Autor Tópico: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ  (Lida 4157 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Online: Fevereiro 06, 2009, 08:02:06 »
Fonte: www.karatedasmeninas.com

WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ

Requisitos Mínimos Para Graduação no Karatê
Novas regras da WKF trazem embutidas requisitos de qualificação.
Requisistos mìnimos para a emissão de Certificado de homologação de Dan da WKF

Apêndice 1
Dan ...................Qualificação................... Anos no Karate .......... Idade
1er ............................... - .................................. - ..........................16+
2o ...........................1er dan .................................- ......................... 16+
3er ...........................2o dan ................................. - ........................ 16+
4o ........................... 3er dan durante 3 anos ........ 11 .......................... 30+
5o .......................... 4o dan durante 4 anos ........... 16 ......................... 35+
#6o ............................... 5o dan durante 5 anos ........ 21...................... 41+
#7o ......................... 6o dan durante 6 anos.............. 28 ...................... 48+
#8o ............................. 7o dan durante 7 anos ............ 38 ................... 58+
#9o ....................................... 8o dan durante 8 anos ......... - .............. 60+
#10o ................................ 9o dan durante 9+ anos ............ - ............... 70+

# significa que os graus devem ser aprovados pelo Comitê Executivo da WKF.
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Resposta #1 Online: Fevereiro 06, 2009, 09:06:26 »
Eu acho que as Organizações (entidades esportivas) deveriam cuidar apenas das competições e deixar as graduações para as "Escolas" do estilo decidirem isso...............


Ari - Santos/SP

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Re: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Resposta #2 Online: Fevereiro 06, 2009, 09:11:47 »
Eu acho que as Organizações (entidades esportivas) deveriam cuidar apenas das competições e deixar as graduações para as "Escolas" do estilo decidirem isso...............


Ari - Santos/SP

Concordo com você Ari, pois ninguém melhor que os Senseis que acompanham o dia-a-dia dos alunos para avaliá-los nas suas capacidades.

Oss!
« Última modificação: Fevereiro 06, 2009, 09:13:36 por tzuki »
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Kaiko

  • Visitante
Re: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Resposta #3 Online: Fevereiro 06, 2009, 09:22:38 »
Ari, assino embaixo! Nem todos os praticantes têm objetivos esportivos, e por isso, não vejo sentido seguir normas de uma entidade que, essencialmente, privilegia o desporto em detrimento às especificidades técnicas de cada escola.

OSS
« Última modificação: Fevereiro 06, 2009, 10:39:23 por Kaiko »

Neto110

  • Visitante
Re: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Resposta #4 Online: Fevereiro 06, 2009, 10:32:32 »
Organização esportiva = esporte

Escola = técnica

Misturar isto é gerar confusão.

Além isto, entendo que uma organizaçao desportiova só poderia dispensar 2 faixas: AKA ou SHIRO... ou se usa outra faixa dentro de uma competição.

Outra coisa, árbitros nem precisariam ser karatekas, basta ensinar as regras e pronto. Nas escolas o ponto tem um significado técnico, por isto há necessidade de graduação (entendida como mais domínio técnico), ou eu naõ estou entendendo direito?

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Resposta #5 Online: Fevereiro 06, 2009, 11:25:55 »
Bom, na generalidade eu oncordo com tudo o que foi dito antes, pois acho que a WKF que é vocacionada para o desporto, assim como outras que existem neste planeta, deviam preocupar-se mais com toda a parte desportiva e deixar-se destas coisas...

Mas, como sabemos, o dinheiro faz "mal e bem" a muita gente, pelo que, na perspectiva de embolsarem mais uns $, recorreram a mais este artefacto para o conseguir e que resulta, pois vai enchendo o ego de muita gente ter um cartão da WKF com a graduação assinada.

Eu sou apologista de que as graduações devam ser feitas, assinadas e reconhecidas, pela entidade mundial do estilo que cada um pratica. No entanto, no país de cada um, a Federação que rege o Karate e que tenha o reconhecimento legal e governamental, faça também o seu reconhecimento.

É assim que funciona em Portugal, cuja Federação tem uma Comissão Nacional de Graduações , da qual eu fiz parte durante vários anos, em representação nacional do estilo Wado, para analisar e decidir o reconhecimento ou não, de todos os pedidos de reconhecimento de graduações que vão surgindo. Refiro que algumas vezes se recusaram o reconhecimento, pois os certificados que enviaram não eram de organizações conhecidas e credíveis.

Mas, tanto quanto eu sei pelo que é feito pela Federação Portuguesa, os pedidos de reconhecimento das graduações pela WKF, só podem ser solicitadas a esta, através da Federação do país, o que já terá mais lógica na credibilização. Mas atenção, não sei bem o que se passa nos outros países relativamente a federações, salvo um ou outro caso.

De qualquer modo, está bem patente que se trata de um negócio para entrarem mais uns cobres nos cofres da WKF.       

Hai!!   
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Kaiko

  • Visitante
Re: WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
« Resposta #6 Online: Fevereiro 06, 2009, 12:10:28 »
Olá Sensei Lezon,

É bastante interessante fazer estas comparações estruturais das entidades em diferentes países. Bem, acredito não ser a melhor pessoa para opinar neste quesito, mas acredito que no Brasil, a coisa tornaria-se um pouco mais complicada. Isto deve-se ao fato de existirem inúmeras federações, e vários filiados em cada uma delas. Cada um vai legitimar sua adesão à sua maneira...
A IKGA, em ata, há uma semana, ratificou a uniformização técnica da escola feita através de seminários mensais, e a graduação avaliada e corroborada, ou não, pelos senseis e examinadores pertencentes à organização. Cada dojo, e sensei filiado tem a liberdade de engajar-se na federação que lhe convier: FPK, Interestilos, etc. Todavia, no que diz respeito às questões técnicas/ tradicionais, a IKGA é a única organização que pode reconhecer as graduações. Não sei, mas me parece que isso pode gerar uma dupla graduação - uma pela escola, e outra pela federação... Bom, citei o exemplo da organização que conheço um pouco melhor, não sei como as outras procedem.


OSS