Autor Tópico: hora da verdade!!  (Lida 8889 vezes)

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
hora da verdade!!
« Online: Abril 30, 2006, 18:12:53 »
já vi duas lutas na net entre lutadores de jiu jitsu e karate e nas duas o jiu jitsu ganhou, apesar de achar "os representates do karate no video"  serem de um nivel tecnico muito baixo (mas um era faixa preta e tinha cara de muitos anos de karate), o karate perdeu então:

a) alguem já lutou contra um praticante de jiu jitsu ou já viu alguem lutar e ganhar?

b)como vcs lutariam ou qual seria a estrategia a ser usada numa luta desse tipo

pergunto pois onde moro a maioria pratica jiu jitsu ("quer dizer só tem jiu jistu")e quando um o outro descobre que faço karate me olham torto mais nunca tem coragem de bater de frente comigo mais se esse dia chegar não tenho certeza ou confiança no resultado pois me auto avalio insuficiente para uma briga dessas.

oss!
« Última modificação: Janeiro 21, 2008, 18:26:20 por deshi »
ww.karatevirtual.kit.net

Neto110

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #1 Online: Abril 30, 2006, 18:42:53 »
Lembre-se que:

Luta "de net" é luta "de net" e naõ é situação real, cada um divulga o que parece mais favorável e esconde os resultados piores;

Há uma grande ignorânca das pessoas sobre todas as coisas hoje e a questão do combate é uma delas: os leigos adotam a idéia vendida pela mídia mais eficiente e a mídia do JJ é muito melhor que a do Karate, sem dúvida.

Ser mais admirado pelo público leigo resulta só em mais gente iniciando nas academias e, além de mais dinheiro papara os que se dizem professores da arte, que é o resultado imediato do investimento pesado na Mídia, masi problemas para as federações e professores em conter a pressão que se segue depois no rumo de conseguir destaque  (guerra de vaidades).

Importante destacar que, todas as artes marciais, todas as atividades humanas, aliás, estão sob este risco: serem descaracterizadas pelo imediatismo consumista que decorre de se tornarem objetos de desejo de um mercado irracional e muito voraz. A descaracterização resulta exatamente isto que o karate está vivendo hoje: é visto como poderoso, torna-se objeto de desejo, o público quer consumir, surgem os atalhos para conseguir a aparência e não a essência e começa a ruína.

Quando questionam sobre eficiência, falo que eficientes mesmo são as armas de fogo, treinamento marcial em nossa sociedade foi criado para outra coisa.

O mestre Funakoshi e todos os outros grandes mestres das artes marciais modernas pensavam assim: a arma de fogo resolve melhor a questão do confronto e o estado de direito dispensa o cidadão de ter que resolver as coisas por si, na base da pancada, aliás, não só dispensa como alerta que quem o faça estará, muito provavelmente, ferindo a lei, e, por isto, buscaram outros sentidos para a prática, tais o desenvolvimento integral do praticante tentando alcançar o que nem a lei nem a arma de fogo propiciam, no caso do karate, o desenvolvimento de qualidades morais, não através da reflexão e meditação, mas através da prática.

O que as outras artes propicia em termos de desenvolvimento pessoal é questão para os praticantes delas tratarem, ams como praticante do karate sei o que o karate me trouxe e traz cada dia.

Já vivemos no fórum discussões sobre a questão de que se alguém quer desenvolvimento moral, deveria procurar uma igreja, no que concordo e não é o objeto de minha fala, o desenvolvimento moral é subproduto de uma prática determinada dentro dos princípios da arte.

Mas vamos ás perguntas:

a) sim: 2 vezes, uma na TV e eu nem fazia arte marcial alguma: vi o Mestre Yasusuki Sasaki nocautear um lutador de JJ com um mawashi na têmpora, num desafio que nunca foi citado pelos lutadores de JJ, porque eles perderam;

b) vi um professor de karate meu sair de uma chave aplicada por um lutador de JJ, da qual, ele disse que "ninguém saída" este meu professor, quebrou 3 costelas do rapaz de aplicara a "chave mortal que ninguém saía" e saiu sem problemas;

POr mim, porém, pouco importa que lutador ganha de que lutador, os lutadores de JJ mais inteligentes só lutam mediante bolsa, ou seja, nós somos tolos quando ficamos aceitando desafios, expondo nossa integridade física graciosamente e entendo que é mais tolice discutir que arte que é melhor, diante das armas de fogo todas perdem a invencibilidade.

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
resposta ao neto
« Resposta #2 Online: Abril 30, 2006, 18:59:58 »
ae valeu pela atenção a minha pergunta mas vamos ao assunto

sei que a midia do jj é vamos dizer 3 x ou mais que a do karate e sei tb que um lutador de karate-do não se prestaria a lutar, ganhar e postar na net pois isso é contra os principios.

só fiz esse tipo de pergunta para saber a posição dos karatekas sobre o assunto.

mas que já to de saco cheio de escutar judoka, jj , tkd , kung fu e outras artes zoarem com o nome do karate eu to.

devia ter um jeito de acabar com essas diferenças.

oss!
ww.karatevirtual.kit.net

Neto110

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #3 Online: Abril 30, 2006, 19:15:24 »
Não tem como "tirar estas diferenças", use a sabedoria oriental nestes momentos:

É melhor ficar calado deixando todos pensarem que és um tolo, do que abrir a boca e tirar todas as dúvidas.

A mídia do karatê é ausente, por isto, qualquer mídia é infinitamente melhor que a nossa.

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
hora da verdade!!
« Resposta #4 Online: Abril 30, 2006, 23:39:52 »
Esses combates que usam luvas e proibem cotoveladas, cabeçadas, etc, de um certo modo favorecem o jiu-jitsu pois eles lutam mais no chão, dão chaves, etc. O grande diferencial do golpe de karatê é uma grande descarga de energia em um curto período de tempo e uma area muito pequena ou seja,  P = F / A ( o impacto é diretamente proporcional à força do golpe e inversamente proporcional a área, não é?).
Com uma luve enorme na mão, aumenta demais a área de contato entre a mão e o oponente e isso diminui tremendamente a potência dos socos (são inversamente proporcionais), pois são golpes de percussâo, diferente do boxe, onde o golpe é dado "como um todo" (sem "hekiashi").
Na minha opinião, explicaria pelo menos em parte essa maior dificuldade de nocautear um lutador de J.J. com um único golpe (ele fica demais amortizado pelas proteções e são a maior parte de nossos golpes).[/u]

Neto110

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #5 Online: Maio 01, 2006, 08:01:32 »
Excelentes considerações fcsergio.

Vitória implica contexto, se flar que é a rua e a sobrevivência em situações totalmente adversas já vi muito JJ se dar muito mal porque agarrou um adversário e os outros desceram uma chave de roda na cabeça dele. Nem vou falar aonde a coisa terminou.

Falar que estas artes dominam é até legal, temos só que perguntar dominam aonde e sob que regras. Como a maioria das pessoas que faz estas afirmações só repetem maquinalmente sem pensar o que receberam da mídia para acreditar...

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
hora da verdade!!
« Resposta #6 Online: Maio 02, 2006, 09:49:51 »
geralmente os lutadores de jj, judo  (que são esportes muito praticados) vivem usando camisas, casacos,  roupas e acessorios escritos jj ou judo de campeonatos ou academias acho que isso proporciona uma midia muito boa (apesar de serem muito marrentos e metidos a besta) mas se os lutadores de karate tb usam essas bulsas escrito karate isso proporcionaria uma midia muito boa para o karate mas tudo isso humildimente pois somos diferentes desse bestas que fazem jj, acho que ta faltando um empurrão para o karate se tornar tão famoso quanto o judo e o jj isso daria mais lucro(pois aumentaria o numero de praticantes pois sobreviver de aula de karate é muito dificil) e mais respeito ao karate!

axo que deveriamos vestir a camisa e contar pra todo mundo o que é karate-do pois a grande massa popular desconhe-se isso seria muito bom!

afinal no karate  tem de estudantes a empresarios crianças a idosos e todos tiverem um otimo resultado pessoal na vida cotidiana o karate melhora muito o ser humano em corpo e principalmente mente.

por isso acho que deveriamos tornar mais popular o karate pois afinal quem não quer ter uma turma bem grande de karate pois a realização de pegar a faixa preta e poder passar tudo o que sabe para outros praticantes!

oss!!!!!!!!!!!!
ww.karatevirtual.kit.net

Neto110

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #7 Online: Maio 02, 2006, 11:30:07 »
Deshi, o karate já foi mais famoso que o JJ é hoje.Famoso, inclusive, fora do contexto midiático, ele era entendido até pelas classes mais cultas.

Hoje temos uma grande dificuldade em fazer propaganda porque a população aumentou muito e o senso crítico e a cultura da população não acompanhou o crescimento populacional.

marascas

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #8 Online: Maio 02, 2006, 12:59:03 »
Quando eu respondia a essas perguntas a algum tempo atrás, citava um monte de desculpas esfarrapadas, mas hoje admito que no mano a mano, realmente se vc pegar um faixa preta de karate e preta de JJ em média, o karateca vai apanhar.

Baseado nisso, hoje em dia descobri que o problema nunca esteve no Karate, suas técnicas nos Bunkais (entre-linhas) contém defesas, torções, chaves, etc. Mas na maneira rustica demais como nós treinávamos. A maioria dos karatecas só treina técnicas no ar (kihon e Kata). Claro que são importantes e fundamentais, mas além da forma e da plasticidade de movimentos, precisamos treinar prática e eficiência.

Para isso, se desejar, aprenda JJ também ou simplesmnete treine Jiu Kumite no final de todas as aulas, mas sem se limitar a ficar em pé, se acontecer de cair ou derrubar, continue a lutar no chão, aprenda a socar em curta distância, treine "entradas" de derrubadas como "baiana", "o-soto-gari", etc. Assim treine técnicas de sair ou evitar tais pegadas. Treine também joelhadas e cotoveladas, enfim, treine tudo o que existe nos Katas, não apenas o básico, assim expandindo o Karate!
 Temos que saber a diferença entre o "Iame" do Shiai para o Jiu Kumite.

marascas

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #9 Online: Maio 02, 2006, 13:11:29 »
Mais uns devaneios meus para discussão:

Outra coisa, acabei de ver o video do desafio do Royce Gracie vs  Kung Fu mais imbecil daface da terra. Notem que na mairia dos desafios contra JJ, os idiotas dos lutadores desafiantes sempre "fazem kamae" e ficam esperando o adversário, ao invés de tomar a inciativa e enfiar a porrada primeiro. Notem que geralmente os lutadores de JJ atacam primeiro e não tem medo de se aproximar, pois já sabem que os imbecis não têm reação preparada contra JJ...

resumindo: GO NO SEN não funciona contra JJ, já está comprovado em desafios. Ataque primeiro em SEN NO SEN ou DEAI. Seiken no rosto, com força máxima e saia no tempo e distância correta antes de ser derrubado. E se vc não sabe nada de chão, pode desitir no momento que vc cair. Vc leigo em chão, como aquele Kung Fuca imbecil contra um JJ é o mesmo que entrar na água funda e tentar lutar contra um jacaré...

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
hora da verdade!!
« Resposta #10 Online: Maio 02, 2006, 14:41:05 »
Minha gente é simples assim:

Eu sou Botafogo e reconheço que não é o melhor time do mundo.

Eu sou karateca e reconheço que não é a melhor luta do mundo.

Provo dizendo asim:

Quantos titulos mundiais o Botafogo ganhou.

Quantos vale tudo um karateca purista ou não, ganhou.

Entretanto:

Gosto do Botafogo e gosto do karate.

E não me venham com essa babaquice de filosofia, estou falando de porrada.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
hora da verdade!!
« Resposta #11 Online: Maio 02, 2006, 14:46:52 »
Marascas, pelo que vc escreveu até parece que saiu do karate oficial.................hehehehehehe

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline soller

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
hora da verdade!!
« Resposta #12 Online: Maio 02, 2006, 15:40:40 »
caro amigo
 na verdade essas lutas de mma nao sao vale tudo , haja em vistats q os mais eficientes golpes q sabebos nao podem ser usados.No meu ponto de vista do ponto de vista pratico de karate  temos 3 situaçoes:1 shiai kumite q e marcaçao de pontos. DEFESA PESSOAL q temos um possivel arsenal em maos e so praticar ou seja "amolar a faca" e 3 o mmn q sao colocadas 2 pessoas no ring aonde somos limitados do golpes mais contundentes q sao  nihon nukite nos alhos; empi; cadeçada.
  Tem uma outra frase aqui ultilisada q diz  "atraz do chicletao ninguem e louco de ir p chao" significa q numa briga de rua ninguem ficaria a vontade no chao sabendo q poderia ser atingido por tras vulneravel!!! e de se pensar

marascas

  • Visitante
hora da verdade!!
« Resposta #13 Online: Maio 02, 2006, 16:11:49 »
hehehehe
Fala grande Ari!

Mas só pra esclarecer: sou da CBK ainda, acontece que treino shiai e Goshin Jutsu (defesa pessoal) como coisas separadas. O Caratê Esporte é meu hobby, o Karate-Do é a minha vida.
OSS!!!


Outra consideração sobre Karate vs JJ:

Suponho:
o "fodão" do JJ pode ser bom no "mano a mano" mas é pouco eficaz contra vários adversários ao mesmo tempo (imaginem o cara no chão levando chutão na cara!). Já o nosso "balezinho" de Karatê, quando bem treinado, você pode derrubar uns quantos meliantes com meia dúzia golpes.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
hora da verdade!!
« Resposta #14 Online: Maio 02, 2006, 17:14:50 »
Galera,

Antes da profissionalização do Vale Tudo, valia tudo. Mesmo os 1os UFC, pouca coisa não valia.

O fato é que nós do karate, escondidos atras de uma filosofia de "não brigar" somos os responsaveis pela $%&! em que nos metemos.

O proprio Takeuchi, meu Mestre, que veio pro Rio para ser desafiado pelos Gracie, o que nunca aconteceu, se tivesse ele desafiado e metido a porrada no Rolls que seria a bola da vez na epoca, o JJ teria acabado ali.

Porque de toda essa japonesada que veio, ninguem desafiou a familia Gracie? Eu sei a resposta.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ