Autor Tópico: Entrevista com Sensei Roberto Santanna  (Lida 12070 vezes)

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Online: Dezembro 11, 2006, 12:04:56 »
Entrevista Sensei Roberto Santanna -
Instrutor de Karate-do,Formado pela Japan Karate Association(JKA)-5ºDan ,aluno direto de Sensei Stan Schmidt,já esteve ensinando Defesa Pessoal e Artes marciais na Africa do Sul, EUA e Grécia.
Praticante e Instrutor de Brazilian JIu Jitsu.Profissional de Artes Marciais.
Um dos grandes nomes do Karate nacional.

1)Como foi seu inicio no karate ? (o que levou a treinar – escolha de um estilo– vc sabia diferenciar um estilo do outro ou poderia ter sido qualquer outra linha de karate) - o que o levou a treinar com seu Sensei)
Iniciei-me nas AM em 1974,primeiramente no Judo, mudando para o Karate logo em seguida no mesmo ano.O Dojo que inicie-me era o Centro Ribeiraopretano de Judô e Karate do mestre Toshio Ozawa.Em 1979 mudei para o Dojo do Sensei Okuyama Isokichi,na minha opinião um dos mais fortes do país, aluno direto do Sensei Okuda.Quando iniciei o Karate não sabia nada sobre estilos etc. Tive sorte e agradeço todos os dias por estar numa escola JKA,reconhecidamente a maior escola de Karate no mundo todo.

2)Como era treinar naquela época, os treinos eram realmente duros e fortes ? E hoje...

Naquela época os treinamentos eram realmente muito fortes, muita repetição e no Kumite, se não tomasse cuidado, hospital na certa.Principalmente no Dojo Butoku-kai, do Sensei Okuyama, reconhecido como um dos mais perigosos do país.Não existiam regras na hora do Kumite.
Hoje em dia não existe comparação com aqueles tempos. Se eu fizer um treino como naquela época não fica um só aluno treinando comigo.

3) O que era exigido de vcs como alunos ? Como vc faz atualmente com seus alunos...

Era exigido presença e muita disciplina.Exigo a mesma coisa hoje em dia, mas infelizmente o feedback é diferente.Não temos muito respeito de certos alunos....a coisa desandou para o lado comercial.NO meu Dojo, faltou com o respeito é convidado a sair...

4) Como aconteceu sua entrada em competições ? (em que ano)

Iniciei-me nas competições em 1981, Campeonato Paulista de Karate(FPK),numa época em que todos ainda estavam juntos e não existia essa politicagem toda.Não existe comparação com o nível daquela época com o de hoje, Campeão era só um, pois os combates era no sistema Shobu-Ipon, como deve ser...Karate não é esporte, é arte marcial, portanto não se escolhem adversários por castegorias. Na minha opinião esse foi o diferencial que fez o Karate se transformar nisso que vemos hoje em dia.

5) Os campeonatos que vc participou não tinha divisão por peso. Como fazia para superar os adversários maiores ?

Treinamento diário duro e dedicação intensa são 2 palavras chaves para o sucesso.Sempre nos foi passado pelo nosso Sensei que espírito supera a técnica.Acredito 100% nisso.

6) O que acha da divisão por peso ? Ficou mais justo a competição ou muda o conceito que o menor pode ganhar de um adversário maior ?
Se o pequeno treinar mais, vai vencer, com certesa. O que vale é o espírito de luta, não o tamanho do individuo.
7) Karate é Budo ou esporte ou pode ser um misto dos dois. Qual a sua opinião ?

Karate pode ser esporte, porém Karate do é ARTE MARCIAL. Há de se diferenciar esses 2 aspectos da Arte.

Quais foram seus maiores adversários no tatame ? Poderia falar sobre eles ?
Meu maior adversário no Karate sou eu mesmo. Tive muitas lesÕes muito sérias no Karate e através de meu esforço e dedicação pude supera-las.Nunca me preocupei muito com meus adversários,pois sempre tive um bom mestre e sempre confiei nele.

9) Como vê o treinamento naquela época e hoje ? O aluno mudou ou foram os professores ?
O Treinamento daquela época era bem mais forte, porém, hoje em dia, a ciencia mostrou que tinha muita coisa errada também. Hoje em dia, com certeza existe mais segurança quanto aos métodos de treinamento. As pessoas se machucam menos e isso irá repercutir favoravelmente no futuro. O praticante pode treinar até uma idade mais avançada, com certeza.
No nosso país em particular, as coisas mudaram muito sim, ninguém respeita ninguém e todo mundo quer tirar vantagem da situação.
Dia desses perdi alguns alunos por não deixa-los fazer exame de FAIXA-PRETA.
Falta de capacidade técnica e maturidade. Os pais levaram para outro Dojo, onde com certesa eles teriam a Faixa presenteada por algum fanfarrão em troca da mensalidade do novo aluno.....
Tenho que dizer que, naquele dia celebramos a saída deles!!!!

10) Fale um pouco da sua experiência Internacional ?

Bem, em 1993,participei do primeiro Campeonato Mundial da JKA, realizado em Johannesbur e ficamos em 4ºlugar por equipes,porém no individual não nos colocamos bem. A partir daí passei a treinar com o Mestre Stan Schmidt, responsável técnico da JKA da África do Sul e dono de um Karate excepcional. Sempre Okuda Sensei(meu Mestre até então) me falou bem deste Professor e aproveitando o Campeonato Mundial fui procura-lo.
Fui muito bem recebido,mas naquela época como eu era aluno do Sensei Okuda, não podia simplesmente trocar de Mestre.NO ano seguinte,tive um problema pessoal com Okuda Sensei e ai sim, após ser aceito como kenshusei do Sensei Stan, passei a ir treinar todos os anos lá.
Já estive na África do Sul por 14 vezes sempre que posso, passo uma temporada la.
Também já dei Seminários na Grécia, EUA e recentemente na cidade do Cabo para um grupo do Karate Goju-Ryu.
Participei de 2 Campeonatos Mundiais da JKA como atleta e 2 Campeonatos Mundiais como Técnico.
Sou atualmente um dos ‘tecnicos da Seleção Brasileira de Karate JKA.

11) Falando da sua formação, vc é formado em Educação Física pela OSEC (Santamarense). Vc acha importante um professor investir na sua formação ou em se tratando de karate basta apenas treinar ?

Sou formado em Educação Física pela Universidade de Rib. Preto(UNAERP).É muito importante um Professor investir na sua profissão. Nesses últimos 30 anos tenho investido muito em livros e Vídeos. Tenho uma biblioteca e Videoteca particular com mais de 10000 volumes, inclusive raridades como Karate do Kihan(original) e dois livros autografados por NAKAYAMA Sensei (Karate do Shinkiotey e Kokoro no waza)

12)Como equilibrar a formação e o crescimento interior do praticante como ser humano com seu desempenho como
atleta ?
O Treinamento de Karate ensina tudo isso. Seguindo-se os preceitos de Funakoshi Sensei, o praticante adquire as qualidades necessárias para se tornar um bom cidadão. Se o sujeito não tiver uma boa cabeça, o efeito pode ser contrário e o Karate poderá se tornar uma arma na mão do individuo.


13) VC treinou outras artes marciais, por quanto tempo ? Fale a respeito .
Sou praticante de Gracie Jiu Jitsdu também.Iniciei meus treinamentos em 1990.
Para vencer meus inimigos, aprendo o que eles sabem, esse é o meu MOTTO(Lema).
14) Como vê a participação de Karatekas no Vale tudo ? È bom para o Karate ?
Com certeza, o MMA é o futuro das competições de Artes Marciais no PLANETA.
Para saber se o que treinamos funciona, temos que por a prova.
Competições de Karate, de qualquer organização, hoje em dia, não me atraem mais, é sempre a mesma coisa,por mais que dizem o contrário.
Para mim, o que vale é o individuo, e não a forma de competição.

15) Como vê o quadro atual do karate com esse monte de organizações ? E seus dirigentes ?
Acho lamentável o estado do Karate hoje em dia.
O nosso Karate está agonizando..infelizmente.
Por outro lado, ainda temos grandes Mestres aqui no Brasil que ainda ensinam um Karate de qualidade.
Sobre os Dirigentes, nem me fale.......a pior mentira é mentir para si próprio.Eles preferem o paletó ao Karate-Gi, portanto não tenho respeito por nenhum dirigente no momento.

16)Valeu a pena o sacrifício e o esforço por todo o suor derramado em prol do karate ? Se sentiu traído pelos que dirigem o karate ?

Treino e ensino Karate por amor. Nunca me senti traído por ninguém porque simplesmente não espero nada de ninguém. Treino diariamente e ninguém paga minhas contas,portanto NUNCA ninguém vai me dizer o que eu devo fazer. Respeito meu Mestre e aprendi que quem tem Karate de verdade, está seguro.
Para mim Faixa-Preta começa de dentro para fora e não o contrário.
Não interessa se o Diploma veio de fora ou não.
Se o cara sabe, isso é tudo.....
17) Poderia mandar uma mensagem pro pessoal do fórum karateca.net.

Gostaria de expressar meus agradecimentos a todos os participantes do fórum, colegas e praticantes desta maravilhosa arte marcial que adotamos, por todos estes anos de debates e discussões. Acho que todos tem a ganhar com um fórum sério, onde todos possam expressar suas idéias e opiniões de forma democrática.
Fiz muitos amigos aqui e espero poder ajudar no que for preciso.
Feliz Natal e próspero ano novo a todos os colegas KARATECAS.NET

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #1 Online: Dezembro 11, 2006, 12:10:56 »
Grato ao Sensei Roberto
Fiquei muito emocionando e feliz com suas palavras e colocações ponderadas de um verdadeiro Guerreiro dessa nobre arte: karatedo.

OSS

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #2 Online: Dezembro 11, 2006, 12:34:47 »
Oss

Quero congratular o Rengo-Kai por sua entrevista com o Sensei Roberto Santana,que além de esclarecedora é um grande estímulo para todos nós.


Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #3 Online: Dezembro 11, 2006, 13:52:41 »
Primeiramente Oss:


Parábens Rengo-Kai por sua iniciativa em entrevistarmos a prata da casa , valeu a pena verdadeiramente ler essa entrevista e conhecermos um pouco mais de uns dos mais ferrenhos defensores do Karate no Brasil.

Parábens Sensei Roberto, muitas felicidades para o senhor.

Oss!!
Pablo Vinícius Smanioto
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #4 Online: Dezembro 11, 2006, 14:41:04 »
OSS

Parabéns ao RENGO-KAI pela intrevista!

Parabéns ao Roberto Sensei pela vida conquistada no Karate-Do.

Com certeza um grande exemplo para mim, e para todos aqui do forum.

OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

marascas

  • Visitante
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #5 Online: Dezembro 11, 2006, 15:38:34 »
Muito bom, Parabéns aos dois!
Com OSS!

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #6 Online: Dezembro 11, 2006, 16:45:10 »
Só tenho algo a dizer a ambos:

OSS!
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #7 Online: Dezembro 11, 2006, 19:15:01 »
oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #8 Online: Dezembro 12, 2006, 06:27:26 »
Parabéns pela entrevista!
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #9 Online: Dezembro 12, 2006, 06:39:49 »
Excelente entrevista Roberto ............ Parabéns



Oss,

Ari - Santos/SP

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #10 Online: Dezembro 12, 2006, 08:00:47 »
Parabens pela entrevista Katsumoto.



OSS

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #11 Online: Dezembro 13, 2006, 08:38:37 »
Fico feliz que minha entrevista foi proveitosa.
 Agradeço de antemão a opinião dos colegas aqui da casa. :D
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Kadosaki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Votos: +0/-0
    • http://
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #12 Online: Dezembro 13, 2006, 10:34:20 »
Onde está hoje o sensei Okuyama ?

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #13 Online: Dezembro 13, 2006, 11:03:28 »
Ele está em Rib. Preto e ainda dá aulas 3 vezes por semana.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline K_1

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Votos: +0/-0
Entrevista com Sensei Roberto Santanna
« Resposta #14 Online: Dezembro 13, 2006, 12:39:19 »
muito bom, parabéns pela entrevista.
Oss.
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.