Autor Tópico: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007  (Lida 2769 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Online: Janeiro 07, 2008, 09:27:00 »
Caros,

Abaixo, parte do Shiai Kumite que definiu o 3º colocado no Campeonato Mineiro de Karate 2007 na Categoria Infanto-Juvenil de Kumite. 

O karateca de faixa AO (azul) é o meu filho Eduardo (Vice-Campeão Mineiro em kumite 2006), que logrou êxito em conquistar o 3º lugar nessa competição, registrando que não me incomodo com críticas respeitosas, uma vez que já tenho pleno conhecimento do que uma grande maioria, dos que se manifestam, pensa neste seleto fórum sobre competição e shiai kumite, mas como é uma realidade crescente, não há como não apresentarmos aos interessados.



Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #1 Online: Janeiro 07, 2008, 11:38:02 »
Oss Pêcego Sensei

Eu gostei do garoto,ele procura a luta o tempo todo.

Oss
alberto/Santos
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #2 Online: Janeiro 07, 2008, 11:58:12 »
Amigo António Pêcego,

Não se sinta minimamente incomodado com as críticas, desde que, evidentemente, elas sejam construtivas e respeitosas. Todos nós estamos sujeitos a elas, por isso não se preocupe assim tanto.

Se me permite, eu vou manifestar-me sobre o que visionei e, alertando desde já, que  vou fazê-lo essencialmente na minha qualidade técnica na arbitragem, como se por exemplo, eu fosse o chefe de Tatami naquele combate. Bom, então lá vai...

Tomando em consideração apenas e só o que se visiona no vídeo, o árbitro central e o Juiz nº.2 que está de frente para si, o 1º. ponto (Ippon) que é dado  AO, eu teria que ter uma "conversinha" com o referido Juiz nº.2, o qual em vez de pontuar, devia somente cruzar as bandeiras em "Mienai", pois ele não podia ter visto o ponto; os únicos que podiam ter visto bem o ponto, seriam os Juizes nºs.1 e 3, daí eu dar o benefício da dúvida ao árbitro central que também não estava bem posocionado para ver o ponto. Ele parou o combate, talvez por ter observado a pontuação dos Juizes 1 e 3, sendo CERTO que o Juiz nº.2, atribuiu o ponto por "arrastamento" especialmente do central...

Depois verificou-se uma situação de erro parte do árbitro central, na atribuição de uma penalização ao atleta AKA  , estando no vídeo bem explícita a descoordenação entre ele e o juiz 2 que fez a sinalética correcta à infracção cometida pelo AKA, ou seja, fez a sinalética correspondente à penalização da Categoria 1 - cruzando as bandeiras , e o árbitro central atribuiu o gesto sinalético da Categoria 2 - gesto com o dedo indicador;

Observo que se tratou de contacto à garganta do AO por parte do AKA em Gyakuzuki direito.

Depois disto e antes mesmo do AO efectuar o uramawashigeri que lhe daria o Sanbom, ele devia ter sido pontuado com um Ippon, pois fez um Kizame jodan direito correctamente, e aqui lembro que se tratava de uma categoria em que é proibido o contacto à cara, sendo o Kizame muito bem executado o qual ficou a uns dois dedos da cara do AKA, e lamentavelmente não foi pontuado.

E pronto, esta seria um conversinha que eu teria tido com a equipa de arbitragem, em outros moldes, como é evidente...

Quanto ao desempenho em si dos atletas, olhando à categoria em questão, acho que estiveram bem, se bem que o AO me pareceu mais conhecedor do timing relativamente à reacção.

Hai!!!    Oss!!!  
« Última modificação: Janeiro 07, 2008, 13:27:29 por Jose Lezon »

Lezon

  • Visitante
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2008, 15:47:29 »
Caro António Pêcego,

Já me esquecia de lhe perguntar as razões da interrupção do combate...

Teria sido para questionar o árbitro central, sobre a penalização que ele deu ao AKA com o gesto da Categoria 2?

Penso que não foi por o tempo de combate ter sido esgotado...

Hai!!!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #4 Online: Janeiro 07, 2008, 16:02:48 »
Caro Amigo Yama, valeu !!! sabe o que eu mais gosto, sou suspeito por ser meu filho, mas é que ele é guerreiro mesmo (não falo isso diretamente para ele, mas acho que sente pela minha vibração e postura de satisfação e orgulho), pode bater que não fica cheio de "ai, ai", se cair, pode chamar o socorro médico porque não tem como ficar em pé. 

Já teve Shiai que o sangue desceu pelo nariz e ele não queria atendimento médico ficou pronto para reiniciar o kumite, embora tenha pelas regras acontecido, e, pensando o adversário que o tinha intimidado, aí que ele cresceu mais ainda no kumite e, para a minha surpresa agradável, com cabeça fria e controle , acabando por virar a luta e ganhá-la como faixa vermelha à época e o oponente um bom marrom que, sabedor dessa diferença de graduação, começou a se descontrolar e o meu filho administrou, fazendo com que o descontrole do seu adversário fosse o seu pior inimigo, a sua própria derrota.

Caro Amigo Lezon Sensei, sinceramente, pelas suas considerações posso agora sentir o seu alto nível como árbitro internacional, digo isso pelo que tenho acompanhado, uma vez que não faz o meu estilo querer agradar quem quer que seja, apenas gosto de expressar as minhas convicções, principalmente àqueles que respeito. Parabéns !!!

Falou como muita propriedade na correta análise técnica, inclusive sobre o contato direto à garganta de AO e do kizame jodan que após a finta entrou e tinha que pontuar.  À època fiquei "puto" na arquibancada, mas fazer o quê se como parente não posso atuar como técnico.  Ora, aplicação vigorosa, como sabe, um dos critérios de avaliação constante das regras, a meu sentir, é isso aí no Shiai Kumite, especialmente em se tratando do rosto.  Sempre digo, soltar o braço é relativamente fácil, difícil é parar na cara do adversário aparando o bigode, demonstrando que o mesmo entrou.

No mais, exatamente, a interrupção do combate se deu para questionar o árbitro central sobre a penalização dada ao AKA.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #5 Online: Janeiro 07, 2008, 16:47:08 »
Caro amigo António Pêcego,

Primeiro quero dizer-lhe que apesar de ter alguns beneficios por ser membro do Conselho de Arbitragem da Federação Nacional Karate Portugal, por opção minha para não prejudicar na época a minha vida profissional, não quiz tirar o curso de árbitro internacional.

Atingi o topo da carreira de arbitragem em Portugal, e isso me bastou e basta. Mas modéstia à parte, adoro a arbitragem e tenho consciência do que sou e que me deixa muito feliz.   

A sua observação sobre o Kizame direito executado pelo AO, está mais que certa, e eu sempre disse e fazia ver nas palestras que fazia aos árbitros aos antes dos campeonatos, que os principais responsáveis de haver por vezes execesso de contacto e consequentemente muito sangue, são os árbitros !

Há uma falta de categoria de uns, coragem de outros, em não pontuarem os Kizames e Gyakukus da forma como feito o Kizame do AO neste vídeo. Nas categorias dos Séniores, isso origina normalmente que o subconsciente do atleta o leve a ir um pouco mais longe, e depois acontecem aquelas cenas lamentáveis!

Enfim, como em tudo na vida é preciso ter um certo geito para as coisas.

Hai!!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Shiai Kumite no Campeonato Mineiro 2007
« Resposta #6 Online: Janeiro 08, 2008, 09:00:55 »
Prezado amigo José Lezon,

Tudo bem que és um árbitro nacional e não internacional, tendo me equivocado, mas isso não tira o mérito da sua avaliação.

A arbitragem nos brasileiros é bem melhor, sendo que o constatado por vc decorre realmente da falta de capacidade de alguns, o que já de sabença geral, seja aqui ou acolá.

O bom de tudo é que estás chegando para somar.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu