Autor Tópico: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007  (Lida 2615 vezes)

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Online: Janeiro 07, 2008, 09:27:00 »
Caros,

Abaixo, parte do Shiai Kumite que definiu o 3¬ļ colocado no Campeonato Mineiro de Karate 2007 na Categoria Infanto-Juvenil de Kumite. 

O karateca de faixa AO (azul) √© o meu filho Eduardo (Vice-Campe√£o Mineiro em kumite 2006), que logrou √™xito em conquistar o 3¬ļ lugar nessa competi√ß√£o, registrando que n√£o me incomodo com cr√≠ticas respeitosas, uma vez que j√° tenho pleno conhecimento do que uma grande maioria, dos que se manifestam, pensa neste seleto f√≥rum sobre competi√ß√£o e shiai kumite, mas como √© uma realidade crescente, n√£o h√° como n√£o apresentarmos aos interessados.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #1 Online: Janeiro 07, 2008, 11:38:02 »
Oss Pêcego Sensei

Eu gostei do garoto,ele procura a luta o tempo todo.

Oss
alberto/Santos
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

• Visitante
« Resposta #2 Online: Janeiro 07, 2008, 11:58:12 »
Amigo António Pêcego,

Não se sinta minimamente incomodado com as críticas, desde que, evidentemente, elas sejam construtivas e respeitosas. Todos nós estamos sujeitos a elas, por isso não se preocupe assim tanto.

Se me permite, eu vou manifestar-me sobre o que visionei e, alertando desde j√°, que  vou faz√™-lo essencialmente na minha qualidade t√©cnica na arbitragem, como se por exemplo, eu fosse o chefe de Tatami naquele combate. Bom, ent√£o l√° vai...

Tomando em considera√ß√£o apenas e s√≥ o que se visiona no v√≠deo, o √°rbitro central e o Juiz n¬ļ.2 que est√° de frente para si, o 1¬ļ. ponto (Ippon) que √© dado  AO, eu teria que ter uma "conversinha" com o referido Juiz n¬ļ.2, o qual em vez de pontuar, devia somente cruzar as bandeiras em "Mienai", pois ele n√£o podia ter visto o ponto; os √ļnicos que podiam ter visto bem o ponto, seriam os Juizes n¬ļs.1 e 3, da√≠ eu dar o benef√≠cio da d√ļvida ao √°rbitro central que tamb√©m n√£o estava bem posocionado para ver o ponto. Ele parou o combate, talvez por ter observado a pontua√ß√£o dos Juizes 1 e 3, sendo CERTO que o Juiz n¬ļ.2, atribuiu o ponto por "arrastamento" especialmente do central...

Depois verificou-se uma situa√ß√£o de erro parte do √°rbitro central, na atribui√ß√£o de uma penaliza√ß√£o ao atleta AKA  , estando no v√≠deo bem expl√≠cita a descoordena√ß√£o entre ele e o juiz 2 que fez a sinal√©tica correcta √† infrac√ß√£o cometida pelo AKA, ou seja, fez a sinal√©tica correspondente √† penaliza√ß√£o da Categoria 1 - cruzando as bandeiras , e o √°rbitro central atribuiu o gesto sinal√©tico da Categoria 2 - gesto com o dedo indicador;

Observo que se tratou de contacto à garganta do AO por parte do AKA em Gyakuzuki direito.

Depois disto e antes mesmo do AO efectuar o uramawashigeri que lhe daria o Sanbom, ele devia ter sido pontuado com um Ippon, pois fez um Kizame jodan direito correctamente, e aqui lembro que se tratava de uma categoria em que é proibido o contacto à cara, sendo o Kizame muito bem executado o qual ficou a uns dois dedos da cara do AKA, e lamentavelmente não foi pontuado.

E pronto, esta seria um conversinha que eu teria tido com a equipa de arbitragem, em outros moldes, como é evidente...

Quanto ao desempenho em si dos atletas, olhando à categoria em questão, acho que estiveram bem, se bem que o AO me pareceu mais conhecedor do timing relativamente à reacção.

Hai!!!    Oss!!!  
« ŕltima modificaÁ„o: Janeiro 07, 2008, 13:27:29 por Jose Lezon »

Lezon

• Visitante
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2008, 15:47:29 »
Caro António Pêcego,

J√° me esquecia de lhe perguntar as raz√Ķes da interrup√ß√£o do combate...

Teria sido para questionar o árbitro central, sobre a penalização que ele deu ao AKA com o gesto da Categoria 2?

Penso que n√£o foi por o tempo de combate ter sido esgotado...

Hai!!!

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
« Resposta #4 Online: Janeiro 07, 2008, 16:02:48 »
Caro Amigo Yama, valeu !!! sabe o que eu mais gosto, sou suspeito por ser meu filho, mas √© que ele √© guerreiro mesmo (n√£o falo isso diretamente para ele, mas acho que sente pela minha vibra√ß√£o e postura de satisfa√ß√£o e orgulho), pode bater que n√£o fica cheio de "ai, ai", se cair, pode chamar o socorro m√©dico porque n√£o tem como ficar em p√©. 

Já teve Shiai que o sangue desceu pelo nariz e ele não queria atendimento médico ficou pronto para reiniciar o kumite, embora tenha pelas regras acontecido, e, pensando o adversário que o tinha intimidado, aí que ele cresceu mais ainda no kumite e, para a minha surpresa agradável, com cabeça fria e controle , acabando por virar a luta e ganhá-la como faixa vermelha à época e o oponente um bom marrom que, sabedor dessa diferença de graduação, começou a se descontrolar e o meu filho administrou, fazendo com que o descontrole do seu adversário fosse o seu pior inimigo, a sua própria derrota.

Caro Amigo Lezon Sensei, sinceramente, pelas suas considera√ß√Ķes posso agora sentir o seu alto n√≠vel como √°rbitro internacional, digo isso pelo que tenho acompanhado, uma vez que n√£o faz o meu estilo querer agradar quem quer que seja, apenas gosto de expressar as minhas convic√ß√Ķes, principalmente √†queles que respeito. Parab√©ns !!!

Falou como muita propriedade na correta an√°lise t√©cnica, inclusive sobre o contato direto √† garganta de AO e do kizame jodan que ap√≥s a finta entrou e tinha que pontuar.  √Ä √®poca fiquei "puto" na arquibancada, mas fazer o qu√™ se como parente n√£o posso atuar como t√©cnico.  Ora, aplica√ß√£o vigorosa, como sabe, um dos crit√©rios de avalia√ß√£o constante das regras, a meu sentir, √© isso a√≠ no Shiai Kumite, especialmente em se tratando do rosto.  Sempre digo, soltar o bra√ßo √© relativamente f√°cil, dif√≠cil √© parar na cara do advers√°rio aparando o bigode, demonstrando que o mesmo entrou.

No mais, exatamente, a interrupção do combate se deu para questionar o árbitro central sobre a penalização dada ao AKA.

Oss !!!
Momo

Lezon

• Visitante
« Resposta #5 Online: Janeiro 07, 2008, 16:47:08 »
Caro amigo António Pêcego,

Primeiro quero dizer-lhe que apesar de ter alguns beneficios por ser membro do Conselho de Arbitragem da Federação Nacional Karate Portugal, por opção minha para não prejudicar na época a minha vida profissional, não quiz tirar o curso de árbitro internacional.

Atingi o topo da carreira de arbitragem em Portugal, e isso me bastou e basta. Mas mod√©stia √† parte, adoro a arbitragem e tenho consci√™ncia do que sou e que me deixa muito feliz.   

A sua observação sobre o Kizame direito executado pelo AO, está mais que certa, e eu sempre disse e fazia ver nas palestras que fazia aos árbitros aos antes dos campeonatos, que os principais responsáveis de haver por vezes execesso de contacto e consequentemente muito sangue, são os árbitros !

Há uma falta de categoria de uns, coragem de outros, em não pontuarem os Kizames e Gyakukus da forma como feito o Kizame do AO neste vídeo. Nas categorias dos Séniores, isso origina normalmente que o subconsciente do atleta o leve a ir um pouco mais longe, e depois acontecem aquelas cenas lamentáveis!

Enfim, como em tudo na vida é preciso ter um certo geito para as coisas.

Hai!!

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
« Resposta #6 Online: Janeiro 08, 2008, 09:00:55 »
Prezado amigo José Lezon,

Tudo bem que és um árbitro nacional e não internacional, tendo me equivocado, mas isso não tira o mérito da sua avaliação.

A arbitragem nos brasileiros é bem melhor, sendo que o constatado por vc decorre realmente da falta de capacidade de alguns, o que já de sabença geral, seja aqui ou acolá.

O bom de tudo é que estás chegando para somar.

Oss !!!
Momo