Autor Tópico: A ESSÊNCIA DO KARATE  (Lida 5271 vezes)

Lezon

  • Visitante
A ESSÊNCIA DO KARATE
« Online: Agosto 14, 2007, 10:30:13 »
A ESSÊNCIA DO KARATE 

Hoje vou abordar o assunto da Essência do Karate cuja maioria dos agentes do Karate tem negligenciado e/ ou mesmo esquecido…

Infelizmente, o que se tem observado, é o lado antagónico da questão chamada “Essência do Karate””.

Quando se inicia  a prática do Karate, abordam-se os princípios do Karate com muita ligeireza, e entra-se somente no ensino técnico da arte, quer ela se direccione para o desporto, quer somente para o tradicional. Não tenhamos dúvidas que isto acontece nas duas vertentes, por isso, não atiremos as culpas para uns, porque elas fazem “ricoxete”…
Todavia, reconheço que para quem está mais vocacionado para a parte esportiva, a percentagem é muito maior, uma vez que o objectivo é a competição. Este é pois, um dos males do Karate esportivo e não só este, mas com isto não se pense que no tradicional é tudo bom… 

Para sermos fortes e respeitados, não é necessário bater em ninguém…e se a Essência do Karate fizesse parte do conteúdo técnico normal a ensinar, e muito especialmente dos agentes de ensino, com toda a certeza que dentro do panorama Esportivo e do Tradicional, tudo melhorava significativamente…

Para sermos fortes, respeitados e admirados, temos primeiro que nos vencer a nós próprios, já que  o verdadeiro inimigo está dentro de nós…

Se a Essência do Karate for estudada e bem interiorizada  dentro de nós, não tenhamos dúvidas que tudo seria bem diferente e para muito melhor!

Intencionalmente não falei no DO…são duas letras apenas  mas carregadas de um grande simbolismo e da tal Essência…Tal como acima digo, se a  Essência estivesse sempre presente, tudo seria realmente diferente e não se assistiria a lutas políticas e não políticas no sentido lato da palavra, a agressões verbais que só desprestigiam o Karate e quem as profere, enfim, a ocorrências lamentáveis que só enfraquece e Karate que tanto amamos.

Se todos os que estão em posições de destaque, muito especialmente aqueles que estão  directamente ligados ao ensino do Karate-Do, tivessem aprendido e muito bem interiorizado, o seu carácter estará perfeitamente moldado e aperfeiçoado pela Essência, pelo que tal lhes permitiria saber aceitar e respeitar as opções de cada praticante, quer elas sejam direccionadas para o esporte e /ou tradicional.

Este meu tópico tem como intenção dar o minha opinião e para pôr à consideração dos demais participantes. Gosto de trocar com quem quiser fazê-lo com elevação.

Saudações amigas

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #1 Online: Agosto 14, 2007, 13:44:35 »
 A essencia do Karate nao e o KIME?????
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #2 Online: Agosto 14, 2007, 13:48:30 »
Caro Lezon!
Já não estou postando com a frequencia de antes, porém este tópico
é bastante importante,embora para alguns este "tópico"será "utópico",mas mesmo assim devemos insistir em colaborar para um entendimento maior do Karate.
Há algum tempo,postei aqui no forum,que o Karate deveria ser mais elitizado e,menos acessível,pois o Karate é para pessoas inteligentes.Preconceito ou proteção?
Antes de iniciar o aprendizado do Karate,deveria-se pensar no conceito,só após ter o entendimento do conceito é que virá o início do entendimento da sua essência.
O lamentável é que hoje,vejo a inclusão da vaidade no conceito do Karate,quer por almejarem a qualquer preço as conquistas em competições,como também em Bravatas de desafios ao conhecimento dos companheiros,dizendo-se sempre mais fortes e melhor preparados.
Em minha visão,o Karate requer mais do que intensa preparação fisica,requer muito estudo.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #3 Online: Agosto 14, 2007, 14:12:07 »
Oss.

Interessante... hoje, durante o almoço, conversava com o Sensei Ortiz justamente sobre esse assunto e as palavras dele soavam como as suas.

Indaguei se a compreensão e o entendimento desses conceitos não vem com a idade. Não é fato que os mais jovens procuram por desafios e disputas para engrandecimento do próprio ego e, quando crescem mantendo-se na arte, passam a compreender a Essência dela?

Acredito não ser diferente de outras artes, mas as artes marciais excitam, seduzem e, muitas vezes, criam a ilusão de invencibilidade. É claro que espera-se que, com o passar dos anos isso tudo dê lugar aos estudos e aprimoramento, mas isso é de pessoa para pessoa.

O que é mais correto: esperar o amadurecimento do praticante até que chegue a esse ponto ou, desde que se inicia na prática da arte tentar colocar esses conceitos dentro dele? Essa passa a ser uma responsabilidade do seu professor?

oss.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #4 Online: Agosto 14, 2007, 14:45:27 »
Eu defendo o ponto de esperar o amadurecimento da pessoa dentro da arte...

Eu bato muito na tecla que tudo são fases e não devemos colocar o carro na frente dos bois...

Alguns dirão que corremos o risco de ensinar a arte para os "não inteligentes" como disse o Pedro, porém mesmo assim temos que correr esse risco, até porque sabemos que sendo otimista de cada 100 sai um budoka.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #5 Online: Agosto 14, 2007, 15:40:33 »

O que é mais correto: esperar o amadurecimento do praticante até que chegue a esse ponto ou, desde que se inicia na prática da arte tentar colocar esses conceitos dentro dele? Essa passa a ser uma responsabilidade do seu professor?


Acredito que o correto seja desde que se inicia na prática da arte colocar esses conceitos para o praticante, mas quantos Dojos sabem que isso deve ser ensinado desde de o inicio?


OSS

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #6 Online: Agosto 14, 2007, 16:01:24 »

Disse acima o Pedro:

"...em Bravatas de desafios ao conhecimento dos companheiros,dizendo-se sempre mais fortes e melhor preparados.
Em minha visão,o Karate requer mais do que intensa preparação fisica,requer muito estudo
"

Concordo plenamente com essa abordagem, mas isso de bravatas e desafios sempre existiu, embora em níveis diferentes, não passando para a minha pessoa mais do que uma necessidade de auto-afirmação que muitos sentem, principalmente os mais jovens, vaidosos e inexperientes.

Hoje em dia, o que me fascina no karate é estudá-lo, não só parte Zen nas artes marciais, mas também o aspecto filosófico e, principalmente, o estudo profundo dos seus movimentos e posturas na busca incessante do aperfeiçoamento, aliás, sobre esse tema, a FKRJ no verso de sua carteira tem, a meu sentir, uma célebre frase: "Aquele que pratica o Karate, não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar".

No mais, concordo com o Luiz, entendendo também que tudo se resume a fases, sendo de fundamental importância o berço que cada um teve no karate para uma melhor percepção com o tempo do que vem a ser a essência do karate, ou como dizia Funakoshi, se não me falha a memória em sua obra "O Meu Modo de Vida", a "quintaessência".

Certa vez, ouvi com propriedade que um grande mestre quando olhava uma boa ou má apresentação de um karateca não queria saber quem ele era, mas indagava ao mesmo: quem é o seu professor ? isso, na minha limitada visão, resume tudo.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #7 Online: Agosto 14, 2007, 19:47:44 »
Caros Amigos,

Começo por dizer que concordo praticamente com tudo que já foi dito, mas algo me chamou à atenção e que foi dito pelo nosso amigo Pedro, que foi sobre a elitização.

Eu compreendo aonde o Pedro quer chegar com esta afirmação, mas de facto sou obrigado recohecer que nos dias de hoje seria muito difícil fazer uma triagem para separarmos o trigo do joio...Se o pudessemos ter feito há muitos anos atrás, às tantas muitos do que por aí andam a badalar aos "quatro ventos" deveriam ser outra coisa qualquer, menos Karatecas.

O Pedro e os restantes amigos do fórum, sabem muito bem que na sociedade em que vivemos, em qualquer actividade, seja ela desportiva ou não, existem os bons e os maus, os mais ou menos e os fracos, etc. e no Karate não podia ser excepção.

Mas uma coisa lhe digo, naturalmente a selecção é feita porque, quem  leva anos e anos a treinar e estudar Karate, não é para toda a gente. Óbviamente que pelo meio e de vez enquando, surgem aqueles que não tão inteligentes assim deixam estalar o verniz com alguma facilidade...

Conclui-se que a Essência para esses, era demasiado incompreensível e complexa para que pudesse interferir e corrigir seus neurónios e limpar a massa insefálica de algumas bactérias ininteligíveis e resistentes à aprendizagem.

Resumindo e concluindo, penso e sou de opinião de que quem estudou e compreendeu a verdadeira Essência do Karate, é alguém que no seu quotidiano revela e tem atitudes comportamentais de responsabilidade, de respeito e harmonia, e gera confiança e amizade entre todos.

Saudações amigas.


Roberto Pimentel

  • Visitante
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #8 Online: Agosto 14, 2007, 22:40:26 »
Olá.

"O que é mais correto: esperar o amadurecimento do praticante até que chegue a esse ponto ou, desde que se inicia na prática da arte tentar colocar esses conceitos dentro dele? "

Minha opinião é que vem algo anterior a essa dúvida.
Herança cultural.

Para o escopo mental do oriental tradicionalista (nem sei se existem muitos hoje) o aprendizado vem da vivência. Preceito Zen que muito respeito.

Contudo, na formação mental do ocidental, no nosso aprendizado de como aprender, a informação antecede ao entedimento.

Acho dificílimo, talvez impossível, modificar esse escopo mental já formado. Não dá para reformatar o cérebro e incluir só novos programas.

Minha conclusão perante isso é que os professores (que têm alunos ocidentais) devem chamar desde cedo a atenção dos alunos para uma leitura mais profunda da Arte. E deixar essa informação lá guardada para que, talvez, vire entendimento.

Outra informação útil ao desenvolvimento íntimo do aluno é qua Arte Marcial bem praticada amacia o Ego, ao invés de enrigecê-lo. Essa é a minha crítica à desportivização excessiva.

Apesar de que, muitos não-campeões se tornam vaidosos e orgulhosos, simplesmente por terem trilhado o caminho.

Existem até aqueles que se orgulham em ter o Ego "macio", e claro que esse mesmo orgulho já é o enrigecimento desse "Ego macio", tornando-o "não-macio".

Durante muitos anos tive essa dúvida sobre informar ou não. Aí, um dia, percebi que estava preocupado com as minhas expectativas e não com as dos alunos. Para melhor atendê-los, passei a trabalhar didáticamente da forma que mais resultados aparecessem para eles. E não para mim.

OSSU.

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #9 Online: Agosto 15, 2007, 08:09:57 »
Oss!

Humildemente venho dar alguns tapas nesse tópico.

O problema da elitização não é o fato de ser uma coisa horrível de se fazer, afinal de contas, quem aqui é sábio o suficiente para julgar quem é merecedor do milenar conhecimento das Artes Marciais?

A questão é que não podemos julgar um aluno (e uso a palavra aluno para a pessoa que está iniciando seus passos) pela sua aparência, pelo seu berço ou mesmo histórico escolar, pois a única coisa que alguém precisa para praticar Karate é boa vontade e determinação.

Qualquer um que tenha essas duas qualidades eventualmente apesar dos tropeços irá certamente compreender a essência do Karate.

Não sei quem disse isso "De uma chance para alguém e esse alguém certamente lhe surpreenderá".
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Lezon

  • Visitante
Re: A ESSÊNCIA DO KARATE
« Resposta #10 Online: Agosto 15, 2007, 11:34:05 »
Meus Amigos,
 
Os bons exemplos devem ser dados e apresentados na vertical e de cima para baixo.
Então, a Essência do Karate é isso mesmo!

Hai!! Oss!!!
Lezon