Autor Tópico: Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan  (Lida 3808 vezes)

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 188
Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Online: Novembro 08, 2012, 21:35:53 »
Osu, amigos do fórum!

Tenho visto algumas interpretações sobre o Karate-dô, dentro do estilo Shôtôkan, que me motivaram a criar esse tópico.

Isso que será abordado aqui, certamente, tem influência na multiplicidade das Federações e a consequente “liberdade de expressão”, gerado por interpretações pessoais de seus dirigentes. Outra consequência – assim acredito – é a busca pela eficiência na defesa pessoal e o panorama do MMA, refletindo na leitura pessoal dessa eficiência na forma isolada de cada arte marcial.

Há, nos dias de hoje, a divulgação do chamado Karate-jûtsu. Independente da técnica, que eu achei bem eficiente, gostaria de por em discussão a validade do termo.
Quem estabelece esse novo conceito apregoa tratar-se de um resgate do “antigo” Karate, defendendo a questão das projeções como algo existente no Karate de Okinawa.

Vou abordar em partes.
Inicialmente a validade do termo Karate-jûtsu. Em se tratando de história podemos afirmar que nuca existiu tal termo. Por dois motivos básicos: o primeiro é que não existe Karate “antigo”. Quando o termo foi validado por O’Sensei Funakoshi (não considerando aqui a iniciativa de Chômo Hanashiro-sensei, em 1905) já nos encontrávamos em 1922, portanto nos dias modernos. Segundo porque, antes disso, não existia Karate, mas, sim o Tôde de Okinawa.
Portanto qualquer resgate mais antigo que O’Sensei Funakoshi deve denominar-se Tôde, ou simplesmente Te/Tii. Após O’Sensei Funakoshi só teremos Karate-dô, e a caracterização dos primeiros estilos.

Sobre as projeções existentes no Tôde. Já vi alguns debates aqui no Fórum, sobre aspectos bastante simples dessas técnicas (baseados no Karate-dô Kyôhan), distinguindo-as de artes mais elaboradas como o Jûjûtsu ou o próprio Judô. O que leva ao questionamento sobre a existência de uma gama muito variada de projeções ou lutas de chão existentes no Tôde.

Agora vem um aspecto mais delicado. O estilo Shôtôkan e suas origens.
Muito se tem falado que Massatoshi Nakayama-sensei foi “abolindo” técnicas para tornar o Karate competitivo. Há controvérsias! Nos vídeos mais antigos, percebemos que Sensei Nakayama faz uso frequente de apressamentos e torções e, embora a prática esportiva tenha supervalorizado alguns golpes, a insistência de Sensei Nakayama em apresentar a competição como um novo “braço” do Karate-dô é notória.
Assim, acho que a teoria de simplificação técnica em prol das competições, está destituída de comprovação histórica.
O Shôtôkan é fruto de profundas reformas sim, porém, com a participação de inúmeros Mestres, entre eles Gigo, Ôtsuka, Hironishi, Egami, entre outros. O próprio Shôtôkai refere-se ao incentivo que O’Sensei Funakoshi dava às inovações científicas.

Desta forma, acho amplamente válida as inovações de Nakayama e a caracterização do estilo Shôtôkan a partir de sua intervenção, já que outros mestres rumaram para outras interpretações técnicas gerando outro estilo: o Shôtôkai (sim, estou defendendo a tese que ambos os estilos me parecem válidos, portanto distintos).

Agora uma última consideração que está, ao meu ver, relacionada às Federações. É o uso de faixa-coral por alguns Sensei dentro do Estilo Shôtôkan.
Historicamente isso não existe. Trata-se de uma nova interpretação, baseado sem dúvida, nos estilos que o utilizam.
O que sabemos sobre as cores das Obi? Jigorô Kanô-sensei, fazendo suas inovadoras interpretações do Jûjûtsu, desenhou um uniforme e estabeleceu uma representação para os já existentes (e antiguíssimos) graus (Kyû) e níveis (Dan). Ao que parece, para os Kyû, em sua totalidade, determinou a cor branca e para os Dan, a cor preta, sendo que utilizou a cor vermelha para indicar os Dan mais avançados. Nada sei sobre a cor “coral”, bem podendo tratar-se de algo mais moderno para diferenciar Dan avançados, mas, intermediários, por assim dizer. O mesmo serve para os “riscos” indicativos de Dan.
As faixas coloridas para Kyû, é invenção moderna dos europeus, provavelmente franceses.

Com tudo isso amigos, se desejamos levar para os nossos Dôjô de Karate-dô Shôtôkan, algo tradicional, é bom fazermos análises concretas dos dados e ainda, considerarmos a validade de símbolos bem mais ligados à vaidade do que às técnicas.

Não tenho certeza se todos os dados aqui apresentados possuem respaldo histórico em fontes, pelo que agradeceria correções baseadas em fontes fidedignas.

Osu.
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)


Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #1 Online: Novembro 08, 2012, 22:11:59 »
NO meu parco conhecimento do karate, cheguei a um "prévia" conclusão ("prévia" pq tenho muito a aprender) que o karate Shotokan nao foi "criado" para o combate. O'sensei Funakoshi nao tinha isso em mente, tanto que ele desencorajava o combate, e colocava sempre a máxima "karate é kata, kata é karate é kata". Em vários textos que li, Funakoshi sensei sempre coloca o karate como uma ferramenta do desenvolvimento fisico, social e espiritual, e nunca como forma de auto defesa. Talvez seja por causa disso ele e Choki Motobu nunca se entenderam. Apesar da vontade de Funakoshi, seus alunos tinham outra meta em suas mentes, e creio que Yoshitaka como jovem, viu esse anseio nos discipulos e começou a dar uma nova direção ao "estilo" de seu pai.
Estudando um pouco dos estilos de Okinawa, percebi que as tecnicas como as bases são mais naturais, menos "forçadas",tornando-as mais "faceis" de serem realizadas. Li que foi Yoshitaka o responsavel pela maioria dessas diferenças, como bases mais baixas, eu ainda nao entendo o pq dessas alterações, oq elas podem ter trazido de melhorias, já que quando estamos numa luta tomamos a posição natural, usamos defesas mais naturais, como as do karate de Okinawa.
Segundo eu li, o karate foi a sintese de quarto sistemas: O "Torite", que seria as torçoes e imobilizações, o "Tegumi" que seria um tipo de grappling de Okinawa, o "Quanfa" (kungfu do sul da China) nos quais pode-se ver o Shaolin do sul e o estilo da Garça branca, e o "Ti'gwa" que seria os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Agora, onde estão o torite, e o tegumi no shotokan???
São tantos questionamentos e idéias que acabo me embolando todo quando tento escreve-las.

P.S  As graduações de kyu e dans, creio eu nao são tão antigas assim. Elas eram usadas originalmente no jogo de "GO". Kano sensei nao foi o primeiro a usa-las nas artes marciais. Elas foram usadas primeiro quando kendo estava começando a ser padronizar, e ainda nao era uma arte marcial mas uma forma, um sistema de regras de combate chamado "GEKKEN". As faixas sim forma invenção de kano sensei.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #2 Online: Novembro 09, 2012, 00:28:38 »
Shotokan não foi criado por Funakoshi, mas por, dentre outros caras com variadas experiências prévias em arte marcial, alunos do mestre que sim, buscaram estudar e difundir um karate eficientíssimo pra porrada.
Como sabiam pouco, de um estilo novo, baseado nos indefinidos "te", por sua vez baseados em estilos arcaicos de kung fu, foram aprendendo e ditando ao longo do tempo o que é o Shotokan, portanto não acredito em um método tido como "tradicional" para o estilo.
Se o Shotokan for baseado no que essas organizações pregam, é sem exceção um estilo fraco e podado.

Faixa coral é uma condecoração que alguma organização dá a alguns filiados seus... Nada de mais. Poderia ser um patch ou medalha, mas preferiram faixa. Tem a mesma validade que qualquer outra faixa, do ponto de vista da psicologia.

O karate jutsu do RJ foi criado por um cara... Nada contra. È baseado em Shotokan e gracieJJ, e seu método tem bastante sparring, portanto, realmente nada tem a ver com o karate antigo.
Karate jutsu (técnica de mão desarmada) era usado antigamente sim, pois é um termo genérico como "chute frontal", "soco reverso", "cabeçada". Inclusive é o nome do livro do Funakoshi se não me engano: "Ryu kyu kempo karate jutsu".

O que é karate tradicional? A definição que entendo é treinar os kata tradicionais do estilo (algo padronizado "à força" em todos) com o espírito original (matar com 1 golpe, defesa pessoal). Fora isso, independe a roupa ou qualquer outro costume. Foi tudo inventado por alguém...
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #3 Online: Novembro 09, 2012, 07:46:50 »
Oss amigos do fórum!

A faixa coral, no caso do meu Sensei, foi uma imposição dos seus antigos professores Teruō Furushō e o Benedito dos Santos (mão-de-ferro) para uso em cursos e eventos da SKI Rio de Janeiro.

Pessoalmente, meu sensei não gosta da faixa. Ela é ruim para treinar porque é muito grossa e suja muito fácil, devido as partes brancas. Ele gosta de treinar com a sua faixa-preta convencional!

Abraço a todos!

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.


Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #4 Online: Novembro 09, 2012, 08:03:44 »
   Eu conheço um sensei que usa a coral em aulas de karatê por ser também rokudan (6o) de judô (e 8o de karatê), fato que o permite usar a coral.

   Agora, quanto aos demais eu não sei.

   André, qual o destino daquela associação do Mão de Ferro?  A BKK? Está ativa? Dia desses eu vi um exame de marrom pra preta (fotos) em que o processo durou da manhã à noite... hehehe.

[]´s
BigBoy

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #5 Online: Novembro 09, 2012, 09:20:42 »
   Eu conheço um sensei que usa a coral em aulas de karatê por ser também rokudan (6o) de judô (e 8o de karatê), fato que o permite usar a coral.


Pois é, o meu Sensei é 6o Dan, por isso também que lhe foi imposta esta condição para o uso da faixa pelos seus mestres.


   André, qual o destino daquela associação do Mão de Ferro?  A BKK? Está ativa? Dia desses eu vi um exame de marrom pra preta (fotos) em que o processo durou da manhã à noite... hehehe.

[]´s
BigBoy

Ainda existe, se não me engano quem dá aulas no Rio é o filho dele, o Siddi Gobbi. Pessoal que treina com afinco!!
O Benedito mora em Porto Velho em uma comunidade criada por ele, com seus seguidores, onde tem várias casas e um Dojo.

Abração!

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #6 Online: Novembro 09, 2012, 09:42:39 »
Essa talvez seja a uma das coisas que me entristeceram no Benedito, amigo Kohai. Eu fui aluno dele no Clube de Sargentos da Marinha, no Méier. Treinava diretamente com o Sensei Carlos Alberto (Kung, conhece?), que pelo que soube também rompeu com ele. Na época, a nossa associação era a Bukai-kan.

O Benedito, sempre pregou um karatê de muita qualidade... arte marcial pra ele é coisa muito séria... tanto que no começo do MMA, agente naquela empolgação, ele friamente disse que aquilo tudo era besteira, e que não via eficiência em nenhum dos combates, pois pra que chutar coxa, se chutar a rótula do joelho é mais eficaz? Entretanto, ele sempre viajou nessas idéias de comunidades fechadas... ele reunia a galera num sítio que ele tinha no Rio, e dava uns chás doidos que fazia a galera viajar, e entrou numa "paranóia" de ensinar o que sabe para um grupo fechado. Até aí, tudo bem... direito dele... agora, ele como um dos mais renomados e respeitados karatecas do Brasil, reconhecido inclusive internacionalmente, tinha o dever e obrigação de não se calar aos absurdos que acontecem no Brasil no que tange aos mandos e desmandos das federações, e contribuir com mais vigor na melhoria da qualidade do karatê. Ele tem esse peso para junto com outros mestres que também se escondem, mudar a realidade de nosso karatê.

Mas voltando ao tópico.

Realmente são diversos os erros de linkagem com o karatê né? Karatê e samurais, karatê e jutsu, e outras coisas mais...rsrsrsrs

Tópico interessante e bem abordado e explanado pelo amigo Eros.


Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #7 Online: Novembro 09, 2012, 10:18:14 »
Essa talvez seja a uma das coisas que me entristeceram no Benedito, amigo Kohai. Eu fui aluno dele no Clube de Sargentos da Marinha, no Méier. Treinava diretamente com o Sensei Carlos Alberto (Kung, conhece?), que pelo que soube também rompeu com ele. Na época, a nossa associação era a Bukai-kan.

O Benedito, sempre pregou um karatê de muita qualidade... arte marcial pra ele é coisa muito séria... tanto que no começo do MMA, agente naquela empolgação, ele friamente disse que aquilo tudo era besteira, e que não via eficiência em nenhum dos combates, pois pra que chutar coxa, se chutar a rótula do joelho é mais eficaz? Entretanto, ele sempre viajou nessas idéias de comunidades fechadas... ele reunia a galera num sítio que ele tinha no Rio, e dava uns chás doidos que fazia a galera viajar, e entrou numa "paranóia" de ensinar o que sabe para um grupo fechado. Até aí, tudo bem... direito dele... agora, ele como um dos mais renomados e respeitados karatecas do Brasil, reconhecido inclusive internacionalmente, tinha o dever e obrigação de não se calar aos absurdos que acontecem no Brasil no que tange aos mandos e desmandos das federações, e contribuir com mais vigor na melhoria da qualidade do karatê. Ele tem esse peso para junto com outros mestres que também se escondem, mudar a realidade de nosso karatê.

Mas voltando ao tópico.

Realmente são diversos os erros de linkagem com o karatê né? Karatê e samurais, karatê e jutsu, e outras coisas mais...rsrsrsrs

Tópico interessante e bem abordado e explanado pelo amigo Eros.

Os amigo Alexander!

Não conheço o seu Sensei, porém eu conheço o Tito Walker que era colega do meu pai na Varig.
O embasamento marcial do Kyoshi Santos foi seguido à risca pelo meu sensei por muitos anos. Inclusive ele brigou com a federação SKI por mais de  15 anos por não concordar com os rumos que Karate tomou.
Ficamos "isolados" em nosso Dojo, no ICJG, sendo apontados pelos karatecas "pula-pula" como loucos e insanos. Nosso treino é o mesmo que o Benedito e o Furusho (na sua época boa) ensinaram para o sensei Getúlio, assim como o próprio Sagara també o ensinou.
Nunca fizemos nada inventado, ou miraculoso...

O Kyoshi Benedito, assim como o Raimundo Sorraco Bastos, e muitos outros, simplemente "desapareceram", pareciam até "lendas urbanas". O karate ficou com autoridades sofríveis, no quesito marcial, e tomou um rumo infeliz... Eu compreendo a sua revolta.

No mais, quem quiser conhecer esse Karate marcial, do meu sensei, o Bonekai do final do ano está anunciado na comunidade e eu me sentiria MUITO feliz se vocês comparecessem! Acredito que seria uma oportunidade ímpar para todos!

[]s.

Oss!

André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #8 Online: Novembro 09, 2012, 10:34:25 »
Pô Alexander, quer dizer que vc encheu a cara de Santo Daime hehehehe.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #9 Online: Novembro 09, 2012, 13:59:02 »
Oh amigo Gustavo...

Já pensou eu doidão? Que parada louca né...rsrsrsrsrs

Eu não tomei nada não... mas não por causa de religião, pois na época ainda não era cristão... mas sempre tive na minha cabeça que não tenho que tomar nada, nem bebida eu gostava. Nunca curti, não gosto...

Agora é mais ou menos por aí mesmo... rsrsrsrsrs




Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #10 Online: Novembro 09, 2012, 14:14:49 »
Conheço um cara que caiu nessa. Ficou muito puto e cortou relações.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #11 Online: Novembro 09, 2012, 14:18:12 »
Conheço vários que cairam nessa, gostaram e ficaram... assim como conheço vários que optaram em seguir só com o karatê... aí acabaram saindo...

Mas veja, eu apesar da chateação com o estilo de vida do Benedito e seus adeptos, eu vejo nele um dos melhores karatecas que já conheci e conviví.

Um abraço!!!

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #12 Online: Novembro 09, 2012, 14:26:52 »
Conheço vários que cairam nessa, gostaram e ficaram... assim como conheço vários que optaram em seguir só com o karatê... aí acabaram saindo...

Mas veja, eu apesar da chateação com o estilo de vida do Benedito e seus adeptos, eu vejo nele um dos melhores karatecas que já conheci e conviví.

Um abraço!!!

Um dos melhores de todos os tempos!

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #13 Online: Novembro 09, 2012, 14:36:47 »
Eu nunca o vi, como é um ícone, estou pensando em ir nesse curso que dará no RJ.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Interpretações Acerca do Karate-dô, Estilo Shôtôkan
« Resposta #14 Online: Novembro 09, 2012, 14:40:43 »
E no Bonenkai da gente? Você ja é prata da casa! 8)
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.