Autor Tópico: Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...  (Lida 3518 vezes)

Offline Dabul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Online: Março 24, 2006, 00:03:52 »
Olá AMIGOS,
             Gostaria neste tópico de discutir alguns assuntos chatos e complexos, pois envolvem política, mas que acho relevantes para analisarmos de que forma podemos conciliar as competições da CBK e WKF sem perdermos o foco sobre a essência do Karate de Verdade...vamos lá,

>> querendo ou não a CBK é o órgão máximo do karate no Brasil, é o que tem o reconhecimento do COB e em conseqüência o do COI e WKF, e é através dela que o atleta poderá obter benefícios como o bolsa atleta por exemplo;.além do que , as competições internacionais da WKF são bem organizadas e têm uma maior projeção devido ao vínculo com o COI.
>> a regras destes, realmente deixam muito a desejar(reflexo da pretensão olímpica), mas penso q o treinamento realmente forte, como o verdadeiro karate exige, tem espaço nestas competições, bastando para isso se adequar  “ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE NA HORA DE LUTAR” segurando um pouco a mão, desta forma, mantendo o treino pesado não se tem prejuízos quanto ao nível do karate.

>>O ponto onde eu quero chegar com toda essa “lenga-lenga” é que afastar-se da CBK não é a melhor forma de se preservar o bom e velho karate, pois como poderemos cobrar seriedade e respeito aos SENSEIS e aos atletas, se grande parte dos maiores nomes do karate do Brasil, incluindo alguns fundadores, estão de rachados com a CBK, deixando o “peixe pro gato cuidar”.

>>Penso que criar novas federações não seja o melhor caminho, pois não se terá o reconhecimento que esta já tem,, Agora ESTREMAMENTE POSITIVA é a atitude dos colegas do forum em  promoverem estes treinos fortes ,acho que esse sim é o caminho, mais isso sem deixar as federações de lado.
>>Quanto aos outros campeonatos como JKA, e etc, é só se filiar a elas tbm, e meter a porrada lá também, pois qualidade pra isso ainda temos.
VALEU,
OSS!!

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #1 Online: Março 24, 2006, 09:32:40 »
Concordo plenamente.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #2 Online: Março 24, 2006, 10:38:34 »
o $%&! é q em campeonato só ganha quem "eles" querem...
oss
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #3 Online: Março 24, 2006, 11:16:26 »
Na minha opinião, a CBK é o orgão mais importante do "Karate Esportivo" no Brasil, devido as filhações que foram citadas.
De resto, assim como as outras federações esportivas de karate, acho que pouco contribuem para o "Karate de Verdade".

Quanto a bolsa atleta a CBKI também a distribui (se não me engano são 5 nacionais R$ 750,00/mes e uma internacional R$ 1500,00/mes). Quanto a CBKT não tenho informações.

Também acho que a regra que cada confederação usa nas competições acaba por criar um "estilo" de karate diferente em cada uma delas, tanto para kumite quanto para kata.

Particularmente acho que as confederações de hoje não tem a menor utilidade para o crescimento do "Karate de Verdade" e acabam promovendo um karate bem diferente. Ou seja passa a ser opcional treinar pra valer para ser competitivo. E como todos sabemos a maioria prefere a "moleza"

As Confederações estão podres e seus dirigentes se beneficiam de estatutos que os mantem eternamente na presidência. E ninguem tem grana nem paciência para emprender uma luta cansativa e demorada.

 8)
OSS!
Juan Claudio Martin

marascas

  • Visitante
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #4 Online: Março 24, 2006, 11:23:22 »
Eu já discuti tanto sobre esse assunto de acabei descobrindo que não vamos chegar a lugar nenhum...

Mas podem ter certeza que o maior criador de novas federações não são os requisitos técnicos, mas sim o interesse político de ter "poder"... Na parte técnica, algumas federações foram criadas, principalmente no interior para os fracos poderem se consagrar campeões, já que nas competições oficiais eles não venciam nunca... O os dirigente que não conseguiam votos suficientes para presidir, então nas suas federações minúsculas, com o voto de seus alunos, são presidentes...

Quanto a JKA, eu não sei o que dizer. É uma escola (pelo menos deveria agir como tal) de Karate e não uma federação. Se me perguntam minha linhagem de Karate, entre a SKI, SKIF, JKA, XX, YY, eu sou da JKA antiga do tempo do Mestre Nakaiama.

Offline Kirynoo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Votos: +0/-0
    • http://
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #5 Online: Março 24, 2006, 11:37:33 »
Oss!

O programa Bolsa Atleta Federal comtempla todas as federações/confederações sem distinção...quanto à CBKT depois de ler este verifique no site do mim.Esp. e tem 04 comtemplados 1 - intern. e 3 nac.

Acredito em Karatê como a maioria das pessoas deste Forum, preferencialmente independente de organização esportiva.

Karatê sempre foi unico....entretando a B.... da politicagem é que detona com tudo, e não adianta simplesmente criarmos uma entidade, para ser mais uma, mas sim treinarmos com determinação e afinco.

Oss!

Kirynoo

Offline Dabul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #6 Online: Março 24, 2006, 17:29:00 »
OSS...

Pensem comigo,
 se as federaçoes HOJE nao mais contribuem para um karate verdadeiro, como divulgou  mestre Nakayama, há de se convir que quando das suas criaçoes nao eram assim, e tambem que muitos dos karatecas do inicio das confederaçoes estao vivos , sao grandes SENSEIS e com certeza estao insatisfeitos, nao é verdade.;e penso  que todo grande sensei ensina um karate sério ,desde que o aluno contribua para isso.
Pois bem, se ainda temos grandes senseis, ainda temos alguns alunos de fibra com sede de aprender, e muitos karatecas que congregam dos mesmos ideais de treinamentos, temos portanto, ainda , boas fontes de aprendizado,  bastando para isso reunir todos que se interessam e fazer treinamentos serios ,hora em um dojo, hora em outro,(como alguns amigos aqui do forum têm feito), e sempre cobrando os as federaçoes, e mostrando no tatame o que é karate.

Neto110

  • Visitante
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #7 Online: Março 24, 2006, 20:49:50 »
Dabul, o Marascas tem razão quando fala que o assunto já foi explorado à exsustão, mas podemos convrsar com você e seus argumentos, ninguém aqui se sente ofendido em trocar impressões, que é o que se propõe a fazer, certamente.

Primeiro há muitas imprecisões e incorreções nas suas afirmações e vou tentar mostrar:


CBK ser a única oficial - isto é bobagem mesmo, apenas defendido pelos que defendem o poder estatuído dela e de seus dirigentes. O reconhecimento que eles falam ter do MEC é apenas um documento que reconhece ela na época que foi retirada do departamento de pugilismo e mais nada. O reconhecimento do COB é mais uma maldição que uma bênção porque todas as federações de luta que entraram nesta estão com uam mídia ótima mas a base deles está de mal a pior porque o financiamento é desviado para pagar viagens apenas de cartolas e atletas de ponta: a academia memso fica largada às traças.

Falar que sai da CBK quem naõ ganha nada é outra mentira - o motivo básico de montagem de outras federações é não concordar com a política ridícula que foi montada na CBK, uma política que privilegia os que concordam em detrimenmto dos que tem idéias p´roprias  enão concordam com o poder vitalício, consultem a página deles para notar que o presidente lá é vitalício. Nem vou citar os vários escândalos que já foram divulgados neste fórum e outros envolvendo a mesma. Para enterrar o assunto, lembro que a primeira confederação que foi criada foi a do tradicional, e não me conta que Os noems que a formaram fossem de perdedores...

A constituição permite a liberdade de associação - Outras federação são entidades legítimas pela constituição brasileira: a lei máxima de nosso país, e a lei que regulamenta isto, mesmo sendo montada para reger o futebol tem vários avanços que protegem o atleta das ingerências dos cartolas.

A CBK é que descrimina as outras federações tentando se impor como diferenciada enquanto a diferenciação naõ existe. Olha que estou me recusando adotar a postura de crítico de seu sistema de regras de competição ou de outros pontos que sei mas não tenho nada com isto, antes os que são ligados a ela é que tem que resolver. Quando digo que eles discriminam quero indicar que é discriminar não aceitar a graduação de todos que se afastaram dela por algum motivo...graduações que foram outorgadas por eles e paradoxalmente, conheço casos aonde um professor teve seus grous não mais reconhecidos, mas o nome dele estava nos diplomas de vários professores graduados da CBK... vai entender, caçam a credibilidade dos próprios examinadores que outorgaram graus para eles :O

Bem, vi a CBK nascer e afundar na politiqueira.Não tenho vontade de me filiar a ela e não entendo nenhum problema se afastar dela para estar conde é mais interessante para quem se afaste: é liberdade de associação: um direito constitucional.(a discriminação é crime...)

Bem, é esta, em linhas gerais a argumentação que posto quando leio estas coisas. Não foi intuito ofender ninguém, mas apresentar idéias diferentes para reflexão.

OSS

Offline Dabul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
Karate de Verdade e CBK / WKF /JKA etc...
« Resposta #8 Online: Março 25, 2006, 03:28:38 »
CARO MANO Neto110,

Agradeço pelos esclarecimentos, e ao meu ver não houve ofensa nenhuma de sua parte, e o sentido do topico é justamente o de esclarecer questoes propostas...tendo em vista que ninguem é dono da verdade absoluta...

Valeu..
OSS.