O que você acha sobre as diversas Federações de Karate? São essas politicagens que acabam com o Karate!!!! Se desde o inÃcio os rebeldes tivessem auxiliado a reestruturar e melhorar a própria CBK, não precisaria tanta gente ter de ir embora. Mas, é como disse certa vez Antônio Espinos, presidente da WKF: "Tem gente que prefere ser cabeça de rato, a cauda de Leão".
Se for para fazer cursos e seminários, que realmente vale a pena ir, não precisa de federação nem associação. Basta fazer todo ano um evento grande com cursos bons que todo mundo vai.
Outra coisa: (Vou ser crucificado por isto, mas é verdade) As federações Esportivas modernas pararam de obedecer aos Japoneses. Isso é que incomoda muita gente: "se não tem Japonês mandando não é bom". Já descobrimos que a maioria deles quer manter o domÃnio e o poder, tentando reprimir e ficar ensinando "Heian Shodan" o dia todo! Os povos de todas as raças têm potencial, e já está provado que o Karate hoje é um fenômeno mundial, não começou e nem vai acabar no apenas no Japão! Claro, tenho muito respeito e orgulho das raÃzes, e agradeço aos japoneses por ter nos dado a oportunidade de aprender o karate. Mas já passou o tempo de puxar o saco...
No fundo ainda sonho com algum movimento de integração, unificação... Só não tenho idéia de como isso pode um dia acontecer. Tenho certeza que a comunidade Karateca em geral apoiaria uma iniciativa dessas.
Talvez precisaremos de LEIS mais adequadas ao nosso esporte, como na França, onde só existe uma federação com vários departamentos que contenta a todos os gostos, desde o Karate Esporte até o Karate de Contato. Mas com Legislação atual do Brasil, os atletas e professores é que se ferram na verdade.