Enquete

Você acha que as armas tradicionais devem fazer parte do treino de karatê?

Sim
5 (83.3%)
Não
1 (16.7%)

Votos Totais: 5

enquete encerrada: Maio 20, 2006, 12:50:47

Autor Tópico: Armas na arte das mãos vazias  (Lida 3670 vezes)

Kaiko

  • Visitante
Armas na arte das mãos vazias
« Online: Abril 20, 2006, 12:50:47 »
OSS Pessoal,

Como a maioria sabe, o karatê é a artes das mãos vazias como definido pelo mestre Funakoshi, segundo relato do livro "Karatê-Do, meu modo de vida". Contudo, muitos estilos inserem armas como Sai, Tonfa, Jo, etc, em seus treinamentos. O meu mesmo, Goju, mesmo que raramente, trabalha katas e kihon´s com as referidas armas.

Gostaria de saber de vocês, sobretudo dos mestres, o que acham da presença destes instrumentos nos treinos, se são úteis ou não, se ferem a tradição, ou a essência da arte marcial, se as utilizam, qual a finalidade, enfim, as opiniões em geral.

Eu, particularmente, creio em alguns benefícios, como por exemplo, ao socar, acho que exige que o praticante firme mais a mão ao fazê-lo, pois segura a arma, e exige uma melhor precisão na direção do golpe. Também não acredito que a tradição seja violada, pois, no mesmo livro do mestre Funakoshi ao qual me referi, há uma foto sua onde executa um kata som Sai.

O que me motivou a postar foram algumas fotos da Federação de Goju Ryu do Uruguai, onde aconteceu um curso de katas com armas (vejam nas fotos: http://www.gojuryu.com.br/usfkg/federacoes/uruguai/).

Então, o que acham?

OSS  :D

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #1 Online: Abril 20, 2006, 14:03:00 »
seiken, uraken, shuto, nakayubi ipponken, ritosashiyubi ipponken, nukite, ippon nukite, toho, koken, shotei, tettsui, keiko, haito, hiraken, ryutoken, haishu, kote, oyayubi ipponken, hiji, sokuto, chosoku, hiza, teisoku, kakato, haisoku, tsumassaki, sune.

Acho que de armas já tá bom demais.
Isso é Karatê meu caro.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #2 Online: Abril 20, 2006, 15:11:56 »
Caramba:

Tem coisa ai que não conheço:

nakayubi ipponken =  :?:
ritosashiyubi ipponken =  :?:
ryutoken =  :?:
oyayubi =  :?:
chosoku =  :?:
sune =  :?:
tsumassaki =  :?:

OSS
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #3 Online: Abril 20, 2006, 15:26:39 »
Caro Luiz, só estou postando as armas do Karate...
Sem entrar no merito da sua eficiência ou eficácia e pior ainda sua utilização, só a informação...até podemos se tempo der entrar nos detalhes.

NAKAYUBI IPPONKEN -  SOCO DO DEDO MÉDIO  ARTICULADO - Saliente apenas a segunda articulação do dedo médio para fora . Esta  posição tem o mesmo uso do soco  indicador  articulado.

RITOSASHIYUBI  IPPONKEN  - SOCO DO DEDO INDICADOR  ARTICULADO - Coloque as articulações dos dedos indicador na frente , de modo que o indicador  ficar  mais proeminente  que  os  outros . Serve  para   ser   usado em golpes  visando  os  pontos  vitais  ao rosto ,  pescoço e  tórax .

RYUTOKEN - O golpe é desferido com a segunda articulação falangiana do segundo , terceiro e quarto dedos semidobrados . Este golpe provoca a paralisia dos membros atingidos , porquanto penetra profundamente no músculo afetado . Sempre é doloroso

OYAYUBI  IPPONKEN - SOCO  DO  POLEGAR - Aqui temos novamente uma posição de soco que , embora de pouco uso , vale a pena conhecer . É constituída da mesma forma que o soco  proeminente, só que neste caso, dobramos o polegar e pressionamos sua ponta  firmemente sobre a segunda articulação do dedo indicador. Pelo fato de este golpe poder causar a morte instantânea quando usado em golpes acima da orelha ou na têmpora , seu uso em tal circunstância é estritamente aos alunos  avançadíssimos . Não obstante , uma vez que a  posição possui temível potência, é bom conhecê-la .

CHUSOKU  -  BOLA  DO  PÉ - Esta posição é eficiente para  pontapés  frontais  no estômago ou pontapés circulares no queixo e costelas do oponente.  Quando usar a bola do pé, procure manter os artelhos dobrados para trás , o mais longe possível , pois isto fortalecerá a zona de contato . Os pontapés com a bola do  pé exigem uma numerosa ação elástica dos joelhos. Seu efeito é semelhante ao do soco proeminente.   
SUNE - CANELA - A canela é um ótimo e eficiente protetor contra chutes executados na altura da coxa . É também um eficiente meio de ataque em chutes baixos circulares nas coxas do oponente . Mas para usá-la com eficiência é necessário que a "calejamos", para poder suportar as batidas dos golpes ou a proteção contra chutes

TSUMASSAKI - PONTAS DOS PÉS - O golpe com as pontas dos pés  é um golpe muito poderoso , mas muito arriscado em machucar as articulações dos dedos dos pés . Ele serve de prolongamento dos golpes tanto no chute frontal ( Mae Geri - Ura Mawashi Geri ) como no chute circular (Mawashi Geri) . Às vezes um golpe normal não consegue atingir o adversário , então arriscamos um golpe com o prolongamento das articulações , no caso as pontas dos pés (Tsumassaki ).

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #4 Online: Abril 20, 2006, 15:41:35 »
Olá kaiko,

O surgimento do kobudo se confunde com o do karate. Existe várias versões para o aparecimento do kobudo. Apresento abaixo duas versões :

1- Os nativos praticantes do “Te”  de Okinawa desenvolveram essa arte utilizando instrumentos agrícolas para defender a Ilha dos invasores já que estavam proibido de usar armas;

2- Outra versão fala que os próprios samurais também devido a lei que proibia o uso de armas desenvolveram essas técnicas e ensinaram aos seus colonos formando pequenas milícias para defesa da Ilha.

Mas o que tem de comum e que essa arte surgiu devido a proibição dos nativos de Okinawa portarem armas.

Assim como o Karate o kobudo também faz parte da riqueza cultural produzida em Okinawa e deve ser preservada por nós também.

O Mestre Funakoshi era um praticante de kobudo, mas não conseguiu divulgar no Japão devido a resistência do povo japonês achar que aquela  arte era coisa de classe baixa ou seja de camponês .

No Brasil temos o mestre Shinzato  como a mais alta autoridade no Kobudo que começou seus treinamentos em Okinawa com mestre Anbum Tokuda e no Brasil com Mestre Shinkan Akamine (não sei se o Hapli quando treinou com Akamine aprendeu kobudo) e também com os mestres Masahiro Nakamoto e Katsuyoshi Kanei sendo que deste último recebeu o título de Hanshi em Kobudo.

No meu Dojo em Santos além do karate Shotokan também treinamos o kobudo de forma tradicional: Bo (bastão), Sai, Tunqua, Nunchaku, Iku  Bôn (remo), Kuwa (enxada)  e kama (foice).  E serve como complemento para o Karate.
Caso os colegas do karateca.net queiram podemos um dia marcar um treino de Kobudo.

Oss,
Ari - Santos/SP

Kaiko

  • Visitante
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #5 Online: Abril 20, 2006, 17:08:40 »
OSS,

Muito bacana seu texto, Ariovaldo. Obrigado pelas informações.  :D  Quando as li, lembre-me de ter visto, acho que de em uma revista, algo sobre o kobudo. Na época pesquisei um pouco na internet, e vi que a maioria das academias estão no litoral de São Paulo. Inclusive, parece-me, posso estar enganado,  que o kobudo está intimamente ligado com o estilo Shorin.

Concordo com você, Fran, que temos muitas técnicas com nossas "armas" naturais. O termo "karatê-DO", já diz isso por si mesmo. E também respeito aqueles que são contra os treinos com as armas detalhadas habilmente pelo Ariovaldo.

Mas a questão era justamente essa, se é legítimo, ou compatível o treino com armas na arte marcial do "caminho das mãos vazias".

Ariovaldo, o seu convite para a aula de kobudo é muito promissor, podemos ver com o pessoal se há o interesse e organizá-la.

Abraço a todos.

OSS

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #6 Online: Abril 20, 2006, 17:18:48 »
Karo Kaiko,
Completando...não sou contra o uso de outras armas que não sejam as do nosso corpo.
Depende da necessidade e da intenção nos treinamentos.
Se for por cultura e afinco no treinamento do Karate, melhor ainda.

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Nunchaku
« Resposta #7 Online: Abril 20, 2006, 21:56:23 »
Olá Ari!
Vc. falou no Sensei Akamine,e me fez lembrar que ele realmente ensinava Kobudo.
Porém a unica coisa que ele me ensinou,(porque eu nunca tive vontade de treinar o resto)foi trabalhar com o Nunchaku.
Aliás,eu sabia usar tão bem,que ele deu-me de presente o seu Nunchaku japonês,que eu tenho até hoje.E é muito bonito.
Uma curiosidade,o Sensei Akamine disse-me que só me daria o seu Nunchaku,se fosse coincidente com as medidas do meu braço,e não é que era!(para ele era um pouco maior, porisso que ele não o usava com frequência)  
Só que eu me esqueci dos katas de nunchaku,se Vc. souber,gostaria de relembrá-los,me faça esse favor,pois estou ficando velhinho,e logo logo vou precisar encher o pessoal de Nunchacadas.
OSS!
Hapli

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #8 Online: Abril 21, 2006, 07:58:26 »
Obrigado amigo fran pelo esclarecimento

OSS...

Amigo Hapli, eu também só aprendi nunchaku até hoje, e não aprendi tão bem quanto vc, mas da pra quebrar os engraçadinhos que me chamam de gordo.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #9 Online: Abril 22, 2006, 18:06:09 »
Oss Pedro Sensei.
Katas de Nunchacu são 3 na linhagem Shinshukan do Mestre Shinzato:

           Maezato no Nunchaku
           Nunchaku Kihon Kata
           Nunchaku Sanbam .

Ari Sensei é bom neles.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Marcio-SP

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 587
  • Votos: +0/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #10 Online: Abril 23, 2006, 13:41:37 »
Ari,

Vc já está melhor da dengue??? Espero que sim.....

Agora, falando sobre o assunto, quem manja de armas no karate, podia dar um curso ou alguma coisa parecida!!!! Acho que qq pessoa que realmente goste de artes marciais, gostaria de aprender alguma coisa sobre manusei de armas!!!

OSS
Oss!!

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #11 Online: Abril 24, 2006, 14:13:32 »
Aprendi kenjutso com meu sensei (Pedro Okuyama), aprendemos vários katas e o manuseio de uma espada e duas. Mas, depois que parei de treinar regularmente com ele (fiquei 15 anos afastado do Dojo, treinando apenas karatê e sozinho) acabei esquecendo tudo.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Yamauti

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
    • Multiply
Kobudo
« Resposta #12 Online: Abril 26, 2006, 21:56:26 »
Pelo o que eu li no livro "O caminho do guerreiro" as armas do kobudô tiveram origem de ferramentas agrícolas, como já foi citado acima. O motivo da utilização de ferramentas como armas foi a proibição do porte de armas.

O nunchaku seria uma ferramenta utilizada para socar e descascar o arroz.
A tonfa é a manivela de moinho de grãos.
O sai seria usado para manipulação de vegetação.
O kama é uma pequena foice utilizada para colher o arroz.
O bo um bastão que, colocado sobre os ombros, servia para transportar baldes.

Leia: http://www.karatebarretos.com.br/kobudo.php

O karatê, como diz o nome, é a arte das mãos vazias. O kobudô
é ensinado em alguns estilos e dojôs como um complemento.
Nunca treinei mas acho fantástico quem domina estas armas.

Oss,
       Fabio
___________________
Fabio M. Yamauti
1º kyu (faixa marrom)
Shotokan

Offline funakoshi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #13 Online: Maio 21, 2006, 19:18:03 »
oss

Offline Aquilles

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 33
  • Votos: +0/-0
Armas na arte das mãos vazias
« Resposta #14 Online: Maio 22, 2006, 14:41:59 »
yamauti,esse site q tu mostrou aejá me ensinou e revelou varias coisas para mim,esse site é muito bom