Depende do objetivo da pessoa. Se houver preocupações desta natureza, talvez sequer o karatê seja a luta que esta pessoa deva praticar.[]´s
Toda a técnica eficiente será sempre bem vinda. Sempre procurei passar um karate mais abrangente, envolvendo quedas e até imobilizações. Para aqueles que conhecem, sabem que o karate não se limita apenas aos traumas, mas temos quedas e imobilizações. Obviamente um conhecimento de jiu jitsu, aikido, etc... não tornará o karateca um traidor. Para aqueles que sempre visam o karate como arma de combate, sabe que precisamos estar preparados para qualquer tipo de luta, em qualquer lugar, seja num corredor de onibus, seja numa rua, etc... Precisamos sempre praticar lutas em situações adversas, seja com mais de um adversário, adversário com pau, faca, etc...Não podemos generalizar que hoje em dia todos andam armados, etc... Haverá sempre uma ocasião aonde quem sabe lutar se sobrepujará.
Atualmente, se você mora em uma capital +/- grande e estão prestes a iniciar suas férias letivas, sugiro-lhe o seguinte: três meses de MMA, em uma academia que tenha equipe de competição profissional. Ali você alternará treinos de luta em pé, de chão e wrestling em quantidade suficiente para ter noções básicas, sem distorcer seus treinos de karatê, que seriam suspensos durante este perÃodo a não ser que você use pilhas alcalinas...rs. Certifique-se de que seja uma equipe profissional. O Luciano experimentou ou ainda está experimentando um "camp" desses. Converse com ele. Umas duas seções dessas, bem praticadas, vão te capacitar aos supostos revezes que a rua traz. Entretanto, como já comentei anteriormente, tais revezes andam cada vez mais raros de ocorrer. Tudo é em gangue, na covardia. E mais: se você meramente se defender e o agressor levar um atraso, prepare-se pra ficar com aquele aborrecimento de prestar atenção em vinganças obviamente que na trairagem e covardia.[]´s
Concordo que estes tipos de treinamento citados são importantÃssimos, mas discordo de que 3 meses de MMA já é suficiente.Se as técnicas não forem treinadas com uma certa regularidade, são "esquecidas", pois perdemos nossa "memória muscular".Portanto, se quer ficar bom em defesas de agarramentos ou quedas, treine regularmente isto.OSS.
Exatamente que faço, faço muito estudo, buscando muitos golpes "escondidos nos katas", principalmente de projeção e imobilização e busco sempre aplica-las. No nosso treino, sempre tiramos nem que seja meia hora só para treinar defesa com queda e imobilização e também treinamos alguns movimentos até não pertencentes ao karate. É importante quando queremos treinar para crescimento como lutador marcial.
Citação de: muluk em Dezembro 03, 2013, 14:58:23Exatamente que faço, faço muito estudo, buscando muitos golpes "escondidos nos katas", principalmente de projeção e imobilização e busco sempre aplica-las. No nosso treino, sempre tiramos nem que seja meia hora só para treinar defesa com queda e imobilização e também treinamos alguns movimentos até não pertencentes ao karate. É importante quando queremos treinar para crescimento como lutador marcial. Tbm gosto de estudar os katas em busca de tesouros! Existem muitas chaves de aplição em pé no katas e algumas quedas tbm. Mas as chaves pra mim são as cerejas dos bolos!
Bom, meu sonho sempre foi complementar meu Karatê com o Judô. Vejo as duas artes como artes irmãs, devido a partilharem da mesma filosofia e do mesmo Budô. Além do quê, Funakoshi era amigo de Kano, me parece que muitas técnicas do Nage-Waza vieram do Judô.Assim que tiver tempo e dinheiro me tornarei um judoca.OSS!