Oss!
Considero uma afronta ao Karate Shotokan estarem constantemente a mudar e a enventar novos processos e interpretações nos Katas Shotokan.
Os katas da linha Shotokan são 26 isso é que é uma realidade, mas existem muitas derivações do mesno Kata. Onde se pratica mais esta linha é no Karate Shotokai-Egami.
Na minha opinião pessoal os Katas nasceram assim e não se deveriam mudar as suas técnicas, já a sua interpretação dou o benefÃcio da dúvida pois podemos utilizar as técnicas em variadas situações, até ai eu compreendo.
Pratico Karate Shotokan há perto de 37 anos tenho 47 de idade, já são muitos anos de treino e desde tenra idade até aos dias de hoje sempre treinei os katas segundo a orientação técnica do Mestre Hirokazu Kanazawa, pois julgo ser o Mestre que depois de Masatoshi Nakayama estar mais de acordo com a forma ou formas como o Mestre Gingin Funakoshi ensinava os mesmos katas.
Já vi katas serem executados de 5 ou 6 formas completamente diferentes. Para quê tudo isto. Eu sempre procurei a verdade e penso que a descobri através do Mestre Hirokazu Kanazawa, mas admito até prova em contrário que possa setar errado. Mas para isso alguém tem que me provar na prática e não na teiria do contrário, pois tenho uma cabeça para pensar e não penso com a cabeça dos outros.
Um abraço e bons treinos
SHOGUN
:roll: :lol:
Oss!