Autor Tópico: FAIXA PRETA  (Lida 2950 vezes)

Offline MacLeod

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Votos: +0/-0
FAIXA PRETA
« Online: Abril 02, 2006, 17:14:09 »
Saudações a todos.

Nesse tópico quero levantar uma questão que está acontecendo comigo e gostaria da opinião sincera e honesta de todos.

Sou faixa preta 3º Dan de Karate e iniciei minha jornada aqui no Brasil há muito tempo, quando tinha apenas 5 anos de idade. Fiz meus exames de faixa até roxa, aqui no Brasil e logo depois disso fui para a França onde, obtive minha faixa marrom lá. Após isso fui para o Japão aonde treinei por muitos anos com um sensei amigo meu. Era um Dojo tradicional, o Karate era completamente diferente de tudo o que havia conhecido até então. Estudávamos teoria, meditávamos e treinávamos objetivando nosso crescimento como seres humanos. Não vivíamos para campeonatos e medalhas, era quase como um “Templo Shaolin” que vemos nos filmes.
O tempo passou, constitui família e fatalmente fui me afastando do Karate. Já fazem mais de 10 anos que estou parado, mas nunca deixei de treinar em casa sempre que tenho oportunidade.
Voltei para o Brasil ano passado e estou sentindo uma necessidade enorme de voltar a treinar em uma academia.

Como saí do Brasil ainda jovem e faixa roxa, o meu ultimo certificado  no território nacional e até esta faixa. Meu certificado de marrom é da Federação Francesa, ate aí tudo bem.... Só que me tornei faixa preta no Japão e meus certificados até o Sandan além de estarem em molduras na parede, são todos em japonês.

O Problema:

Procurei uma academia próxima a minha residência e expliquei minha situação. Estou buscando simplesmente um local para treinar com outras pessoas e fazer uma “reciclagem” digamos assim. Pois mesmo treinando sozinho sempre que posso, estou afastado do Karate em um Dojo há mais de uma década. Não tenho a mínima intenção de participar de campeonatos ou até mesmo de obter um Yondan. Com já deixei claríssimo tudo o que quero é um local para praticar. Resultado: o Dono da academia disse que para eu voltar a treinar teria que retornar à faixa roxa, pois meus certificados não são válidos no Brasil (Realmente achei que foi uma piada, mas ele ainda disse mais). Ele disse que como não sou reconhecido pela Confederação Brasileira de Karate como faixa preta não posso vestir um kimono com uma faixa preta na cintura em nenhuma academia no pais porque para a Confederação eu sou faixa roxa (Foi quando quase tive uma crise de risos).

Pessoal, dediquei muitos anos da minha vida ao Karate, tenho todas as minhas faixas guardadas, meus kimonos desde que era criança, meus certificados, álbuns de fotografias diversos, e o mais importante: O conhecimento teórico e técnico de um Faixa preta 3º Dan de Karate. Estou me sentindo ofendido com essa situação no mínimo ridícula, pois pela teoria desse “Sensei X” eu simplesmente poderia ter forjado meus diplomas e fotos e comprado minhas faixas para chegar em uma academia qualquer e aparecer “tirando onda” de faixa preta... Façam-me o favor!  

Eu me predispus a ser examinado, argüido ou avaliado de qualquer forma que eles julgassem necessária para ser aceito na academia, mas ele foi irredutível. Até disse que posso providenciar uma carta do meu antigo Dojo ou coloca-lo em contato direto com o mesmo, mas de nada adiantou.

Fiquei sabendo que ele também é 3º Dan e só existem poucos faixas pretas além dele nessa academia, será que tem algo a ver? Bom... quem sabe?

Eu queria saber a opinião de vocês sobre esse drama mexicano.
Um abraço a todos!

marascas

  • Visitante
FAIXA PRETA
« Resposta #1 Online: Abril 02, 2006, 17:48:47 »
Esse professor perdeu um aluno devido a sua burrice....

Caro amigo, eu tenho alguns alunos graduados de outras federações que não possuem certificação da CBK. Mas mesmo assim, jamais, nunca eu rebaixei ninguém por causa disso. Apenas a pessoa vem e treina Karate.

No seu caso, se desejar, mais tarde, realizar novo exame de faixa, dentro dos parâmetros legais, então, você precisaria autenticar os certificados via entidade que representa o Karate a nível mundial que vc treinava lá no Japão, para depois pedir reconhecimento no Brasil..mas isso apenas se vc desejasse algum dia.

Mas não vejo porque um professor deveria impedir alguém de apenas treinar, mesmo sem estar "diplomado". Um coisa é praticar no Dojô, outra seria vc ir ministrar aulas, participar de competições ou prestar novo exame, nesses casos realmente é necessário estar em dia com a documentação.

Posso te garantir, que essa não é uma regra geral, cada professor administra seu Dojô como deseja. Espero que encontre um lugar melhor para vc praticar...

OSS!

É óbvio que

Offline furite

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
FAIXA PRETA
« Resposta #2 Online: Abril 02, 2006, 19:52:29 »
Cara, aparece na mushin kan, vc gosta de treinar.....vai lá, o Sensei Carlao nao pergunta prá ninguem que faixa é, que grau é, se tem diploma, de onde é o seu diploma.......
aparece lá. vc é faixa preta, vai ser tratado como tal. se estiver sem fazer nada dia 08/04, tem treino com o pedrao, hapli, te garanto que a moçada é de primeira e vai te receber super bem.
oss

Neto110

  • Visitante
FAIXA PRETA
« Resposta #3 Online: Abril 02, 2006, 20:37:19 »
MacLeod, ainda bem que você sabe separar pessoas sérias de gente que não tem maturidade nem inteligência para administrar nada.

O Fato de uma organização falar que naõ reconhece é um problema dela e ponto. Se um professor naõ aceita uma faixa, problema dele e pronto. A questão é o que você procura: local de treinamento e não local aonde te dêem reconhecimento.

Esta turma do "recohecimento" só quer seu dinheiro em cima de argumentos de meia pataca.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
FAIXA PRETA
« Resposta #4 Online: Abril 02, 2006, 22:02:31 »
Chama o cara pra porrada e mostra quem é o 3o Dan. Se ele ta com essa postura deve ser maior bundão.

No karate não existe o 1o ataque, pois bem ele já te atacou. Porrada nele que ai ele te respeita.

Vamos juntar um pessoal do forum ir lá e quebramos tudo. Adorei essa ideia. :roll:

Depois mandamos ele enfiar o diploma dele no respectivo ass.

OSS
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Karateca se vê no treino
« Resposta #5 Online: Abril 02, 2006, 22:34:21 »
Olá Mcleod!
Kar4ateca se vê no treino e não na parede.
Não fica decepcionado com o Karate.Pois Karate não é isso,é o que a gente treina,e vou te contar uma boa,eu tbm não sou reconhecido por $%&! de confederação nenhuma,sou só reconhecido dentro do dojo,e pelos meus amigos,e se qualquer $%&! de diretor ou profeta de cartola quiser tirar minha faixa,que venha de kimono e tente,e olha que eu tenho 42 anos de treino,e mesmo assim eles são bem mais graduados que eu.
$%&!-SE O GRAU,A FAIXA, E AS ORGANIZAÇÕES.    
O furite falou bem,dê um pulo na Mushin que lá nós te respeitamos independente da cor de sua faixa.
Estamos te esperanda na nossa Mushin.
Abraços
Pedro Campana
Hapli

Offline MacLeod

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Votos: +0/-0
FAIXA PRETA
« Resposta #6 Online: Abril 03, 2006, 09:14:07 »
Amigos, muito obrigado pelas respostas até agora.
É muito bom saber que ainda existem pessoas de bom senso.
Abraços!