bater com vontade), tem combate (sem proteção, o pessoal me explicou que os iniciantes batem de leve, mas os graduados pegam pesado), e ainda tem kata no final da aula. Teve gente que saiu da aula se arrastando...


Não posso deixar de fazer uma análise imparcial do que vi (é muito mais fácil estando de fora) e fica evidente que o Kyokushin prepara muito melhor os alunos fisicamente, e também em termos de combate, pois em todas as aulas se treina luta.

Me desculpem a pergunta, mas onde é que o Kyokushin é fraco? Já vi tanta gente aqui dizendo que não é eficiente, que é ruim, etc, mas e o Shotokan, que nem combate o pessoal treina?

Espero que não levem meu comentário como provocação, sei que a maioria aqui pratica Shotokan e podem se sentir ofendidos, mas sinceramente essa não é minha intenção, coloquei este questionamento aqui com a mais pura intenção de entender as diferenças e obter maiores  esclarecimentos para minhas dúvidas.

Acho que esse fórum tem um nível bastante elevado e já vi que a maioria tem boa vontade de ajudar e de participar de discussões saudáveis, mesmo que os pontos de vista sejam divergentes, por isso me senti à vontade para colocar este tópico aqui.

Um abraço a todos!
Registrado
fran
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 409



« Responder #1 : Maio 02, 2007, 08:23:46 »

Caro Marcelo,
Com todo respeito ao seu interesse em estar presente às aulas, eu como praticante de Kyokushin atualmente mas no passado também treinei Shotokan poderia aqui tentar completar a sua comparação e defender qualidades ou colocar mais defeitos.
Mas, sinceramente, acho isso tudo uma bobagem.
A todos que me perguntam eu digo que a pessoa ao escolher uma modalidade para si ou um filho ou amigo seja o que for, deve sim ir assistir aulas, de preferência participar de uma ou algumas aulas e se informar o máximo possível sobre o profissional responsável.
Porem, feitas essas pesquisas preliminares, o que vem depois passa a ser uma questão quase que totalmente subjetiva. Como já dito aqui várias vezes o Karate que se pratica não vem a ser mais uma questão puramente técnica, vem o convivio com os amigos, a simpatia, a empatia....etc etc etc...poderia citar várias coisas.
Passa a ser quase uma situação religiosa, guardadas as devidas proporções.
Depois de tomado o rumo qualquer um pode vir colocar milhares de defeitos ao estilo ou ao Sensei....depois da opinião formada o que vale é mesmo o treino diário.
Registrado
samurai
Global Moderator
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.180



« Responder #2 : Maio 02, 2007, 08:32:37 »

OSS Fran


OSS
Registrado
tzuki
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 248


« Responder #3 : Maio 02, 2007, 08:48:22 »

Marcelo,

Uma aula é muito pouco para afirmar que, no caso o shotokan, não treina combate. Se um dojo tem uma turma que frequenta assiduamente os treinamentos, o Sensei pode elaborar um programa de treinamento e pode ser que, justo naquele dia que você foi ao Dojo não é o dia de treino de combate.

O karate, no geral, é muito completo para se fazer tudo em apenas uma hora e meia, creio que tudo o que se treina em uma aula é aprendizado que se complementa diariamente e cabe ao praticante aplicá-lo no seu dia-a-dia ou no combate em si.

Agora, se quizer ver treinamento de combate é só visitar uma academia de Boxe.

Até mais!
Registrado

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****
Arivaldo
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1.330



« Responder #4 : Maio 02, 2007, 08:58:09 »

Excelente Fran.............concordo em grau e número...........


Oss,

Ari - Santos/SP
Registrado
Kaiko
Visitante
« Responder #5 : Maio 02, 2007, 09:09:49 »

Olá Marcelo,

O que é realmente importante nessa questão, o Fran respondeu. Entretanto, se alguém faz karatê para manter o condicionamento físico, pode encontrar em outras práticas uma preparação igual, ou até melhor. Afinal, como disse o Sensei Carlos certa vez: "karatê não é ginástica". Quanto ao dito "combate real" esquece isso. O que mais se aproxima disso, nos dias de hoje, talvez seja o "paintball". Cada dojo tem seu programa de aulas. O maior combate no karatê, é contra você mesmo, pense nisso.

OSS
Registrado
Pedro
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.859



« Responder #6 : Maio 02, 2007, 09:24:18 »

Caro Marcelo,
Acho que Vc. deve matricular-se no Kiokushin.
Vai ser dificil Vc.tornar-se um Karateca forte no Shotokan.
Oss!
Pedro
Registrado

Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
deshi
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 97


Karatê-Do meu modo de vida!


WWW
« Responder #7 : Maio 02, 2007, 10:34:11 »

Bom eu treino shotokan puramente esporte (*infelizmente pois queria treinar um karatê-do marcial mais aki ñ tem)

No geral 1 hora na verdade ñ da pra nada! se vc for treinar kihon (q acho q deveria ser treinado em todos os treinos) kata (msm coisa) o treinamento teria que ser meia hora só para kihon e + meia h só pro kata então ainda tem + meia hora de alongamento e aquecimento então 1 hora e meia da para um bom treino!

Se vc for treinar pra competição 1 hora é suficiente pois vc treina algumas tecnicas de combate e o resto só lutando então 1 hora ta de bom tamanho.

e se vc estiver com vontade de treinar karatê-do  acho que teria que ser + de 2 horas  aquecimento, kihon, kata, tecnicas de luta e kumite.

e outra 2 vezes por semana ñ da pra muita coisa ainda mais c for só 1 h.

(q de novo infelizmente é o meu caso.)

oss!
Registrado

ww.karatevirtual.kit.net
fran
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 409



« Responder #8 : Maio 02, 2007, 11:26:54 »

Bom, o tempo acaba sendo um problema...pelos compromissos de cada atleta, uns acabam chegando depois outros saindo antes.
Em nosso Dojô a entrada é livre, de acordo com as regras de disciplina, mas já que a pessoa se esforçou em chegar vai poder treinar.
A saída nós controlamos mais....a não ser em caso de real compromisso pode sair durante o treino...mas o normal é após o Kumitê aproximadamente 1:30 de treino fazermos um intervalo e ai quem precisa pode sair mas o treino continua, o treino diário é de, no mínimo duas horas.
Mais ou menos assim:
Inicio
15 minutos de aquecimento / alongamento
30 minutos de Kihon completo - ataques, defesas e chutes
10 minutos de alongamento
30 minutos de Kumitê
10 minutos de intervalo onde aproveitamos o descanso para passar os recados e conversar um pouco
30 minutos de Kata ou algum treinamento especifico
Encerramento
Mas o Dojô está sempre a disposição dos atletas, para competição existem os treinos especiais, após a aula ou em horários pré-determinados.
Quem assiste se impressiona um pouco.
Quem participa...é duro.
Registrado
samurai
Global Moderator
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.180



« Responder #9 : Maio 02, 2007, 11:38:49 »

Vou defender meu lado.
Sabado 28/04/07 retornei ao Dojo onde treinei Karate, após none anos longe coloquei o kimono e treinei com meu Sensei e amigos.

O treino lá é assim

30 minutos de aquecimento, alongamento, fortalecimento. (antigamente era 1 hora).
1 hora dividido em kihon, katas, kumite.
10 minutos para relaxamento muscular, desaceleração dos batimentos cardiacos.


Passei o domingo na cama, mais foi um otimo treino sem duvida.

OSS
Registrado
Kaiko
Visitante
« Responder #10 : Maio 02, 2007, 13:05:01 »

Meu dojo era mais ou menos esse mesmo programa descrito pelo Samurai. Só que o treino variava: tinha dia que ficávamos apenas no kihon, outro no kata, outro no kihon e kata,  só kumitê, etc. Entretanto o treino que era programado para 1h30m, durava na maior parte das vezes mais de 2horas.

Já no último dojo onde treinei, aquecimento era em torno de 1 hora, e depois alguma coisa de técnica. Achei muito desproporcional.

Treinei em um dojo de outro estilo também (Wado), onde o treino era de 1 hora. Achei tudo muito corrido, quase não havia explicação para os movimentos. Era comando, prática e quem não soubesse acompanhava o colega mais graduado. Complicado...

OSS
Registrado
Avi
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1.933



« Responder #11 : Maio 02, 2007, 13:26:57 »

oss marcelo 21

eu particularmente discordo dos colegas.

Em minha opinião, sem poder fazer uma analise muito detalhada de seu caso porque faltam informações, mas pelo pouco que da pra perceber por suas preocupações, acho que no seu caso tanto shotokan como kiokushin não são indicados.

Acredito que o ideal para voce seria squash.

É a impressaon que tenho. Visite uma academia e assista uma aula. Cara, é bem puxado, tem que estar bom de alongamento, acredito que pra voce vai ser uma boa opção.

oss
Registrado

"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."
Borchio
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 409



« Responder #12 : Maio 02, 2007, 13:34:34 »

Citação de: "Pedro"
Caro Marcelo,
Acho que Vc. deve matricular-se no Kiokushin.
Vai ser dificil Vc.tornar-se um Karateca forte no Shotokan.
Oss!
Pedro

Oss Pedro tbem acho
Registrado

Experience is what you get when you don't get what you want
Toninho
Newbie
*
Offline Offline

Mensagens: 4



« Responder #13 : Maio 02, 2007, 17:41:21 »

desde quando karateca tem que ser forte? já viu japonês forte?? sarado? quer ficar sarado va fazer musculação... quer aprender a lutar va treinar karatê, independente do estilo. Agora... ficar comparando tempo de treino e coisas do tipo não significa que um karate é melhor que o outro, pois o karate não está somente dentro do dojo, esta 24 horas por dia com cada um. Não posso julgar uma pessoa por que ela treina 1 hora 3 vezes por semana no dojo sendo que na casa dela ela treina 5 horas todos os dias...

oss
Registrado
deshi
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 97


Karatê-Do meu modo de vida!


WWW
« Responder #14 : Maio 02, 2007, 17:59:53 »

Acho que ninguem esta julgando nada aki, estamos apenas colocando o metodo de horario que cada um aki usa.

ñ tem melhor karate ou melhor karateka apenas o que treina e o que pensa q treina!

oss!
Registrado

ww.karatevirtual.kit.net
Páginas: [1] 2 3 ... 15
  Imprimir  
 
Ir para: