Autor Tópico: REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN  (Lida 20900 vezes)

Offline eneck

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE  SHOTOKAN

Round das lutas

Classificação dos rounds:

ROUNDS - 2 rounds de 3 minutos de luta para 1 de descanso

Material para a luta:

O Lutador poderá usar Karate Gi (uniforme) apropriado para a prática do karate.

Não é permitido o uso de sapatilhas, camisa, camiseta, etc. Se necessário o lutador poderá usar tornozeleira ou faixas nos pés ou protetor de canelas.

Objetos e ornamentos feitos de metal também são proibidos.

O lutador deverá portar protetor bucal, protetor de mão (Luva, Azul e Vermelho), genital e protetor peito de pé (Azul e Vermelho, que serão vistoriados pela organização do evento. (OBRIGATÓRIO)

O uso de vaselina ou qualquer outro tipo de óleo em excesso, que venha causar desvantagem ao oponente é proibido.

As luvas serão cedidas pela Comissão Organizadora do evento minutos antes do combate . Não poderão usar outras luvas a não ser aquela escolhida pela Comissão Organizadora.


Lutadores menores de 18 anos estarão nas seguintes classes e idades :

Os atletas menores de idade deverão usar obrigatoriamente o capacete em suas lutas.

Em alguns eventos o lutador mesmo sendo maior de idade , e o de menor de idade deverá usar protetor de cabeça e protetor de pé.

O uso da coquilha ( protetor genital ) e protetor bucal é obrigatório em todas as idades e classes .

Classe feminina:

Em alguns eventos a critério de varias organizações a lutadora mesmo sendo maior de idade , deverá usar protetor de cabeça , de tórax , de pés e canelas , etc.

[/b]Tempo de luta, composição do grupo de árbitros e outros dispositivos:[/b]

Cada luta terá duração de 2 rounds de três minutos cada por 1 descanso, dependendo da classe.

Lutador menor de idade deve ter autorização, por escrito, dos seus pais ou responsável legal, será permitido somente atletas de 15 anos acima.

Os lutadores devem estar na mesma divisão de peso.

Cada lutador poderá ter no máximo três segundos (ajudantes) em seu córner, os quais deverão apenas dar instruções ao seu lutador, será proibido brigas e discussões das equipes.

Os segundos devem ficar posicionados de maneira que não atrapalhem a visão dos espectadores e jurados, sem andar ou subir em volta do ringue.

A luta terá um árbitro central e três juízes laterais (jurados), formados pela Confederação Brasileira de Karate ou outra Organização.

A luta contará com um responsável pelo cronômetro e gongo, assim como pessoal de staff que ajudarão na coordenação do evento e das lutas.

Como a luta poderá ser decidida

A luta poderá ser decidida das seguintes formas:

KNOCK OUT (KO): quando um dos lutadores, devido a um golpe, cai e não tem mais condição de continuar o combate.

KNOCK OUT TÉCNICO (TKO): Quando o árbitro verifica que um dos lutadores não tem mais condições de continuar a luta devida a não esta se defendendo, por exemplo, mesmo não tendo sido nocauteado.

No caso do Knock out técnico, o árbitro poderá também pedir a opinião do médico do evento para tomar a decisão.

DESISTÊNCIA: Quando o lutador - ou seu córner (através do lançamento da toalha) - pede para a luta ser interrompida.

Decisão do médico.
Decisão por pontos.
Desclassificação.

Empate, Quando não for disputa de TITULO.

Formas de Pontuação
A pontuação funciona no

sistema de 10 pontos por round.

O lutador que ganhou o round levará 10 pontos; o outro 9 pontos.

Se tiver ocorrido um Knock down, o ganhador do round leva 10 pontos e o outro 8 pontos.

No caso de empate no round, cada lutador leva 10 pontos.

Ao final da luta, os juizes laterais deverão passar os cartões com a somatória dos pontos para o juiz central, o qual comunicará ao locutor oficial do evento o resultado.

No caso de empate, haverá um round extra e o vencedor será aquele que melhor se sair neste round. Isto em disputa de títulos, em eventos sem disputa de títulos poderá apenas haver um empate.

Saídas: O primeiro ponto negativo será atribuído à 3ª saída. A partir da 4ª saída, será atribuído um ponto negativo por cada saída.

Como os juizes pontuam

Os juizes observarão e considerarão o seguinte para efeitos de pontuação:
Socos, chutes, esquivas, defesa, combatividade, a qualidade técnica dos golpes, a força, a acuidade (se os golpes estão acertando o adversário) e qual o efeito que eles causam no oponente.

O que é considerado como falta

Quando o lutador age, gesticula ou fala de forma desrespeitosa para com o adversário, seu córner, árbitros, organização do evento ou público.

Quando o lutador usar golpes ou atitudes consideradas proibidas, tais como: Cotoveladas, cabeçadas, mordidas, golpes na região genital, golpes nos joelhos, pressão nos olhos do adversário com a luva, cuspir, usar golpes de judô ou Wrestling para derrubar o adversário (as quedas usando o quadril), ficar caindo intencionalmente (dentro ou para fora do ringue), desobedecer às ordens do árbitro, infração que venha causar ao adversário a impossibilidade de continuar a luta, perderá o combate por falta. Isto no caso intencional.

No caso da infração ser involuntária, o árbitro central deverá pedir por “tempo” para que o lutador atingido se recupere. Se o lutador não puder continuar a luta, o árbitro central deverá pará-la e consultar a pontuação dos juizes laterais; a vitória será concedida ao lutador que tiver mais pontos até o momento do incidente.

É terminantemente proibido o lutador ou seu córner contestar falhas ou decisões ao árbitro ou a comissão organizadora do evento no momento da decisão dos jurados. Qualquer contestação deverá ser encaminhada à organização para ser analisada posteriormente. Por isso é que existe as revanches e profissionalismo sem brigas. Qualquer briga durante o evento a equipe será punida e poderá ser processada pelo departamento jurídico da federação. Qualquer briga ou confusão das TORCIDAS, os lutadores poderão ser desclassificados.

Quando ocorrer um KNOCK DOWN

O árbitro central inicia imediatamente a contagem de 1 a 10 segundos, o lutador que causou o Knock Down deverá direcionar-se para o canto neutro que esteja mais longe do lutador que caiu.

Mesmo que o lutador, antes do término da contagem, pareça recuperado e pronto para continuar o combate, o árbitro deverá prosseguir com a contagem até 10 para a segurança do lutador.

2 Knock downs no mesmo round indica o término da luta.

O lutador poderá ser salvo pelo gongo.

Pontos de ataque

Cabeça: frente e lado

Tronco: frente e lado

Golpes válidos:

Socos: todos do karate e golpe giratório com as costas das mãos.

Chutes: Todos, valendo atingir cabeça e tronco.

Clinche é válido desde que haja progressão do golpe ou seja sempre em continuidade. Se usar o clinche somente visando agarrar o adversário , será advertido e posteriormente descontado como falta.

Serão válidos chutes circulares e giratório. Nunca chutando na parte frontal do joelho.

Pés: Apenas ao nível dos tornozelos (Varrimentos são permitidos).

Varrimentos: Para pontuar com um Varrimento o atacante tem de ficar de pé em todas as circunstâncias. Se na execução de um Varrimento o atacante tocar o chão com qualquer parte do seu corpo que não os seus pés, NENHUMA pontuação será atribuído. Será atribuída pontuação ao atacante se o seu adversário tocar no chão, com qualquer parte do seu corpo que não os seus pés.

Para Competir

Todo lutador deverá estar cadastrado em um Federação de Karate e estar com sua carteira com a validade em dia, pois a apresentação da carteira na hora do evento é indispensável.

Todos treinadores deverão ter a responsabilidade de levar somente lutadores muitos bem treinados e com boa saúde, pronto para lutar.

Para competir todos os lutadores deverão providenciar: atestado médico e a ficha de competição preenchida e devidamente assinada; teremos um banco de dados de todos os lutadores.

Todas as equipes deverão evitar

W.O. Não comparecimento, isto só prejudica o evento. Tenha sempre reservas na sua equipe, todas as equipes deverão trabalhar com muito profissionalismo.

No caso de colocar um reserva para a luta marcada, a equipe deverá comunicar a a mesma que casa, organiza as lutas. Lembre-se, nosso trabalho é muito sério.

Sistema de Competições
Campeonatos o sistema será pelo de Chaves , ou seja , eliminatória simples até chegar ao Campeão do evento.

Pesagem

Será realizada antes ou no dia evento. Caso o atleta esteja muito fora de peso daquele em que foi inscrito será desclassificado.

Se a pesagem for realizado no dia anterior , ele tem que bater no peso certo.

Se a pesagem for realizada no dia do evento, poderá ter uma tolerância de no máximo 02 quilo acima ou abaixo.

Caso haja muitos atletas fora de peso o card poderá ser modificado em comum acordo entre dirigentes e atletas.

União
Devemos todos trabalhar com muito profissionalismo, sejamos unidos e com muita disciplina.

Disposições Gerais

Qualquer situação que aconteça durante o evento que não esteja listada nas regras acima serão consideradas exceções.

As exceções serão tratadas pela organização na hora do evento.

No caso de exceções, a decisão da organização do evento é soberana.

Toda e qualquer decisão deverá ser notificado aos dirigentes , organizadores e técnicos das equipes , para uma justa imparcialidade da mesma.

Objetivamos realizar evento de ótima qualidade tanto estrutural , organizacional e técnico , mostrando o nosso trabalho na difusão e crescimento da arte marcial.

As políticas de cada Federação e ou Organização não nos interessa , pois quem perde são os próprios dirigentes e atletas.

Fazemos um trabalho justo e esperamos que as pessoas que participem dos nossos eventos também sejam justo e cortês, pois com arrogância não se consegue nada nesta vida!

Offline Andrews Moura

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 175
  • Votos: +0/-0
  • Nunca, nunca desistas...
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #1 Online: Setembro 14, 2011, 18:08:53 »
 ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
"Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário" (Steve Jobs)

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
  • Votos: +4/-2
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #2 Online: Setembro 14, 2011, 20:04:02 »
Ah sim, agora esta tudo claro. Mas...........................não era mãos vazias?
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #3 Online: Setembro 14, 2011, 20:56:52 »
 ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???(2)
Karate Wado Ryu

Offline eneck

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #4 Online: Setembro 23, 2011, 10:29:30 »
ESTA É UMA ALTERNATIVA PARA EVENTOS QUE NÃO QUEIRÃO USAR A REGRA OLIMPICA
« Última modificação: Setembro 23, 2011, 10:35:53 por eneck »

Offline Crispino

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
  • Votos: +0/-0
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #5 Online: Setembro 23, 2011, 11:59:29 »
 ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???(3)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #6 Online: Setembro 23, 2011, 13:17:05 »
Olá!
 "Esta é uma alternativa para eventos que não QUEIRAM usar a regra olimpica.
Quem não quer usar a regra olimpica?
Os eventos ou os organizadores?
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #7 Online: Setembro 23, 2011, 16:23:38 »
Prezado Eneck,

Tenho certeza que vc teve uma intenção interessante, mas ficou uma parada meio "Grande Dragão Branco".

Seria interessante dizer explicar seu objetivo, e sua motivação.

Quanto as regras, são até bacanas, mas ficou um lance meio K1.

No mais, vou aguardar uma explanação explicativa sobre sua postagem...

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:REGRAS OFICIAIS DE COMPETIÇÕES COMBATE ESPORTIVO KARATE SHOTOKAN
« Resposta #8 Online: Setembro 23, 2011, 23:50:49 »
Prezado Eneck,

Tenho certeza que vc teve uma intenção interessante, mas ficou uma parada meio "Grande Dragão Branco".

Seria interessante dizer explicar seu objetivo, e sua motivação.

Quanto as regras, são até bacanas, mas ficou um lance meio K1.

No mais, vou aguardar uma explanação explicativa sobre sua postagem...

Meio...

Rolou um ctrl+c  ctrl + v nas regras da WAKO (kickboxing) da modalidade Full contact com pequenas modificações.
E quanto as quedas sem ser varrimentos?...e quanto ao contato no solo?..."Se usar o clinche somente visando agarrar o adversário , será advertido e posteriormente descontado como falta." como eu vou derrubar?...só com ashibarai "rodo".

A ideia foi muito interessante , o problema é que escolheu o esporte errado...rs

O Karate é muito completo para nivela-lo a nivel de k-1...Eu acredito que a competição de contato que mais se adequa ao Karate seria o MMA pela sua complexidade e pluralidade de movimentos...ainda sim foram banidos os golpes de mao aberta ( que são a prata da casa desde os tempos de Okinawa)

Essa é minha humilde opnião..puxando a sardinha pra minha brasa que é o KARATE antes do MMA...

A proposito se vc tem um aluno que acha que teria futuro no MMA em breve terei  novidades por aqui...fiquem atentos

grande abraço

OSS
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera