Autor Tópico: Videos Karatê vs Outras modalidades  (Lida 19765 vezes)

kanizawa

  • Visitante
Videos Karatê vs Outras modalidades
« Online: Novembro 15, 2011, 21:21:48 »
Procurei muito, mas não encontro videos de Karatecas do estilo Shotokan vencendo atletas de outras modalidades de forma convicente. Encontro vários e várias videos e infelizmente a maioria o karateca leva a pior e/ou então a luta é entre lutadores em técnica nenhuma.
O Karatê que já foi chamado de "Arte Divina" devido a grande eficiência em combate, mas vejo que hoje em dia o Karatê agoniza e se arrasta em meio a tantas confederações e faixas pretas que não conseguem nem segurar um bêbado sozinho, ou agüentam 1 minuto de luta de verdade.
Claro, entendo que a filosofia do Karatê (se é que ainda existe) não é voltada para violência, ainda tenta preservar a essência Budo (teoricamente) mas ainda é arte marcial!
Ainda é arte marcial! Se for pra ser uma boa pessoa, com boa indole, que na minha opinião isso é uma baita balela no atual cenário karateca, creio que seja muito melhor e mais eficiente ir para Igreja, frequentar grupos de oração, ler a Bíblia e não perder nenhuma Missa.
Sinceramente... me afastei do Karatê por motivos de força maior e tento voltar! Mas infelizmente o cenário é muito triste, com algumas excessões como a Família Machida, Mestre Tanaka, Sensei Vincius que ainda tenta manter a grande tradição e verdadeira essência do Karatê.
A grande maioria acha que só porque estão de kimono, com uma faixa colorida na cintura e freqüentando academia Karatê acham que são invencíveis. Olham de cima para baixo (uma arrogância terrível), acham que são os bons e na verdade eles próprios são as pedras que levam o Karatê ainda mais para o fundo.
Um outro colega postou um outro tópico que diz que o Karatê não tem filosofia, o que não deixa de ser uma mentira. Porque para ter humildade e respeito não precisa treinar Karatê, uma faixa colorida na cintura!
Tenho 30 anos e pratico artes marciais desde os 6 anos e já vi tantas vezes karatecas tomarem um baita sufoco (isso quando não perdem) até para lutadores de Tae Kwon Do, que para quem não sabe basicamente só chuta! Não treina esquivas, socos, bloqueios e quedas.
Nem unidade o Karatê tem! São tantas confederações!
Praticantes de outras artes falam muito mal do Karatê, não tem mais respeito pela arte marcial. Isso porque? Porque não se vê karateca vencendo outras modalidades. Não me venham falar do Lyoto que ele nem conta, porque são tantos karatecas e ele é um dos poucos que ainda preserva o Karatê Tradicional Verdadeiro!
É uma vergonha!!! E pior, ninguém faz absolutamente nada!!!! Aliás, os que fazem é contra o Karatê! Inventando mais federações, usando o Karatê para ganhar dinheiro e “jogando faixas pretas” no “mercado” sem a mínima condição para tanto.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #1 Online: Novembro 16, 2011, 10:18:40 »
Caro amigo,

Karate do nao existe para provar sua eficiencia a ninguem.
Existem somente 2 Karates..o certo e o errado.
As pessoas é que nao querem mais aprender o Karate como deva ser.
Esrtamos na epoca dos computadores, onde tudo é facilitado.
Existem muitos professores bons de karate no Brasil amigo, em SP, milhares.
Karate é luta pra si mesmo, nao pros outros.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #2 Online: Novembro 16, 2011, 12:56:25 »
Citação de: kanizawa
...

Apesar de entender o que você (kanizawa) quiz dizer eu conconrdo com o sensei katsumoto.

Acredito que você pensa assim por causa da forma como você vê o karatê nos dias de hoje. O karatê, taekwondo e kung fu (deve haver outros mais) foram adaptados e na adaptação surgiu o kickboxing e suas variações que é bastante eficiente e bastante presente em confrontos com outros tipos de artes marciais (principalmente no mma). Os relatos sobre essa adaptação é facilmente encontrada na internet.

Agora, querer ver o karatê tradicional com todos os seus recursos provando sua eficiencia em cima de um ring vai ser dificil; porque dedada no olho, chute no saco, golpe no pescoço e nuca, soco no rosto sem luva e etc...a principio não são válidos.

Lembrando que o judô tambem sofre pelas mesmas criticas devido as adaptações para se firmar como esporte.

OSS!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #3 Online: Novembro 16, 2011, 13:33:00 »
Olá!
 Melhor observação caro Lorival, seria imposível!
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

kanizawa

  • Visitante
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #4 Online: Novembro 16, 2011, 17:31:11 »
Prezados,

Tenho que concordar com o Pedro e com o Katsumoto,
Com o Katsumoto, porque na verdade ninguém tem que provar nada a ninguém em uma arte provar nada a outra. Pois historicamente a eficiência do Karatê e toda sua história é inquestionável. Mas eu me refiro a "Hoje". A intenção não é comparar o Karatê ao MMA. Digo porque frequento academias e como de costume, sempre há lutas entre diferentes estilos de uma academia. E fico muito triste em ver a atual situação do Karatê.
Sobre o Pedro, eu creio que embora sejam técnicas do Karatê e de outras artes marciais tradicionais como o Kung Fu não seja necessário ser lutador pra enfiar o dedo no olho e chutar a verilha de alguém. É isso que estou me referindo... Há um descrédito muito grande da arte marcial Karatê.
A variedade de técnicas e combinações do Karatê de longe são superiores a maioria das outras artes. Mas não se vê isso em combate, basicamente são socos retos e chutes circulares. Creio há mais técnicas do que dedada no olho e chute na verilha.
Acho que em MMA não há como provar nada efetivamente de uma arte marcial tradicional como o Karatê, porém creio eu, que sim há como melhorar.
Talvez mudar o modo de competição! O karateca ser realmente testado em kumite.
Manter a tradição é muito bonito! Mas a tradição há que acompanhar a modernidade, há sim que haver mudanças. Não estou dizendo que antigamente o Karatê era ruim. Antigamente o próprio método de treinamento era bem diferente do que é praticado na maioria das academias de hoje, o condionamento físico por exemplo é um. Muitos karatecas não suportam porrada. Sem falar que antigamente o cenário era outro. Haviam lutas entre estilos, há relatos que há mestres que lutaram até a morte.
O Karatê foi criado para combate real de vida ou morte e o que a técnica dele fez é inquestionável, mas eu me refiro a hoje.
Percebe-se que há uma grande confiança dos karatecas de uma forma geral pelo que o Karatê já fez, mas eu me refiro a hoje.
O grande desafio do Mestre Oyama foi mostrar isso, foi mudar isso. Lutou contra o Japão inteiro para tentar provar isso. O Sensei Yamada entre outros foram também que tentaram mudar isso.
Estamos vivendo a febre "UFC" mas não é isso que estou me referindo.

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #5 Online: Novembro 16, 2011, 20:12:37 »
Concordo com sensei Katsumoto quando ele fala que só existem dois tipos de karate (o certo e o errado).

PORÉM, é impossível nao concordar, pelo menos em parte, com o que o sr. Kanizawa falou.

Sinceramente? Tenho a impressão de que o karate virou uma terapia pra quem tem problema de auto-estima, coordenação motora e obesidade. Porque é isso que a maioria dos dojos acolhem mesmo. Ok, cada um com seus problemas, o individuo tem direito de ir fazer karate pra melhorar sua saúde, mas ele só escolhe o karate porque de modo geral essa arte só tem servido pra isso mesmo, pouco se treina pra LUTA e DISCIPLINA, virou GINÁSTICA. Atualmente, no shotokan tem menos gente disposta a arriscar a integridade física lutando do que em outras artes marciais, como no boxe. O pessoal faz por lazer, são os novos tempos.  :-[

Porém, isso não muda o fato de que o estilo é MUITO BOM. Depende de como você treina (se treina o CERTO ou se treina o ERRADO).

E não acredito nessa história de que se valesse chute no saco, dedo no olho, etc. o karate sairia vencendo torneios de MMA. E não acho que as competições tenham deteriorado o shotokan; aliás, acho que só acrescentaram em termos de kumite. O problema é o pessoal que leva pro lado mais esportivo da coisa...

Enfim, tive sorte de ter caído nas mãos de bons professores...  :D
« Última modificação: Novembro 16, 2011, 20:16:43 por Gon »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #6 Online: Novembro 16, 2011, 20:34:37 »
Olá!
O MMA agora está na moda, como se fosse uma Arte Marcial. Em minha opinião
é um mix de outras Artes (como o nome diz MMA) que são treinadas cada uma delas superficialmente e, tem tempo de validade para o lutador.
Pois quando a idade chega, este lutador deixa de ter a mesma eficiência e, ou estaciona
em sua técnica ou a idade a reduz, isso quando o lutador não fica com sérias sequelas fisicas ou mesmo psicológicas.
Levem em conta que em minha opinião, esses lutadores de MMA são realmente eficiêntes e
muito fortes em sua luta, porém uma Arte Marcial como o Karate, não traz com o tempo, se bem treinada, sequelas fisicas e muito menos psicológicas.
O Karate é uma Arte Marcial de vida e morte, mas em sua essência "vida" refere-se a vida melhor e "morte" refere-se a sempre, pois até os ultimos dias de sua vida você o treina e aprende, é infinito o seu aprendizado.
Me assusta tantas teorias que não existe mais um Karate de verdade, pois ou ninguém o procura ou não o enxergam.
Tenho muita sorte de ter treinado um Karate de verdade com mestres de verdade que ainda hoje me orientam no caminho desse Karate que ninguem vê.
Karate é uma Arte Marcial baseada em anos de estudos e aperfeiçoamento, é ciência, enquanto outras ditas artes não tem metade do seu tempo e tradição
Oss
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #7 Online: Novembro 16, 2011, 20:41:36 »
Concordo com todos no tópico (tirando a parte do Oyama).

Sr. Pedro:
Mas elas podem pegar emprestado o que já foi desenvolvido e partir dali. Alguns dizem que as artes marciais se desenvolveram mais nos últimos 10 anos do que nos 2000 anteriores.
O Shotokan por exemplo, não tem metade do tempo e tradição do kung fu, mas...

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #8 Online: Novembro 16, 2011, 21:22:43 »
Oyama lutou com Japao Inteiro??
De onde vc tirou isso??
A Historia dele é puro marketing..nao tem nada de verdade ali.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline TimCizeski

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #9 Online: Novembro 16, 2011, 21:58:42 »
karatê é uma filosofia de vida,pra mim o bom lutador é o que evita a luta,só pra se defender e olhe lá,karatê não precisa ganhar de outra arte marcial pra mostrar o quanto é uma boa luta.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #10 Online: Novembro 16, 2011, 22:03:32 »
Pra mim precisa, ou treinaria a outra luta. Eu acredito que ganhe, independente de ser ou não mais popular nas competições de mma.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline TimCizeski

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #11 Online: Novembro 16, 2011, 22:08:44 »
é claro que karatê ganha de outras lutas,se for um bom lutador,o que falei é que não é preciso ver alguem ganhando de outra arte marcial pra ver o quanto karatê é bom,aproveitando vou colocar esse vídeo,achei muito bom,uns dizem que é armado,mas gostei.


Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #12 Online: Novembro 16, 2011, 22:12:54 »
Isto é uma apresentação pra um canal japonês de televisão. Claro que o karate kyokushin levou a melhor. Os kungfucas estavam jogando bem mais no "fairplay".
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline TimCizeski

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #13 Online: Novembro 16, 2011, 22:17:08 »
A bom,achei meio estranho,mas gostei do video.

kanizawa

  • Visitante
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #14 Online: Novembro 17, 2011, 12:53:40 »
Sem comentários para esse video!

Se um faixa preta não ganhar do Estilo Bêbado (faixa branca ainda por coma) ai desisto de vez! E sem falar que esse é um dos poucos videos do Youtube que o karateca leva vantagem. Também, poderá né.

Veja uma luta de Karatê vs Kung Fu. Para quem sabe Sanda ou Sanshou seria o nome dado ao Kumite do Karatê





Tá certo, o Karatê não tem que ganhar de ninguém mesmo não. É igual torcer pra time ruim, perde perde, rebaixa perde mais um pouco mas ainda tem gente falando que é bom que vai jogar no Mundial Inter Clubes no Japão.