Não sei se tem muito a ver o que vou dizer aqui neste tópico, mas como relatei uma experiencia anteriormente, quero também externar um grave defeito também do kiokushyn, que o afasta da essencia do karate.
No kyokushin, os caras ( me incluo ) na hora do kumite ficam se masturbando durante um tempão, se enchendo de soco no peito e nas costelas, com chutes na coxa, etc. E isso vale até para os campeonatos mundiais e Ãcones do estilo. $%&!! Pra que isso? E o golpe definitivo, e o golpe que acaba a luta?
Quando comecei a treinar na faixa branca, eu ja era roxa de wado ryu. Eu não tive nenhuma dificuldade em vencer os caras mais graduados do kyokushin, pois enquanto eles me massageavam o peito e coxa ( esperando me minar e machucar, e as vezes realmente machucavam ) eu aplicava as técnicas basicas do wado ryu ( mae geri, mawashi, gyako ) com toda força que podia ( velocidade, timing, explosão ) e na maioria das vezes a luta tinha de parar pois o cara caÃa no chão. Eu me apaixonei pelo kyokushin por isso. Eu entendi que o karate é um só. Entenda-se o básico corretamente e o use de forma eficiente. Acho que esse é o mérito do shotokan tradicional.
OSS
* hoje to um papagaio.