Autor Tópico: Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente  (Lida 12917 vezes)

Offline Kirynoo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Votos: +0/-0
    • http://
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #30 Online: Janeiro 04, 2006, 11:55:34 »
Oss!!!!


Esta foi boa Hapli (Pedro)

não conheço nenhum bom Karateca, que não é todo quebrado, rasgado, costurado, colado, mas que no próximo treino está lá...meio capenga, mas dando o melhor de si, em prol de todos.


Mateus.

marascas

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #31 Online: Janeiro 04, 2006, 23:48:06 »
Essa é uma das diferenças entre o Karate moderno e o antigo...

Hoje as pessoas (algumas é claro, estou generalizando) não estão mais interessadas em pagar mensalidades para apanhar, para se quebrar, se machucar e ter problemas de saúde no futuro.

As pessoas procuram atividades físicas que tragam BENEFÍCIOS à sua saúde.

 O karate pode sim ser praticado de maneira forte e mesmo assim você não viver "quebrado". É óbvio que lesões sempre ocorrerão como em qualquer esporte, mas elas deixam de ser regra para se tornem exceção, nesse caso.

Para isso, mudei alguns conceitos básicos de metodologia de treinamento e atitudes na hora dos treinos de Kumite. Mas não estou aqui pregando que todos devem fazer isso ou aquilo.  Estou apenas comentando que descobri esse caminho e gostei mais do que aquele Karate que eu pratiquei a 15 anos atrás e que vivia "quebrado" e cheio de dores.

Guardei as "porradas" para o meu Makiwara e meu saco de Pancadas, entre outras coisas....

Neto110

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #32 Online: Janeiro 05, 2006, 06:26:10 »
Eu guardei as porradas para quando ensino técnica de combate: faixa verde acima.  Os senhores e senhoras que estão ali para treinar defesa pessoal e condicionamento físico no karate vão fazer isto e promover no ritmo que entendo ser acertado para eles mas os jovens e adultos que naõ reagem ao meu sistema vão treinar mais duro sim.

As lesões descritas acima, porém, são apanãgio dos que se dispõe a treinar mais duro. Nunca batemos em nenhum dos alunos por isto, mas a dureza do treino faz surgirem dores naturalmente: nenhum tenista quer ter o cotovelo de tenista, nenhuma bailarina quer ter as dores nos pés que todas têm ao treinar a ponta e por aí vai....ossos do ofício, mas em matéria de se arrebentar tem 2 esportes que ganham do karate disparado: o handebol e o futebol... todos os "quebrados" da minha academia foram quebrados ou se quebraram nestes esportes.

Offline Kirynoo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Votos: +0/-0
    • http://
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #33 Online: Janeiro 05, 2006, 09:11:30 »
Marascas...

Em sã consciencia ninguem treina pra ficar quebrado, é contra a natureza.

Quando se treina  Makiwara, Sunatawara, ou qualquer outro equipamento utilizado, serve exclusivamente pra afiar as armas....Ukes, Tsukis, Gueris,

Quando se diz quebrado, ralado, costurado, isto não quer dizer explicitamente que as pessoas treinam pra se machucar, mas como  todos bem sabem, Karate é guerra, e por mais que cuidemos ocasionalmente estamos em "KYO", sendo assim fatalmente ocorrem os "Acidentes", que servem pra nos mostrar que:

1 - Quanto se treina karate, Manter o Zanchin sempre;
2 - Falhas acontecem, e quando falhamos machucamos mesmo;
3 - Se voce treina com um oponente que treina KARATE, todos os golpes são contundentes; (Ukes, Tsukis, Gueris)
4 - Se algum fundamento está  falhando, volte aos treinos de fundamentos com mais afinco, (treine mais Kihon Ippon Kumite);

Quanto as formas diferentes de KUMITE, eu simplesmente ignoro, Kumite é Kumite, com equipamentos de proteção ou não, o objetivo sempre foi, é,  e sempre será eliminar o oponente.  fora disto sinceramente é embromação.

Voce até pode treinar SHIAI KUMITE, de forma a se proteger bem e a preservar a integridade do oponente, mas nos ataques e defesas tem que ser efetivo, ai irmão, se voce realmente fizer um maegueri, ou outro golpe qualquer o o adversário não defender corretamente, vai fazer o que? pedir por favor pra ele defender ou então pra ele ficar longe?

No minímo, pegar gelo, segurar o oponente pra ele não desabar ou encaminhar pra acompanhamento médico, se ocorrer algo mais grave.

Além do que, muitos que treinam karate, ou outras modalidades de luta, vieram contundidos de outros "Esportes supostamente menos violentos".

há pessoas que treinam com objetivos diferentes;
  Temos em Goiás um trabalho onde a pessoa mais nova da turma é o professor (45 anos) e o Aluno(a) mais novo tem 68 anos, então é bom senso e dicernimento que estas pessoas estão lá por objetivos diferentes, que não estão querendo lutar sempre, (a propósito isto ocorre, eles lutam com outros professores que vão lá, exclusivamente pra lutar com eles uma ou duas vezes por mes, apenas os que querem).
e olha que ocasionalmente eles nos acertam bem....

Kirynoo

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #34 Online: Janeiro 05, 2006, 09:37:56 »
[Voce até pode treinar SHIAI KUMITE, de forma a se proteger bem e a preservar a integridade do oponente, mas nos ataques e defesas tem que ser efetivo, ai irmão, se voce realmente fizer um maegueri, ou outro golpe qualquer o o adversário não defender corretamente, vai fazer o que? pedir por favor pra ele defender ou então pra ele ficar longe?

E alguém por aqui conhece outro tipo de Shiai???eu desconheço, toda vez que luto Shiai entro para "guerrear", só não esqueço do sun-dome , mas as vezes escapa!!!hehehe

Abraços!!
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

marascas

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #35 Online: Janeiro 05, 2006, 10:41:42 »
Tudo bem, no Shiai Kumite concordo qeu ocorrem acidentes...
Mas o treino de kumite, onde você e o sparring praticam técnicas, táticas ou estratégias combinadas de para se aperfeiçoar pode ser trabalhado de várias maneiras.

A alguns anos fiz um curso com o Sensei Oliva Seba - 6º Dan em Karate (ele também já foi fx preta em Judo, Taekwondo, etc). Para quem não conhece, mestre Oliva foi um dos responsáveis e elevar o nível do Karate de competição na Espanha entre as elites do Karate mundial quando foi técnico da seleção nacional por lá.

Ouvimos muitos críticas dele a respeito da maneira como treinávamos na época. Ele disse que nós gaúchos estávamos o treino todo tentando bater, vencer, ganhar uns dos outros e por isso acabávamos não treinando direito os fundamentos que estavam sendo propostos.

Resumindo, no treino de Kumite, seu colega é seu amigo e está TREINANDO e não LUTANDO com você. Por isso,  ambos precisam colaborar para que o colega treine as suas técnicas, sem ficar bloqueando o tempo todo e tentando vencer. Não deve haver competição no treino, mas sim cooperação!!!

Eu treinava antigamente defendendo e contra atacando sempre. Aprendi agora que no treino em duplas é preciso deixar o colega encaixar seus golpes (quando forem controlados é claro) e apenas absorver com os deslocamentos, para que ele consiga realmente treinar com mais velocidade, mais repetições, dinamismo, efetividade e sem contusões...

Claro, que depende do objetivo de cada treino. Se o objetivo for defesa e contra-ataque, dai mudam as regras. Mas nesse caso, quem ataca, ataca para acertar com Kime e quem defende contra ataca também com kime, porém quem atacou primeiro não foge demais e nem defende, apenas colabora para o colega possa encaixar e aperfeiçoar seu contra-ataque.

Eu sei que o pessoal "da antiga" não vai me entender...
É difícil descrever isso em palavras. Mas na prática, afirmo que a longo prazo produz excelentes resultados!

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #36 Online: Janeiro 05, 2006, 10:49:10 »
Maracas...
Ele veio a São Luis, e também fiz este curso, tenho VHS do curso... Realmente a metodologia dele é muito boa.

Neto110

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #37 Online: Janeiro 05, 2006, 11:46:38 »
Citar
Eu sei que o pessoal "da antiga" não vai me entender...
É difícil descrever isso em palavras. Mas na prática, afirmo que a longo prazo produz excelentes resultados!


De novo: não é alguém que não entendeu você, mas você que não se fez claro.

Mas você se surpreenderia: o que você falou ali eu ouvi uns 20 anos atrás no início de meu trenamento.

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
O que é Shiai Kumite?
« Resposta #38 Online: Janeiro 05, 2006, 21:03:07 »
Olá
Realmente não entendi!
E eu não sou tão antigo assim.
OSS!
Hapi
Pedro

Neto110

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #39 Online: Janeiro 05, 2006, 21:58:42 »
Aproveitando o "clima" de outro tópico: estou me sentindo discriminado...


Mudando de assunto: o karate é novinho, nem um século direito tem ainda, ou tem?

marascas

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #40 Online: Janeiro 05, 2006, 22:13:30 »
Eu não sei descrever melhor. Sou um tolo!

Vou achar a filmagem do curso e tentar passar do VHS para VCD, se puder...

Neto110

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #41 Online: Janeiro 06, 2006, 06:18:25 »
Marascas, é melhor tentar ser mais claro. O primeiro requisito para escrever com clareza é tirar da sua lista de opções a explicação que o outro não entendeu, afinal, não sabemos a formação dele e é papel nosso, ao defender nossa idéia, apresentar a mesma adequadamente condsiderando todos os ângulos.

Pensando assim, pode te ceteza que sua clareza aumentará e você passará a fazer tópicos de resposta mais ilustrativos que substituirão os "vocês não entenderam", postar isto acomoda a mentee a habilidade expressiva.

marascas

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #42 Online: Janeiro 06, 2006, 13:20:19 »
[ON ironic mode]

Já sei!!! Vou fazer que nem fala o Hapi-lee:
Quem não entendeu que se $%&! e vá treinar mais!!!

[OFF ironic mode]


heheheeheheehe!

É brincadeira viu gente! Por favor, sem retaliações!!!


E três vezes "OSS!" para compensar...

Neto110

  • Visitante
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #43 Online: Janeiro 06, 2006, 19:55:10 »
Ficou engraçado.

Offline Yano

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 320
  • Votos: +0/-0
    • http://
Karate Antigo vs Karate Moderno vs Karate Eficiente
« Resposta #44 Online: Janeiro 07, 2006, 16:09:40 »
Marascas,

vc tá muito saidinho!

se contenha!

...
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>