Autor Tópico: Com medo, com raiva ou com tesão, é o Ki que entra em ação?  (Lida 3224 vezes)

Tiozinho

  • Visitante
No "Ki", eu já acreditei, já desacreditei, já li pacas, já desdenhei. Mas pensando nas coisas que vivi; com medo, com raiva ou com tesão, já fiz coisas, que nem bêbado, ou drogado teria coragem para fazer. Claro que isso foi entre minha adolescência e à idade pré-adulta que é quando eu tinha físico para isso. Mas havia alguma coisa. Nada exterior, nada sobrenatural. Mas havia alguma coisa. Talvez somente testosterona em ebulição. Mas.,,,  e sobre as mulheres que também se superam? E quando num treino, caindo pelas tabelas, acontece algo, uma frase de alguém, um fato irrisório, e repentinamente a gente ganha uma nova -"motivação-força-eficiência"-? Isso é o "KI"? Vai saber. Sou somente faixa roxa, há dois anos, mas gostaria da opinião de vocês do Fórum. Obrigado aos que postarem. P.S. Não defendo o Ki, nem rejeito-o. Nem sei se existe.

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Re: Com medo, com raiva ou com tesão, é o Ki que entra em aç
« Resposta #1 Online: Fevereiro 20, 2007, 21:33:17 »
Citação de: "Tiozinho"
Mas havia alguma coisa. Nada exterior, nada sobrenatural. Mas havia alguma coisa. Talvez somente testosterona em ebulição. Mas e sobre as mulheres que também se superam?


Só para esclarecer, ampliar os conhecimentos de todos nós e de quebra dar um impulso à sua teoria "energética" do KI - as mulheres (especialmente as mais gordas) também possuem testosterona! Logicamente que em níveis mais baixos que um homem...

No homem, a Testosterona é principalmente sintetizada nas células interticiais de Leydig dos testículos, e é regulada pelo hormônio estimulante da célula intersticial (ICSH) ou hormônio luteinizante (LH) da pituitária anterior (o equivalente feminino do ICSH). A testosterona é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias, como os órgãos sexuais acessórios, a próstata, vesícula seminal e o crescimento dos pêlos faciais e púbicos.

Na mulher, os níveis de testosterona são normalmente encontrados como sendo muito menores que o encontrado em homem saudável. A testosterona na mulher provém de três diferentes fontes. Ela é secretada em pequenas quantidades por ambas glândulas adrenais e ovários, na mulher saudável 50-60% da produção diária de testosterona provém do metabolismo periférico dos pré-hormônios, principalmente a androstenediona. As causas comuns do aumento dos níveis de testosterona sérica nas mulheres incluem ovários policísticos (Síndrome de Stein Leventhal), tumores ovarianos, tumores adrenais e hiperplasia adrenal.

A virilização na mulher está associada com a administração de andrógenos e um aumento da produção endógena da testosterona. Parece haver uma correlação entre os níveis de testosterona sérica e o grau de virilização na mulher, apesar de que aproximadamente 25% das mulheres com graus variantes de virilismo possuem níveis de testosterona, os quais estão dentro da faixa de referência para mulher.

de:

www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15699.shtml

www.dpcmedlab.com.br/produtos/produto_generico.asp?cod_metodo=2&cod_linha=20&cod_produto=259

Tiozinho

  • Visitante
Com medo, com raiva ou com tesão, é o Ki que entra em ação?
« Resposta #2 Online: Fevereiro 20, 2007, 22:34:30 »
http://www.fotolog.com/bodhidarma
Este é o site, ou fotolog do bodhidarma, nem sei o que dizer. Mas obrigado pelo post.

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Com medo, com raiva ou com tesão, é o Ki que entra em ação?
« Resposta #3 Online: Fevereiro 21, 2007, 20:43:13 »
Pelo que pude entender do Sensei Sasaki, do ponto de vista prático, o KI para o karateca é a convergência de toda a energia vital, fisica e intelectual, controlada através de uma respiração abdominal corretamente executada, permitindo o relaxamento do corpo e colocação de toda a força apenas no momento exato necessário, evitando assim  desperdício de energia, permitindo treinar e/ou lutar  mais forte e por mais tempo, cansando menos e rendendo muito mais.
Alguém por favor me corrija se minha interpretação estiver incorreta.
Oss!

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Com medo, com raiva ou com tesão, é o Ki que entra em ação?
« Resposta #4 Online: Fevereiro 21, 2007, 23:16:41 »
Na minha opinião o assunto "Ki" tem realmente mais a ver com energia do que com hormônios mas ainda permanece obscuro. Meu palpite é que a ciência chegará a explicar isto.

Acredito que muito poucos dentre os senhores duvidem da existência de energia nas suas mais diversas formas. Nosso corpo funciona justamente através de energia; nós consumimos alimentos, transformamos estes e obtemos glicose, o combustível para nossas atividades cotidianas. A fisiologia está encarregada desta área e hoje vemos todo esse mecanismo como algo perfeitamente aceito, quase óbvio.

Porém, muito poucos de nós acreditam nesta forma misteriosa de energia que é o KI, especialmente pelo fato dela mostrar-se supostamente controlável e treinável. Quem sabe talvez dentro de algum tempo não tenhamos um "mecanismo científico" explicando esse "fenômeno" assim como temos para a glicose?

Feitos incríveis sempre aconteceram e continuam acontecendo. Certa vez ouvi que uma senhora ergueu um carro para retirar sua filha presa sob o mesmo. O conhecimento científico tenta acompanhar e chegar à conclusões sobre os eventos e fala sobre descargas de adrenalina em situações de altíssimo estresse (chamadas de fato "de vida ou morte").

Ou todos os casos são apenas relatos exagerados de tempos passados, hoje perfeitamente explicáveis ou há realmente algo de místico/inexplicável nesta história toda. Motivação/força/eficiência são conceitos diferentes do tão falado KI.

Obviamente que temos dias de maior e menor motivação e já sabemos muito sobre o treinamento de força mas muito permanece inexplicado...

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Com medo, com raiva ou com tesão, é o Ki que entra em ação?
« Resposta #5 Online: Fevereiro 22, 2007, 10:43:32 »
O "Ki", até onde sei, nada tem a ver com a resposta aguda ao estresse (também conhecida como resposta do tipo "fly or fight", ou seja, lutar ou fugir). Essa corre agudamente e por um curto periodo, em situações extremas de risco de vida.
O Ki envolve justamente o contrário, ou seja, o controle do corpo e da mente para despejar toda essa resposta (hormonal ou não), somente no momento exato, de maneira controlada e com máxima eficiéncia possível, SEM causar pânico ou a típica "visão tubular + exclusão auditiva", característicos da resposta acima (lutar ou fugir).
Oss.