Autor Tópico: Fidelidade no dojo ................  (Lida 2391 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Fidelidade no dojo ................
« Online: Agosto 15, 2006, 10:11:06 »
Quando participava de competições jamais participei de torneios que não fossem por meu dojo ou a federação que pertencia. Hoje no entanto vejo que as coisas mudaram.
O que deve fazer um aluno quando começa a competir e a obter bons resultados em torneios ? Ceder ao assédio e virar mercenário e ficar pulando de galho em galho em troca de uns trocados (R$) pra ele disputar os torneios ? Ou manter-se fiel ao seu dojo ?  


Oss,

Ari - Santos/SP

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #1 Online: Agosto 15, 2006, 10:13:36 »
Eu acho que depende muito de sua relação com o dojo.

Se o mestre de der força, você poderá muito bem ganhar uns trocados e não abandonar o dojo.  Ao contrário, pode até ser um exemplo para o dojo incentivando os jovens.

Se é o caso do mestre ficar chateado, seria bom gastar muito tempo em conversas.  Ã‰ muita sacanagem o cara "abandonar" o dojo.

Minha opinião né.... 8)

OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #2 Online: Agosto 15, 2006, 11:33:36 »
Tudo bem !

Assunto polemico.

Como você descreveu na sua época (e minha, pois já tenho 37) o karate era amador e a competição apenas um meio de colocar a prova e medir a sua evolução do seu Karate, concordo nestes termos, em manter a fidelidade à seu dojo e professor. Nos dias atuais são poucos os que mantêm esta filosofia, contados nos dedos.
Eu Paulo Max me mantenho fiel a esta maneira de encarar o Karate, já tenho minha profissão e Karate é um Robe.

Não posso me colocar contra quem segue a filosofia abaixo, respeito, tenho colegas da seleção que vivem dos seus salários de atleta.

Não adianta negar, o karate foi incluído como modalidade olímpica, participando do Pan e quem sabe num futuro distante participar dos jogos Olímpicos, este fato transformou o Karate em uma modalidade esportiva, que é praticado desta forma por mais de 90 % dos Karatecas Brasileiros, a visão Professor aluno, etiqueta no dojo, cumprimentar em Japonês, usar quimono, Kata, Kihom, etc...., são raramente praticados, Só existe treino físico, Utchi Komi e Shiai, com objetivo fixado em resultados em competições, como acontece em outros esportes, o clube que pagar mais leva o atleta.

Hoje existe a profissão atleta e técnico de karate e se é remunerado por isso.

No começo eu fiquei bem confuso com estas transformações e não conseguia identificar estas fronteiras. Aconselho a todos a ter bem definido o que você pratica, Karate Arte Marcial ou Karate Esportivo, nas duas modalidades você pode participar de competições, "porem os objetivos são bem diferentes".

Pessoal aproveitando o gancho do post do Ari, temos que manter e aumentar o movimento para que o Karate Arte Marcial não desapareça, pois o mesmo está em pleno processo de extinção.

Abraços a todos !!!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #3 Online: Agosto 15, 2006, 14:21:37 »
Oss
Já tive oportunidade de conhecer vários dojos e Grandes Senseis por indicação do meu Sensei,já vi e vivi um pouco de quase tudo, não tudo.

Tive também em tempos idos qdo ainda tinha proveito para competição,aquelas chamadas,propostas de outros dojos para disputar por eles com alguns benefifícios,mas como já foi colocado aqui a relação que tenho com meu Sensei e a minha SHUDOKAN é algo incomenssuravel,pois tenho pra mim um compromisso de vida com meu Sensei e vou segui-lo mesmo que ele não me queira e tenho dito.

Cada um deve seguir seu coração e fazer o que é melhor para si,só não esquecendo as suas origens pois um dia pode querer voltar a elas e sempre será bem-vindo.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #4 Online: Agosto 15, 2006, 16:05:32 »
OSS PESSOAL!!!!

Alguem sabe me dizer qual é o critério para passar da faixa branca para a amarela, amarela para a vermelha, e assim por diante no karate shotokan ???

OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

Kaiko

  • Visitante
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #5 Online: Agosto 15, 2006, 17:58:06 »
Olá pessoal,

Acho que, antes de fixar-se em um dojo, o praticante tem que conhecer muito bem o terreno em que pisa, ou seja, se ele quer praticar karatê marcial ou esportivo. Sei que é difícil, mas nada que uma pesquisa rápida não resolva. A partir daí ele tem que identificar se seu objetivo é obtido no dojo que escolheu. Tudo isso significa que a fidelidade ao seu dojo ou ao seu Sensei leva tempo, e depende de uma série de circunstâncias.

Treino há quase três anos, já criei raízes em meu dojo, tenho total confiança em meu Sensei. Lá praticamos o karatê marcial, o que para mim é importante. Todos treinam kihon, kata, bunkai, jyu kumitê. Quem quer participar de campeonato participa, o sensei explica o limite e boa sorte para quem quiser.

Portanto, esta minha curta vivência já me permite dizer que estou com meu Sensei para o que der e vier. Nosso dojo já passou por dificuldades, mudanças, mas todos os alunos mais graduados, e alguns menos graduados não arredaram o pé. Meu sensei é muito aberto quando lhe pedimos para treinar neste ou naquele dojo. Ele nos estimula a isso, e não guarda qualquer rancor se algum "muda" de casa. Para ele, o importante é que o camarada não deixe de praticar. Acho isso uma virtude de carater. Ou seja, a personalidade do instrutor também estimula que seus discípulos lhe seja fiéis.

OSS.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #6 Online: Agosto 15, 2006, 18:34:49 »
Oss Fabio

Vá ao site da Federação que lá tem os kihons de exame de todos estilos e seus kyus.

Oss
 Alberto/Santos .
yama-Alberto S. Almeida

marascas

  • Visitante
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #7 Online: Agosto 16, 2006, 01:12:32 »
Um verdadeiro mestre deve comprender os motivos e imaturidades de seus alunos e naõ se frustrar quando ele se vai. Pois ele nunca pertenceu realmente a ninguém...

Sempre de tudo de si, espere dos outros qualquer coisa, tudo ou nada. Ou melhor, não viva esperando por reconhecimento. Se oaluno se for, ele deveria ir, vai ver seu destino o fez porque precisa aprender algo que está além da nossa compreensão material.

Para todos os casos, conheço muitos Karatecas Atletas profissionais que foram embora do RS treinar em Floripa e recebem salário para viver e alimentar a familia como atleta profissional (Sim, lá em SC eles pagam mesmo!). Mas nem por isso desonram o seu professor que ficou no velho Dojô e sempre que podem voltam para treinar. Lá na equipe profissional eles têm TÉCNICOS, mas Karate, DoJô e Sensei sempre será na sua origem.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #8 Online: Agosto 16, 2006, 06:44:44 »
perfeito Marascas Sensei

É o que eu falo o livre arbítrio cada qual escolhe o seu caminho.
Devemos sempre progredir e esperar que os outros também o façam.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #9 Online: Agosto 16, 2006, 09:40:35 »
Tudo pela profissionalização do karate................... a falta de reconhecimento é notória dentro do karate. O aluno dificilmente se lembrará da época que não tinha condições de pagar a mensalidade do dojo e seu professor o isenta da mensalidade para ele poder continuar treinando ou mesmo quando está em dificuldade e precisa de alguém para conversar e você passa horas e horas conversando e escutando seus problemas e tentando aconselhar.
O que muitas vezes o aluno não percebe e que o tempo de glória é muito curto e que aqueles trocados não irão resolver seu problema no futuro e quando essa fase de competição passar ele será descartado. A quem recorrer ? Já vi muitos casos assim, inclusive um recordista brasileiro de salto triplo trabalhando como faxineiro. Teve sua glória mas o final foi muito triste.
Só posso dizer que preciso reavaliar meus conceitos referente a prática do karate como modo de vida...............

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Avaliação
« Resposta #10 Online: Agosto 16, 2006, 10:59:07 »
Ola!
Vc. já avaliou e repensou Ari.
A cada dia que passa,eu tenho mais certeza de que o Karate é para poucas pessoas,pois para cada 100 novos alunos,só permanecem 2 ou 3,e desses 2 ou 3 que permanecem,somente um o entende e continua até a sua velhice.
Por isso, pouco me importa se existem federações,ou qualquer outra instituição politica.
O karate não é um esporte ou uma dança exibicionista que possa ser avaliado superficialmente,é sem duvida uma arte marcial.
Arte esta,cuja marcialidade está direcionada principalmente à Vc.
Gosto muito de um slogan que diz:"Karate,elegant violence"
Disciplina não é subserviência,afinal,como pode Vc. ser subserviente com Vc. mesmo?
A vaidade se projeta naquilo que Vc.faz,então vem a necessidade de se mostrar como o melhor,para Vc. e para os outros,e eu não sei qual é o pior.
Karate é tão simples que nós não aceitamos,então precisamos complicar para podermos merecê-lo.Assim podemos dizer que praticamos algo  muito difícil e complicado.
Vamos nos manter atentos ao nosso treinamento, entendendo que o Karate não nos faz melhor que ninguem,apenas nos faz Karatecas.
Oss!
Hapli

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #11 Online: Agosto 16, 2006, 11:06:13 »
Parabéns pelo esclarecimento Ari...

É isso, eu tinha certeza que alguem apareceria com esse conceito e deixaria claro a todos o que é o verdadeiro karate.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Kirynoo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Votos: +0/-0
    • http://
Fidelidade no dojo ................
« Resposta #12 Online: Agosto 16, 2006, 14:50:34 »
Oss!

Sábias palavras Hapli Sensei, Sábias palavras.

Somente as pessoas que tem uma vida dedicada ao Karate as faz com tamanha elegância, simplicidade.  Traduzindo de forma clara e objetiva o que todos deveriam ter em mente.

Oss! Oss! Oss!

Kirynoo