Autor Tópico: A Eficiencia dos golpes de chute em combates  (Lida 5168 vezes)

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: A Eficiencia dos golpes de chute em combates
« Resposta #15 Online: Fevereiro 02, 2010, 17:51:37 »
Quer eficiência, busque massa, aceleração e velocidade e isso somente será alcançado combinando técnica, treino e talento.

Oss

Caro Shaolin, a eficiência não está centrada apenas na "massa, aceleração e velocidade" conforme você citou.
Se tudo isso não for combinado à distância e ao tempo, (que creio eu que vc citou como: técnica, treino e talento) nada feito.
Distância + tempo + velocidade = a eficiência, como bem disse Pedro Sensei.

Oss

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Re: A Eficiencia dos golpes de chute em combates
« Resposta #16 Online: Fevereiro 02, 2010, 21:08:26 »
Acho que usar braços ou pernas, depende do "momento" ideal de ataque. Quando o atacante percebe que seu adversário está em falha e decide ir pra cima, vai ter que observar a que distância está dele e qual o melhor golpe para a ocasião.

Acho que a maioria das pessoas usa braços porque treina mais braço. Quem usa muita perna é pq treina muito e tem habilidade pra isso.

Como já citado anteriormente, o gasto de energia é maior, mas eu gosto de considerar que o "peso" do golpe também é, pois os membros inferiores contem uma estrutura maior em relação aos superiores.

É um pouco de tudo: momento (distância), habilidade e preferência individual, intensidade desejada.

Acho que se aplica à maioria das lutas. Quanto ao "se pegar pegou", é estratégia de alguns e funciona pra alguns, mas nem sempre funciona. Tudo depende de "com quem você está lutando".
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: A Eficiencia dos golpes de chute em combates
« Resposta #17 Online: Fevereiro 02, 2010, 23:32:22 »
OSS...

VOU CITAR AQUI ALGUMAS CARACTERISTICAS ENTRE SOCO VS CHUTE...

"AS PERNAS TEM MAIS FORÇA QUE OS BRAÇOS.
MAS OS BRAÇOS SÃO MAIS RÁPIDOS QUE AS PERNAS.
AS PERNAS VÃO MAIS DISTANTE QUE OS BRAÇOS.
MAS OS BRAÇOS SÃO MAIS ADESTRADOS QUE AS PERNAS".

O IMPORTANTE É SABER COMBINAR BEM PERNAS E PUNHOS.

OBS: Lyoniki...
O LUTADOR DO LINK QUE VOCÊ POSTOU, REALMENTE É BEM VERSÁTIL, NO ENTANTO ELE SÓ DERRUBA OS OPONENTES COM OS PUNHOS?


OSS...

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: A Eficiencia dos golpes de chute em combates
« Resposta #18 Online: Fevereiro 02, 2010, 23:54:46 »
Um pequeno teste.
Responda a pergunta: No seu treino de hoje, quantos movimentos de ataque vc fez com os braços e quantos com as pernas? Inclua somente o Kihon e o Kata.

A resposta, conforme eu imagino, sempre será de prevalência dos movimentos de ataques com os braços sobre aos movimentos das pernas, na razão de 80% braços 20% pernas até 60% braços 40% pernas.

Numa conclusão óbvia, vamos ter que o maior volume de golpes desferidos num combate são com os membros superiores pela maior quantidade de gestos específicos elaborados em treinamento pelos mesmos.

Oss


Ricardo

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re: A Eficiencia dos golpes de chute em combates
« Resposta #19 Online: Fevereiro 03, 2010, 10:21:45 »
Os diferentes estilos realmente valorizam mais as técnicas de socos em detrimento a chutes. Há alguns estilos bem balanceados como Kyokushin e Shotokan, mas vejo claramente certa tendência que vem de como o artista marcial foi treinado. Acredito que o recurso das pernas é muito pouco usado e concordo 100% com Juliana San comentando a dificuldade do uso das pernas comparando com o uso dos braços. É mais difícil usar chutes, é mais cansativo usar chutes porém, caso encaixe o golpe, dificilmente o oponente, mesmo mais forte, fica de pé.
Tenho um exemplo pessoal. Treino Kung Fu a muitos anos. O treino normalmente há uma parcela separada somente para chutes. O Kati de Kung Fu inicia, assim como os Katas, de forma simples, praticamente simulando golpes com as mãos e vai dificultando conforme os katas até a faixa preta. O Kati de nível de um professor, como por exemplo o chamado Sholin Wu ou o Low Han são quase na maioria chutes e saltos.
Tive a oportunidade de enfrentar lutadores de Full Contact em três lutas, um deles era o campeão sul-americano da categoria. No 1º round percebi que se trocasse socos com ele estava “frito” por que as técnicas de boxe eram muito superiores as minhas mas, bastou usar as pernas e mantê-lo afastado que não tive grandes dificuldades em vencê-los.
« ltima modificao: Fevereiro 03, 2010, 15:41:47 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: A Eficiencia dos golpes de chute em combates
« Resposta #20 Online: Fevereiro 03, 2010, 12:46:15 »
Oi Shaolin do Norte,

Você me fêz lembrar também do fato de que em confrontos entre atletas de estilos diferentes os golpes com as mãos ficam "reduzidos" a golpes utilizados no box (ganchos e etc...); onde estilos como muay thai, kick boxing utilizam de forma ostensíva.

Os estilos de luta como KARATE, KUNG FU e outros gastam muito tempo aprendendo outros tipos de golpes que são bem diferentes dos utilizados no box. Logo, nos resta as pernas para encarar o adiversário. Na mão a gente vai do melhor jeito que dá, se colocar  luvas então...ai a coisa fecha de vêz - só treinamento específico para dar jeito.

Se alguem ver os caras que praticam kyokushin lutando, por exemplo, vai achar que a única coisa que sabem fazer é socar o abdomem do adversário. Mas na realidade eles treinam vários outros golpes com as mãos e braços. Só que não aparecem durante o combate.

No estilo shotokan me parece que eles exploram mais os golpes (diferentes do box) com as mãos quando estão lutando com alguem do mesmo estilo. Mas quando estão lutando com atletas de outro estilo também reduzem as possibilidades de uso das mãos.


Abraços

OSS!