Autor Tópico: Convenções utilizadas no Karate-dō  (Lida 6341 vezes)

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Convenções utilizadas no Karate-dō
« Online: Maro 14, 2009, 03:19:09 »
Sabemos que os termos técnicos em japonês são necessários para o ensino do Karate-dō. Contudo, há um aspecto que os instrutores devem levar em consideração quando estão a ensinar ou a comandar uma classe: a ordem correta como devem ser ditos os nomes e comandos em japonês.

Sem entrar naqueles "blá blá blá místicos", a regra geral é assim: lado + nível + técnica.

Primeiro deve-se dizer o lado para o qual será executada a técnica; depois o nível em que vai ser executada a técnica e, por fim, a técnica a ser feita.

Por exemplos:

Hidari Jōdan Age-uke
Lado: Hidari ("À esquerda")
Nível: Jōdan ("Nível superior")
Técnica: Age-uke ("Defesa ascendente")

Migi Chūdan Mawashi-geri
Lado: Migi ("À direita")
Nível: Chūdan ("nível médio")
Técnica: Mawashi-geri ("Chute circular")

Em casos mais específicos, características especiais vêm em primeiro lugar e a regra geral acrescenta mais um aspecto: detalhe + lado + nível + técnica.

Por exemplo:

Naname Hidari Gedan-barai
Detalhe: Naname ("Diagonal")
Lado: Hidari ("À esquerda")
Nível: Gedan ("Abaixo")
Técnica: Harai ("Varrer")

Existem, como em toda regra, exceções... que é o caso de Kizami. Este termo refere-se ao membro que estiver mais próximo ao adversário (mais à frente) e, neste caso, são dispensados “detalhe” e “lado”, bastando indicar “nível” (se for o caso) e técnica.

Exemplo:

Kizami (Jōdan) Mawashi-zuki
("Com o braço da frente - (nível superior) - soco circular")

Kizami (Chūdan) Mae-geri
("Com a perna da frente - (nível médio) - chute frontal")

Sendo que Mae-geri é frequentemente substituído por "Kizami-geri" apenas.

Nas fontes fidedignas sobre Karate-dō estas convenções são obedecidas (entre outras convenções) e é desta forma que devem proceder os instrutores de Karate-dō a fim de ensinarem de forma padrão os seus estilos de Karate-dō.

 :D
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #1 Online: Maro 15, 2009, 20:44:55 »
Cara...
Não entendi nada.
hehe... ;D

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #2 Online: Maro 15, 2009, 21:41:34 »
Oss,

É burro mesmo!

-//-

Andretta,

O que você postou, no mínimo é muito interessante. Mas no caso, faltou adicionar a base em que o executor do movimento deverá estar.

Por exemplo:

Hidari Guedan Barai Zenkutsu-Dachi.

Como disse antes, no "mínimo interessante", pois serve até como crítica aos instrutores que não tentam, sequer, introduzir um pouco da cultura japonesa bem como regras do Karatê-Dô aos seus alunos.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #3 Online: Maro 15, 2009, 22:04:49 »
Oss

a base é qquer uma,basta saber qual perna que vai a frente ou atrás como Andretta Sensei explicou bem .....

zenkutsu/kiba/kokutsu/neko/hanguetsu/santin/te no dachi/shiko/renoji ou qquer uma outra...

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #4 Online: Maro 15, 2009, 22:06:50 »
Cara...
Não entendi nada.
hehe... ;D


 ??? ??? ???
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #5 Online: Maro 15, 2009, 22:09:12 »
Oss,

Yama,

Mas no caso de estarmos treinando fundamentos. Se eu pedir para que os alunos adotem Zenkutsu-Dachi para realizar golpes e defesas, eu não terei que especificar?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #6 Online: Maro 15, 2009, 22:11:31 »
Oss,

Andretta,

O que você postou, no mínimo é muito interessante. Mas no caso, faltou adicionar a base em que o executor do movimento deverá estar.

Por exemplo:

Hidari Guedan Barai Zenkutsu-Dachi.

Como disse antes, no "mínimo interessante", pois serve até como crítica aos instrutores que não tentam, sequer, introduzir um pouco da cultura japonesa bem como regras do Karatê-Dô aos seus alunos.

Oss.

 :D Bem lembrado PSekiMG!!!

Muito obrigado pela complementação.

Saudações,
 ;D Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #7 Online: Maro 15, 2009, 22:12:58 »
Oss,

Yama,

Mas no caso de estarmos treinando fundamentos. Se eu pedir para que os alunos adotem Zenkutsu-Dachi para realizar golpes e defesas, eu não terei que especificar?

Oss.

 ;) O PSekiMG tem razão...

Coloquei a informação incompleta.

Abraço,
 :D Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #8 Online: Maro 15, 2009, 22:21:40 »
Oss PSeki

ainda não vi nenhuma complicação nisto,tanto em kihon,kata e kumite.

é só se fazer entender,se o cara não entender é simples,pea um BÔ e taca no membro que se queira avançar ou recuar,unca mais ele esquece  :D :D :D :D :D

Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #9 Online: Maro 15, 2009, 22:24:53 »
se o cara não entender é simples,pega um BÔ e taca no membro que se queira avançar ou recuar,unca mais ele esquece  :D :D :D :D :D

Oss
alberto


 ;D  ;D  ;D  ;D

Lição bem prática Yama...  ;)
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #10 Online: Maro 15, 2009, 22:35:29 »
Oss,

Yama,

Você é mal.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #11 Online: Maro 15, 2009, 23:11:53 »
contar os movimentos em português ao invés de japonês na aula é sacrilégio?


só por curiosidade. no dojo que eu treino é em japonês.
« ltima modificao: Maro 16, 2009, 11:36:00 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #12 Online: Maro 16, 2009, 07:11:01 »
contar os movimentos em português ao invés de japonês na aula é sacrilégio?

 :D Olá, GUICOMES!

Todos nós (praticantes de Karate-dô) sabemos que os termos japoneses fazem parte da tradição da "Arte das Mãos Vazias" tanto quanto Kihon, kata e kumite.

Contudo, é minha opinião pessoal (e embora eu não faça isso) contar em português não é nenhum sacrilégio... porém, acredito que o aluno deva conhecer a contagem em japonês e também que deva ser informado que utiliza a contagem em português por questão de "gosto", mas que a maioria dos dôjô utiliza a forma padrão (japonês).

Da mesma forma não vejo problema em alternar as nomenclaturas... hora em japonês... hora em português...

Exemplo: podemos pedir as vezes para que os alunos executem alguma técnica (qualquer técnica) em Zenkutsu-dachi... e outras vezes podemos pedir para que façam estas técnicas em "posição inclinada para frente" (que é a tradução literal do termo)... seria uma forma bem didática de ensiná-los o significado dos termos...

Não obstante, fica aqui um alerta: "é necessário estudar e pesquisar muito para não passar informações errôneas".

Saudações,
 ;D Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #13 Online: Maro 16, 2009, 07:40:46 »
Oss,

Sobre ensinar com nomenclaturas em português, no caso do exemplo do "Zenkutsu-Dachi" = "Base inclinada para frente", não aprovo, mas intensivo que, mediante dúvida, tal postura correta deve ser explicada de forma clara e compreensível.

Por exemplo: o que difere os médicos dos engenheiros é a diferença entre conhecimentos específicos (no caso, o que eles aprenderam na facul. e no trabalho). O que difere um praticante de Karatê de outro praticante de modalidade distinta é exatamente compreender o seu conteúdo da forma que foi criada e assim respeitar - fortalecendo, inclusive, o elo cultural.

Mas se o que falo desagrada, não liguem, mas é que no meu Dojô a tradição é seguida corretamente (não que a gente pague-pau pros japas...).

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Convenções utilizadas no Karate-dō
« Resposta #14 Online: Maro 16, 2009, 08:54:23 »
Eu não sou burro. Sou bem inteligente ás vezes...