Autor Tópico: A Etiqueta do Guerreiro...  (Lida 2747 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
A Etiqueta do Guerreiro...
« Online: Março 04, 2008, 20:38:19 »
ETIQUETA DO GUERREIRO

Nas artes marciais principalmente quando se possui uma seriedade nos treinamentos e acima de tudo o respeito, existe a etiqueta. Um guerreiro não é apenas um lutador bom em combate, mas um cavaleiro que respeita as leis que regem sua vida e a dos outros. Quando não existem essa leis os lutadores podem ser vândalos, sanguinários, mercenários ou combatentes, nunca um guerreiro na concepção do bushido (caminho de guerra).
Um bushi (guerreiro) deve ter algumas qualidades e sem as quais não poderia se considerar como tal: 1ª, fidelidade, 2ª paciência, 3ª decisão, 4ª controle, 5ª etiqueta.

1. FIDELIDADE
Tem a idéia de um clã ou grupo que com uma direção e uma meta traçada procuram a evolução técnica de combate e o aumento da compreensão e da consciência. Uma pessoa inicia como neófito um aprendizado (digamos situação dó), após algum tempo de esforço adquire uma capacidade e se iguala aos outros. Se continuar passa a situação ré e começa a sobressair. Após isso passa a situação mi quando já é um dos melhores do clã, nesse ponto já se considera superior e a vaidade pode destruir aquilo que seria a sua fidelidade de grupo, que o colocaria em situação de ajudar os outros, a também subir e aumentar o clã em bondade e harmonia. É fazer tudo pela melhoria do grupo ou clã a que pertence. Sem isso um homem não tem honra. A obediência é a meta.

2. PACIÊNCIA
Saber esperar o momento certo de fazer o melhor de si com a atenção em suas próprias atitudes e ação através de uma observação imparcial de sua vida com os outros.

3. DECISÃO
Ao decidir algo não temer pela própria vida e confiar no fato e em si mesmo, tanto para perder como para ganhar.Indiferente ao resultado.

4. CONTROLE
Mesmo diante da morte não perder o controle da ação externa procurando a impecabilidade da postura e da ação.

5. ETIQUETA
É o respeito pelo que nos cerca com o trato impessoal as pessoas na sociedade em que vive.


Fonte: http://bnas1.tripod.com/karate.htm#etiqueta

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Roberto Pimentel

  • Visitante
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #1 Online: Março 07, 2008, 14:38:39 »
Oi Pecego.

Belo texto.

Se você permite, anexarei outro.
Não é sobre etiqueta, mas sim sobre conduta.

Também não é de literatura de Karate, mas sim trechos dos ensinamentos recebidos por Castañeda de seu mentor D. Juan, que era indio, bruxo, guerreiro e caçador.  Ele preconizava que para iniciar os estudos de feitiçaria, Castañeda precisaria transformar-se antes em guerreiro, a fim de aumentar seu auto-controle, senso de responsabilidade e disciplina.



 “ PRECISAMOS DA DISPOSIÇÃO DE GUERREIRO PARA TODOS OS ATOS"  -  DISSE ELE.  " SENÃO FICAMOS FRACOS E FEIOS.  NÃO EXISTE PODER NUMA VIDA QUE NÃO TENHA ESTA DISPOSIÇÃO. OLHE PARA SI.  TUDO O OFENDE E PERTURBA.  GEME E RECLAMA, E ACHA QUE TODO MUNDO ESTÁ ABUSANDO DE VOCÊ. É UMA FOLHA À MERCÊ DO VENTO.  NÃO EXISTE PODER NA SUA VIDA. UM GUERREIRO, AO CONTRÁRIO, É UM CAÇADOR.  CALCULA TUDO.  ISSO É CONTROLE.  MAS, UMA VEZ TERMINADOS SEUS CÁLCULOS, ELE AGE.  ENTREGA-SE.  ISSO É ABANDONO.  UM GUERREIRO NÃO É UMA FOLHA À MERCÊ DO VENTO.  NINGUÉM PODE EMPURRA-LO;  NINGUÉM PODE OBRIGA-LO A FAZER COISAS CONTRA SI OU CONTRA O QUE ELE ACHA CERTO.  UM GUERREIRO É PREPARADO PARA SOBREVIVER E ELE SOBREVIVE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.  UM GUERREIRO PODE SER FERIDO, MAS NÃO OFENDIDO.  PARA UM GUERREIRO NÃO HÁ NADA OFENSIVO NOS ATOS DE SEUS SEMELHANTES, ENQUANTO ELE ESTIVER AGINDO DENTRO DA DISPOSIÇÃO CORRETA.”

“ E PROSSEGUIU ELE. - A AUTOCONFIANÇA DO GUERREIRO NÃO É A MESMA DO HOMEM COMUM. ESTE BUSCA A CERTEZA AOS OLHOS DO ESPECTADOR E CHAMA A ISSO DE AUTOCONFIANÇA.  O GUERREIRO BUSCA A IMPECABILIDADE A SEUS PRÓPRIOS OLHOS E CHAMA A ISSO HUMILDADE.  O HOMEM COMUM ESTÁ AGARRADO AOS OLHOS DE SEUS SEMELHANTES, ENQUANTO QUE, O GUERREIRO, A SEUS PRÓPRIOS OLHOS.”

“NÃO SE PERMITA PERSEGUIR UMA ILUSÃO BUSCANDO A AUTOCONFIANÇA DO HOMEM COMUM, MAS SIM, TENHA EM SI A HUMILDADE DO GUERREIRO. A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS É NOTÁVEL.  A CONFIANÇA EM SI SIGNIFICA SABER ALGO COM CERTEZA; A HUMILDADE SER IMPECÁVEL EM SUAS AÇÕES E EM SEUS SENTIMENTOS. PARA ISSO VOCÊ PRECISARÁ DE MUITO ESFORÇO, TODO O TEMPO.  NESSE ASSUNTO, O ÚNICO CAMINHO  ABERTO A UM GUERREIRO É AGIR PERSISTENTEMENTE E SEM RESERVAS.”

“E JAMAIS CONFUNDA A HUMILDADE DO GUERREIRO COM A ATITUDE INFERIORIZADA APRESENTADA POR MENDIGOS E PEDINTES, OU QUALQUER TIPO DE SUBSERVIÊNCIA, REAL OU DISSIMULADA. ISSO SERIA O INVERSO DA POSTURA ÍNTIMA E EXTERIORIZADA CONDIZENTE COM O ESTADO DE SER UM GUERREIRO.”

“FINALMENTE, NUNCA PERMITA QUE SEUS VELHOS HÁBITOS E ROTINAS ERRADOS ATRAPALHEM NAS MUDANÇAS PESSOAIS QUE DEVEM OCORRER EM SEU CAMINHO, AFINAL, VOCÊ É UM GUERREIRO.”


Saudações.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #2 Online: Março 07, 2008, 14:54:01 »
Olá!
Dois posts de primeira!
Obrigado aos Amigos Roberto e Antonio
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #3 Online: Março 07, 2008, 16:16:38 »
Excelente!!!

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #4 Online: Março 07, 2008, 16:27:51 »
Por não ter nada mais a acrescentar...
Me basta elogiar
Excelentes
OSU

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #5 Online: Março 07, 2008, 19:11:02 »
Sensei Roberto

excelente texto, me significou muito.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #6 Online: Março 07, 2008, 19:12:09 »
…Mas o guerreiro é tudo isso e mais alguma coisa.

O ser humano, na sua vida comunitária, já é um verdadeiro guerreiro. Convém não esquecer que, os aliciantes que existem no dia a dia, outrora impensáveis, são uma prova constante de fogo ao ser humano.

No meio de tanta tentação e perdição, de tanta abundância e exiguidade, de tanta ignorância e sapiência, de tanto dinheiro e pobreza, de tanta corrupção, desigualdades e  injustiças sociais, GUERRREIO é aquele que segue a sua vida dentro dos parâmetros normais sob a égide da verticalidade, seriedade e honestidade.

Nos tempos modernos, esse é o VER DADEIRO GUERREIRO!
Hai!!!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #7 Online: Março 09, 2008, 08:07:56 »
Salve Pimentel,

Complementação perfeita.

Amigo Lezon, tudo varia conforme a ótica pela qual enxergamos ou queremos enxergar o que vem a ser um guerreiro, no caso, estamos tratando da essência.

Hai ! Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #8 Online: Março 09, 2008, 14:11:19 »
Olá!
Embora eu tenha entendido o texto como o Amigo Antonio Pimentel falou,em sua essência,gostaria de entender o que o Amigo Lezon quer dizer com "parametros normais"para seguir a sua vida?
Quais e o que são parâmetros normais?
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #9 Online: Março 09, 2008, 16:31:19 »
Vou esperar o desdobramento dessa questão antes de colocar o meu comentário.  Por hora, os dois posts são excelentes.  Parabéns aos postantes!

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Lezon

  • Visitante
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #10 Online: Março 10, 2008, 11:55:48 »
Amigo Pedro e os demais,

Sinceramente que eu já estava à espera de que me surgisse esse tipo de pergunta.
Os parâmetros da minha definição de como vejo o "Guerreiro", nos tempos de hoje, vai de encontro à minha forma de ser e de pensar, a qual pode não coincidir com a sua e a dos demais.

Relendo o que eu havia dito, verificará com certeza que para além do que muito bem foi explanado pelos nossos amigos António Pêcego e Roberto Pimentel, eu apenas acrescentei um pouco mais alicerçado nos tempos modernos.

Para mim, todo o ser humano humano é um "guerreiro" , em todas as circunstâncias da vida enquanto ela permita a sua existência, quer sejam ricos e/ou pobres, ignorantes ou não, honestos, mentirosos, corruptos, ladrões, assassinos, etc,etc,etc..

Todos eles são "guerreiros" e se enquadram em algo, uns pelo lado negativo e que continuam sem evoluir como seres humanos, outros vivendo ainda num processo de evoluç]ao, e aqueles que já estão num patamar mais evoluído.

Como referi, os tempos de hoje são outros, pelo que, no meu entender, toda a filosofia e a essência que caracteriza um ser humano como "guerreiro", deve também evoluir e adaptar-se ao presente e às circunstâncias da vida social, que nada tem a ver com as vividas naquele tempo longínquo.

Então, transportando filosoficamente a essência para os tempos de hoje e que é o nosso, eu afirmo com todas as letras:

- Guerreiro é aquele que em todas as suas acções na vida aje com verticalidade e  seriedade:
- Guerreiro é aquele que em todos os seus actos revele honestidade e  personalidade;
- Guerreiro é aquele que em sociedade paratilhe o seu saber em prol do bem comum;
- Guerreiro é aquele que seja IMUNE a qualquer tipo de aliciamento.

Estes sim, são os verdadeiros "Guerreiros" dentro da sociedade em que hoje vivemos!

Todos os outros e que estão em antagonia a tudo isto, são os "guerreiros" das trevas de cujo processo de evolução está estagnado e/ou em fase de aprendizado.

Estes são pois os meus parâmetros filosóficos de como catalogo um "guerreiro". Uns concordarão comigo e outros não.

Hai!!!!
« Última modificação: Março 10, 2008, 16:50:15 por Jose Lezon »

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: A Etiqueta do Guerreiro...
« Resposta #11 Online: Março 10, 2008, 12:40:37 »
Sensei Lezon

Muito bem colocado!  Parabéns!

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ