Autor Tópico: É tudo a mesma coisa?  (Lida 3086 vezes)

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
É tudo a mesma coisa?
« Online: Maio 18, 2007, 14:58:56 »
Olá a todos!

Pessoal,
Gostaria da opinião daqueles que entendem do karate esporte para esclarecer uma dúvida:

Hoje, o karateca que treina com finalidade esportiva tem diferenciação de estilo ou é uma coisa só? :o

Explicando a pergunta: É que cada estilo têm suas características próprias que os diferenciam entre si, porém a única coisa que vemos de diferente entre os estilos, em uma competição, são os katás.

Será que o Karate esportivo está "virando" um novo estilo?
Oss!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Tiozinho

  • Visitante
Re: É tudo a mesma coisa?
« Resposta #1 Online: Maio 19, 2007, 16:10:07 »
Pelas competições que já assisti ao vivo ou ao video, exceto quando especificam um estilo, podem se inscrever todos naquela modalidade. Exemplo: Universitário Universitário tradicional... Qualquer um que seja universitário, ou seja de qualquer estilo - menos Kyokushin e os que dele se originaram - que têm eventos específicos. Os que se inscrevem aceitam as regras do torneio.
O mesmo serve para o Estadual Tradicional, ou o Estadual Olímpico, e o Brasileiro, o Sul-Americano, Pan Americano, Mundial.
Assim como um Karateca do tradicional poderia se inscrever nos torneios do Olímpico. A coisa é tão louca, que eu já assisti uma final do Brasileiro Universitário Tradicional há uns três anos atrás que um Karateca indubitavelmente (palavra bonita) do karate olímpico ganhou de um do meu Dojo - Tradicional por ter deixá-lo , e aos árbitros estupefactos com aqueles pulos e fintas de alguém com ataque epilético e que nem arrancariam um pêlo da barriga com um giako tchudan.
 Quanto aos katas, existem os katas escolhíveis independentes do estilo, ou seja Goju escolhe uns da lista, Shorin outros Shotokan outros ainda. A $%&! é que mesmo aí eu já assisti torneio em que toos os árbitros eram Shotokan e apesar de conhecerem o Seinchin, fod... ram o karateka do Goju que foi o melhor na minha opinião. Aliás para mim melhor Seinchin que já assiti foi o do Junior Lefévre, que é Shotokan Olímpico.

Estou editando... Aliás acho o Seinchin um dos Katas mais bonitos do Karate. E com mais interpretações disponíveis. Um Nidan de Goju me disse num evento destes da vida, que no Kata havia uma fuga de cordas nas quais o Karateca estaria amarrado. Disse inclusive que ele teve que fazer uma fuga "`a la Mister M " das cordas nas quais o que o haviam amarrado no exame de 2 Dan . Disse que levou mais de maia hora.
Vai saber. Ou eu sou um tonto crédulo, ou o cara é um idiota ou o Sensei dele...

Mas que na hora da luta num dá para saber não dá. Só se sabe no final "se" anunciarem o estilo. Só quando é muito gritante a diferença. Vocês sabem do que estou falando.
« Última modificação: Maio 19, 2007, 18:27:55 por Tiozinho »

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Re: É tudo a mesma coisa?
« Resposta #2 Online: Maio 20, 2007, 11:46:14 »
Olá,

Concordo com o Tiozinho, ainda por cima ele comentou sobre a situação desse Universitário (viu só, competição é competição), mas acho que o Tzuki também generalizou na pergunta, e como eu sou do contra vou comentar sobre exceções: meu professor. Ele começou a treinar karate pancadaria... (não havia "hajime" e "yame", mas sim "vai" e "tá bom, chega!" :o), de estilo Goju-ryu, porém pela falta de apoio e vínculos sobre Goju, meu professor acabou tendo a necessidade de mudar... e então foi para o Shotokan (ele disse que pra ele aprender kokutso dachi foi um sofrimento, pois ele era acostumado com sanchin e tal... ;D). Mas mesmo hoje quando nós vamos treinar kumite com ele é complicado lutar próximo, porque se nós nos aproximarmos é certo a queda! Ele ainda mantém as características de lutar perto provenientes do Goju, então quando lutamos com ele temos que ficar bem espertos pra não sairmos do dojo nos sentindo um pano de chão usado!

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Re: É tudo a mesma coisa?
« Resposta #3 Online: Maio 23, 2007, 09:15:21 »
Olá!!

Obrigado ao Tiozinho e ao Zkorpione pelas respostas, mas acho que não me fiz entender muito bem. O que eu quero dizer em "tudo a mesma coisa", é que num torneio, não conseguimos identificar a diferença de estilos durante um Shiai-kumite.

Como exemplo, posso citar que hoje, não existe mais aquela reserva de base curta do goju nos campeonatos.

Creio eu que, para a competição o treino acaba sendo generalizado independente do estilo.

É uma pena!!!

OSS
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Kaiko

  • Visitante
Re: É tudo a mesma coisa?
« Resposta #4 Online: Maio 23, 2007, 10:28:50 »
Olá amigos,

Serei curto e grosso em minha opinião, pois não há muito o que "profetizar" sobre o assunto: para mim, karatê esporte (salvo os estilos chamado de contato) é tudo igual. Basta observar associações como a interestilos, que têm objetivos de promover o karatê esportivo.

OSS

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Re: É tudo a mesma coisa?
« Resposta #5 Online: Maio 23, 2007, 14:20:21 »
Ah... sim, sim agora eu entendi o que você quis dizer tzuki! Realmente é isto o que ocorre em relação ao olímpico, acho que perdem-se algumas técnicas... mas isso se dá também pelo próprio conjunto de regras da WKF, você alguma vez já leu? É engraçado... ao mesmo tempo em que está escrito que eles prezam pelos valores do karate tradicional, há regras que limitam e que não permitem técnicas. Claro que respeitar a integridade física do adversário é importante, mas existem regras que proibem certos golpes que não têm nada a ver com isso. É auto-contraditório. Mais ainda a atitude dos árbitros que muitas vezes não julgam em relação ao sistema estabelecido nas regras WKF... É estranho ::)
Aqui estão os links para as regras WKF em inglês e espanhol respectivamente:
http://www.wkf.net/WKFRulesENG2005.zip
http://www.wkf.net/WKFRulesESP2005.zip

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Mad_Dog

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 86
  • Votos: +0/-0
Re: É tudo a mesma coisa?
« Resposta #6 Online: Maio 24, 2007, 19:04:20 »
Ola amigos

           Complicado pq ... acho q o q diferencia cada estilo seria mais katas e tecnicas aplicadas... kumite em competicao sao diferencas pqnas como postura.. base... este tipo de coisa...

            É complicado vc diferenciar em competicao os estilos


oss
arate baseado na Humildade, Mentes Focadas na Paz, Defender-se com FORÇA, Impulsionados pela Perseverança! Tigres do Norte - OSS