Autor Tópico: Associações / Federações de Estilo  (Lida 3878 vezes)

Lezon

  • Visitante
Associações / Federações de Estilo
« Online: Agosto 06, 2007, 14:52:31 »
Amigos do fórum,

O Augusto no post do Karate no Pan, citou:

Vou contar 2 histórias: O Mestre Sadamu Uriu criou uma organização porque o Mestre Asai (falecido) era seu amigo e o convidou para ser o representante de sua organização no Brasil.

Se fose você, você recusaria? Ele não recusou.

O Mestre Kanazawa precisava de um representante no Brasil e O Mestre Furusho assumiu este compromisso. Deveria ele ter recusado?

Bom, estas duas questões lembradas pelo Augusto, leva-me a um assunto que vou aflorar para ficar a saber as sensibilidades dos participantes deste fórum sobre a questão.
.................................

Com efeito, a grande maioria das organizações dos estilos de Karate, foram e /ou são geridas por um Mestre. É um fato constatado e que as pessoas nem sequer  se lembram dele, a não ser quando o tal Mestre está prestes a deixar a vida terrena e se começa então a falar na sua sucessão. Só nesta altura é que as pessoas se começam a aperceber de quão frágil é uma organização que esteja funcionando sob a tutela de um homem  só, e cuja sucessão é imediatamente logo posta em causa, levando muitas vezes à desagregação da própria organização, etc,etc.

Na europa, este facto, deu origem a uma maior consciencialização das pessoas do Karate, as quais procuram agora integrarem-se em organizações de estilo lideradas colegialmente. Então, a preocuação agora é filiarem-se na organização que represente o seu estilo na JKF-Japan Karate-do Federation. No meu caso, por exemplo, estou filiado na Wado-Kai que é a única entidade que faz parte da JKF, e que por via disso é a que representa o estilo Wado-Ryu, e é liderada colegialmente sendo todos os orgãos técnicos e administrativos eleitos em assembleia geral.

Como se sabe, todas as directrizes técnicas dos quatro estilos, Shoto,Wado,Goju e Shito, são emanadas pela JKF para a WKF. Isto significa que muitas organizações de estilo espalhadas pelo mundo que não fazem parte da JKF, não são reconhecidas.

Por isso, Mestres importantes que estão fora do Japão, já se aperceberam do facto, pelo que alguns deles estão já a tentar encaminhar as coisas para fazerem parte da JKF. Embora seja um processo lento, eles sabem é a melhor solução para que a sua organização se mantenha viva e sem turbulências...Não é por acaso que Sensei Kanazawa,como poderão verificar, já tem a sua organização S.K.I.F. no " hall da entrada"  da JKF. Além dela outras há que já começam a fazer parte da estrutura e ter partcipação na JKF, caso da I.O.G.K.F, etc.

Posto isto, gostaria de saber o que pensam sobre esta questão.

Saudações 

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #1 Online: Agosto 06, 2007, 15:12:47 »
Lezon,

A JKF no Japão está bem organizada, a própria JKA, JKS, SKI (Shotokan), fazem parte e seus atletas competem nas regras da WKF, para formar a seleção nacional.

Só que, tu já viu campeonatos nacionais Japoneses (JKF-WKF), o nível técnico é muito bom, eu gosto de assistir, os golpes são bons, com base, soco reto, aplicam o Karate corretamente.

Do jeito que eles lutam não ganham nada no Mundial (WKF), porem experimenta encarar qualquer deles num Jyu, vai ser casca grossa. Eles continuam treinando Kihon, base, etc ...., não mudam, não entendo bem os Japas da JKF-WKF, me parece que não se interessam por títulos, se preocupam em manter o Karate do jeito que ele é.

Lezon

  • Visitante
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #2 Online: Agosto 06, 2007, 15:40:15 »
Caro Pmax,

Não fujamos à questão do tópico.

Eu não ponho nada em questão do que disse, apenas o que se pretende com o tópico é saber o que cada um pensa e opine sobre as organizações criadas e lideradas por um homem só e do que daí resulta em consequência do seu desaparecimento, e /ou das que são lideradas colegialmente.

Nos dias de hoje, o que cada um pensa e o que será melhor para os Karatecas.

Abraços.
 

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #3 Online: Agosto 06, 2007, 15:49:50 »
Lezon,

Foi mal, apenas expus minha opinião sobre a melhor organização de Karate que eu conheço.

Na minha opinião o modelo que a JKF está adotando é muito bom, eu também não sigo organizações chefiadas por um mestre.

A CBK aqui no Brasil deveria adotar o mesmo modelo, mas ao contrario, é ditatorial e excludente.

Primeiro é limitada tecnicamente, erros, acertos e estilo , segundo depois que o mestre morre, ou se divide ou acaba.



Neto110

  • Visitante
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #4 Online: Agosto 06, 2007, 17:12:49 »
Saudações, Lezon.

Ser gerida por um mestre e aparentemente ter sido fundada por um não é problema e tampouco é a realidade: o tal mestre foi a figura mais importante, que com a sualiderança aglutinou as pessoas em torno de si, mas só isto.

Eu prefiro pertencer uma organização administrada assim que a outra cujos critérios de liderança são mais escusos.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #5 Online: Agosto 06, 2007, 17:39:33 »
O pior de tudo é quando teoricamente uma organização é gerida colegialmente como disse o amigo Lezon e na prática um só faz e desfaz e todo o resto nao faz nada.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

  • Visitante
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #6 Online: Agosto 06, 2007, 18:45:54 »
Boa consideração Luiz.


Lezon

  • Visitante
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #7 Online: Agosto 06, 2007, 19:39:13 »
Concordo com o Augusto, o Luiz disse de facto o que infelizmente é uma triste realidade em algumas Associações / Federações / Confederações.

Mas atenção, de quem é a responsabilidade? Olhem lá que é de muito gente, incluindo daqueles que mais mal dizem...Devem reconhecer que os que mais mal dizem estão fora do campo de batalha. Porque não regressam e todos juntos peguem nas armas dos votos para derrubar aquele ou aqueles que se estatizam no pedestal do poder?

Saudações   

Neto110

  • Visitante
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #8 Online: Agosto 06, 2007, 20:16:31 »
O caminho é mais árduo que parece.

Priemrio teríamos que voltar às federações estaduais que cobrariam valores exorbitantes a custo de anuidades, filiação e equivalentes. Depois teríamos que submeter aos regulamentos das organizações para ter direito a voto (isto mesmo, a maioria das federações já tomou seus cuidados contra os "golpistas" de plantão) e depois disto, ter que dar a eles a "fidelidade" de não poder ir aos eventos  de outras organizações  e naõ ganhar nada nos eventos oficiais porque é "novinho".

Nem vou reclamar o fato que a organização que administra o karate "oficial" naõ reconhece nenhuma graduação que naõ seja expedida por ela. Teríamos que usar um tal de certificação especial de reconhecimento para poder dar aulas e olha mais dinheiro indo embora para pagar os exames que já fiz ...


Muita gente me falou que, se eu quizesse mesmo voltar naõ veria nisto um motivo de impedimento e ele está certo. Só que eu naõ quero voltar. Saí e estou feliz fora. Quem ficou na CBK fez dela sua casa, não a casa de todos os karatekas. Todos só estamos felizes em nossas organizações. temos eventos esportivos, temos cursos com mestres internacionais, temos vida inteligente e temos liberdade de expressão.

Ir para a CBK para que?

Lezon

  • Visitante
Re: Associações / Federações de Estilo
« Resposta #9 Online: Agosto 07, 2007, 09:50:28 »
Meus caros,

Dei por encerrada a minha participação nos tópicos "Reconhecimento Oficial do Karate" e" Papel dos Pais / Instrutor", criados por mim, pelo que por uma questão de coerência dou igualmente por encerrada a minha participação neste tópico que também criei.
Saudações.