Autor Tópico: CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....  (Lida 6234 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Online: Abril 29, 2005, 11:06:14 »
Caros amigos do Fórum,

 No começo do mês, enviei e-mail à CBK e à FPK, perguntando como é que eu deveria proceder para ter o meu Dan atualizado pelas 2 Entidades, já que eu desde 1987 estava Registrado como 3ºDan e hoje sou 5ºDan pela Japan Karate Association. Qual não foi a minha surpresa quando, no inicio desta semana, recebi a resposta da CBK, dizendo que se eu quisesse ter meu Dan Reconhecido pelas 2 Entidades eu teria que "novamente me submeter a outro exame de graduação, primeiramente para 4ºDan e depois p/ 5º Dan.
Fiiquei perplexo com a resposta, haja visto a JKA ter seu Diploma reconhecido em qualquer país do mundo, sendo ela a maior escola mundial do estilo JKA Shotokan e tenco como meus examinadores Mestres como Tanaka SEnsei, Oishi SEnsei e Stan Schmidt SEnsei.
 Não que eu fizesse questão de ter Diploma da CBK ou FPK, longe disto, mas apenas para cumprir protocolo LEGAL de ser regularizado dentro de meu próprio país.
Numa dessas, lembro-me da Resposta do Sr. Pedro Campana, quando também teve a mesma resposta da FPK, tendo seu Dan cassado pela entidade ele disse:
Ok, eu farei os exames pedidos se, e sómente se eu puder lutar com os meus próprios examinadores....
Incompetentes.... até hoje o Pedrão espera a respostaa deles....
Lamentável,, também num país deste esperar o que???
Deveriamos mudar de nome p/ PRIVADA, seria mais adequado.
Certo estava um certo Sensei de S. Paulo, que ao receber  o 9ºDan da FPK, como forma de atrai-lo para a FPK, rasgou-o em frente à secretária dizendo que não reconhecia os examinadores que haviam assinado o documento e portanto, não estaria em condiçÕes de aceitar TAMANHA HONRARIA.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #1 Online: Abril 29, 2005, 12:31:45 »
Tai, gostei do negocio de lutar com os examinadores, achei justo.

O George Mehdi do Judo tb rasgou o diploma de 9oDan que o Mamede lhe deu.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #2 Online: Abril 29, 2005, 12:53:53 »
Roberto

  O caso é complicado pelo seguinte, por causa do programa do governo "Bolsa Atleta", que em matéria de Karate é a entidade reconhecida para emitir os documentos de títulos conquistados pelos atletas nas competições nacionais e internacionais, houve um grande aumento na procura por "Regularização" de cadastros e realinhamentos de Dan, disendo ser pelo motivo de "privilegiar"(não sei se é a palavra certa) quem sempre esteve na CBK, foi imposto que teria que ser pago na integra as anuidades atrasadas de 2000 para cá!! e quem quizer o reconhecimento do Dan teria que passar pelo "Realinhamento" e pagar as devidas taxas. Temos alguns casos em nossa Ass. parecidos, claro que não com o diploma da JKA, mas com anuidades em atrazo e com Dan para serem reconhecidos, me parece que vai ter um exame de "Realinhamento" em setembro durante a Copa Mercosul que vai ser realizado em SC provavelmente em Joenvile, mas não recebemos confirmação ainda. Mas minha opinião pessoal é a seguinte, vou ser sincero!! não vejo vantagem nenhuma em vc reconhecer o seu 5ºdan pela CBK, mas em filiar a sua associação vejo vantagens, pois pode ter algum aluno que possa se interessar por competições e em matéria de competições a WKF ainda é a melhor entidade e é vinculada ao COI, apesar de tanta coisa que tem que mudar na CBK, mas ainda acho que se vc conversar pessoalmente com alguem de seu contato na diretoria Técnica talves co o Nakama ou o Romic, isso é se for realmente de seu interesse, acho que essas duas pessoas são bem esclarecidas e privam muito pela qualidade técnica da FPK, e pra nós os menos graduados seria uma ótima ter mais um grande Mestre da JKA em nossa federação!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Neto110

  • Visitante
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #3 Online: Abril 29, 2005, 16:49:24 »
Citar

O caso é complicado pelo seguinte, por causa do programa do governo "Bolsa Atleta", que em matéria de Karate é a entidade reconhecida para emitir os documentos de títulos conquistados pelos atletas nas competições nacionais e internacionais, houve um grande aumento na procura por "Regularização" de cadastros e realinhamentos de Dan,


Me explique direito esta situação, entidade reconhecida para emitir documentos de títulos, ou só os eventos dela é que valem alguma coisa para a tal bolsa atleta?

A lei, para quem não sabe dela:

Citar

Art. 1º Fica instituída a Bolsa-Atleta, destinada aos atletas praticantes do desporto de rendimento em modalidades olímpicas e paraolímpicas, bem como naquelas modalidades vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional - COI e ao Comitê Paraolímpico Internacional.

§ 1º A Bolsa-Atleta garantirá aos atletas beneficiados valores mensais correspondentes ao que estabelece o Anexo I desta Lei.

§ 2º Para efeito do disposto no § 1º deste artigo, ficam criadas a Categoria Atleta Estudantil, destinada aos estudantes que participem com destaque dos Jogos Escolares e Universitários Brasileiros; a Categoria Atleta Nacional, relativa aos atletas que tenham participado de competição esportiva em âmbito nacional; a Categoria Atleta Internacional, relativa aos atletas que tenham participado de competição esportiva no exterior, e a Categoria Atleta Olímpico e Paraolímpico, relativa aos atletas que tenham participado de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

§ 3º A Bolsa-Atleta será concedida aos atletas de rendimento das modalidades Olímpicas e Paraolímpicas reconhecidas respectivamente pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paraolímpico Brasileiro, bem como aos atletas de rendimento das modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional - COI e ao Comitê Paraolímpico Internacional.

 

Art. 2º A concessão da Bolsa-Atleta não gera qualquer vínculo entre os atletas beneficiados e a administração pública federal.

 

Art. 3º Para pleitear a concessão da Bolsa-Atleta, o atleta deverá preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos:

I - possuir idade mínima de 14 (quatorze) anos para a obtenção das Bolsas Atleta Nacional, Atleta Internacional Olímpico e Paraolímpico, e possuir idade mínima de 12 (doze) anos para a obtenção da Bolsa-Atleta Estudantil; (Alterado pela L-011.096-2005)

II - estar vinculado a alguma entidade de prática desportiva, exceto os atletas que pleitearem a Bolsa-Atleta Estudantil; (Alterado pela L-011.096-2005)

III - estar em plena atividade esportiva;

IV - não receber qualquer tipo de patrocínio de pessoas jurídicas, públicas ou privadas, entendendo-se por patrocínio todo e qualquer valor pecuniário eventual ou regular diverso do salário;

V - não receber salário de entidade de prática desportiva;

VI - ter participado de competição esportiva em âmbito nacional e/ou no exterior no ano imediatamente anterior àquele em que tiver sido pleiteada a concessão da Bolsa-Atleta; e

VII - estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, exclusivamente para os atletas que pleitearem a Bolsa-Atleta Estudantil.

 Brasília, 9 de julho de 2004; 183o da Independência e 116o da República.

LUIZ INÃCIO LULA DA SILVA
Márcio Thomaz Bastos
Agnelo Santos Queiroz Filho


O valor da bolsa seria de 300 ou 750 conforme a categoria: clique aqui par amais detalhes

Pelo que entendi de minha leitura, é um benefício apra beneficiar quem já está engajado em competições internacionais (artigo terceiro ítem VI) em esportes de alto rendimento (entendo aqui como sinônimo de olímpico).

2 críticas diretas:

Não tem nenhuma proposta fomentadora do esporte, só apoia quem já está engajado.

Está apoiando esporte de ponta e não esporte de base.

Sobre ser só a CBK, bem o texto da lei não é claro "II - estar vinculado a alguma entidade de prática desportiva, exceto os atletas que pleitearem a Bolsa-Atleta Estudantil;" é diferente de estar ligado a uma entidade de pratica de esporte ligada ao COI ou COB.

Sobe realinhamento de DANs e as cobranças das anuidades fica muito estranho, como se fosse dito: "você não estava conosco mas se pagar por estar longe da gente aí pode usar a graduação e tê-la reconhecida por nós."[/b], estranho isto, não?

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #4 Online: Abril 29, 2005, 17:50:57 »
Vamos lá Neto

É briga de cachorro grande!!como vc mesmo viu na lei, é o seguinte:não fala nada de ser vinculado a entidade nenhuma, mas a primeira leva seria para os esportes olimpicos, depois para os esportes reconhecidos pelo COI, que é o caso do Karate, a CBK só emite o os comprovantes de titulos(nacionais e internacionais)só por isso já está se achando a toda poderosa(só ela é vinculada ao COB), mas depois disso quem vai avaliar é uma bancada política(como vc mesmo viu não se fala de nenhum critério de seleção dos atletas mais a fundo), então vai ficar tudo na mão dos políticos, só vai conseguir quem tiver "padrinho" além de ter toda a documentação.

e quanto a segunda parte:
Sobe realinhamento de DANs e as cobranças das anuidades fica muito estranho, como se fosse dito: "você não estava conosco mas se pagar por estar longe da gente aí pode usar a graduação e tê-la reconhecida por nós.", estranho isto, não?

Como vc adivinhou?????rsrsrsrsrsrsr

estou rindo para não chorar!!!! mas também acho a mesma coisa!!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/ Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Neto110

  • Visitante
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #5 Online: Abril 29, 2005, 18:53:26 »
POis é LUsitano...eu não tenho nada contra realinhamento de DANs mas se uma graduação vale, para que cobrar pelo reconhecimento dela? A história que foi contada no início do tópico ilustra bem a situação: O mestre é reconhecido ou não? Se é, pronto, nada de cobrar coisa alguma, vamos aprender com ele e pronto, vamos ouvir e pronto. Se não é bom, deixe-o em paz, ele tem o direito de praticar o karate do qual ninguem é dono.

No Brasil, há a tendência de algumas pessoas se acharem donas das coisas e quererem excluir os dissidentes. Uma lástima cultural.

Sobre a lei, não deixem de ver os valores que são destinados aso atletras de nível internacional, uma senhora bolsa.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #6 Online: Abril 29, 2005, 21:49:53 »
Caros amigos,

 Outro dia veio me visitar um senhor de 60 anos de idade,chamado Pedro Campana Neto,veio com o Sensei Carlos Rocha, melhor aluno do Sensei Okuda. Na hora do treinamento de Kumite, Pedro mostrou-se muito bom, realmente acima da média de muito dos meus alunos...
Muito forte, excelente penetração e "quase nenhum controle",pois era da velha  guarda do Karate, anos 70.
Quando perguntei a ele sobre a sua graduação ele me disse: Shodan do Enio Vezulli. Pronto, não precisou dizer mais nada, seu Professor demanda o maior respeito nos meios dos Karatecas do Brasil.
Organizações definitivamente não dizem nada, o que vale é quem foi seu examinador.....
Quem já esteve frente a frente com Ennio Vezulli sabe do que estou falando, e olha que naquela época após os exames, o aluno ainda tinha que ser "batizado "pelo seu Sensei.
Após jogar fora todas as "besteiras ditas nesse tópico"vai sobrar sómente uma coisa. Quem sabe Karate, e quem pensa que sabe......
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Neto110

  • Visitante
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #7 Online: Abril 29, 2005, 22:41:26 »
quem treina karate e gosta disto e os outros.

Todas as posições do pessoal aqui parecem com quem gosta de karate, importante destacar que as organizações nõa precisam de nossa defesa, ouelas tem um nome e se defendem por si ou  devem estar se estruturando para ter um nome.

marascas

  • Visitante
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #8 Online: Abril 29, 2005, 23:35:16 »
Sinceramente eu acho que a JKA e WKF deveriam tentar uma acordo, uma entra com a pedagogia e a outra com esporte. Mas ao meu ver isso não vai acontecer... Visto que sempre alguém vai querer dominar.

E as graduação na JKA como são Roberto? Eu sou 2º Dan na CBK, como poderia ter reconhecimento na JKA?

Ps.: ouvi dizer, muiiiiito de longe, nada oficial, nem comentem que eu falei isso:
Segundo fontes, a CBK cogitou a possibilidade de abrir um precedente para reagrupar os interessados em voltar a fazer parte de uma mesma família. Nada é certo, ainda depende do conselho do COI que dia 8 de agosto vai votar os esportes que sairão e os que vão entrar no programa olímpico. Se o Karate WKF entrar, a CBK pretende unir forças e chamar as pessoas dissidentes a filiar-se e a colaborar com o Karate do Brasil. Mas não sei nada mais. Ainda não se tem critérios definidos sobre como as graduações serão efetivadas ou reconhecidas. Se existirão ligas ou algo parecido. Nada sabemos, tudo esperamos.

Particularmente eu ficaria muito feliz com isso.  Mas confesso que entendo a dificuldade de se tratar com as diferenças. Em nossa Associação aqui na cidade onde apenas 4 professores se uniram, já é complicado e as vezes temos de fazer coisas contra a própria vontade, imaginem uma organização nova a nível de Brasil!! Precisaria ter um regimento e uma administração muito bem estruturada. Realmente acho que isso é utopia. Mas...

marascas

  • Visitante
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #9 Online: Abril 29, 2005, 23:40:03 »
Roberto,
Vc tinha razão sobre Fighter Magazine!
Naquela droga de revista de artes marciais, o filho do Fernando, presidente da CBIK Interisílus (uma das duas federações com mesmo nome que existem...) é editor de reportagens... Por isso até agora só aparece matéria do Karate deles...

Vou protestar!!!!!!!!!!!!!!!!

Neto110

  • Visitante
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #10 Online: Abril 30, 2005, 08:11:05 »
André, a grande encrenca não é conosco, atletas sempre se entendem, o problema é com os administradores.

A CBK deve estar pensando algo assim: no mundo todo os karatecas (atletas e adminstradores) são unidos. Os técnicos da NKK apoiam o karate "oficial" tecnicamente (isto você já indicou em suas falas ao falar os cursos que os europeus fazem com os japoneses) e no Brasil a postura dos administradores da CBK fez com que os japoneses se afastassem. Resultado: o karate do Brasil ficou em desvantagem: nem luta com todos os atletas de potencial nem tem todos os técnicos trabalhando pelo "resultado olímpico" favorável ao Brasil o normal é trazer todos de volta, não por idealismo mas pelo bom senso mesmo.

O grande problema é que décadas (desde 1986) de intolerância e ganância por poder não se limpam numa canetada ou simples conversa, porque, fique bem claro: a ação de repúdio veio da administração da CNK. Quem se afastou, se afastou por uma postura intolerande e arrogante da CBK em primeiro lugar.

Algumas organizações surgiram por outros motivos, mas a Tradicional surgiu assim. A volta dos atletas do tradicional não vai ser fácil fácil não e a administração da NKK do Brasil é a mesma cúpula do tradicional.

Alguém tem uma interpretaçao diferente?

MOrro de rir das colocação dos que falam que "basta pagar as taxas que o grau é reconhecido", quem fala isto não sabe o que é graduação.Se alguém me fala isto não tem exatamente neu agrado. Repito: graduação não se reconhece, se respeita ou não se respeita. Claro que quem quer fazer política quer ser mais graduado que todo mundo para ver todo mundo baixando a cabeça para ele.

Bem, eu fico pensando o que que isto tem a ver com o karate... prefiro ser respeitado como rato sadio e valente que ser a unha de um leão velho doente, fedido e cheio de carrapatos e vermes.(isto é paródia com fins humorísticos, não fiquem bravos  :lol: )

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #11 Online: Abril 30, 2005, 11:11:16 »
Vamos lá!!
(Minha opinião)

1-Karate-do- É aquele que pratico todos os dias  e o dia todo!!não s´no dojo mas em tudo
2- Competição- É o meu lazer, meu hoby como jogar uma "Pelada" para quem gosta de futebol.

      Preciso mais da federação para o segundo item do que para o primeiro, pois a FPK/CBK é sem duvida nesse ponto a que dá mais opissões e te "classifica" para os campeonatos da WKF, jogos "Panamericanos e Sulamericanos. Para meu aprimoramento dentro do Karate-do tenho muito mais opsôes do que a FPK/CBK, prova disso é o nosso Forum, que tem uma enorme diversidade, aqcho que devemos ver o maximo que podemos e só então separar o que nos serve, Teve um caso em nossa associação que veio um diretor da CBK dar um curso, reunimos muita gente para o curso, fizemos o curso, recebemos a pessoa com toda a educação e transcorreu tudo normal, mas terminado o curso a pessoa já tinha ido em bora tivemos que explicar para os alunos menos graduados que não levassem em conta o curso. Mas com tudo isso ainda acho que a CBK tem mais vantagens do que desvantagens, e que precisa de bons exemplos para aos poucos mudar o que está errado.

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #12 Online: Abril 30, 2005, 12:38:43 »
Marascas,

Respondendo a sua pergunta de como vc regulamentaria sua situação de Dan na JKA:
-Vc precisaria ser avaliado por um Mestre ou Banca de Mestres da JKA para ser reconhecido.A diferença é que na JKA TODOS os Instrutores Licenciados p/ ensinar  e graduar em seu nome são REALMENTE proficientes na Arte do Karatê. Se vc for reconhecido na JKA, será respeitado no mundo todo... com excessão é claro ao país PRIVADA, que traduzindo se chama Brasil, que só se reconhece Dan se for amigo ou do time do Presidente da CBK.....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #13 Online: Abril 30, 2005, 13:02:55 »
Roberto

Só por curiosidade....Tem que pargar também???tem custo esse exame???não reconhece diploma de nenhuma outra entidade??

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
CBK E ENTIDADES LIGADAS A ELA.....
« Resposta #14 Online: Abril 30, 2005, 13:14:32 »
Lusitano,

 Claro que tem que pagar, taxa de exame e mais taxa de Diploma Internacional, no caso de aprovação.
 Como vc percebeu, a taxa de Diploma só deverá ser paga após o exame, não existe compromisso nenhum anterior ao resultado, como é o caso de algumas OrganizaçÕes, onde  Ã© sómente pagar que vc já passou...
A JKA não reconhece Dan de nenhuma outra Entidade, salvo se for JKS doAsai, KWF do Yahara e outras organizaçÕes de Ex-JKA Mestres, após analisar bem seus documentos.
Apesar das dissidência dentre esses Mestres eles ainda se reconhecem como autênticos Mestres da JKA.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna